Início Arquivo Fevereiro de 2026

Fevereiro de 2026

Encontramos 336 Notícias

IBGE prevê safra recorde de soja no Brasil em 2026

IBGE prevê safra recorde de soja no Brasil em 2026
Foto: Jaelson Lucas/AEN

A produção nacional de soja deve atingir um novo recorde histórico em 2026, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola divulgado nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A estimativa para a oleaginosa é de 172,5 milhões de toneladas, volume 3,9% superior ao registrado no ano anterior. A projeção integra a estimativa da safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas, que em janeiro foi calculada em 342,7 milhões de toneladas. O total é 1,0% menor que o obtido em 2025, quando foram colhidas 346,1 milhões de toneladas, mas representa aumento de 0,8% em relação à previsão de dezembro do mesmo ano. Arroz, milho e soja concentram 92,9% da produção estimada e respondem por 87,5% da área a ser colhida no país. Entre os principais produtos, a soja e o feijão apresentaram crescimento nas estimativas de produção, com altas de 3,9% e 0,9%, respectivamente. Por outro lado, houve recuos nas projeções do algodão herbáceo em caroço (-11,0%), do arroz (-7,9%), do milho (-5,6%), do sorgo (-13,9%) e do trigo (-1,0%). A área destinada à soja também deve crescer, com previsão de atingir 48 milhões de hectares, aumento de 0,5% em relação ao ano anterior. O rendimento médio estimado é de 3.598 quilos por hectare, equivalente a cerca de 60 sacas, avanço de 3,4% na comparação anual. Com isso, a oleaginosa deve responder por mais da metade do total produzido entre cereais, leguminosas e oleaginosas no país. Segundo o IBGE, a expectativa de safra recorde é impulsionada pela expansão da área plantada e por condições climáticas favoráveis na maior parte das regiões produtoras, mesmo com os preços da commodity em patamares considerados abaixo do ideal por produtores.

PM-BA reforça policiamento nas rodovias estaduais durante o Carnaval 2026

PM-BA reforça policiamento nas rodovias estaduais durante o Carnaval 2026
Foto: Divulgação/CEPRv

A Polícia Militar da Bahia iniciou nesta quarta-feira (11) a Operação Carnaval 2026 nas rodovias estaduais. A ação, coordenada pelo Comando Especializado de Policiamento Rodoviário, tem como objetivo ampliar a segurança viária durante o período festivo, com reforço do policiamento para reduzir sinistros de trânsito, coibir práticas criminosas e o tráfico de ilícitos, além de garantir mais tranquilidade a turistas e moradores que utilizam as vias. O planejamento estratégico abrange a capital e o interior do estado, com ações já executadas em eventos antecipados em cidades como Itabuna e Juazeiro. Também estão previstas operações em localidades com programação prolongada, como Porto Seguro, Bom Jesus da Lapa, Ilhéus e municípios do Extremo Sul. A atenção será intensificada nas rodovias de maior fluxo e que dão acesso aos principais destinos turísticos, especialmente na faixa litorânea. Além do aumento do policiamento, a operação inclui fiscalização voltada à manutenção preventiva dos veículos, com o objetivo de reduzir falhas mecânicas e ampliar a segurança no trânsito. Para atender ao crescimento estimado entre 25% e 30% no fluxo de veículos durante o Carnaval, o efetivo foi ampliado e contará com o uso de etilômetros, radares portáteis e viaturas, buscando fortalecer a fiscalização e garantir maior agilidade nas respostas operacionais.

CIPRv apreende arma de fogo durante abordagem em Vitória da Conquista

CIPRv apreende arma de fogo durante abordagem em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPRv

Uma arma de fogo foi apreendida por policiais da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) na noite de quarta-feira, 11 de fevereiro, no município de Vitória da Conquista. A ação ocorreu por volta das 18h, durante uma abordagem realizada por uma equipe do Posto do Pradoso. Os policiais realizavam fiscalização quando abordaram um veículo e, durante a revista, encontraram uma pistola modelo Beretta Gardone APX, calibre 9mm, acompanhada de três carregadores e 27 munições intactas. Ao ser questionado, o condutor do automóvel não apresentou o porte legal para uso da arma. Diante da irregularidade, o material e o motorista foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista. No local, o homem e a arma apreendida foram apresentados à autoridade policial para a adoção das medidas legais cabíveis.

Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora amplia apoio à Casa do Idoso com assinatura de termo no Ministério Público

Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora amplia apoio à Casa do Idoso com assinatura de termo no Ministério Público
Foto: Divulgação/PMLNS

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora firmou, na tarde de quarta-feira (11), um Termo de Compromisso com o Ministério Público da Bahia para ampliar o apoio institucional à Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI) Casa do Idoso Dom Hélio Paschoal. A assinatura ocorreu na sede do Ministério Público no município. O ato foi conduzido pela promotora de Justiça Ana Luíza Silveira de Oliveira e contou com a presença da prefeita Joanina Sampaio, além de secretários municipais e representantes da instituição. O termo está vinculado a procedimento administrativo instaurado para acompanhar e fortalecer as políticas públicas voltadas à pessoa idosa no município. Com a formalização do compromisso, o município passa a ampliar a participação no custeio e no suporte à Casa do Idoso. A gestão municipal já disponibilizava dois vigilantes e uma técnica em enfermagem e, a partir do acordo, passa a garantir também um profissional de serviços gerais e três cuidadores, totalizando sete servidores atuando diretamente na unidade. O documento também prevê o fornecimento regular de insumos hospitalares e materiais de uso contínuo necessários ao atendimento dos residentes. A Casa do Idoso Dom Hélio Paschoal atende idosos em situação de vulnerabilidade e é mantida com apoio da sociedade civil e contribuições dos próprios acolhidos. Além das medidas previstas no termo, a Secretaria Municipal de Saúde informou que equipes de saúde passarão a realizar visitas semanais à instituição, com o objetivo de reforçar o acompanhamento clínico e preventivo dos idosos. A iniciativa busca melhorar as condições estruturais e assistenciais oferecidas pela unidade.

Rocam apreende drogas e conduz suspeito à delegacia em Bom Jesus da Lapa

Rocam apreende drogas e conduz suspeito à delegacia em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/38ª CIPM

Policiais militares da Bahia realizaram, na noite de terça-feira (10), uma ação de combate ao tráfico de drogas no bairro Magalhães Neto, em Bom Jesus da Lapa. A operação foi conduzida por equipes da 38ª Companhia Independente da Polícia Militar, por meio do 5º Pelotão da Rocam. Durante patrulhamento na região, a guarnição recebeu informações sobre movimentação suspeita em uma residência situada no Caminho 1. Ao verificar a denúncia, os policiais fizeram a abordagem no local e, durante a averiguação do imóvel, localizaram entorpecentes e materiais utilizados para o preparo e distribuição das substâncias. Conforme a PM, foram apreendidas 89 porções de substância análoga à cocaína, que somaram 48 gramas, além de porções de substância análoga à maconha, totalizando 28 gramas. Também foram encontradas embalagens plásticas usadas para acondicionamento. O suspeito e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, onde a ocorrência foi registrada e as providências legais foram adotadas.

Polícia Militar acompanha retirada de postes clandestinos na zona rural de Ribeirão do Largo

Polícia Militar acompanha retirada de postes clandestinos na zona rural de Ribeirão do Largo
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Guarnições da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar prestaram apoio a uma concessionária de energia elétrica durante uma operação de retirada de postes instalados de forma irregular na zona rural de Ribeirão do Largo e do município de Itambé. A ação ocorreu na manhã de terça-feira (10). Segundo a PM, equipes do 2º Pelotão acompanharam os trabalhos realizados pela empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, garantindo a segurança dos profissionais envolvidos e a manutenção da ordem pública durante toda a atividade. A operação foi realizada em dois pontos distintos das localidades. No segundo local, situado na região conhecida como Tiagos, os policiais permaneceram até a conclusão completa dos serviços, com o objetivo de prevenir possíveis ocorrências e assegurar que a retirada das estruturas ocorresse sem intercorrências. A ação transcorreu dentro da normalidade e não houve registro de incidentes. O apoio foi prestado a pedido da instituição responsável pela execução dos serviços.

Motocicleta roubada em São Paulo é recuperada pela PM em Belo Campo

Motocicleta roubada em São Paulo é recuperada pela PM em Belo Campo
Foto: Divulgação/80ª CIPM

Uma motocicleta com registro de roubo e sinais de adulteração foi recuperada pela Polícia Militar na manhã de quarta-feira (11), durante uma ação de policiamento na zona urbana de Belo Campo, no sudoeste baiano. A ocorrência foi atendida por guarnições da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar, com atuação conjunta do 3º Pelotão e apoio de policiais do município de Tremedal. As equipes intensificavam abordagens na cidade quando identificaram uma motocicleta com indícios de irregularidades nos elementos de identificação. Durante a verificação, foram feitas consultas aos sistemas de segurança pública e constatada divergência entre a placa, o chassi e a numeração do motor. A análise mais detalhada apontou que o veículo possuía restrição de roubo registrada na cidade de São Paulo. A motocicleta, uma Yamaha XTZ 250 Lander de cor azul, apresentava sinais de adulteração. Dois homens que estavam com o veículo foram encaminhados, juntamente com a moto, para a Delegacia de Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada e foram adotadas as medidas legais cabíveis.

PRF resgata 43 aves silvestres em ônibus interestadual na BR-116, em Vitória da Conquista

PRF resgata 43 aves silvestres em ônibus interestadual na BR-116, em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PRF

Na noite da quinta-feira (05), por volta das 23h45, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou o resgate de 43 aves silvestres que eram transportadas ilegalmente em um ônibus interestadual, durante fiscalização no km 830 da BR-116, no município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A ação ocorreu no âmbito da Operação “CÃO DE FARO II”, voltada ao combate de crimes ambientais e outras ilícitas nas rodovias federais. O veículo fazia a rota São Paulo (SP) – Aracaju (SE) quando foi abordado pela equipe da PRF. Durante a fiscalização, os policiais identificaram diversas aves silvestres acondicionadas de forma precária, em situações incompatíveis com o bem-estar animal, caracterizando maus-tratos, conforme previsto na legislação ambiental. Após a verificação, constatou-se que 10 passageiros diferentes estavam em posse dos animais. Nenhum deles apresentou autorização dos órgãos ambientais competentes para o transporte das aves, configurando, em tese, os crimes previstos nos artigos 29 e 32 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que tratam da captura, transporte e comercialização ilegal de animais silvestres, bem como da prática de maus-tratos. As aves foram resgatadas e encaminhadas para os procedimentos legais cabíveis, visando sua proteção e posterior destinação adequada, conforme orientação dos órgãos ambientais.

Policiais da 79ª CIPM ministram aula de primeiros socorros a profissionais da educação em Bom Jesus da Serra

Policiais da 79ª CIPM ministram aula de primeiros socorros a profissionais da educação em Bom Jesus da Serra
Foto: Divulgação/79ª CIPM

Policiais militares da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ministraram, na terça-feira (10), uma aula de primeiros socorros voltada aos manipuladores de alimentos das escolas da rede municipal de Bom Jesus da Serra, no sudoeste da Bahia. A atividade ocorreu durante uma formação promovida pela Secretaria Municipal de Educação. A instrução prática foi conduzida pelo cabo PM Mendes, que apresentou técnicas de desengasgo e orientações sobre procedimentos básicos de primeiros socorros, além de medidas de prevenção de acidentes e condutas adequadas em situações de emergência no ambiente escolar. A iniciativa teve como objetivo capacitar os profissionais que atuam nas unidades de ensino, ampliando a segurança de estudantes e trabalhadores. A ação também reforçou a parceria entre a Polícia Militar e a administração municipal, com foco na preservação da vida e na prevenção de riscos dentro das escolas.

MP-BA recomenda suspensão do Carnaval 2026 no distrito de Caraguataí, em Jussiape

MP-BA recomenda suspensão do Carnaval 2026 no distrito de Caraguataí, em Jussiape
Foto: Brito/Sudoeste Destaque

O Ministério Público da Bahia recomendou a suspensão do Carnaval 2026 no distrito de Caraguataí, em Jussiape, na Chapada Diamantina. A festividade estava prevista para ocorrer entre os dias 13 e 17 de fevereiro. A recomendação foi expedida pela 1ª Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora após análise do planejamento do evento. De acordo com o órgão, foram identificadas falhas administrativas, financeiras e estruturais que podem comprometer a segurança do público e a regularidade da realização da festa. Entre as irregularidades apontadas está a inexistência de procedimentos formais para vistoria e regularização das estruturas temporárias, além da ausência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, documento obrigatório para eventos de grande porte. Também foi destacada a falta de autorização da Polícia Civil para a realização de escala extraordinária de agentes durante os dias de festa, o que, segundo o MP, comprometeria o esquema de segurança pública. A promotoria apontou ainda que não houve comprovação da capacidade financeira do município para custear o evento, estimado em pelo menos R$ 800 mil com recursos próprios, sem apresentação de documentos orçamentários, contratos com artistas ou publicações oficiais dessas contratações. O Ministério Público mencionou, ainda, dificuldades em serviços públicos essenciais no município, como problemas estruturais na delegacia, limitações no transporte de pacientes que realizam tratamento fora do domicílio e demora no acesso a consultas especializadas. Para a promotoria, esse cenário torna incompatível a realização de um evento de grande porte. Diante das irregularidades, o órgão orientou que o prefeito se abstenha de autorizar o Carnaval até que todas as pendências sejam resolvidas. Caso a recomendação não seja cumprida, o gestor deverá apresentar, no prazo de 12 horas, manifestação formal com documentos que comprovem a regularidade financeira, administrativa e de segurança da festa. O descumprimento pode resultar em medidas judiciais e extrajudiciais nas esferas cível, administrativa e penal.

TCM aprova com ressalvas contas de 2024 da Prefeitura de Dom Basílio

TCM aprova com ressalvas contas de 2024 da Prefeitura de Dom Basílio
Foto: Sudoeste Total

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) emitiu parecer prévio pela aprovação com ressalvas das contas da Prefeitura de Dom Basílio, referentes ao exercício financeiro de 2024, sob responsabilidade do ex-prefeito Roberval de Cássia Meira. A decisão, no âmbito do processo nº 09828e25, teve relatoria do conselheiro Plínio Carneiro Filho e incluiu a determinação de restituição, com recursos municipais, do valor de R$ 1.445,50 à conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O parecer também estabeleceu recomendações e determinações ao atual gestor para adoção de providências administrativas. Votaram acompanhando o relator os conselheiros Paulo Rangel e o conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva. A sessão foi presidida pelo conselheiro Ronaldo Sant’Anna, e contou com a participação do Ministério Público de Contas, representado pelo procurador Guilherme Costa Macedo. O resultado consta no Parecer Prévio nº PCO09828e25APR, emitido pelo TCM-BA.

TCM concede liminar e determina suspensão de contratações irregulares na Prefeitura de Condeúba

TCM concede liminar e determina suspensão de contratações irregulares na Prefeitura de Condeúba
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) concedeu liminar parcial em processo que apura possíveis irregularidades na contratação de prestadores de serviços pela Prefeitura de Condeúba, referente ao exercício financeiro de 2025. A decisão foi proferida pelo conselheiro relator Paulo Rangel no âmbito do processo nº 32857e25. O termo de ocorrência foi lavrado pela 5ª Inspetoria Regional de Controle Externo contra o prefeito Micael Batista Silveira, após a identificação de contratações de pessoas físicas sem amparo legal. De acordo com o relatório técnico, houve aumento significativo nas despesas com esse tipo de contratação, que passaram de R$ 1,58 milhão em 2022 para R$ 7,08 milhões em 2024, um crescimento de 446%. Em 2025, até setembro, o montante já alcançava R$ 5,97 milhões. Segundo a unidade técnica, o gestor foi notificado para prestar esclarecimentos, mas não apresentou resposta, o que motivou a formalização do processo com pedido de medida cautelar. A análise apontou indícios de contratações sem concurso público, processo seletivo simplificado ou formalização por meio de licitação. Ao analisar o caso, o relator entendeu estarem presentes os requisitos para concessão da medida cautelar, diante do risco de prejuízo ao erário e à administração pública. A decisão determinou que o prefeito se abstenha de realizar novas contratações de pessoal sem respaldo legal até o julgamento do mérito do processo. O TCM também determinou a comunicação imediata ao gestor municipal para cumprimento da decisão, sob pena de multa e outras medidas legais. O pedido de retenção de contribuições previdenciárias dos contratados não foi acolhido neste momento, devendo ser analisado posteriormente no julgamento do mérito. A decisão liminar foi proferida na terça-feira, 10 de fevereiro de 2026.

Campanha solidária distribui materiais escolares a estudantes em Bom Jesus da Serra

Campanha solidária distribui materiais escolares a estudantes em Bom Jesus da Serra
Foto: Divulgação/79ª CIPM

A 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizou uma campanha solidária de volta às aulas no município de Bom Jesus da Serra, no sudoeste da Bahia. A iniciativa, promovida em parceria com a Polícia Militar da Bahia e a TV Sudoeste, teve como foco a arrecadação e entrega de materiais escolares a estudantes da rede local. A ação foi coordenada pelo subtenente Valter Laranjeira, comandante do 4º Pelotão, e contou com a participação de policiais da unidade e com a colaboração de apoiadores da comunidade. Durante a campanha, foram distribuídos itens como mochilas, cadernos, lápis, canetas hidrocor e outros materiais necessários para o início do ano letivo. O objetivo foi contribuir para que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade iniciem as aulas com melhores condições, fortalecendo o vínculo entre a corporação e a comunidade. A iniciativa também destacou o caráter social da Polícia Militar, com ações voltadas ao apoio educacional e ao desenvolvimento das comunidades atendidas.

Dois suspeitos de integrar grupo criminoso são presos em Poções

Dois suspeitos de integrar grupo criminoso são presos em Poções
Foto: Divulgação/79ª CIPM

Dois homens foram presos em flagrante durante uma operação conjunta das polícias Civil e Militar no município de Poções, no sudoeste da Bahia. A ação ocorreu na terça-feira (10) e contou com a participação de equipes da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Durante a diligência, os policiais apreenderam porções de substâncias semelhantes à cocaína e ao crack, além de uma quantia em dinheiro e uma arma de fogo. Segundo as informações apuradas pelas equipes, um dos suspeitos, de 22 anos, atuaria na distribuição de entorpecentes no bairro Alto do Paraíso. Já o outro, de 18 anos, seria responsável por armazenar parte da droga e estava em posse da arma encontrada. Após a prisão, os dois homens e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Territorial de Poções, onde o caso foi apresentado para a adoção das medidas legais cabíveis.

Comandante do CPR-SO recebe vereadores em reunião institucional em Vitória da Conquista

Comandante do CPR-SO recebe vereadores em reunião institucional em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CPR-SO

O comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPR-SO), coronel Paulo Henrique Rocha Guimarães, recebeu representantes do Poder Legislativo municipal em uma reunião institucional realizada na manhã de segunda-feira (9), na sede da unidade, em Vitória da Conquista. Participaram do encontro o presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Cordeiro, e os vereadores Fernando Jacaré, Leia Meira e Nelson de Vivi. A reunião também contou com a presença da tenente-coronel Leila, diretora do Colégio da Polícia Militar de Vitória da Conquista. Durante a agenda, foram discutidos temas de interesse institucional relacionados à segurança pública, com destaque para o fortalecimento do diálogo e da cooperação entre a Polícia Militar da Bahia e o Legislativo municipal. A iniciativa buscou alinhar ações e ampliar a integração entre os órgãos, com foco no atendimento às demandas da população. O encontro reforçou o compromisso do CPR-SO com a articulação interinstitucional e com o aprimoramento contínuo das estratégias de segurança pública na região.

Prazo para desconto de 15% no IPVA 2026 é prorrogado até 25 de fevereiro na Bahia

Prazo para desconto de 15% no IPVA 2026 é prorrogado até 25 de fevereiro na Bahia
Foto: Paula Fróes/GOVBA

A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) prorrogou até o dia 25 de fevereiro o prazo para pagamento do IPVA 2026 com desconto de 15%. A medida foi adotada após a grande procura de contribuintes interessados na antecipação do imposto ter causado instabilidade no sistema de pagamento nos últimos dias. Inicialmente, o benefício estaria disponível até terça-feira (10), mas a nova data foi definida também levando em consideração o período de Carnaval. As demais datas previstas no calendário do IPVA 2026 permanecem inalteradas. Segundo a Sefaz-Ba, o abatimento de 15% — um dos maiores do país — é válido apenas para pagamento à vista e é calculado automaticamente nas plataformas de pagamento. O imposto pode ser quitado por meio do site ba.gov.br ou em caixas eletrônicos e aplicativos do Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob, mediante o número do Renavam. Também é possível pagar via Pix em qualquer instituição financeira. O órgão lembra que, para a regularização completa do veículo, é necessário quitar o licenciamento integrado, que inclui o IPVA, a taxa de licenciamento anual e eventuais multas. O pagamento pode ser feito de forma totalmente digital pelo ba.gov.br, acessando a opção de licenciamento em cota única e gerando o Documento de Arrecadação Estadual (DAE). Após a quitação, o proprietário deve emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo eletrônico (CRLV-e) na plataforma, já que o documento não é mais enviado pelos Correios e precisa ser salvo ou impresso pelo próprio contribuinte.

Suspeito é preso por tráfico de drogas em Vitória da Conquista

Suspeito é preso por tráfico de drogas em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CIPE Sudoeste

Um homem foi preso por tráfico de drogas na tarde de terça-feira (10), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A ação foi realizada por uma guarnição da CIPE Sudoeste, após informações repassadas pelo serviço de inteligência sobre uma movimentação suspeita em uma residência no bairro Recreio. Por volta das 17h02, os policiais se deslocaram até o imóvel localizado na Rua Lourival Cairo e abordaram o suspeito em frente à casa. Durante a averiguação, ele confessou, na presença de familiares, que comercializava entorpecentes e que armazenava o material em seu quarto. O padrasto autorizou a entrada dos militares, que realizaram buscas no interior do imóvel acompanhados pelos familiares. No local, foram encontrados 77 papelotes de substância análoga à maconha do tipo skank, totalizando 154 gramas, além de uma porção a granel da mesma substância, com cerca de 100 gramas. Também foram apreendidas 100 embalagens plásticas do tipo zip, dois aparelhos celulares — um Samsung A15 e um iPhone XS — e outros materiais relacionados à atividade de tráfico. Diante da situação, o suspeito e todo o material apreendido foram encaminhados ao Plantão Central do Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) de Vitória da Conquista, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Dois homens são conduzidos à delegacia após furto a comércio em Guanambi

Dois homens são conduzidos à delegacia após furto a comércio em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Dois homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Guanambi, no sudoeste da Bahia, na manhã de terça-feira (10), após serem encontrados com objetos furtados de um estabelecimento comercial. A ação foi registrada por volta das 9h30, durante patrulhamento do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) no bairro Monte Pascoal. De acordo com a polícia, a guarnição foi informada sobre um furto ocorrido durante a madrugada em um comércio da região. Durante diligências, os policiais abordaram um homem de 33 anos que estava com uma caixa de som da marca Mondial e uma mochila de notebook, itens apontados como provenientes do crime. Em continuidade às buscas, outro suspeito, de 45 anos, foi localizado com dois aparelhos celulares — um da marca Redmi, de cor preta, e outro da marca Samsung, de cor verde — além de roupas semelhantes às utilizadas na ação criminosa. Diante da situação, os dois homens e os materiais apreendidos foram apresentados na delegacia de Guanambi, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

PRF apreende quase 15 quilos de drogas em ônibus durante operação em Vitória da Conquista

PRF apreende quase 15 quilos de drogas em ônibus durante operação em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde de terça-feira (10), quase 15 quilos de drogas durante uma fiscalização no km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A ação integrou a Operação Cão de Faro II, voltada ao combate ao tráfico de entorpecentes nas rodovias federais. Por volta das 17h45, os agentes abordaram um ônibus interestadual que fazia o trajeto entre São Paulo e o interior baiano. Após a conferência de documentos e procedimentos de rotina, foi realizada uma inspeção no compartimento de bagagens com o apoio dos cães farejadores Umbro, Zion e Messi. Durante a vistoria, os animais indicaram alteração de comportamento diante de uma sacola de tecido branca transportada como encomenda. Ao abrir o volume, os policiais encontraram 19 tabletes de substância análoga à maconha, que totalizaram cerca de 14,8 quilos, além de 686 papelotes com substância semelhante ao cloridrato de cocaína, com peso aproximado de 0,7 quilo. Segundo a PRF, a encomenda havia sido despachada em São Paulo e tinha como destino o município de Euclides da Cunha, na Bahia. Os entorpecentes foram pesados na unidade operacional da corporação em Vitória da Conquista e encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) da cidade, onde serão adotadas as medidas cabíveis e realizadas as investigações. Nenhuma pessoa foi conduzida, já que não houve identificação do responsável pela bagagem no momento da apreensão. A ocorrência, em tese, configura o crime de tráfico de drogas, previsto na Lei nº 11.343/2006. A PRF informou que seguirá intensificando fiscalizações e o uso de cães farejadores nas rodovias federais que cortam a Bahia.

Homem é preso em flagrante por descumprimento de medida protetiva em Itapetinga

Homem é preso em flagrante por descumprimento de medida protetiva em Itapetinga
Foto: Divulgação

Um homem de 28 anos foi preso em flagrante na segunda-feira (9) por descumprimento de medida protetiva, na zona rural do município de Itapetinga. A vítima, uma mulher de 26 anos, possuía ordem judicial de afastamento em vigor. A prisão ocorreu em um estabelecimento industrial localizado às margens da rodovia BA-263, após diligências confirmarem que o autuado mantinha convivência sob o mesmo teto que a vítima, em desacordo com a medida protetiva expedida em setembro de 2025. De acordo com as investigações, o suspeito se aproveitava da situação de vulnerabilidade para exercer controle psicológico e patrimonial sobre a mulher. Diante dos fatos, o homem foi preso para garantir a integridade física e moral da vítima, sendo adotadas as medidas legais cabíveis.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.