Início Arquivo Junho de 2026

Junho de 2026

Encontramos 291 Notícias

Operação Ananias prende suspeitos de fraude bancária e estelionato em Buritirama

Operação Ananias prende suspeitos de fraude bancária e estelionato em Buritirama
Foto: Divulgação/PC

Dois homens, de 32 e 41 anos, investigados por envolvimento em crimes de fraude bancária e estelionato, foram presos na terça-feira (9), durante a Operação Ananias, deflagrada pela Polícia Civil em Buritirama, no oeste da Bahia.





De acordo com as investigações, os suspeitos se aproveitavam de pessoas em situação de vulnerabilidade para realizar transferências bancárias sem autorização, direcionando os valores para contas próprias e de familiares. Pelo menos seis boletins de ocorrência foram registrados na Delegacia Territorial de Buritirama relatando prejuízos que variam entre R$ 365 e R$ 10 mil.

Operação Ananias prende suspeitos de fraude bancária e estelionato em Buritirama
Foto: Divulgação/PC

A ação foi realizada por equipes da Delegacia Territorial de Buritirama e do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/São Francisco), que localizaram os investigados na região central do município.





Durante a operação, também foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. Aparelhos celulares encontrados com os suspeitos foram recolhidos e encaminhados para perícia, com o objetivo de auxiliar no andamento das investigações.





Após serem apresentados na unidade policial, os dois homens tiveram os mandados de prisão preventiva cumpridos. Eles permanecem custodiados e à disposição da Justiça.

Primeiro transplante duplo do interior da Bahia é realizado com sucesso em Vitória da Conquista

Primeiro transplante duplo do interior da Bahia é realizado com sucesso em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/HSVP

Pela primeira vez na história da saúde pública baiana, um transplante duplo de fígado e rim foi realizado por uma equipe médica do interior do estado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento ocorreu na última semana, em Vitória da Conquista, e beneficiou um paciente de 55 anos, que recebeu alta hospitalar na segunda-feira (8).





A cirurgia foi conduzida pelo Serviço de Transplante Papa São João Paulo II, do Hospital São Vicente de Paulo, na Santa Casa de Vitória da Conquista. A doação e a captação dos órgãos aconteceram no Hospital Prado Valadares, em Jequié.





Os órgãos foram destinados a um único receptor que apresentava falência terminal irreversível do fígado e dos rins. De acordo com a equipe médica, o paciente sofria de cirrose hepática gravemente descompensada associada à insuficiência renal terminal, quadro que exigia internações frequentes e sessões de hemodiálise três vezes por semana.





Para viabilizar o procedimento, a equipe da Santa Casa contou com o apoio da Casa Militar, que disponibilizou uma aeronave para transportar três cirurgiões e uma enfermeira até Jequié. Após avaliação, os órgãos foram considerados aptos para transplante e encaminhados para Vitória da Conquista.

Primeiro transplante duplo do interior da Bahia é realizado com sucesso em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/HSVP

A cirurgia de transplante de fígado durou cerca de quatro horas, enquanto o transplante renal foi concluído em aproximadamente duas horas e meia. Ao término do procedimento, o paciente foi encaminhado para recuperação já consciente e respirando espontaneamente. A operação envolveu cinco cirurgiões, um anestesista, dois instrumentadores cirúrgicos e dois enfermeiros.





O cirurgião-geral e chefe do Serviço de Transplante Papa São João Paulo II, Luiz Fernando Veloso, destacou a importância do procedimento para a medicina do interior baiano. “Uma pessoa teve sua vida recomeçada de um modo extraordinário, de um modo impensável para nossa cidade há pouco tempo. Com os transplantes dos dois órgãos, a vida deste paciente tende a retornar ao estado normal, restabelecendo a sua vida tanto em quantidade quanto em qualidade”, afirmou.





O coordenador estadual do Sistema de Transplantes da Bahia, Eraldo Moura, ressaltou que o caso representa um avanço na política de interiorização dos transplantes. Segundo ele, o objetivo é permitir que os pacientes realizem os procedimentos mais próximos de suas residências, ampliando o acesso ao tratamento especializado em diferentes regiões do estado.





Atualmente, a Bahia possui 2.267 pessoas na fila por um transplante de rim e outras 71 aguardando um transplante de fígado. Apesar dos avanços, a taxa de recusa familiar para doação de órgãos no estado ainda chega a 68%, índice superior à média nacional, estimada em cerca de 45%.





Diante desse cenário, Eraldo Moura reforçou a importância da conscientização sobre a doação de órgãos. “Que essa seja uma oportunidade de mais pessoas entenderem que a doação vem da sociedade. Por isso, é muito importante informar para a família se houver desejo de doar, porque a decisão final é dela”, destacou.

Traia Véia se apresenta na sexta-feira em Livramento de Nossa Senhora

Traia Véia se apresenta na sexta-feira em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação

A banda Traia Véia será uma das atrações do Arraiá do Amor 2026 e se apresentará na sexta-feira, 12 de junho, no Bairro Estocada, em Livramento de Nossa Senhora.





O evento marcará o encerramento dos festejos de Santo Antônio e contará com uma programação voltada para celebrar o Dia dos Namorados, reunindo música, tradição e o clima das festas juninas.





Além de Traia Véia, a programação terá apresentações da Banda Geração Festeira e do cantor Flávio Leandro. A expectativa é de reunir moradores e visitantes para uma noite de celebração ao amor e à cultura nordestina.





O evento integra a programação do São João da Bahia 2026 e é realizado pela Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.





A iniciativa conta com apoio do Governo da Bahia, da Bahia Turismo, do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

PM apreende 187 tabletes de maconha em Feira de Santana

PM apreende 187 tabletes de maconha em Feira de Santana
Foto: Cippa Porto Seguro

Policiais militares da 67ª CIPM com apoio do 25º BPM apreenderam 187 tabletes de maconha, no bairro Sim, em Feira de Santana, na noite de segunda-feira (8).





Os militares foram acionados para averiguar denúncia de tráfico de drogas naquele bairro. No local, um imóvel abandonado foi identificado, na revista à edificação, foram localizados entorpecentes acondicionados em caixas, no interior de um freezer. Nenhum suspeito foi localizado.





Todo o material apreendido foi apresentado na Central de Flagrantes para adoção das medidas cabíveis.

Avião com ACM Neto e outras autoridades retorna a Salvador após despressurização no sudoeste da Bahia

Avião com ACM Neto e outras autoridades retorna a Salvador após despressurização no sudoeste da Bahia
Foto: Redes sociais

Um avião que transportava o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, precisou retornar para Salvador na segunda-feira (08/06) após apresentar um problema de despressurização durante o voo nas proximidades de Brumado, no sudoeste da Bahia.





De acordo com a assessoria do político, a aeronave tinha como destino a região de Brumado, de onde os passageiros seguiriam por via terrestre para cumprir agenda no município de Livramento de Nossa Senhora. No entanto, após a ocorrência, o pouso programado foi cancelado e a tripulação optou pelo retorno à capital baiana.





Além de ACM Neto, estavam a bordo o pré-candidato ao Senado João Roma, a deputada federal Roberta Roma, o deputado estadual Nelson Leal e o senador Angelo Coronel. Apesar do susto, nenhum dos ocupantes ficou ferido.





Nas redes sociais, ACM Neto informou que todos os passageiros estavam bem e agradeceu as manifestações de apoio recebidas após o incidente. “Minha gratidão a Deus e a todos pelas orações”, escreveu.





João Roma e Roberta Roma também se manifestaram, relatando momentos de apreensão durante o voo e agradecendo as mensagens de solidariedade enviadas por apoiadores e amigos.





O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também comentou o episódio. Em publicação nas redes sociais, ele prestou solidariedade aos ocupantes da aeronave e ressaltou que diferenças políticas devem ser deixadas de lado em situações como essa.





“Graças a Deus, todos que estavam a bordo estão bem”, afirmou o governador. Jerônimo destacou ainda que quem atua na vida pública está frequentemente sujeito aos riscos das viagens e que momentos como esse reforçam a importância da preservação da vida.





A despressurização ocorre quando há perda total ou parcial da pressão interna da cabine da aeronave, exigindo procedimentos de segurança por parte da tripulação. As circunstâncias que provocaram o problema não foram detalhadas.

CIPRv/Brumado recupera veículos roubados e apreende mais de 14 quilos de maconha durante operações nas rodovias

CIPRv/Brumado recupera veículos roubados e apreende mais de 14 quilos de maconha durante operações nas rodovias
Foto: Divulgação/CIPRv

As ações de fiscalização realizadas pela Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv/Brumado) entre os dias (04/06) e (08/06) resultaram na recuperação de cinco veículos com restrição de furto ou roubo, na apreensão de dois veículos com suspeita de adulteração e na retenção de um veículo transportando mercadorias sem nota fiscal.





Durante o período, os policiais também apreenderam 14,5 quilos de uma substância análoga à maconha. A ocorrência foi registrada durante a abordagem a um ônibus interestadual na BR-030, no município de Guanambi.





Segundo a Polícia Militar, o material ilícito foi localizado durante a fiscalização realizada pelas equipes. O suspeito responsável pela droga foi preso em flagrante e encaminhado, juntamente com o entorpecente apreendido, para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde foi autuado pelo crime de tráfico de drogas.





Ainda conforme a corporação, as operações desenvolvidas nos postos rodoviários e pelo Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) também resultaram na abordagem de 1.206 pessoas. As ações tiveram como principal objetivo reforçar a segurança viária e conscientizar os condutores sobre os riscos de sinistros de trânsito nas rodovias da região.

MPBA debate impactos da nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental em seminário realizado em Caetité

MPBA debate impactos da nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental em seminário realizado em Caetité
Foto: Divulgação/MPBA

As mudanças trazidas pela nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei nº 15.190/2025) foram tema de discussão durante o VI Seminário Gestão Ambiental Municipal: Resultados e Impactos no Alto Sertão, realizado em (26/05), na sede da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Caetité.





Representando o Ministério Público da Bahia, o promotor de Justiça Jaílson Trindade Neves, titular da Promotoria de Justiça Regional Especializada em Meio Ambiente, com sede em Guanambi, apresentou uma palestra sobre os principais aspectos da legislação e seus reflexos para a administração pública municipal.





Durante a exposição, foram abordados temas relacionados aos procedimentos de licenciamento ambiental, à divisão de competências entre os entes públicos e aos desafios que os municípios deverão enfrentar para adequação às novas exigências previstas na norma. O promotor também destacou a atuação do Ministério Público na fiscalização do cumprimento da legislação ambiental e na defesa do meio ambiente como um direito fundamental da sociedade.

MPBA debate impactos da nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental em seminário realizado em Caetité
Foto: Divulgação/MPBA

O evento foi promovido pelo Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão e reuniu gestores municipais, técnicos ambientais e representantes de órgãos ligados à formulação e execução de políticas públicas na área. Participaram ainda representantes da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), além de prefeitos e servidores municipais.





Segundo os organizadores, o seminário teve como objetivo fortalecer o debate sobre a gestão ambiental nos municípios da região, especialmente em relação às ações voltadas para a recuperação e adequação de áreas de lixões, alinhadas às novas normas ambientais e às políticas de preservação do meio ambiente.

Motorista perde controle da direção e veículo tomba na BR-030 entre Brumado e Rio do Antônio

Motorista perde controle da direção e veículo tomba na BR-030 entre Brumado e Rio do Antônio
Foto: Divulgação/CIPRv

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde de segunda-feira (08/06), por volta das 16h, na BR-030, no trecho entre Brumado e o distrito de Ibitira, no município de Rio do Antônio.





De acordo com informações da Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv), o sinistro envolveu um veículo Toyota Corolla XEI20, conduzido por um jovem de 24 anos.





Quando a equipe policial chegou ao local, constatou que o automóvel havia saído da pista e tombado às margens da rodovia após o motorista perder o controle da direção. O veículo ficou em repouso fora da via.





Apesar do impacto, o acidente resultou apenas em danos materiais. Não houve registro de feridos.





As circunstâncias que levaram à perda do controle do veículo não foram informadas. A ocorrência foi acompanhada por policiais rodoviários que atuam no trecho.

MP deflagra operação contra esquema de entrada de drogas no Presídio de Brumado

MP deflagra operação contra esquema de entrada de drogas no Presídio de Brumado
Foto: Divulgação/MPBA

O Ministério Público do Estado da Bahia deflagrou, na manhã desta terça-feira, dia 9, a ‘Operação Bodyscan’ que investiga uma organização criminosa com atuação na distribuição de drogas no Presídio de Brumado. A operação foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e pelo Grupo de Atuação Especial em Execução Penal (Gaep), com atuação conjunta da 3ª e da 4ª Promotorias de Justiça de Brumado. 





Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em endereços residenciais nas proximidades do estabelecimento prisional de Brumado. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Brumado, a pedido do MPBA, no âmbito do procedimento que apura a possível prática de crimes relacionados à introdução, guarda, transporte e distribuição de substâncias entorpecentes no interior da unidade prisional.





As investigações indicam a existência de um esquema estruturado que teria se valido do acesso funcional de profissionais vinculados ao serviço de saúde bucal da unidade prisional para viabilizar a entrada de material ilícito no estabelecimento penal, com posterior repasse a internos previamente identificados. Conforme os promotores de Justiça, o esquema envolveria a participação de pessoas em ambientes externo e interno à unidade, com divisão de tarefas e utilização de meios destinados a dificultar os procedimentos regulares de fiscalização e revista.





O nome da operação remete ao mecanismo de controle de acesso ao presídio. O equipamento de escaneamento corporal (bodyscan) estava no centro do esquema: uma das investigadas explorava uma condição especial de saúde como pretexto para se esquivar da revista eletrônica e ingressar na unidade prisional com drogas, sem passar pelo aparelho de escaneamento corporal. 





As diligências têm como objetivo reunir novos elementos probatórios, identificar outros possíveis envolvidos e delimitar a extensão das condutas investigadas. O material apreendido será posteriormente analisado, permitindo o avanço das investigações.

Motocicleta com restrição de furto ou roubo é recuperada pela PM em Guanambi

Motocicleta com restrição de furto ou roubo é recuperada pela PM em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Uma motocicleta com restrição de furto ou roubo foi recuperada por policiais militares do 17º BPM na tarde de segunda-feira (08/06), no Centro de Guanambi.





De acordo com a Polícia Militar, a ação ocorreu por volta das 17h10, durante rondas e abordagens realizadas em estabelecimentos comerciais da região. Ao consultar veículos estacionados nas proximidades de um bar, os policiais constataram que uma motocicleta Honda CG 150 Titan ES, de cor preta, possuía registro de furto ou roubo.





O homem que estava na posse do veículo, de 36 anos, informou aos policiais que havia adquirido a motocicleta em Belo Horizonte. Ele apresentou a documentação de compra e afirmou que ainda não havia conseguido realizar a transferência de propriedade.





Diante da restrição identificada no sistema, o suspeito e a motocicleta foram encaminhados à Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram adotadas as medidas cabíveis e o caso será apurado pela Polícia Civil.

Polícia Civil inicia curso sobre inteligência artificial aplicada à investigação criminal em Vitória da Conquista

Polícia Civil inicia curso sobre inteligência artificial aplicada à investigação criminal em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Academia da Polícia Civil (Acadepol), iniciou na segunda-feira (08) um curso de Inteligência Artificial Aplicada à Investigação Criminal voltado para servidores da região Sudoeste do estado. A capacitação é realizada na sede do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em Vitória da Conquista, e segue até sexta-feira, 12 de junho.





Com carga horária de 40 horas, o treinamento reúne atividades teóricas e práticas sobre temas relacionados ao uso da inteligência artificial nas investigações policiais. Entre os conteúdos abordados estão introdução à inteligência artificial, aplicação da tecnologia na investigação criminal, ética e prática investigativa, além de outros assuntos ligados à modernização dos métodos de apuração.





Participam do curso 22 servidores da Polícia Civil, entre delegados e investigadores das Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins) de Vitória da Conquista, Jequié, Brumado, Guanambi e Itapetinga. As unidades integram a área de atuação da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste).





A iniciativa busca preparar os profissionais para a utilização de ferramentas tecnológicas no trabalho investigativo, acompanhando as transformações e novas demandas da segurança pública.





Durante a abertura da capacitação, o diretor-adjunto da Acadepol, delegado Marcelo Costa Sansão, destacou a necessidade de adaptação das polícias ao cenário atual da investigação criminal. Segundo ele, o processo investigativo deixou de estar concentrado apenas na coleta de vestígios e provas físicas, passando a exigir cada vez mais a análise e a filtragem de grandes volumes de dados, um desafio enfrentado por instituições policiais em diversos países.

Nova lei torna crime o exercício ilegal da medicina veterinária no Brasil

Nova lei torna crime o exercício ilegal da medicina veterinária no Brasil
Foto: Sudoeste Total

Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (08/06) a Lei nº 15.425, que torna crime o exercício ilegal da medicina veterinária no Brasil. A norma altera o Decreto-Lei nº 2.848, de 1940, que institui o Código Penal, e estabelece pena de detenção de seis meses a dois anos para quem atuar na profissão sem autorização legal.





A legislação também prevê punição para médicos-veterinários que exerçam atividades profissionais durante período de suspensão ou após o cancelamento da habilitação ou do registro profissional.





De acordo com a nova regra, caso um animal sofra lesão ou morra durante um procedimento realizado por alguém que esteja atuando ilegalmente, o responsável poderá responder ainda com base na Lei dos Crimes Ambientais.





Nos casos em que houver a morte do animal, a legislação determina que o agente também poderá responder pelo crime de homicídio, conforme previsão do Código Penal.





A medida busca reforçar a fiscalização da atividade profissional e ampliar a proteção aos animais, garantindo que procedimentos veterinários sejam realizados apenas por profissionais devidamente habilitados e registrados nos órgãos competentes.

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de mielofibrose

Anvisa aprova novo medicamento para tratamento de mielofibrose
Foto: Envato

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento de pacientes adultos com mielofibrose primária ou secundária de risco intermediário ou alto que apresentam contagem de plaquetas abaixo de 50 × 10⁹/L. O registro do Vonjo® (pacritinibe) foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (08/06).





O medicamento, administrado por via oral duas vezes ao dia, passa a ser uma nova opção terapêutica para pacientes diagnosticados com a doença, considerada um tipo raro de câncer do sangue.





A mielofibrose é caracterizada pelo acúmulo de tecido cicatricial na medula óssea, comprometendo a produção normal de células sanguíneas. A condição pode provocar sintomas como anemia, fadiga intensa e aumento do baço.





Segundo a Anvisa, o Vonjo® atua bloqueando enzimas relacionadas ao crescimento descontrolado das células sanguíneas e aos processos inflamatórios associados à doença. O medicamento é produzido pela empresa Pint Pharma Produtos Médico-Hospitalares e Farmacêuticos.





Com a aprovação regulatória, o tratamento passa a integrar as opções disponíveis para pacientes com formas mais avançadas da mielofibrose e com baixa contagem de plaquetas, condição que pode limitar o uso de outras terapias.

MTE resgata 69 trabalhadores em condições análogas à escravidão na Chapada Diamantina

MTE resgata 69 trabalhadores em condições análogas à escravidão na Chapada Diamantina
Foto: Arquivo MTE

Durante duas operações coordenadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Auditoria Fiscal do Trabalho, foram resgatados 69 trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão em diferentes regiões da Bahia (BA). As ações ocorreram entre 24 de maio e 3 de junho, nos municípios de Seabra, na Chapada Diamantina, e Novo Horizonte, região conhecida pela atividade garimpeira.





As fiscalizações foram realizadas com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Defensoria Pública da União (DPU) e da Polícia Federal (PF), reforçando a atuação integrada do Estado brasileiro no combate ao trabalho escravo contemporâneo.





De acordo com as informações da fiscalização, no município de Seabra, os auditores-fiscais do Trabalho resgataram 45 trabalhadores em um canteiro de obras destinado à construção de um empreendimento comercial voltado ao funcionamento de ponto de apoio rodoviário e restaurante. A operação foi deflagrada no dia 25 de maio.





Durante a inspeção, foram identificados 55 trabalhadores em atividade, dos quais 45 foram resgatados. As equipes constataram alojamentos precários, com superlotação, falta de privacidade, instalações sanitárias inadequadas e convivência direta com materiais de construção, equipamentos e produtos químicos.





Também foram verificadas graves irregularidades trabalhistas, como ausência de registro em carteira, inexistência de controle formal de jornada, falta de programas de saúde e segurança e fornecimento insuficiente de equipamentos de proteção individual.





A fiscalização identificou ainda situações de grave e iminente risco, incluindo instalações elétricas improvisadas, máquinas sem proteção, escavações abertas sem sinalização e trabalho em altura sem medidas de segurança. As jornadas ultrapassavam os limites legais, chegando a cerca de 65 horas semanais.





Segundo a equipe da Auditoria Fiscal do Trabalho, os trabalhadores foram recrutados em diferentes estados e passaram a depender integralmente da estrutura fornecida pela empresa para moradia e alimentação. Diante do conjunto de irregularidades, ficou caracterizada a submissão a condições análogas à escravidão, especialmente em razão das condições degradantes de trabalho e da jornada exaustiva.





Ao final da ação, foram pagos R$ 578.243,28 em verbas rescisórias e R$ 157.500,00 a título de danos morais individuais. A obra foi totalmente embargada, e os trabalhadores foram encaminhados para habilitação no seguro-desemprego especial destinado a trabalhadores resgatados e para atendimento pela rede de assistência social.





Na região de Novo Horizonte, entre os dias 24 de maio e 3 de junho, outra operação identificou 40 trabalhadores atuando em garimpos subterrâneos de extração artesanal de quartzo rutilado e barita. Desses, 24 trabalhadores foram resgatados por estarem submetidos a condições análogas à escravidão.





Segundo a fiscalização, os trabalhadores foram encontrados vivendo em barracos improvisados de lona, sem acesso à água potável, higiene adequada ou condições mínimas de habitabilidade. As equipes também identificaram um sistema irregular de remuneração baseado no pagamento semanal de cerca de R$ 120, conhecido como “feira”, além da promessa de remuneração vinculada à produção futura, modelo considerado fraudulento por transferir aos trabalhadores os riscos da atividade econômica.





Os auditores-fiscais do Trabalho constataram ainda a existência de uma estrutura organizada de comando das atividades, evidenciando subordinação e dependência econômica dos trabalhadores.





As condições de segurança eram extremamente precárias. Os garimpeiros atuavam sem equipamentos de proteção adequados e sem treinamento, realizando atividades em galerias subterrâneas com profundidade de até 100 metros. A situação os expunha a riscos de soterramento, quedas, trabalho em espaço confinado e contaminação por sílica, substância associada ao desenvolvimento da silicose.





Diante das irregularidades encontradas, foi caracterizada a submissão dos trabalhadores a condições análogas à escravidão, especialmente em razão das condições degradantes de trabalho. Todas as frentes de trabalho fiscalizadas foram interditadas.





Após o resgate, os trabalhadores foram afastados das atividades e terão acesso às verbas rescisórias devidas e ao seguro-desemprego especial destinado aos trabalhadores resgatados.

Bahia amplia vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses

Bahia amplia vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses
Foto: Leonardo Rattes/Sesab

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ampliou, a partir desta segunda-feira (08/06), a vacinação contra a influenza para toda a população com mais de seis meses de idade. A medida segue até o dia 17 de junho e foi definida em conjunto com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e ampliar a proteção da população baiana contra os vírus da gripe.





A decisão ocorre após o encerramento da campanha destinada aos grupos prioritários, realizada até 30 de maio. Com a disponibilidade de doses já distribuídas aos municípios, a ampliação busca facilitar o acesso ao imunizante e reforçar a prevenção durante o período de maior circulação de doenças respiratórias no estado.





A vacina oferecida na rede pública é do tipo trivalente e foi atualizada para proteger contra as cepas mais recentes dos vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. Segundo a Sesab, a imunização é uma das principais estratégias para reduzir casos graves de gripe e evitar complicações associadas à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).





De acordo com a coordenadora estadual de Imunização, Vânia Rebouças, a vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenir o agravamento da doença. Dados levantados em unidades hospitalares apontam que, entre os pacientes internados em leitos de terapia intensiva por SRAG entre 1º e 25 de maio, apenas 9,89% haviam sido vacinados contra a influenza.





Apesar da ampliação para o público geral, a Secretaria da Saúde reforça a importância da imunização entre os grupos prioritários, como idosos, gestantes, puérperas, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades. Segundo informações do painel de vacinação do Ministério da Saúde, apenas 35% desse público recebeu a vacina em 2026.





“São grupos historicamente mais vulneráveis e com mais risco de agravamento, por isso devem buscar a vacina em um posto de saúde do seu município”, alertou Vânia Rebouças.





A vacinação está disponível nas unidades de saúde dos municípios baianos, conforme a organização definida por cada rede municipal.

Setur-BA inicia pesquisa sobre perfil dos turistas em Rio de Contas

Setur-BA inicia pesquisa sobre perfil dos turistas em Rio de Contas
Foto: Laís Rocha/Setur-BA

Os festejos de Corpus Christi em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, foram escolhidos pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) para dar início à Pesquisa Macro de Caracterização e Dimensionamento do Turismo Receptivo na Bahia. Com mais de 300 anos de tradição, a celebração serviu como ponto de partida para o levantamento que pretende ouvir cerca de 36 mil visitantes em municípios das 13 zonas turísticas do estado.





Executado pelo Instituto MDS, o estudo busca identificar o perfil dos viajantes e avaliar os serviços oferecidos nos destinos baianos. Entre os aspectos analisados estão origem dos turistas, meios de transporte utilizados, formas de hospedagem, gastos médios, tempo de permanência e a percepção sobre a qualidade dos serviços turísticos.





Durante a pesquisa em Rio de Contas, visitantes de diversas regiões da Bahia e de outros estados participaram das entrevistas. A mineira Isabela Mendes, que visitava a cidade pela quarta vez consecutiva, destacou a importância da iniciativa. “Acho importante participar da pesquisa. É uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do turismo na Bahia, ajudando a identificar o que está funcionando bem e o que pode ser aperfeiçoado, para tornar a experiência dos visitantes ainda mais positiva”, afirmou.





O fotógrafo Everaldo Oliveira, de Salvador, também aprovou o levantamento. “Fiquei encantado com a cidade e o envolvimento da comunidade na preservação das tradições, e fui surpreendido positivamente com a pesquisa. Tudo o que estou vivenciando aqui vou compartilhar com meus amigos de outros estados e também do exterior, para que eles possam conhecer um pouco dessa riqueza cultural”, disse.





A pesquisa será realizada tanto em períodos de baixa quanto de alta temporada, além de grandes festas populares, datas comemorativas e eventos que atraem grande fluxo de visitantes. Após a etapa em Rio de Contas, o levantamento terá continuidade em outros destinos turísticos baianos.





Segundo o diretor do Instituto MDS, Victor Mendes, o trabalho conta com profissionais capacitados, incluindo pesquisadores bilíngues, para garantir a qualidade das informações coletadas. “Teremos um levantamento bastante robusto, que permitirá compreender com profundidade o perfil do visitante em todas as zonas turísticas, além de sua opinião sobre as experiências vividas”, destacou.

Polícia Militar e Secretaria de Educação promovem reunião para fortalecer segurança escolar em Brumado

Polícia Militar e Secretaria de Educação promovem reunião para fortalecer segurança escolar em Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM

A direção da Escola Oscarlina promoveu, na última semana, uma reunião com pais e responsáveis para discutir medidas voltadas à segurança e à convivência no ambiente escolar. O encontro contou com a participação da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Educação, reforçando a parceria entre escola, família e poder público na prevenção da violência.





Durante a reunião, a gestão da unidade apresentou um balanço das ações desenvolvidas desde o início do ano letivo e destacou que a busca por apoio junto aos órgãos competentes tem sido uma das principais estratégias para prevenir conflitos e garantir a segurança de estudantes, professores e demais profissionais da educação.





Representantes da Secretaria de Educação e do 24º Batalhão de Polícia Militar participaram das discussões e ressaltaram a importância do trabalho conjunto para a construção de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.





Segundo a Polícia Militar, as ações preventivas realizadas nas escolas ganham maior efetividade quando contam com o envolvimento das famílias. A corporação destacou que o acompanhamento da rotina dos estudantes e a participação ativa dos pais no processo educacional são fundamentais para prevenir comportamentos de risco e fortalecer a cultura de paz dentro e fora das unidades de ensino.





A iniciativa reforça a integração entre os setores da educação e da segurança pública, buscando ampliar o diálogo com a comunidade escolar e promover um ambiente mais seguro para todos.

Homem com mandado de prisão por homicídio é preso por tráfico de drogas em Vitória da Conquista

Homem com mandado de prisão por homicídio é preso por tráfico de drogas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Um homem foi preso por tráfico de drogas e por possuir um mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio durante uma ação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Sudoeste, na tarde de domingo (07/06), em Vitória da Conquista.





De acordo com a Polícia Militar, por volta das 16h20, uma guarnição realizava rondas no Loteamento Parque Conveima 2 quando avistou um veículo Ford Ka prata transitando em baixa velocidade. Ao perceber a aproximação da viatura, o condutor acelerou bruscamente e tentou fugir, desobedecendo à ordem de parada.





Após acompanhamento, o veículo foi interceptado em frente a uma casa de eventos. Durante a abordagem, os policiais encontraram porções de substâncias análogas à maconha e à cocaína. Questionado, o suspeito informou que mantinha mais entorpecentes em um apartamento utilizado como residência.





No imóvel, os militares localizaram outras porções das mesmas drogas, além de materiais relacionados ao tráfico. Durante a identificação do conduzido, foi constatado que havia contra ele um mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio.





Na ação, foram apreendidos 49 papelotes de substância análoga à cocaína, cinco pinos contendo a mesma droga, uma porção de cocaína pesando 11,72 gramas, um tablete de maconha prensada com cerca de 210 gramas, uma porção de maconha de 13 gramas, duas balanças de precisão, dois celulares, um cartão de crédito, dinheiro em espécie, sacolas utilizadas para acondicionamento de entorpecentes, um aparelho de som e o veículo utilizado pelo suspeito.





O homem e todo o material apreendido foram apresentados no Plantão Central da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Vitória da Conquista, onde a ocorrência foi registrada e as medidas cabíveis foram adotadas pela Polícia Civil.

36ª Vaquejada de Lagoa Real é encerrada com saldo positivo na segurança, informa PM

36ª Vaquejada de Lagoa Real é encerrada com saldo positivo na segurança, informa PM
Foto: Divulgação/94ª CIPM

A 36ª edição da Vaquejada de Lagoa Real foi encerrada na madrugada de segunda-feira (08/06) sem o registro de ocorrências relevantes, conforme balanço divulgado pela Polícia Militar da Bahia. O esquema especial de segurança também contemplou a tradicional Missa do Vaqueiro, realizada durante a programação festiva do município.





Ao longo dos quatro dias de evento, equipes da Polícia Militar reforçaram o policiamento com o objetivo de garantir a tranquilidade do público, formado por moradores, visitantes e participantes das competições e celebrações culturais. As ações ocorreram tanto no circuito da festa quanto em áreas adjacentes e vias de acesso à cidade.





A operação foi coordenada pela 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), com apoio da Companhia Independente de Policiamento Tático do Meio Oeste (CIPT-MO/Rondesp Meio Oeste). As guarnições realizaram patrulhamento ostensivo e preventivo, contribuindo para a manutenção da ordem pública durante toda a programação.





Segundo a corporação, a atuação integrada das unidades permitiu que os festejos transcorressem de forma pacífica, sem registros de ocorrências de maior gravidade.





O comandante da 94ª CIPM, tenente-coronel PM Suarez, avaliou positivamente o resultado da operação e destacou que o desfecho demonstra a eficácia do planejamento adotado pelas forças de segurança. Ele ressaltou ainda que a vaquejada marca o início de uma sequência de grandes eventos tradicionais na área de atuação da unidade, que seguirá empregando efetivo nos festejos juninos, nas comemorações do 2 de Julho e na Festa de Sant’Ana, em Caetité, prevista para o fim de julho.

Motocicleta com registro de furto é recuperada pela CIPRv em Caraíbas

Motocicleta com registro de furto é recuperada pela CIPRv em Caraíbas
Foto: Divulgação/CIPRv

Uma motocicleta com restrição de furto foi recuperada por policiais da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) no domingo (07/06), durante uma ação de fiscalização realizada no Distrito de Vila Mariana, em Caraíbas.





De acordo com a corporação, a equipe do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) realizava rondas na localidade quando abordou uma motocicleta Honda CG 150 Titan Mix. Durante a verificação dos documentos e dos elementos de identificação do veículo, os policiais identificaram indícios de falsificação documental.





Após consultas aos sistemas de segurança, foi constatado que a motocicleta possuía registro de furto no estado de São Paulo. Diante da situação, o veículo foi apreendido para os procedimentos legais.





O proprietário da motocicleta e o veículo foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), onde a ocorrência foi registrada e as medidas cabíveis ficaram a cargo da Polícia Civil.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.