Início Notícias Educação

Educação

Encontramos 108 Notícias

Inscrições para o Enem 2025 seguem até 6 de junho

Inscrições para o Enem 2025 seguem até 6 de junho
Foto: GettyImages

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (26), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os candidatos têm até o dia 6 de junho para se inscrever por meio da Página do Participante, no site oficial do Inep. O prazo também contempla os pedidos de atendimento especializado e de tratamento por nome social. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em todas as 27 unidades da Federação, conforme calendário divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Inep reforça que a aprovação da isenção da taxa de inscrição ou da justificativa de ausência no Enem 2024 não garante inscrição automática no exame deste ano. Todos os participantes devem realizar a inscrição obrigatoriamente no sistema, inclusive aqueles que solicitaram e obtiveram isenção. Quem tiver esquecido a senha de acesso pode recuperá-la seguindo as orientações disponíveis na própria plataforma da Página do Participante. Neste ano, o Enem volta a ter uma importante função adicional: certificar a conclusão do ensino médio para pessoas com mais de 18 anos. Para isso, é necessário indicar a intenção de obter o certificado no momento da inscrição. Candidatos que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e se encaixam nesse perfil terão isenção automática da taxa de inscrição. Para obter a certificação de conclusão do ensino médio pelo Enem, é preciso alcançar no mínimo 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.

Enem 2025 volta a oferecer certificação do ensino médio e declaração parcial de proficiência

Enem 2025 volta a oferecer certificação do ensino médio e declaração parcial de proficiência
Foto: Divulgação/MEC

A edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltará a permitir que os participantes utilizem os resultados da prova para obter a certificação de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência. A medida, que havia sido interrompida em 2017, foi restabelecida por meio da Portaria nº 382/2025, publicada nesta sexta-feira (23) pelo Ministério da Educação (MEC). A nova norma altera a Portaria MEC nº 458/2020, com o objetivo de reforçar o Enem como uma ferramenta de avaliação da conclusão da educação básica, ampliando seu papel na política educacional brasileira e atendendo a diferentes perfis de participantes. Para obter a certificação, o candidato deverá indicar previamente essa intenção e atender aos seguintes critérios: alcançar, no mínimo, 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 500 pontos na redação, além de ter completado 18 anos até a data da primeira prova do exame. Após a divulgação dos resultados, os participantes interessados deverão comparecer a unidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ou instituições estaduais conveniadas com o Inep, levando a documentação exigida para solicitar o certificado. Com a mudança, os estudantes passam a contar com duas possibilidades de certificação do ensino médio: o Enem e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que continuará sendo aplicado anualmente em parceria com secretarias estaduais e municipais de educação.

Inscrições para o Enem 2025 começam em 26 de maio

Inscrições para o Enem 2025 começam em 26 de maio
Foto: GettyImages

O Governo Federal anunciou nesta sexta-feira (9) o calendário oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. As inscrições estarão abertas de 26 de maio a 6 de junho, enquanto as provas objetivas e de redação serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Detalhes como o valor da taxa de inscrição e formas de pagamento serão divulgados em breve, no edital oficial do exame. O período para solicitação de isenção da taxa já foi encerrado no dia 2 de maio. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância do exame em publicação na rede social X (antigo Twitter): "Tanto você que está no terceiro ano do ensino médio, vai concluir, que já concluiu o ensino médio e que quer ter a oportunidade de ir para a universidade, não percam a oportunidade (...). Viva o Enem e viva a educação!", afirmou. O Enem é utilizado por diversas universidades públicas e privadas como critério de seleção para ingresso, além de ser exigido em programas como o Sisu, Prouni e Fies.

Colégio indígena de Ibotirama realiza primeira feira cultural

Colégio indígena de Ibotirama realiza primeira feira cultural
Foto: Gislaine Tuxá

O Colégio Estadual Indígena Marechal Rondon, localizado no assentamento Terra Indígena Tuxá, em Ibotirama, promoveu, nesta quarta-feira (30), a I Feira Cultural e Jogos Indígenas Tuxá Kiniopará. Com o tema “Fortalecimento dos saberes e fazeres ancestrais”, o evento foi realizado na quadra poliesportiva da unidade escolar e teve como objetivo valorizar a ancestralidade, a arte e a resistência dos povos indígenas, promovendo a troca de saberes entre comunidades indígenas e estudantes de outras escolas visitantes. A diretora Gislaine Tuxá destacou a importância da iniciativa. “Esses eventos são muito importantes para divulgar e promover a valorização tradicional dos povos indígenas, além de realizar a integração da comunidade junto com a escola, que é um espaço de troca e conhecimento.” A feira reuniu cerca de 200 estudantes do colégio indígena, além de receber alunos do Centro Territorial de Educação Profissional do Velho Chico, também localizado em Ibotirama, e da Escola Municipal Indígena Kiriri, de Muquém do São Francisco. A abertura do evento foi marcada pelo ritual do toré, que recepcionou os visitantes e deu início às atividades da feira. Durante o evento, os participantes puderam visitar barracas temáticas que apresentavam aspectos da cultura indígena, como grafismo, comidas típicas, saúde indígena, saberes tradicionais, artesanato, ervas medicinais, agricultura e os tradicionais jogos indígenas. Os estudantes também realizaram demonstrações de práticas culturais como a derrubada de maracá, arco e flecha e o uso da zarabatana. A estudante Maria Eloísa Vale de Oliveira, 16 anos, aluna do 2º ano, expressou sua empolgação com a participação na feira. “Minha experiência foi muito boa. Aprendi bastante sobre minha cultura. O tema que minha sala ficou foi jogos indígenas. O que mais gostei foi o ritual toré e a demonstração dos jogos, que são muito divertidos de competir. Com certeza, pretendo participar das outras edições”. Larissa Pereira de Oliveira, 13 anos, aluna do 8º ano, também compartilhou sua experiência. “Foi muito legal participar da feira, ainda mais porque o meu grupo ficou com a apresentação das ervas medicinais, que aprendemos com os mais velhos da aldeia”.

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição encerra sexta-feira (2)

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição encerra sexta-feira (2)
Foto: Reprodução

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 se encerra na próxima sexta-feira, 2 de maio. Os interessados devem fazer a solicitação até as 23h59 (horário de Brasília), pela Página do Participante, com o login único do Gov.br. O período também vale para as justificativas de ausência no Enem 2024. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preveem a gratuidade para pessoas que se enquadram nos seguintes perfis: Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2025), em escola pública; Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Os participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC, também se enquadram nos requisitos para isenção da taxa de inscrição. Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2024 precisa justificar a ausência caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente. O prazo para realizar esse procedimento, por meio da Página do Participante, também se encerra nesta sexta-feira, 2 de maio. Mesmo com a isenção confirmada, o estudante precisará fazer a sua inscrição, no período a ser divulgado.

Prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 é prorrogado até 2 de maio

Prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 é prorrogado até 2 de maio
Foto: GettyImages

O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), prorrogou o prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Inicialmente previsto para encerrar na sexta-feira, 25 de abril, o prazo agora se estende até o dia 2 de maio. A prorrogação também se aplica ao envio das justificativas de ausência no Enem 2024, destinadas aos candidatos que faltaram e desejam manter o direito à isenção na próxima edição. O resultado das solicitações de isenção e das justificativas será divulgado no dia 12 de maio. Caso o pedido seja negado, os interessados poderão entrar com recurso entre os dias 12 e 16 de maio, e o resultado final dos recursos será anunciado no dia 22 de maio. O Inep reforça que a obtenção da isenção da taxa não garante a participação automática no exame. Mesmo quem tiver o benefício concedido precisará realizar a inscrição para o Enem 2025, em período que ainda será divulgado pelo MEC.

Matrículas em tempo integral saltam de 14,2% em 2022 para 23,9% em 2024 na Bahia

Matrículas em tempo integral saltam de 14,2% em 2022 para 23,9% em 2024 na Bahia
Foto: Divulgação/MEC

Dados do Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), indicam que o estado da Bahia ampliou o acesso à educação integral em todas as etapas do ensino da rede pública. Resultado de políticas como a Escola em Tempo Integral e de uma construção coletiva entre Governo Federal, estados e municípios, o percentual de matrículas em jornada ampliada nas creches da Bahia passou de 62,4% para 66,6% entre 2022 e 2024. Na pré-escola, o salto foi ainda mais significativo: saiu de 12,9% para 20,9% no mesmo período. Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), o percentual era 11,6% em 2022 e foi para 21,7% em 2024. Já nos anos finais (6º ao 9º), o avanço foi de 10,8% para 18,3%. No ensino médio, de 8,6% para 20,9% no mesmo período. Considerando todas as etapas, na Bahia houve aumento de 14,2% em 2022 para 23,9% em 2024. O programa Escola em Tempo Integral teve 965 mil matrículas de tempo integral declaradas no ciclo 2023-2024, para a educação básica. No segundo ciclo (2024-2025), as redes pactuaram 943 mil matrículas, que ainda estão em fase de declaração até 9 de maio. A política proporcionou crescimento de 47 pontos percentuais de entes com políticas de educação integral nos últimos anos, passando de 17% em 2022 para 64% em 2024.

Número de jovens e adultos que voltaram a frequentar a sala de aula aumenta 8% na Bahia

Número de jovens e adultos que voltaram a frequentar a sala de aula aumenta 8% na Bahia
Foto: Amanda Chung/SEC

A rede estadual de ensino da Bahia é a segunda maior do país em número de jovens, adultos e idosos frequentando a sala de aula, ficando à frente de Minas Gerais e atrás, apenas, de São Paulo, que registrou 132.538 estudantes. Os dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação, revelaram que, em 2023, haviam 119.542 baianos matriculados nessa modalidade e, em 2024, o número subiu para 129.741. Presente em todos os 27 territórios de identidade baianos, a EJA é ofertada pela SEC em escolas estaduais e, também, nas unidades prisionais e comunidades de atendimento socioeducativo, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC).  Ela se diferencia do ensino regular por permitir que o Ensino Médio seja concluído em dois anos, sendo necessário ter idade mínima de 18 anos para cursar. Já a idade mínima para cursar o Ensino Fundamental nesta modalidade é a partir de 15 anos. Na avaliação é realizado o acompanhamento de percurso, que utiliza conceitos e não notas, cuja concepção é baseada no tempo humano com o currículo fundamentado em eixos temáticos e temas geradores. Em 2024, a modalidade de ensino ganhou destaque nas agendas dos governos federal e estadual, com o lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA. Além disso, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 70 milhões para aquisição de livros didáticos para a rede, uma vez que o programa do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) – EJA/MEC contempla apenas o Ensino Fundamental e a maior oferta da rede estadual é de Ensino Médio. O Estado também direciona recursos para a formação de educadores e ações de elevação da escolaridade, como a aplicação gratuita dos exames pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA).

Começa na próxima segunda-feira (14) prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Começa na próxima segunda-feira (14) prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2025
Foto: Ascom/SEC

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), abrirá na próxima segunda-feira, 14 de abril, o período para solicitação de isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O prazo segue até o dia 25 de abril, conforme estabelecido no Edital nº 18/2025. A solicitação deverá ser feita exclusivamente pela Página do Participante, utilizando o login único do gov.br. Candidatos que não se recordarem da senha poderão recuperá-la seguindo as orientações fornecidas pela plataforma. Além disso, estudantes que solicitaram isenção no Enem 2024, mas não compareceram aos dois dias de prova, terão que apresentar uma justificativa de ausência para garantirem nova gratuidade na edição de 2025. O período de inscrições para o Enem 2025 ainda será divulgado pelo MEC. O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, utilizado em processos seletivos como o Sisu, o Prouni e o Fies, além de ser aceito por diversas instituições internacionais.

Bahia fica acima da média nacional na frequência escolar da população com idade de 4 a 17 anos

Bahia fica acima da média nacional na frequência escolar da população com idade de 4 a 17 anos
Foto: Memo Soul/SEC

Dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na quarta-feira (26), revelam que houve aumento na regularidade de estudantes matriculados em creches ou escolas em território baiano. Em 2022, na Bahia, 87,7% das crianças com a idade de 4 a 5 anos frequentavam a escola, enquanto a média nacional era de 86,7%. Nos últimos 20 anos, o Estado apresentou importante avanço nesse atendimento, uma vez que, no ano de 2000, pouco mais da metade (55%) dessas crianças estavam na escola. No grupo de 6 a 14 anos, a frequência escolar na Bahia chegou a 98,4% em 2022, enquanto a média do país registrou 98,3%, o que confirma o impacto positivo de programas sociais, bem como os investimentos em transporte, infraestrutura e alimentação escolar. Entre os jovens de 15 a 17 anos, o Estado também apresentou resultados acima da média nacional, com 85,8% desses frequentando as escolas, sendo que, no Brasil, a média era de 85,3%, em 2022. Além do aumento da frequência bruta na escola, também houve avanços no nível de instrução das populações baiana e soteropolitana, entre os censos de 2000 e 2022, com crescimento da proporção de pessoas que tinham concluído o Ensino Básico (até o Ensino Médio). Em 2000, eram apenas 17,9%, elevando para 29,8%, em 2010, e agora, em 2022, chegando a 43,2%.

Estudantes da rede pública de Barra do Rocha criam tinta ecológica com pigmentos naturais

Estudantes da rede pública de Barra do Rocha criam tinta ecológica com pigmentos naturais
Foto: arquivo pessoal

As tintas convencionais contêm solventes, ligantes e aditivos que podem liberar compostos orgânicos voláteis (VOCs) na atmosfera, impactando o meio ambiente e causando alergias e problemas respiratórios nos seres humanos. Para oferecer uma alternativa sustentável, os estudantes Caio Vitor Neves, Ana Clara dos Santos, Pamella Lorrany dos Santos, Geovana Santos e Roberth Vitorino, do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas, localizado no município de Barra do Rocha, desenvolveram uma Ecotinta utilizando recursos naturais da região. O produto é desenvolvido a partir de matérias-primas como beterraba, cenoura, repolho roxo, leite, argila, flores, açafrão, café, entre outros. “A produção da tinta é 100% sustentável, garantindo que todo o processo, desde a obtenção das matérias-primas até a fabricação, seja ecologicamente responsável. Além disso, um dos nossos objetivos é desenvolver um produto seguro para o público infantil, permitindo que as crianças explorem sua criatividade sem riscos à saúde. Outro diferencial é a ausência de impactos ambientais, pois, mesmo que descartada na natureza, a tinta não causa nenhum dano ao ambiente”, explica Ana Clara. Segundo a jovem cientista, a Ecotinta foi testada em diversas superfícies, incluindo papel, paredes e telas de pintura, para avaliar sua aderência, durabilidade e qualidade. “As tintas naturais podem ter durabilidade e fixação comparáveis às convencionais, mas isso depende da composição, da superfície e do ambiente. Elas aderem bem a materiais porosos, mas podem precisar de fixadores naturais para maior resistência. Com sua composição livre de substâncias tóxicas, a tinta proporciona mais tranquilidade aos pais, que não precisam se preocupar com possíveis alergias ou contaminações durante o uso pelos filhos”, afirma Ana. Com o apoio da Secretaria da Educação (SEC) e a orientação dos professores Daiane Pergentino e Atanael de Jesus, o produto já conta com uma cartela de cores que inclui azul, preto, rosa, nude e amarelo. Ana projeta os próximos passos da equipe: “queremos aprimorar a fórmula, testar em diferentes superfícies, avaliar a sustentabilidade, buscar parcerias e expandir a produção”.

Estudantes de Serra do Ramalho implantam horto medicinal como alternativa para a saúde

Estudantes de Serra do Ramalho implantam horto medicinal como alternativa para a saúde
Foto: Denise Queiroz/SEC

Com objetivo de promover de forma prática e construtivista o resgate da utilização das plantas medicinais para a saúde e o bem-estar, os estudantes Adilson Serafim, Kammily Victória Silva e Gisele dos Santos, que concluíram o curso técnico em Agricultura no Colégio Estadual Anísio Honorato Godoy, no município de Serra do Ramalho, implantaram na unidade escolar um horto medicinal, no formato do Relógio do Corpo Humano, uma ferramenta da cultura chinesa. A realização da pesquisa proporcionou a ampliação e o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. O estudante Adilson Serafim, 18, falou sobre a importância do horto medicinal: “o intuito é valorizar e resgatar as plantas medicinais que estão sendo menos usadas, pois hoje em dia as pessoas dão prioridade a remédios comprados em farmácia. No nosso horto medicinal, que é montado de forma circular e dividido em 12 partes, cada hora representa um órgão do corpo humano e em cada parcela são cultivadas plantas medicinais comprovadas pela Ciência para auxiliar nos transtornos de saúde do órgão correspondente. Além de serem naturais, as plantas medicinais trazem vários benefícios para a saúde”. Para o fígado, por exemplo, são cultivadas plantas como Alcachofra e Cardo Mariano; para o pulmão, Pulmonaria e Violeta; para o intestino grosso, Linum usitatissimum (linhaça) e Tanchagem; e para o estômago, Manjericão e Hortelã.  Já no tratamento de doenças do coração, são plantados pés de Alecrim e Gervão; enquanto que enfermidades nos rins são utilizadas plantas como Carqueja e Quebra-pedra. A estudante Kammily Victória Silva, 18, reforça que o horto medicinal é uma tradição milenar criada pelos chineses, que acreditam que o cultivo das plantas pode ser utilizado para o tratamento de diversas doenças: “para a realização desse projeto, elaboramos uma pesquisa sobre as plantas, seus benefícios à saúde e o órgão para o qual é indicado fazer o tratamento. Fizemos a demarcação do local, reviramos o solo junto com esterco bovino para que as plantas absorvam os nutrientes, plantamos mudas e sementes e implantamos um sistema de irrigação por microaspersão”. A pesquisa, que integrou os Seminários Territoriais da Educação Profissional e Tecnológica, foi apresentada pelos estudantes durante o Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação, realizado no mês de dezembro de 2024, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O evento, também, contou com a exposição de diferentes projetos selecionados para a 12ª Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (Feciba).

Estudantes de Santo Antônio de Jesus desenvolvem lixeira inteligente para pessoas com deficiência

Estudantes de Santo Antônio de Jesus desenvolvem lixeira inteligente para pessoas com deficiência
Foto: Milena Monteiro/Secti

Uma lixeira automatizada que abre sozinha através de sensores ultrassônicos, feita de materiais recicláveis e projetada para facilitar a vida das pessoas com deficiência. Essa é a Lixeira Sustentável Inteligente (LSI), desenvolvida pelos estudantes Renan Mercês, Luiz Eduardo Lima e Guilherme Lacerda, do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. O projeto visa transformar um desafio cotidiano em uma solução tecnológica, acessível e sustentável. Segundo o jovem cientista Renan, a LSI surgiu com apoio técnico do clube de robótica da escola. “A ideia era criar algo que facilitasse a vida das pessoas com deficiência, tornando o descarte de lixo mais acessível e seguro. O protótipo é feito de materiais recicláveis, como plástico Pead 2 e PVC, apresenta um sistema automatizado de abertura e fechamento da tampa, e é equipado com sensores que emitem alertas sonoros, além de ter um design funcional, garantindo maior acessibilidade”, afirma.

Estudantes de Santo Antônio de Jesus desenvolvem lixeira inteligente para pessoas com deficiência
Foto: arquivo pessoal

Os estudantes esperam que a ferramenta não apenas facilite o descarte de lixo, mas, também, contribua para a sustentabilidade ao reduzir o uso de materiais não recicláveis, como o alumínio. Além disso, o funcionamento dela foi projetado para atender as expectativas das pessoas com limitações físicas. “A lixeira emitirá um alerta quando estiver cheia, ou quando alguém se aproximar para realizar o descarte. A participação do público-alvo também nos incentivou a aprimorar o sistema de orientação sonora, incorporando uma voz guia para cada ação, assim como um display mostrando o nível de preenchimento do cesto”, explica Renan. Os próximos passos incluem expandir o projeto para outros municípios e, futuramente, ao restante do país, com foco em locais como hospitais, ONGs, escolas e áreas públicas. A iniciativa foi apresentada durante a Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (Feciba) de 2024, com apoio da Secretaria da Educação (SEC), e sob orientação de Régila Maria de Sousa e coorientação de Oziel Lopes.

MEC lança guias para orientar o uso de celulares na escola

MEC lança guias para orientar o uso de celulares na escola
Imagem Ilustrativa/MEC

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), lançou dois guias práticos acerca do uso equilibrado e consciente de celulares na escola. Os materiais foram publicados em uma coleção digital sobre o tema na plataforma MEC RED. Um é voltado às escolas de todo o país, e o outro, às redes de educação. O material foi apresentado durante o webinário “Por que discutir o uso de celulares nas escolas? Reflexões e estratégias para um uso consciente”, transmitido pelo canal do MEC e do Conviva Educação no YouTube.  Os guias buscam conscientizar sobre uso responsável de dispositivos digitais e apresentam estratégias e diretrizes para apoiar a implementação da nova legislação, além de orientações práticas acerca dos desafios, das oportunidades e das estratégias para o uso consciente dos celulares no ambiente escolar. O foco é o uso pedagógico. A Lei nº 15.100/2025, sancionada neste ano pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, regulamenta o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. A vedação não se aplica ao uso pedagógico desses dispositivos. As exceções são permitidas apenas para casos de necessidade, perigo ou força maior. A lei também assegura o uso desses dispositivos para fins de acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou garantia de direitos fundamentais. 





Acesse o guia para redes aqui.





Acesse o Guia das escolas aqui.

Estudante autista de escola pública de Jacobina é aprovado em instituição federal de ensino

Estudante autista de escola pública de Jacobina é aprovado em instituição federal de ensino
Foto: Divulgação/SEC

O jovem Ariel Ayala Assis Souza da Silva, de 18 anos, aluno do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte da Diamantina II (CETEP), em Jacobina, conquistou uma vaga no curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Jacobina. Sua aprovação veio acompanhada de um reconhecimento especial: ele alcançou o primeiro lugar na categoria Pessoa com Deficiência (PCD). Além disso, Ariel aguarda o resultado do vestibular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Oriundo da rede pública estadual, Ariel sempre demonstrou dedicação aos estudos e participou do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE), que mede o aprendizado dos estudantes da rede estadual. Ele conta que Computação sempre foi o curso que desejou fazer, pois possibilita aliar a tecnologia à arte. “Quero fazer artes na computação e, até desenvolver jogos”. No CETEP, o estudante encontrou um ambiente preparado para acolhê-lo, onde professores e equipe pedagógica se empenharam em garantir sua inclusão. “Eles me ajudaram muito”, afirma. Ariel se destacou em projetos científicos no ambiente acadêmico. Em 2023, apresentou um estudo sobre hiperfoco no espectro autista, explorando o sistema solar como tema principal. No ano seguinte, com o apoio das professoras Vasti, Lara e Regivânia, desenvolveu uma pesquisa sobre a importância dos satélites na comunicação e realizou a apresentação de forma independente na feira de ciências da escola. Essas experiências consolidaram sua confiança e ampliaram suas perspectivas para o Ensino Superior. O comprometimento da família e da escola foi essencial para que Ariel desenvolvesse plenamente suas habilidades. A mãe do estudante, Simone Assis, conta que acompanhou de perto sua caminhada e, na busca por inclusão, também contou com o apoio do Núcleo Territorial de Educação Piemonte da Diamantina II (NTE 16), que ajudou na viabilização de profissionais de apoio para o CETEP, garantindo que ele recebesse o suporte necessário, e com o apoio da escola, que promoveu uma semana pedagógica voltada para o autismo, contribuindo para a conscientização e formação dos educadores, fortalecendo ainda mais sua trajetória acadêmica. “Devido meu trabalho ser lado a lado com a escola (CETEP), facilitou. Pois qualquer coisa que necessitavam eu ia lá e, sempre, no intervalo ficava com ele para dar suporte. Todo o pessoal da escola abraçou a causa desde quando ele entrou”, destaca. O diretor do CETEP, Gildeon Alves dos Santos, reforça que a inclusão dos estudantes PCD começa na matrícula, com um diálogo entre a escola e a família para atender às necessidades individuais. “A conquista de Ariel mostra que, com acolhimento, adaptação e respeito às diferenças, os estudantes podem superar desafios e alcançar seus objetivos. Ele é um exemplo de determinação e inspiração para toda a comunidade escolar”, afirma. Seu ingresso no IFBA representa não apenas uma vitória pessoal, mas também um reflexo do impacto positivo de uma educação pública inclusiva e acessível.

Docentes e técnicos das universidades estaduais da Bahia têm reajustes salariais

Docentes e técnicos das universidades estaduais da Bahia têm reajustes salariais
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Dentro dos novos investimentos anunciados, nos últimos dias, pelo Governo do Estado para o fortalecimento do Ensino Superior estadual, destaque para a aprovação do Projeto de Lei nº 25.619/2024, que reestrutura a remuneração dos cargos de analista e técnico universitários. Para esses cargos, houve a correção das tabelas de modo a manter a diferença de 1/3 entre as remunerações para a carga horária de 30 e 40 horas semanais e garantidos dois reajustes, sendo 6%, em março de 2025 e mais 6% em março de 2026. Já para os analistas universitários foi criada a tabela específica voltada ao regime de 40 horas semanais, visando a implementação do reajuste em março de 2025 e garantido um reajuste de 6%, em março de 2026. Desse modo, os ganhos médios para essas duas carreiras são de 13.23%. Assim, também houve reajustes salariais dos cargos de magistério, através do Projeto de Lei nº 25.628/2024. Os vencimentos do magistério superior serão reajustados em 13,83% e os pagamentos serão feitos em quatro parcelas entre 2025 e 2026, em um cronograma escalonado. De acordo com a secretária de Educação, Rowenna Brito, em 2025, serão destinados R$ 2,5 bilhões para as universidades estaduais para a execução de políticas públicas e manutenção das unidades. “Desse montante, R$ 1,7 bilhões é para investir nas pessoas, na valorização dos profissionais, nos programas de acesso e permanência dos estudantes, como o Mais Futuro e Partiu Estágio, garantindo que teremos universidades públicas cada vez mais fortes na Bahia. Inclusive, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), estamos construindo uma unidade escolar para atender aos filhos dos estudantes e dos trabalhadores da universidade”.

Bahia conquista o terceiro melhor resultado do país em aprovações no Sisu

Bahia conquista o terceiro melhor resultado do país em aprovações no Sisu
Foto: Divulgação/MEC

Com 21.963 aprovações, a Bahia foi o terceiro estado com mais aprovados no país no resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ficando atrás apenas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Além do destaque nacional, o desempenho é o melhor da Região Nordeste, com estudantes da rede pública de ensino selecionados para cursos concorridos em universidades de todo o país. O Enem se tornou a principal porta de entrada para o Ensino Superior no país. A utilização da nota do exame no Sisu vem fazendo com que os estudantes da rede estadual, cada vez mais, realizem os seus sonhos de se tornarem, por exemplo, médicos, engenheiros e advogados. Assim como nas edições anteriores, este ano diversos alunos foram aprovados no processo seletivo do Ministério da Educação (MEC) e farão os seus cursos de forma gratuita em universidades públicas. Além da seleção do Sisu, vários estudantes também conquistaram aprovações por meio dos vestibulares. Este é o caso da estudante Letícia de Almeida, 17, que concluiu o curso técnico em Nutrição e Dietética, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Pio XII, em Jaguaquara, e foi aprovada em Medicina, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Na mesma instituição, Sandy Ribeiro, 19, que estudou no Colégio Estadual de Cravolândia, em Cravolândia, conquistou a aprovação no curso de Odontologia.

Inscrições para o Prouni 2025 terminam nesta terça-feira (28)

Inscrições para o Prouni 2025 terminam nesta terça-feira (28)
Foto: Divulgação/MEC

O prazo para inscrição no Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025 termina nesta terça-feira, 28 de janeiro. O Prouni oferece bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) sobre o valor da mensalidade de cursos em instituições privadas de educação superior. De acordo com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), nesta edição, o programa oferece 338.444 bolsas em 403 cursos de 1.031 instituições privadas por todo o país. Dessas bolsas, 203.539 são integrais e 134.905, parciais. Os cursos com mais ofertas de bolsas são Administração (27.101); Pedagogia (22.947); Direito (22.746); Ciências Contábeis (14.800); e Educação Física (13.639). A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela página do Prouni, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Estudantes de Central criam brinquedos educativos a partir de resíduos eletrônicos

Estudantes de Central criam brinquedos educativos a partir de resíduos eletrônicos
Foto: Divulgação/SEC

A preocupação com o descarte inadequado do lixo eletrônico e seus impactos ambientais levou um grupo de estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral José de Souza Machado, localizado no município de Central, a desenvolver um projeto inovador e sustentável. Intitulado "A confecção de brinquedos educativos a partir da reutilização criativa de lixo eletrônico", a iniciativa une sustentabilidade, criatividade e educação ambiental, beneficiando crianças em situação de vulnerabilidade social. Liderado pelos estudantes Luma Ramos Torres, 16 anos; Kauã Rocha Silva, 20 anos; e William Lopes, 17 anos, sob a orientação dos professores Adélia Neta e Raimara Maciel, o projeto consiste em recolher equipamentos eletrônicos descartados, desmontá-los, reutilizar as peças funcionais para criar brinquedos educativos e descartar adequadamente componentes danificados, como pilhas e baterias. O objetivo geral é contribuir para a preservação do meio ambiente e a conscientização da comunidade sobre o impacto desse tipo de lixo. A iniciativa tem, ainda, caráter social. Os brinquedos confeccionados, como robôs e bonecos, são doados para crianças de comunidades carentes. “Eu e meus colegas estudamos juntos com os professores sobre quais brinquedos fazer e quais chamariam mais a atenção das crianças, mostrando, assim, que é possível transformar um lixo tão pouco falado em algo sustentável, divertido e criativo, já introduzindo também a educação ambiental”, ressaltou Luma Ramos. O projeto foi organizado em quatro etapas principais: divulgação e coleta de materiais; transformação do lixo em brinquedos; mapeamento das áreas carentes; e distribuição dos brinquedos acompanhada de ações educativas. Através de campanhas de conscientização, caixas coletoras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade, enquanto parcerias com empresas locais garantiram a doação de equipamentos eletrônicos inutilizados. Em oficinas supervisionadas pelas professoras-orientadoras, os alunos desmontaram aparelhos e selecionaram componentes reutilizáveis, criando brinquedos de maneira criativa e sustentável. A iniciativa já ganhou destaque em eventos locais e estaduais de educação e sustentabilidade, como o Encontro Estudantil da Rede Estadual, realizado em dezembro passado, na Arena Fonte Nova, em Salvador. “Eu acredito que foi uma das melhores experiências, tanto no sentido de aprendizado escolar, quanto de aprendizado próprio. Foi muito interessante e gratificante aprender sobre os projetos da nossa região. Ver o quão criativos os outros estudantes conseguem ser e, principalmente, ver as pessoas genuinamente interessadas e impressionadas com o nosso projeto, especialmente as crianças, é uma experiência sem preço”, ressaltou Luma. O projeto exemplifica como a ciência e a educação podem se unir para transformar problemas locais em soluções criativas e sustentáveis. Com o apoio da comunidade e o engajamento dos jovens, a ideia é não apenas promover a reciclagem, mas também inspirar outras iniciativas que combinem responsabilidade ambiental, criatividade e impacto social.

Estudantes quilombolas e indígenas da Bahia celebram bons resultados na Redação do Enem

Estudantes quilombolas e indígenas da Bahia celebram bons resultados na Redação do Enem
Foto: Divulgação/SEC

O Estado da Bahia ficou com a quarta colocação entre a rede pública de todo país nas notas da Redação do Enem e muitos dos que obtiveram êxito são provenientes dos 42 espaços escolares quilombolas e das 71 unidades indígenas da Secretaria da Educação do Estado (SEC). Entre os destaques está Franciele Ribeiro de Souza, 19 anos, aluna do Colégio Estadual Quilombola Luís José dos Santos, em Campo Formoso, pertencente ao Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru (NTE 25), que obteve 900 pontos na redação. Ela celebrou o apoio recebido. “Eu achei o tema fácil de desenvolver, porque condiz com minha realidade, já que sou de uma comunidade quilombola. A minha escola contribuiu para o meu preparo para o Enem. Além disso, participei do Programa Universidade Para Todos (UPT), com professores que se dedicaram a nos ensinar. Quando consultei minha nota, foi uma sensação de espanto e alegria, ao mesmo tempo. Fiquei bastante eufórica”. Outro estudante que alcançou uma boa nota foi Joel de Jesus Dantas, 18 anos, concluinte do Centro Territorial de Educação Profissional do Piemonte Norte do Itapicuru (CETEP/PNI), em Jaguarari, pertencente ao NTE 25, com 940 na redação. Ele relatou sua rotina de estudos. “Além de cumprir os deveres com o colégio, também estudava em casa. Eu me aprofundei nos tópicos apresentados em Matemática na escola; respondia, em média, 30 exercícios por dia; e escrevia uma redação por semana. Sempre dividia o meu tempo, aplicando períodos de descanso entre os estudos. Quando vi a nota no site, primeiro não acreditei, achei que o site tinha ‘bugado’, mas aos poucos percebi que era real. Fiquei muito feliz por ver que o meu esforço tinha valido a pena”. Em Rodelas, município do Território de Identidade de Itaparica (NTE 24), Maria Luiza Cruz Fonseca, 18 anos, estudante do Colégio Estadual Indígena Capitão Francisco Rodelas, alcançou 900 pontos na redação. Ela celebrou seu desempenho com gratidão. “Eu fiquei extremamente feliz ao consultar minha nota, principalmente por perceber que todo o esforço durante o ano tinha valido a pena. Ver meus pais, familiares e amigos orgulhosos de mim não tem preço, é uma das melhores sensações que já senti. O Colégio Capitão segue sendo um exemplo para a educação da Bahia, uma vez que é feito um trabalho com coletividade e comprometimento em prol de bons resultados. Agradeço a toda gestão, aos funcionários e professores por toda dedicação e amor, visando sempre o melhor dos estudantes”.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.