Início Arquivo Maio de 2026

Maio de 2026

Encontramos 394 Notícias

Comerciante imobiliza suspeito de furto e aciona PM em Tanhaçu

Comerciante imobiliza suspeito de furto e aciona PM em Tanhaçu
Foto: Sudoeste Total

Um homem suspeito de furtar um mercadinho foi conduzido à delegacia na tarde de terça-feira (19/05), em Tanhaçu, após ser localizado e imobilizado pelo proprietário do estabelecimento com a ajuda do filho. A ocorrência foi registrada por volta das 12h15 pela guarnição do 24º BPM – Base Minério. Segundo informações da Polícia Militar, o comerciante, de 56 anos, relatou que percebeu um homem observando o depósito do mercadinho na segunda-feira. Ao abrir o estabelecimento no dia seguinte, constatou o desaparecimento de diversas mercadorias e decidiu procurar o suspeito por conta própria. O homem foi encontrado dormindo às margens do Rio das Contas. O comerciante e o filho, de 19 anos, conseguiram conter o suspeito até a chegada da Polícia Militar, acionada por meio do telefone funcional da guarnição. De acordo com a vítima, foram furtadas bebidas e fogos de artifício do depósito do estabelecimento. Durante a abordagem, os policiais encontraram parte do material furtado em posse do suspeito. Após a ocorrência, o comerciante, o suspeito e uma testemunha foram encaminhados para a Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado para adoção das medidas legais cabíveis.

Polícia Militar conduz funcionários à delegacia após discussão em empresa de Brumado

Polícia Militar conduz funcionários à delegacia após discussão em empresa de Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM

Uma discussão entre funcionários de uma mesma empresa mobilizou uma guarnição da CETO do 24º Batalhão da Polícia Militar na tarde de terça-feira (19/05), em Brumado. A ocorrência foi registrada por volta das 12h50, na região do Anel Viário da BR-030. Segundo informações da Polícia Militar, a equipe foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicação (CICOM) para averiguar uma denúncia de ameaça envolvendo suposto uso de arma de fogo dentro do ambiente de trabalho. No local, um homem de 42 anos relatou aos policiais que havia se desentendido verbalmente com outro funcionário, de 30 anos, e que durante a discussão teria sido ameaçado pelo colega, que supostamente estaria armado. Diante da denúncia, os policiais realizaram abordagem nos envolvidos, além de uma busca pessoal e uma varredura no perímetro da empresa. Apesar das acusações, nenhuma arma de fogo ou arma branca foi localizada. Funcionários que testemunharam a confusão confirmaram que houve um desentendimento entre os trabalhadores, mas afirmaram não ter visto qualquer arma durante a situação. Como os ânimos permaneciam alterados e houve relato de ameaça, os dois envolvidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Brumado, onde a ocorrência foi registrada para adoção das medidas cabíveis.

Polícia Militar conduz mulheres à delegacia após conflito por cobrança de dívida em Brumado

Polícia Militar conduz mulheres à delegacia após conflito por cobrança de dívida em Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM

Uma ocorrência de ameaça motivada por desacordo financeiro mobilizou uma guarnição do 24º Batalhão da Polícia Militar, Base Minério, na manhã de terça-feira (19/05), no bairro Novo Brumado, em Brumado. Segundo informações da Polícia Militar, a equipe foi acionada por volta das 7h, via CICOM, para atender uma denúncia envolvendo intimidação durante uma cobrança de dívida em uma residência da localidade. No local, os policiais ouviram a moradora, de 39 anos, que relatou que uma mulher de 42 anos vinha comparecendo repetidamente ao imóvel para exigir o pagamento de valores emprestados. A solicitante confirmou a existência da dívida, que já dura mais de um ano, mas afirmou que o atraso ocorreu nos últimos três meses e que, atualmente, enfrenta dificuldades financeiras para quitar o débito. Já a outra envolvida alegou que necessita receber o valor com urgência, pois teria intermediado o empréstimo junto ao próprio irmão. Diante do impasse e das acusações de intimidação, e sem acordo entre as partes no local, a guarnição encaminhou as duas mulheres para a Delegacia Territorial de Brumado, onde a ocorrência foi registrada e apresentada à autoridade policial para adoção das medidas cabíveis.

Polícia Militar acompanha caso de suspeita de estupro de vulnerável em Livramento de Nossa Senhora

Polícia Militar acompanha caso de suspeita de estupro de vulnerável em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Sudoeste Total

Uma ocorrência de averiguação de suposto estupro de vulnerável foi registrada na noite de terça-feira (19/05), no bairro Benito Gama, em Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações da 46ª CIPM, a guarnição foi acionada por volta das 23h50 após denúncia apresentada pela mãe de uma criança de 3 anos. Conforme o relato, o suposto abuso teria ocorrido no dia 16 de maio, sendo apontado como suspeito o pai da vítima. Ao chegar ao endereço informado, os policiais mantiveram contato com os envolvidos e acompanharam a responsável legal e a criança até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foram realizados atendimento médico e exame clínico. De acordo com a médica responsável pelo atendimento, não foi possível confirmar, por meio do exame realizado na unidade, a ocorrência do fato denunciado. A profissional informou ainda que a comprovação técnica dependerá da realização de perícia especializada. Durante o atendimento, conforme registrado na ocorrência, a criança teria relatado por diversas vezes a existência de contato íntimo por parte do suspeito. Após os procedimentos iniciais, as partes envolvidas foram encaminhadas para a Delegacia Territorial de Brumado, onde o caso foi registrado e serão adotadas as medidas cabíveis, incluindo a realização de perícia especializada.

Homem é preso após atirar contra ex-companheira em Livramento de Nossa Senhora

Homem é preso após atirar contra ex-companheira em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Sudoeste Total

Uma mulher foi baleada no braço na noite de terça-feira (19) bairro Estocada, em Livramento de Nossa Senhora, durante uma ocorrência registrada como ameaça e tentativa de feminicídio. De acordo com informações da 46ª CIPM, os agentes foram acionados por volta das 21h30 após denúncias de que um homem estaria ameaçando uma mulher e afirmando que colocaria fogo na residência. Ao chegarem ao local, os policiais foram informados por populares de que o suspeito havia efetuado um disparo de arma de fogo contra a ex-companheira, atingindo o braço da vítima, motivado pela não aceitação do fim do relacionamento. Durante as diligências, a equipe localizou o suspeito tentando fugir por imóveis vizinhos. Na tentativa de escapar, ele caiu de uma altura aproximada de cinco metros e ficou desacordado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para prestar socorro. A vítima e o suspeito foram encaminhados para atendimento médico e permanecem internados. O estado de saúde deles é considerado estável. O caso segue sendo acompanhado pela Delegacia do município.

Polícia Civil prende homem em flagrante por roubo em Macaúbas

Polícia Civil prende homem em flagrante por roubo em Macaúbas
Foto: Divulgação/PMM

Na manhã desta terça-feira (19), a Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Macaúbas (DT/Macaúbas), prendeu em flagrante um homem, de 26 anos, após roubar o celular de um idoso, de 83 anos, utilizando uma arma branca na feira livre, no centro de Macaúbas. De acordo com informações da ocorrência, investigadores realizavam diligências na região quando tomaram conhecimento do roubo e iniciaram buscas nas proximidades, localizando o suspeito. Durante a abordagem, os agentes encontraram a arma utilizada no crime e o aparelho celular pertencente à vítima. Após consulta ao sistema, foi identificado que o suspeito já possui outros registros em seu desfavor, a exemplo de crimes contra o patrimônio. Ele foi conduzido à unidade policial para adoção das medidas cabíveis e segue à disposição da Justiça. O celular foi restituído à vítima.

Sargento do 24º BPM conclui curso da PMBA voltado ao combate a crimes contra bancos

Sargento do 24º BPM conclui curso da PMBA voltado ao combate a crimes contra bancos
Foto: Divulgação/24º BPM

O sargento PM Gabriel Maciel, integrante do 24º Batalhão de Polícia Militar, concluiu com êxito o X Curso de Primeiras Respostas a Crimes Contra Instituições Financeiras (CPRCCIF), promovido pela Polícia Militar da Bahia por meio da CIPE/Sudoeste. A capacitação foi desenvolvida com foco na preparação técnico-operacional de policiais militares para atuação em ocorrências de maior complexidade, especialmente em ações criminosas contra instituições financeiras. Durante o curso, os participantes passaram por treinamentos voltados à resposta rápida em situações como ataques a agências bancárias, explosões de caixas eletrônicos, investidas contra carros-fortes e demais ocorrências que exigem gerenciamento de crise e atuação especializada. Segundo a corporação, a conclusão da instrução pelo policial do 24º BPM reforça o compromisso da unidade com a qualificação contínua do efetivo e o aprimoramento das ações operacionais desenvolvidas na região. A formação integra a estratégia da PMBA de fortalecimento da doutrina de pronta resposta em ocorrências de alta complexidade, ampliando a capacidade técnica dos policiais militares para enfrentamento ao crime organizado.

Polícia Civil apura falsa comunicação de sequestro em Guanambi

Polícia Civil apura falsa comunicação de sequestro em Guanambi
Foto: Divulgação/PMG

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Guanambi, instaurou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para apurar uma falsa comunicação de crime envolvendo uma jovem de 18 anos, investigada por relatar uma suposta extorsão mediante sequestro no município de Guanambi. De acordo com a ocorrência, o pai da jovem procurou a unidade policial na manhã de segunda-feira, 18 de maio, após não conseguir localizar a filha, mesmo realizando buscas em diversos locais. O namorado da jovem também apresentou mensagens recebidas por aplicativo, enviadas por um número desconhecido, contendo ameaças de morte e referências a um possível sequestro. Durante as investigações, a Polícia Civil constatou que a situação se tratava de uma falsa comunicação de crime, motivada por desentendimentos. Conforme apurado, as mensagens ameaçadoras enviadas ao rapaz teriam sido produzidas pela própria suposta vítima. Diligências de campo e ações de inteligência foram realizadas pela 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Guanambi) e pelo Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (Gatti/Semiárido), com o objetivo de localizar a jovem e verificar a possível participação de outras pessoas na ocorrência. A mulher foi localizada na madrugada desta terça-feira, 19 de maio, em uma residência no bairro São Francisco, em Guanambi, na companhia de amigos, sem sinais de violência ou privação de liberdade. As investigações seguem para o total esclarecimento dos fatos.

Homem é conduzido à delegacia após confusão e apreensão de droga em posto de combustíveis em Guanambi

Homem é conduzido à delegacia após confusão e apreensão de droga em posto de combustíveis em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Uma guarnição do 17º BPM conduziu um homem de 37 anos à delegacia após uma ocorrência de perturbação do sossego e porte de droga registrada por volta da 1h de terça-feira (19/05), em um Posto de combustíveis, às margens da BR-030, em Guanambi. Segundo a Polícia Militar, a equipe foi acionada para averiguar a denúncia de um indivíduo alterado e agressivo que estaria importunando pessoas no local. Ao chegar ao posto, os policiais encontraram o homem já contido por populares, apresentando comportamento agressivo e sinais de estar sob efeito de entorpecentes. Durante a abordagem, foi localizado com ele um papelote contendo substância análoga à cocaína, além de dinheiro em espécie e diversos cartões. De acordo com a ocorrência, foi necessário o uso de algemas para garantir a segurança da equipe e do próprio suspeito. Em seguida, ele foi encaminhado à Delegacia Territorial para adoção das medidas cabíveis.

94ª CIPM apresenta resultados operacionais de 2026 durante sessão na Câmara de Vereadores de Caetité

94ª CIPM apresenta resultados operacionais de 2026 durante sessão na Câmara de Vereadores de Caetité
Foto: Divulgação/94ª CIPM

O comandante da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), tenente-coronel PM Suarez, apresentou na noite desta segunda-feira (18) na Câmara de Vereadores de Caetité, os principais resultados operacionais e ações desenvolvidas pela unidade ao longo de 2026. Durante a sessão, foram divulgados dados relacionados à segurança pública nos municípios que integram a área de atuação da companhia. Entre os destaques apresentados estiveram a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e os períodos sem registros de homicídios em diversas cidades da região. O comandante também destacou os índices relacionados à recuperação de veículos, área em que a 94ª CIPM vem obtendo resultados expressivos no cenário regional. Além dos dados operacionais, a apresentação abordou ações institucionais e projetos promovidos pela unidade, como a 1ª Corrida da 94ª CIPM “Guardiã do Alto Sertão”, iniciativa voltada à integração entre a Polícia Militar e a comunidade, incentivo à prática esportiva e fortalecimento da imagem institucional. Na oportunidade, o tenente-coronel PM Suarez também apresentou o projeto “Desafio do PETO”, corrida programada para acontecer no dia 5 de julho. O comandante ressaltou a importância da participação da população, instituições e parceiros locais para o fortalecimento do evento, reforçando o convite à comunidade. Segundo o oficial, os resultados alcançados são fruto do comprometimento da tropa, do planejamento estratégico das ações policiais e da parceria mantida entre a Polícia Militar, a sociedade e demais instituições. A apresentação reafirmou o compromisso da Polícia Militar da Bahia, por meio da 94ª CIPM, com a preservação da vida, manutenção da ordem pública e fortalecimento de uma segurança pública mais eficiente e próxima da população.

Comando do 24º BPM realiza visita institucional ao MP-BA e fortalece implantação da Ronda Maria da Penha em Brumado

Comando do 24º BPM realiza visita institucional ao MP-BA e fortalece implantação da Ronda Maria da Penha em Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM

O comando do 24º Batalhão de Polícia Militar realizou, nesta segunda-feira, 18 de março, uma visita institucional ao MPBA voltada ao fortalecimento das ações de segurança pública e proteção às mulheres em Brumado e região. Participaram do encontro o tenente-coronel PM Ronivaldo Pontes da Silva, comandante do 24º BPM, o major PM Ronny Anderson Santos Almeida, subcomandante da unidade, e a sargento PM Cristiana Ferreira Dias, chefe da Ronda Maria da Penha de Brumado. A comitiva foi recebida pela procuradora adjunta Norma Cavalcanti. Durante a visita, a sargento PM Cristiana entregou uma lembrança à procuradora e realizou o convite oficial para que a Dra. Norma Cavalcanti se torne madrinha da Ronda Maria da Penha de Brumado. O convite foi aceito pela procuradora com entusiasmo. Ao comentar o momento, Norma Cavalcanti ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento das ações de proteção às mulheres no município. "Recebi a honrosa visita do Comando do 24º BPM. Convite aceito, visando fortalecer o trabalho da Polícia Militar da Bahia e das mulheres brumadenses. ‘Onde houver medo, floresça a confiança; e onde houver dor, fruto da injustiça, possa nascer a paz, fruto da justiça’", declarou. A implantação da Ronda Maria da Penha na área de atuação do 24º BPM é considerada um marco para o fortalecimento das ações de acolhimento, prevenção e garantia de direitos das mulheres em Brumado e cidades da região.

Estudante de Encruzilhada conquista medalha na Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa

Estudante de Encruzilhada conquista medalha na Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa
Foto: Divulgação/Sec

A estudante Rafaela Machado, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual de Tempo Integral José Palles Sobrinho, no município de Encruzilhada, conquistou medalha de ouro na categoria Nível 3 da Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa (OBLI). A competição aconteceu neste mês de maio. Realizada em uma única etapa on-line, a prova foi composta por 30 questões objetivas e dez de áudio e vídeo, com o objetivo de desafiar os jovens a explorarem o idioma estrangeiro em diversas habilidades, como leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral. A iniciativa busca, ainda, incentivar o aprendizado, promover a competência intercultural e preparar os alunos para as oportunidades de um mundo globalizado. A professora de Língua Inglesa do Colégio José Palles Sobrinho, Liliana Almeida, disse que divulgou a competição para as turmas e Rafaela topou o desafio de imediato. "Ela tem uma aptidão natural com a língua inglesa por ser autodidata. Aproveitei esse talento e promovi alguns simulados para dar ainda mais segurança", destacou a educadora. Para a medalhista, a experiência trouxe novos aprendizados e ajudou a ter uma ampla percepção do nível de fluência no idioma. “Eu sempre treino meu Inglês no dia a dia com músicas, filmes e séries. Então, quando fui fazer a prova, estava relativamente fácil. Mas não imaginava que iria ganhar ouro”, declarou a estudante. Rafaela ressaltou que a família sempre teve um papel fundamental na educação. Filha e neta de professores, a jovem relatou que o pai, Rafael Machado, é docente de Inglês e sempre a incentivou a estudar. “Eu aprendi a falar Inglês sozinha, mas sempre tive o apoio do meu pai dentro de casa para tirar minhas dúvidas”, pontuou. O pai reforçou que a filha sempre foi dedicada com as tarefas escolares. "Rafaela sempre foi muito estudiosa e aplicada. Quando chegam os períodos de avaliação, ela sempre me chama para estudar junto e prestar suporte." Rafael conta, também, que a família recebeu com surpresa a notícia da premiação. “Todos nós ficamos muito felizes por ela. A princípio, achamos que fosse alguma atividade mais focada na escola, mas quando ela chegou em casa e explicou que era uma competição nacional, ficamos muito orgulhosos.” Agora, a medalhista já foca suas energias em novos e maiores desafios, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Movida pela mesma dedicação que a levou ao ouro na OBLI, a estudante sonha em cursar Medicina. “Eu quero muito ingressar na universidade. Para isso, já comecei a me preparar. Como estou no 2º ano, farei a prova neste ano para treinar e, no ano que vem, vou atrás da minha vaga”, disse. Quanto ao aprendizado em outros idiomas, Rafaela não quer parar no Inglês e enxerga o domínio de outras línguas como um passaporte para o futuro. “Pretendo aprender vários outros idiomas, principalmente Francês e Espanhol”, revelou a jovem, mostrando que a medalha de ouro é apenas o primeiro de muitos pódios que ainda pretende alcançar por meio da educação.

PM é acionada após denúncia de ameaça com faca em feira de Guanambi

PM é acionada após denúncia de ameaça com faca em feira de Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Uma guarnição do 17º BPM foi acionada às 11h20 de segunda-feira (18/05) para averiguar uma denúncia de ameaça envolvendo arma branca na Feira Municipal, no centro de Guanambi. Segundo informações repassadas à Polícia Militar, duas mulheres estariam ameaçando populares utilizando facas, sendo uma delas conhecida pelo apelido de “Danadinha”. Ao chegar ao local, os policiais realizaram buscas e colheram informações com transeuntes, porém não localizaram vítimas nem as supostas autoras da ocorrência. Rondas foram feitas nas proximidades da feira, mas ninguém foi encontrado. Após as buscas e orientações aos presentes, a ocorrência foi finalizada.

Veículo abandonado é apreendido pela PM às margens da BR-122 em Pindaí

Veículo abandonado é apreendido pela PM às margens da BR-122 em Pindaí
Foto: Divulgação/17º BPM

Uma guarnição do 17º BPM apreendeu, às 10h de segunda-feira (18/05), um veículo abandonado em uma estrada vicinal às margens da BR-122, no sentido do distrito de Paus Pretos, em Pindaí. De acordo com a Polícia Militar, populares informaram que o automóvel estava no local há aproximadamente três dias. Durante a averiguação, os policiais constataram que se tratava de um Fiat Palio, de cor branca, licenciado em Juvenília, sem restrições registradas. Ainda conforme a ocorrência, o veículo estava sem bateria e com a chave na ignição. O proprietário não foi localizado e a situação do automóvel não pôde ser esclarecida no momento. Diante dos fatos, o carro foi removido e encaminhado ao pátio do pelotão para adoção das medidas cabíveis.

Brumado: Comando da PM discute implantação da Ronda Maria da Penha na área do 24º BPM

Brumado: Comando da PM discute implantação da Ronda Maria da Penha na área do 24º BPM
Foto: Divulgação/24º BPM

Na manhã desta segunda-feira (18) o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel PM Magalhães, recepcionou no Quartel do Comando-Geral o tenente-coronel PM Pontes, comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Brumado. O oficial estava acompanhado do major PM Anderson e da sargento PM Cristiana. Durante o encontro, foram debatidas pautas estratégicas voltadas ao fortalecimento das ações operacionais desenvolvidas pelo 24º BPM. Entre os principais temas discutidos esteve o alinhamento para a implantação da Ronda Maria da Penha na área de atuação da unidade. A iniciativa deverá ampliar a rede de proteção às mulheres, além de fortalecer as ações preventivas e de acolhimento na região atendida pelo batalhão. Ao comentar as projeções para a unidade, o coronel PM Magalhães ressaltou o compromisso do comando da corporação com o aprimoramento contínuo dos serviços prestados à população baiana. "Seguimos avançando com diálogo, planejamento, responsabilidade e união de esforços, sempre buscando o fortalecimento da nossa Instituição e a melhoria contínua do serviço prestado ao cidadão baiano", afirmou o comandante-geral da PMBA.

Prefeitura de Dom Basílio sanciona leis com reajuste salarial para servidores e atualização de cargos na educação

Prefeitura de Dom Basílio sanciona leis com reajuste salarial para servidores e atualização de cargos na educação
Foto: Sudoeste Total

A Prefeitura de Dom Basílio publicou, no Diário Oficial do Município da última sexta-feira (15/05) a sanção de duas leis relacionadas à remuneração de servidores públicos municipais. As medidas foram assinadas pelo prefeito Fernando Silva Santos e constam na edição nº 3597 do periódico oficial. A primeira medida trata da Lei Municipal nº 616/2026, que estabelece reajuste de 7,50% nos vencimentos dos servidores públicos municipais do Poder Executivo de Dom Basílio. Segundo o texto, o percentual corresponde à recomposição das perdas salariais acumuladas até dezembro de 2025. De acordo com a legislação, ficam excluídos do reajuste os servidores ocupantes de cargos comissionados, além dos professores e auxiliares que recebem remuneração equivalente a um salário mínimo mensal. Conforme o documento, esses grupos já tiveram as perdas corrigidas anteriormente. A lei também prevê o pagamento retroativo dos valores referentes aos meses anteriores à aprovação da norma, limitado a janeiro de 2026. O montante deverá ser quitado em cinco parcelas, contadas a partir da aprovação da lei. Na mesma edição do Diário Oficial, a Prefeitura sancionou a Lei Municipal nº 617/2026, que fixa e atualiza a remuneração de cargos comissionados ligados à área administrativa da educação municipal. Conforme o texto, o cargo de Diretor de Unidade Escolar passa a ter remuneração de R$ 6 mil, enquanto o cargo de Coordenador Pedagógico Escolar terá vencimento fixado em R$ 5 mil. A legislação informa ainda que as despesas serão custeadas por dotação própria do orçamento vigente.

Estudantes usam mel para desenvolver produtos de higiene e cuidado pessoal em Serra do Ramalho

Estudantes usam mel para desenvolver produtos de higiene e cuidado pessoal em Serra do Ramalho
Foto: Jurema Sodré

Alimento natural produzido pelas abelhas, o mel é comumente usado como fonte de energia e de alívio para tosse e dor na garganta. Para além do uso tradicional, as estudantes Elorrane Pabrine e Jamile Pereira, do Colégio Estadual do Campo de Tempo Integral Cleonice Olegário dos Santos, de Serra do Ramalho, localizado no Território do Velho Chico, utilizaram o mel e outros dois produtos apícolas (própolis e cera de abelha) para criar dois tipos de sabonetes e um esfoliante. A professora Tamires Lopes, orientadora do projeto, explica que a equipe valorizou matérias-primas abundantes na região. “A ideia nasceu da observação da riqueza da apicultura local e da busca por alternativas sustentáveis no setor de beleza. Ao perceber que ingredientes como mel, cera e própolis possuem propriedades científicas valiosas (antioxidantes e cicatrizantes), decidimos agregar valor à matéria-prima, transformando-a em produtos de higiene e cuidado pessoal com base tecnológica”, diz. Seguindo um protocolo científico que envolve pesquisa bibliográfica, formulação, testes laboratoriais e avaliação sensorial, as jovens cientistas desenvolveram sabonetes em barra, com foco em hidratação e firmeza, sabonetes líquidos, com propriedades antibacterianas e pH controlado, e esfoliantes corporais, utilizando a cera para renovação celular e proteção da barreira cutânea. As jovens Elorrane e Jamile destacam, entusiasmadas, o compromisso com a sustentabilidade. “Nós evitamos conservantes sintéticos agressivos e nos concentramos em criar fórmulas biodegradáveis que possuem uma alta concentração de ativos naturais, todos provenientes da nossa região. Dessa forma, valorizamos a produção local de maneira inovadora, promovendo um ciclo que beneficia tanto o meio ambiente quanto a comunidade”, afirmam. O projeto, que tem coorientação da professora Inaiara Alves e apoio dos professores Josiel Amaral e José Augusto Santos (in memoriam), tem como próximo passo a expansão do portfólio de ativos naturais, estendendo a pesquisa para outros produtos com propriedades medicinais facilmente encontrados na região. “O objetivo é criar uma linha completa de cosméticos que explore o potencial fitoterápico da flora local, unindo novos benefícios dermatológicos à base apícola já estabelecida”, diz a professora.

SAC Móvel atenderá em Livramento de Nossa Senhora entre os dias 23 e 27 de maio

SAC Móvel atenderá em Livramento de Nossa Senhora entre os dias 23 e 27 de maio
Foto: Ascom/Saeb

A unidade do SAC Móvel estará em Livramento de Nossa Senhora entre os dias 23 e 27 de maio, levando serviços essenciais à população com mais praticidade e atendimento de qualidade. A estrutura será montada na Praça Coronel Zezinho Tanajura, com funcionamento das 7h30 às 17h, exceto no domingo, dia 24 de maio. Durante a ação, os moradores poderão ter acesso à emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), solicitação de antecedentes criminais, atendimento do PLANSEV e serviços da Ouvidoria Geral do Estado. A iniciativa busca ampliar o acesso da população aos serviços públicos, garantindo mais comodidade, agilidade e atendimento próximo dos cidadãos. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, reforçando o compromisso com a melhoria do atendimento à comunidade.

Homem com mandado por roubo é preso após tentar subornar policiais em Carinhanha

Homem com mandado por roubo é preso após tentar subornar policiais em Carinhanha
Foto: Divulgação/PMC

Um homem com mandado de prisão em aberto foi detido pela Polícia Militar da Bahia na manhã desta segunda-feira (18/05), em Carinhanha. A ação foi realizada por equipes do 4º Pelotão da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), durante rondas na Avenida Santo Antônio. De acordo com a corporação, os policiais avistaram o suspeito em um estabelecimento comercial e perceberam comportamento suspeito após a aproximação da viatura. Durante a abordagem e consulta dos dados, foi identificado um mandado de prisão em aberto contra o homem pelo crime de roubo, além de registro relacionado à fuga do sistema judicial. Segundo a PM, no momento em que seria conduzido, o suspeito ainda tentou oferecer vantagem indevida aos policiais para evitar ser levado à delegacia, configurando tentativa de suborno. Após a ocorrência, o homem foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Carinhanha, onde foram adotadas as providências legais.

Veículo com restrição é localizado pela PM em Guanambi após registro de furto não ser retirado do sistema

Veículo com restrição é localizado pela PM em Guanambi após registro de furto não ser retirado do sistema
Foto: Divulgação/17º BPM

Uma guarnição do 17º BPM localizou, na manhã de domingo (17/05), um veículo com restrição de furto/roubo no bairro Alvorada, em Guanambi. A ocorrência foi registrada por volta das 11h30, na Rua João Pessoa. De acordo com a Polícia Militar, os agentes foram acionados após o disparo de alerta relacionado a um automóvel Fiat Siena, de cor preta. Durante rondas na região, o veículo foi localizado e abordado pelos policiais. O carro era conduzido por uma mulher, que posteriormente foi identificada como proprietária do automóvel. Segundo relato da condutora, ela havia registrado anteriormente uma ocorrência de furto após esquecer o local onde havia estacionado o veículo. No dia seguinte, ao localizar o carro, solicitou a retirada da queixa, porém a baixa da restrição não foi efetuada no sistema. Diante da situação, a proprietária e o veículo foram encaminhados à Delegacia Territorial de Guanambi para regularização da ocorrência e adoção das medidas cabíveis. A ocorrência foi encerrada sem alterações.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.