Região

Encontramos 5211 Notícias

Mulher investigada por homicídio qualificado e fraude processual é presa em Itapetinga

Mulher investigada por homicídio qualificado e fraude processual é presa em Itapetinga
Foto: Divulgação

Uma mulher, de 35 anos, investigada pela prática dos crimes de homicídio qualificado e fraude processual, foi presa na manhã desta sexta-feira (29), em uma ação policial no município de Itapetinga.  As diligências efetuadas pela 1ª Delegacia Territorial (DT/Itapetinga) e decorre de investigação iniciada pela polícia após a morte de Jobson Oliveira Santos, de 27 anos, que teve o corpo queimado na terça-feira (26), não resistindo aos ferimentos e vindo a óbito nesta quinta-feira (28). Durante as apurações, a equipe policial reuniu indícios de que a investigada, ex-companheira da vítima, praticou o crime, constatando ainda que a cena do fato foi alterada, o que configura fraude processual. A suspeita fugiu da sua residência logo após o ocorrido. Diante das circunstâncias, a autoridade policial representou pelas medidas cautelares, sendo expedido o mandado judicial pelo Plantão Judiciário. Este foi cumprido após apresentação da investigada, acompanhada de advogada, na 1ª DT de Itapetinga. Após a prisão, foram adotados todos os procedimentos legais cabíveis com o cumprimento de um mandado de prisão preventiva. A mulher segue custodiada à disposição da Justiça.

Motociclista morre após colisão com ônibus escolar na zona rural de Candiba

Motociclista morre após colisão com ônibus escolar na zona rural de Candiba
Foto: Divulgação/17º BPM

Um motociclista de 33 anos morreu após um acidente envolvendo uma motocicleta e um ônibus escolar na manhã de sexta-feira (29/5), na Fazenda Antagorda, zona rural de Candiba. De acordo com informações da Polícia Militar, uma guarnição do 17º BPM foi acionada por volta das 7h para atender a ocorrência. Ao chegar ao local, os policiais constataram que houve uma colisão frontal entre os dois veículos, mas os condutores já não estavam presentes. Segundo informações levantadas pela equipe policial, o motociclista havia sido socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No entanto, após contato com os profissionais de saúde e com o médico plantonista, foi confirmada a morte da vítima em decorrência da gravidade dos ferimentos. O condutor do ônibus escolar, um homem de 52 anos, não foi localizado no local do acidente. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia. Os veículos envolvidos foram encaminhados à Delegacia Territorial de Candiba, onde a ocorrência foi registrada. Conforme informou a autoridade policial, o motorista do ônibus será intimado posteriormente para prestar esclarecimentos sobre as circunstâncias do acidente, que serão apuradas pela Polícia Civil.

24º BPM anuncia reforço no policiamento e patrulhamento 24 horas no comércio de Brumado durante festejos juninos

24º BPM anuncia reforço no policiamento e patrulhamento 24 horas no comércio de Brumado durante festejos juninos
Foto: Divulgação/24º BPM

A Polícia Militar apresentou, durante uma audiência pública realizada na quarta-feira (27/5), as ações de segurança que serão adotadas em Brumado durante o período junino. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal e foi promovido em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), reunindo representantes do comércio local e da sociedade civil. A reunião foi conduzida pelo comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel PM Pontes, que detalhou o planejamento operacional para os festejos e destacou o reforço no efetivo policial. Segundo o oficial, o aumento será possível graças aos investimentos realizados pelo Governo do Estado. “Teremos um aumento de 50% do efetivo no período junino”, afirmou o comandante. Outra medida anunciada foi a disponibilização de uma viatura exclusiva para atender a região comercial da cidade. O veículo realizará patrulhamento ininterrupto, com atuação durante 24 horas por dia, visando ampliar a segurança de empresários, trabalhadores e consumidores. “Vamos ter uma viatura a mais para servir 24 horas no comércio em Brumado”, destacou o tenente-coronel. Durante a audiência, comerciantes apresentaram demandas e relataram as principais dificuldades enfrentadas no setor. As informações serão utilizadas pela Polícia Militar para aprimorar as estratégias de policiamento e fortalecer as ações preventivas durante o período de maior movimentação econômica no município. De acordo com o comando do 24º BPM, a iniciativa busca garantir mais tranquilidade para a população e para os comerciantes, contribuindo para que os festejos juninos ocorram em um ambiente seguro e organizado.

Policial do 24º BPM conclui Curso de Policiamento Rural em Vitória da Conquista

Policial do 24º BPM conclui Curso de Policiamento Rural em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/24º BPM

O Soldado PM Cristiano Moreira, integrante do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), concluiu o II Curso de Policiamento Rural, capacitação voltada ao aprimoramento das ações de segurança pública em áreas rurais da Bahia. A solenidade de formatura foi realizada na tarde de quinta-feira, 28 de maio de 2026, na sede do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), em Vitória da Conquista. O evento marcou o encerramento de um período de intenso treinamento e qualificação profissional dos policiais participantes. A cerimônia contou com a presença do comandante do 24º BPM, tenente-coronel PM Pontes, que acompanhou a formatura do militar e destacou a importância da constante capacitação da tropa para o fortalecimento das ações de policiamento e da prestação de serviços à população. Com a conclusão do curso, o soldado passa a contar com conhecimentos especializados e técnicas voltadas ao policiamento rural, contribuindo para o enfrentamento da criminalidade e para o reforço da segurança nas comunidades do interior do estado. A formação representa mais um investimento da Polícia Militar da Bahia na qualificação de seus profissionais, ampliando a capacidade operacional da corporação e fortalecendo as ações de segurança pública no meio rural. A conquista do brevê de Policiamento Rural também simboliza o reconhecimento ao empenho e à dedicação do policial durante o período de instrução, consolidando uma importante etapa de sua trajetória.

Polícia Militar prende suspeito de furto e recupera celulares de secretarias municipais em Candiba

Polícia Militar prende suspeito de furto e recupera celulares de secretarias municipais em Candiba
Foto: Divulgação/17º BPM

A rápida atuação da Polícia Militar resultou na prisão de um homem suspeito de furtar aparelhos celulares das Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Candiba. A ação ocorreu nesta sexta-feira (29/5), um dia após o crime ser registrado. De acordo com a Polícia Militar, o furto qualificado ocorreu na quinta-feira (28/5), quando o autor invadiu os prédios públicos e subtraiu celulares pertencentes ao patrimônio municipal. Após tomar conhecimento do caso, equipes do 17º Batalhão de Polícia Militar iniciaram diligências e levantamentos para identificar o responsável. Durante as buscas, os policiais receberam informações de que um indivíduo conhecido pelo apelido de “Maquito” estaria tentando vender aparelhos celulares de origem suspeita na região central da cidade. A guarnição realizou a averiguação e constatou que os aparelhos eram os mesmos furtados das repartições públicas. Segundo a PM, ao ser questionado pelos policiais, o suspeito confessou a autoria do crime. Diante dos fatos, ele recebeu voz de prisão em flagrante. O homem e os celulares recuperados foram encaminhados à Delegacia Territorial de Candiba, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. A ação possibilitou a recuperação dos bens públicos e a identificação do autor poucas horas após o registro da ocorrência.

PM conduz menores à delegacia após briga em frente à escola em Brumado

PM conduz menores à delegacia após briga em frente à escola em Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM

Dois adolescentes foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil após se envolverem em uma briga em frente ao Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), em Brumado. A ocorrência foi registrada por volta das 17h de sexta-feira (29). De acordo com informações da Polícia Militar, uma guarnição de Rádio Patrulha do 24º Batalhão foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) para atender uma ocorrência de desordem envolvendo menores nas proximidades da unidade de ensino. Ao chegar ao local, os policiais encontraram os dois envolvidos já contidos por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). Conforme relato dos guardas municipais, os adolescentes haviam entrado em vias de fato, utilizando capacetes para se agredirem mutuamente e também arremessando pedras durante a confusão. Diante da situação, os menores foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis. Em nota, o comando do 24º BPM destacou que a corporação continuará atuando de forma firme para coibir episódios de violência nas proximidades das escolas. Segundo a Polícia Militar, o policiamento nas adjacências das unidades de ensino será intensificado, com resposta imediata a casos de vandalismo, agressões e perturbação da ordem. “A escola é um espaço de aprendizado e cidadania. Não toleraremos que o ambiente escolar seja transformado em palco de violência”, afirmou o comandante do 24º BPM, tenente-coronel PM Pontes. O oficial ressaltou ainda que ocorrências dessa natureza serão rigorosamente apuradas e encaminhadas à autoridade policial competente para o registro dos procedimentos legais. A corporação também alertou que pais ou responsáveis poderão ser responsabilizados civil e criminalmente por condutas e danos causados por menores sob sua responsabilidade.

PMBA conclui 2ª edição do Curso de Patrulhamento Rural em Vitória da Conquista

PMBA conclui 2ª edição do Curso de Patrulhamento Rural em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CPR-SO

A Polícia Militar da Bahia realizou a solenidade de conclusão da 2ª edição do Curso de Patrulhamento Rural, promovido pela corporação e executado pela 92ª CIPM Rural de Vitória da Conquista, unidade vinculada ao Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPR-Sudoeste). A capacitação reforça o compromisso institucional da PMBA com a qualificação técnica e operacional do efetivo, ampliando a eficiência do policiamento rural comunitário georreferenciado e fortalecendo a aproximação com as comunidades do campo. A cerimônia foi presidida pelo comandante do CPR-Sudoeste, coronel PM Paulo Henrique Rocha Guimarães, e contou com a presença do coronel PM Adiilson Tavares de Aquino, comandante do policiamento rural do Estado do Pará, além de autoridades militares e civis, comandantes de unidades e convidados. O curso reuniu dois oficiais alunos do Estado do Pará, além de oficiais e praças de diversas regiões da Polícia Militar da Bahia. A participação de profissionais de diferentes localidades evidenciou a integração entre as corporações, o intercâmbio de conhecimentos e o investimento contínuo no fortalecimento da segurança pública no meio rural. Com a realização da segunda edição do curso, a Polícia Militar da Bahia consolida sua atuação como referência nacional no policiamento rural especializado, contribuindo para o aprimoramento das ações de segurança voltadas às comunidades rurais.

TCM dá prazo para Prefeitura de Dom Basílio se manifestar sobre denúncia envolvendo contrato de software

TCM dá prazo para Prefeitura de Dom Basílio se manifestar sobre denúncia envolvendo contrato de software
Foto: Sudoeste Total

O conselheiro Ronaldo Nascimento de Sant’Anna determinou a notificação de gestores da Dom Basílio para que apresentem esclarecimentos sobre uma denúncia relacionada ao Pregão Eletrônico nº 90038/2025, que resultou na contratação de empresa para cessão de uso de software de gestão pública. A decisão foi assinada na quinta-feira, 28 de maio de 2026, no âmbito de processo apresentado pela empresa Integrados Sistemas e Equipamentos Ltda. (Omnitech IT Solutions). A denúncia foi protocolada em 25 de maio e questiona atos praticados pela administração municipal durante a execução do Contrato nº 663/2025, firmado no valor de R$ 90.724,00. Segundo a empresa, vencedora da licitação, a execução dos serviços teria sido prejudicada pela ausência de fornecimento, por parte da Prefeitura, de bancos de dados e relatórios considerados necessários para a implantação do sistema contratado. A denunciante afirmou ainda ter encaminhado notificações e solicitações administrativas para obtenção dessas informações. A empresa relatou que recebeu notificações do Município em abril e maio de 2026 apontando suposta inexecução contratual e estabelecendo prazo para a implantação dos módulos previstos. Também alegou que a publicação de termo aditivo ao Contrato nº 082/2021, em 11 de maio de 2026, teria mantido a prestação dos mesmos serviços por empresa anteriormente contratada. O Contrato nº 663/2025 foi rescindido em 13 de maio de 2026. Na denúncia, a empresa sustenta que não houve descumprimento contratual de sua parte e atribui os atrasos à falta de informações essenciais fornecidas pela administração municipal. Também questiona a legalidade dos aditivos firmados no Contrato nº 082/2021, argumentando que teriam ultrapassado os limites legais para prorrogação de contratos de programas de informática. Diante das alegações, o relator decidiu garantir o contraditório antes de analisar o pedido de medida cautelar. Foram notificados o prefeito Fernando Silva Santos, o secretário Rodrigo Silva de Caires, o agente de contratação Nilson Bonfim Neves e a fiscal do contrato Déborah Santos Dias Oliveira. Os notificados terão prazo de cinco dias para se manifestar sobre o pedido cautelar e encaminhar cópias integrais do processo licitatório, do Contrato nº 082/2021, de seus aditivos e de demais documentos considerados pertinentes. Após o recebimento das respostas, ou transcorrido o prazo sem manifestação, o processo retornará à relatoria para análise do pedido de tutela de urgência.

Dois suspeitos de tráfico são presos durante operação da Polícia Civil em Vitória da Conquista

Dois suspeitos de tráfico são presos durante operação da Polícia Civil em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

Dois homens, de 25 e 26 anos, foram presos em flagrante nesta sexta-feira, 29 de maio, durante uma ação da Polícia Civil em Vitória da Conquista. Os suspeitos são investigados por envolvimento com o tráfico de drogas e foram localizados durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão em uma residência vinculada às investigações. Durante as diligências, os policiais apreenderam 214 comprimidos de ecstasy, duas grandes porções de haxixe, diversas porções de skunk e três frascos de tirzepatida de 15 mg que, segundo a investigação, estavam prontos para comercialização. Também foram encontrados materiais utilizados para embalar entorpecentes. Além das drogas, foram apreendidos uma motocicleta que apresentava indícios de uso no transporte dos entorpecentes, uma máquina de cartão, aparelhos celulares, um computador e um notebook, objetos que podem auxiliar no aprofundamento das investigações. De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos realizavam a venda de drogas tanto em um estabelecimento comercial investigado quanto por meio de contatos telefônicos. As entregas eram feitas em domicílio ou em locais previamente combinados com os usuários. Após a ação, os dois homens foram conduzidos para a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Vitória da Conquista, onde permanecem custodiados à disposição da Justiça. As prisões ocorreram no âmbito da Operação NARKE VI, coordenada nacionalmente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, e foram realizadas por equipes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), por meio da 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes. As investigações tiveram origem na Operação Coffee, que identificou os suspeitos como responsáveis pela comercialização de drogas em um estabelecimento do município. A Operação NARKE VI integra uma estratégia nacional de combate ao narcotráfico, com foco na integração das unidades especializadas, compartilhamento de informações de inteligência e fortalecimento das ações de repressão ao tráfico de drogas.

Operação da Polícia Civil cumpre mandados e apreende celular em investigação de violência doméstica em Piripá

Operação da Polícia Civil cumpre mandados e apreende celular em investigação de violência doméstica em Piripá
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil realizou, na manhã desta sexta-feira (29) uma operação em Piripá para cumprir mandados de busca e apreensão relacionados a uma investigação de violência doméstica e familiar. A ação teve como alvo um homem de 25 anos, suspeito de praticar agressões e ameaças contra a ex-companheira, uma jovem de 19 anos. Denominada Operação Desarme Doméstico, a iniciativa foi conduzida por equipes da Delegacia Territorial de Piripá e teve como objetivo executar medidas judiciais autorizadas no decorrer das investigações, além de dar ciência ao investigado sobre uma medida protetiva de urgência em vigor. Segundo a Polícia Civil, o inquérito foi instaurado após denúncias que apontavam episódios recorrentes de agressões físicas, ameaças e violência psicológica contra a vítima. Durante as diligências, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, sendo um em um imóvel localizado no centro da cidade e outro em uma propriedade situada na zona rural do município. Na ação, os policiais apreenderam um aparelho celular que poderá contribuir para o avanço das investigações. Ainda durante o cumprimento das medidas judiciais, o suspeito foi formalmente intimado sobre a decisão que determina o cumprimento das medidas protetivas expedidas em favor da vítima. A Polícia Civil informou que as investigações seguem em andamento para apurar os fatos e reunir novos elementos relacionados ao caso.

Homem investigado por homicídio é preso em Itapetinga

Homem investigado por homicídio é preso em Itapetinga
Foto: Divulgação/PC

Um homem, de 29 anos, foi preso pela Polícia Civil da Bahia, na quinta-feira (28), em Itapetinga, investigado pelo crime de homicídio. O fato ocorreu em abril deste ano, em Itarantim, cuja vítima, Jerre Adriane Silva Lisboa, de 38 anos, foi agredida no interior de uma funerária, local onde trabalhava, vindo a óbito por traumatismo craniano.   A prisão aconteceu após investigação realizada pela Delegacia Territorial (DT/Itarantim), que, diante dos elementos reunidos, representou pela prisão preventiva do investigado, sendo o mandado expedido pela Comarca Criminal de Itarantim, e cumprido após apresentação espontânea deste, acompanhado de advogada, na sede da 21ª Coordenadoria de Polícia de Interior (21ª Coorpin/Itapetinga), onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. O investigado segue custodiado à disposição do Poder Judiciário.  

Polícia Civil desarticula grupo suspeito de furtos em shoppings e recupera mercadorias em Vitória da Conquista

Polícia Civil desarticula grupo suspeito de furtos em shoppings e recupera mercadorias em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

Uma operação da Polícia Civil resultou na prisão em flagrante de quatro mulheres e na apreensão de uma adolescente de 13 anos investigadas por envolvimento em furtos praticados em lojas de departamentos de shopping centers de Vitória da Conquista. A ação teve início na quinta-feira (28) e foi concluída por volta das 2h da madrugada desta sexta-feira (29). De acordo com as investigações, o grupo vinha atuando desde 2025 em estabelecimentos comerciais do município. As suspeitas foram identificadas após funcionários e equipes de segurança de dois shopping centers reconhecerem integrantes envolvidas em ocorrências semelhantes registradas anteriormente e acionarem a Polícia Civil. As apurações apontam que as mulheres atuavam de forma coordenada e utilizavam a adolescente nas ações criminosas. Em um dos furtos registrados no dia 28 de maio, o grupo teria subtraído aproximadamente 500 peças de roupas infantis de lojas instaladas em shopping centers da cidade. O prejuízo estimado é superior a R$ 60 mil. Durante as diligências, equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos localizaram inicialmente duas das investigadas e a adolescente no interior de um shopping center. Na continuidade da operação, outras duas mulheres foram encontradas em uma residência no bairro Morada dos Pássaros III. No imóvel, os policiais apreenderam grande parte das mercadorias furtadas, além do veículo utilizado para o transporte dos produtos. As roupas recuperadas foram devolvidas à representante da loja vítima. As quatro mulheres foram autuadas em flagrante pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado mediante concurso de pessoas e corrupção de menores. Elas permanecem custodiadas à disposição da Justiça. A adolescente foi encaminhada para as medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A ação foi realizada pela Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Vitória da Conquista), com apoio da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (10ª Coorpin). As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis integrantes do grupo criminoso.

MP adota medidas para controlar comércio de fogos durante o São João em Livramento de Nossa Senhora

MP adota medidas para controlar comércio de fogos durante o São João em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Sudoeste Total

Com a aproximação dos festejos juninos, o Ministério Público da Bahia passou a acompanhar de forma mais rigorosa a comercialização de fogos de artifício em Livramento de Nossa Senhora. A Promotoria de Justiça do município instaurou um procedimento administrativo e notificou a Prefeitura para que sejam adotadas medidas voltadas à organização e fiscalização da atividade. A iniciativa foi determinada pela promotora de Justiça Ana Luíza Silveira de Oliveira, que manifestou preocupação com a possibilidade de aumento do comércio irregular de artefatos explosivos durante o período festivo. Segundo o órgão, a venda de fogos em locais inadequados pode representar riscos à segurança da população e ao patrimônio público e privado. Entre as orientações encaminhadas ao município está a concentração da venda dos produtos em um único espaço previamente autorizado, escolhido de forma a evitar proximidade com residências, estabelecimentos comerciais e áreas de grande circulação de pessoas. O Ministério Público também recomendou o combate à instalação de barracas improvisadas e à comercialização ambulante em ruas, calçadas, praças e canteiros. Paralelamente à instauração do procedimento, a Promotoria enviou um ofício à prefeita Joanina Batista Silva Morais Sampaio, solicitando informações sobre as providências que serão adotadas para atender às recomendações. A administração municipal deverá apresentar resposta no prazo de cinco dias, acompanhada de documentos que comprovem as ações executadas. O documento também destaca a necessidade de intensificação da fiscalização por parte do município, com apoio das forças de segurança e do Corpo de Bombeiros. A orientação é que apenas comerciantes devidamente autorizados possam atuar, observando todas as exigências legais relacionadas ao armazenamento e à venda dos produtos. De acordo com o Ministério Público, as medidas têm caráter preventivo e buscam reduzir a ocorrência de acidentes, incêndios e outras situações de risco associadas ao comércio irregular de fogos de artifício durante as celebrações de São João. O órgão alerta ainda que eventuais irregularidades poderão resultar em apreensão de mercadorias e na responsabilização dos envolvidos nas esferas administrativa, civil e criminal

TSE concede liminar e determina retorno de prefeito ao cargo em Contendas do Sincorá

TSE concede liminar e determina retorno de prefeito ao cargo em Contendas do Sincorá
Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu, na quinta-feira (28), uma liminar que suspende os efeitos da decisão que havia cassado o mandato do prefeito de Contendas do Sincorá, Ueliton Valdir Palmeira Souza. A medida foi assinada pelo ministro Antonio Carlos Ferreira no âmbito de uma tutela cautelar antecedente vinculada ao recurso especial eleitoral apresentado pela defesa. Com a decisão, o prefeito deverá ser mantido no cargo ou, caso já tenha sido afastado, ser imediatamente reconduzido à função até o julgamento definitivo do recurso pelo TSE. A cassação havia sido determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que apontou supostas práticas de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico durante as eleições de 2024. Ao analisar o pedido de efeito suspensivo, o ministro entendeu haver plausibilidade jurídica nas alegações apresentadas pela defesa, especialmente em relação ao uso de provas obtidas por meio de quebra de sigilo bancário. Segundo a decisão, existem indícios de que informações financeiras utilizadas para fundamentar a condenação possam ter ultrapassado os limites temporais autorizados judicialmente. O relator destacou que a própria Justiça Eleitoral baiana havia restringido a quebra de sigilo bancário a duas datas específicas, mas a defesa sustenta que os documentos analisados abrangeram um período mais amplo. Para o ministro, essa questão merece análise aprofundada durante o julgamento do recurso especial. Outro aspecto considerado foi o resultado apertado do julgamento no TRE-BA, decidido por quatro votos a três. Na avaliação do magistrado, a divergência existente entre os integrantes da Corte regional reforça a relevância das teses apresentadas no recurso. Ao justificar a urgência da medida, Antonio Carlos Ferreira ressaltou que a execução imediata da cassação provocaria o afastamento do gestor eleito e poderia gerar impactos na continuidade administrativa do município enquanto o processo ainda aguarda decisão definitiva. Na mesma decisão, o ministro determinou o envio de comunicações ao TRE-BA, à 58ª Zona Eleitoral de Ituaçu e à Câmara Municipal de Contendas do Sincorá para o imediato cumprimento da medida. O mérito do recurso especial ainda será analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral, que decidirá de forma definitiva sobre a validade da cassação e das demais sanções impostas ao prefeito.

Homem é preso acusado de violência doméstica após agredir companheira em Brumado

Homem é preso acusado de violência doméstica após agredir companheira em Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM

Um homem de 33 anos foi preso na madrugada desta sexta-feira (29) acusado de violência doméstica no bairro Olhos D’Água, em Brumado, no sudoeste da Bahia. Segundo informações do 24º Batalhão de Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta da 1h, após denúncias de agressão contra uma mulher dentro de uma residência. A guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM). No local, os policiais encontraram a vítima, uma mulher de 38 anos, que relatou ter sido agredida fisicamente pelo companheiro com tapas, além de sofrer ofensas verbais. Conforme o depoimento, o suspeito estava sob efeito de bebida alcoólica e teria agido motivado por ciúmes. Ainda de acordo com a vítima, o homem também quebrou objetos da residência durante a discussão. Durante a ocorrência, os policiais constataram que o suspeito havia colocado uma motocicleta dentro da casa alegando que o veículo pertenceria a um suposto amante da companheira. Após averiguação, a PM identificou o verdadeiro proprietário da motocicleta e confirmou que ele não possuía qualquer relação com o casal. O homem e a vítima foram encaminhados à Delegacia Territorial de Brumado, onde foram adotadas as medidas previstas na Lei Maria da Penha.

Polícia Militar recupera motocicleta roubada minutos após assalto em Caetité

Polícia Militar recupera motocicleta roubada minutos após assalto em Caetité
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Uma motocicleta roubada foi recuperada pela Polícia Militar na manhã desta sexta-feira (29), em Caetité, no sudoeste da Bahia. Segundo informações da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) após denúncia de um roubo ocorrido no bairro Buenos Aires. A vítima, um jovem de 24 anos, relatou que foi abordada por dois homens armados com um revólver, que anunciaram o assalto e levaram uma motocicleta Honda CG 160 Fan, de cor branca. Após o acionamento, os policiais iniciaram diligências e rondas nas proximidades, conseguindo localizar o veículo abandonado às margens da via poucos minutos depois do crime. O proprietário foi chamado ao local e reconheceu a motocicleta, que posteriormente foi devolvida. A Polícia Militar informou que as buscas pelos suspeitos continuaram, mas até o momento ninguém foi preso.

Peças de motocicleta abandonadas são recolhidas pela PM em Iuiú

Peças de motocicleta abandonadas são recolhidas pela PM em Iuiú
Foto: Divulgação/17º BPM

Peças de uma motocicleta desmontada foram recolhidas pela Polícia Militar na tarde de quarta-feira (28), nas proximidades do Mercado Municipal de Iuiú, no sudoeste da Bahia. Segundo informações do 17º Batalhão de Polícia Militar, a guarnição foi acionada por populares após a denúncia de que várias peças estavam abandonadas em uma calçada da região. No local, os policiais constataram a veracidade da informação e verificaram que o material permanecia no ponto desde o período da manhã, sem que qualquer pessoa tivesse se apresentado como proprietária. Após consulta, foi identificado que as peças pertenciam a uma motocicleta Honda CG Fan KS 125, de cor preta, licenciada no município de Iuiú. Conforme a polícia, o veículo não possuía restrição de furto ou roubo. Diante da situação, o material foi recolhido pela guarnição e encaminhado inicialmente para a sede do pelotão. Em seguida, as peças foram apresentadas na Delegacia Territorial, onde serão adotadas as medidas legais cabíveis.

Adolescente de 14 anos se envolve em acidente com motocicletas no centro de Guanambi

Adolescente de 14 anos se envolve em acidente com motocicletas no centro de Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Um acidente envolvendo duas motocicletas foi registrado no início da tarde de quarta-feira (28) no Centro de Guanambi, no sudoeste da Bahia. Uma das condutoras envolvidas na ocorrência é uma adolescente de 14 anos. Segundo informações do 17º Batalhão de Polícia Militar, a guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) para prestar apoio à equipe de trânsito durante o atendimento da ocorrência. Ao chegar ao local, os policiais foram informados pelos agentes de trânsito sobre o sinistro. As motocicletas já haviam sido retiradas da via e a vítima, um homem de 25 anos, tinha sido encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber atendimento médico. A guarnição permaneceu no local aguardando a chegada do guincho responsável pela remoção dos veículos. Posteriormente, o diretor de fiscalização informou que não seria necessária a condução da adolescente à delegacia, já que a documentação da ocorrência seria encaminhada ao Conselho Tutelar. A menor permaneceu sob responsabilidade da mãe, que estava presente no local.

Secretarias de Educação e Saúde de Candiba são alvo de invasão e furto

Secretarias de Educação e Saúde de Candiba são alvo de invasão e furto
Foto: Divulgação/17º BPM

As Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Candiba, no sudoeste da Bahia, foram alvo de invasão e furto na manhã de quarta-feira (28). A ocorrência foi registrada por volta das 9h05, na Praça Kennedy, no Centro da cidade. Segundo informações do 17º Batalhão de Polícia Militar, uma guarnição foi acionada após denúncia de violação nas dependências dos órgãos públicos. No local, a solicitante relatou que encontrou arquivos revirados, gavetas abertas e sinais de arrombamento na Secretaria de Educação. Durante a averiguação, os policiais constataram que o autor, ou autores, teriam entrado no prédio por uma janela lateral da Secretaria de Saúde. Em seguida, utilizaram uma passagem interna para acessar a Secretaria de Educação, onde continuaram a vasculhar arquivos e compartimentos. De acordo com a ocorrência, um aparelho celular da marca Positivo, de cor preta, pertencente ao patrimônio público, foi furtado do local. A solicitante informou ainda que, na noite anterior, outro aparelho celular com características semelhantes também teria sido levado das dependências das secretarias. A Polícia Militar realizou o levantamento preliminar da ocorrência e orientou a representante do órgão público sobre os procedimentos que devem ser adotados junto à Delegacia Territorial, que investigará o caso.

Polícia Militar apreende veículo adulterado com carga irregular de gás em Presidente Jânio Quadros

Polícia Militar apreende veículo adulterado com carga irregular de gás em Presidente Jânio Quadros
Foto: Divulgação/24º BPM

A Polícia Militar apreendeu, na manhã desta quinta-feira (28), um veículo com sinais de adulteração e transportando irregularmente botijões de gás de cozinha em Presidente Jânio Quadros, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi registrada por volta das 9h, na Avenida ACM, no Centro da cidade, durante a Operação Força Total, realizada por equipes do 24º Batalhão de Polícia Militar. Segundo a PM, os policiais realizavam rondas e abordagens quando identificaram um automóvel transportando 51 botijões de gás liquefeito de petróleo (GLP). Durante a fiscalização, foram constatadas diversas irregularidades, incluindo adulteração nas características do veículo e incompatibilidade de dados. De acordo com a polícia, o condutor, um jovem de 25 anos, não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), não apresentou a documentação do veículo e também não tinha nota fiscal nem autorização para o transporte da carga. Ainda conforme a PM, o automóvel havia sido modificado para funcionar utilizando o próprio gás de cozinha transportado, o que representava risco à segurança do motorista e da população. O motorista, o veículo e a carga foram encaminhados à Delegacia Territorial, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.