Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 28/10/2025 - 18:00
O abastecimento de água foi interrompido em Rio de Contas e no distrito de Marcolino Moura, na zona rural do município, desde a noite de segunda-feira (27), após o furto de cabos elétricos utilizados na captação de água. A informação foi divulgada pela Embasa nesta terça-feira (28). Técnicos da empresa trabalham na reposição dos cabos e na recuperação dos equipamentos danificados. A expectativa é de que o serviço seja concluído até a tarde de quarta-feira (29), com retorno gradativo do fornecimento de água. A Embasa acionou a Polícia Civil para investigar o caso e orienta os moradores a utilizarem de forma econômica a água ainda disponível em seus reservatórios até que o abastecimento seja totalmente restabelecido.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 28/10/2025 - 17:00
Um caso de receptação foi registrado na noite desta segunda-feira (27), por volta das 19h31, no bairro Novo Horizonte, em Guanambi. Segundo a Polícia Militar, a guarnição foi acionada para averiguar uma possível situação de estelionato e receptação envolvendo a venda de um aparelho celular. De acordo com o relato da vítima, um homem de 33 anos, ele adquiriu um celular Samsung A70 por R$ 300, negociado com um suspeito de 28 anos por meio de um site de vendas online. Ao inserir o chip no aparelho, o sistema indicou que o telefone tinha registro de furto, roubo ou perda. A vítima procurou o vendedor para esclarecimentos, gerando um desentendimento com a companheira do suspeito. A Polícia Militar conduziu ambos à Delegacia Territorial, onde o aparelho foi retido para perícia e o suspeito permaneceu detido para investigação.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 28/10/2025 - 16:00
Na manhã de segunda-feira (27), por volta das 11h45, uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar foi acionada em Iuiú para atender a um grave acidente de trânsito envolvendo um caminhão Volvo VM270. Segundo informações, o motorista, de 31 anos, conduzia o veículo de forma perigosa pela BA-160, trafegando na contramão e colocando diversas vidas em risco. O primeiro atropelamento ocorreu quando um homem de 71 anos, pilotando sua motocicleta, foi atingido pelo caminhão e sofreu fraturas graves. O condutor não prestou socorro à vítima. Pouco depois, cerca de 11 km à frente, uma segunda vítima, de 65 anos, foi atropelada e não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito no local com o corpo gravemente mutilado. Novamente, o caminhoneiro fugiu. O motorista seguiu pela BR-030 em direção a Palmas de Monte Alto, onde provocou um terceiro acidente. Guarnições da polícia montaram bloqueio e conseguiram interceptar o caminhão. Durante a abordagem, o condutor apresentou sinais visíveis de embriaguez, confirmados pelo teste do bafômetro, que apontou 0,81 mg/L, caracterizando crime de trânsito. O caminhão foi apreendido, e o motorista preso em flagrante, sendo conduzido à Delegacia de Guanambi para a adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 28/10/2025 - 15:00
Um clarão no céu intrigou moradores do sudoeste da Bahia e da Chapada Diamantina (BA) na noite desta segunda-feira (27). Uma luz intensa, descrita como uma “bola de fogo”, riscou o firmamento, despertando espanto e curiosidade. Testemunhas registraram o fenômeno em vídeos, que rapidamente começaram a circular nas redes sociais. Especialistas apontam que a causa mais provável do acontecimento é a reentrada de lixo espacial na atmosfera terrestre, incluindo fragmentos de foguetes, satélites ou equipamentos desativados que se desintegram ao atingir o ar. O geofísico Sérgio Sacani destacou que, em casos semelhantes, esses eventos costumam ser provocados por restos de foguetes, e não por meteoros. Apesar do brilho intenso e da surpresa inicial, não há relatos de fragmentos caindo ou causando danos no solo. A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) está reunindo imagens e relatos para determinar a trajetória e a origem exata do objeto, que deixou moradores fascinados com o raro espetáculo celeste.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 28/10/2025 - 14:00
Um acidente de trabalho resultou na morte de um soldador na tarde desta segunda-feira (27), no bairro Chácara, em Caetité. Por volta das 15h45, a Central de Operações acionou uma guarnição da 94ª CIPM para verificar a situação na Rua da Chácara, onde um homem havia sido encontrado inconsciente após receber uma descarga elétrica. No endereço indicado, os policiais se depararam com a equipe do SAMU em procedimento de reanimação. Apesar de todos os esforços aplicados, a vítima não apresentou resposta e teve o óbito declarado ainda no local. O trabalhador foi identificado como José Ribamar Gomes de Sá, de 47 anos, natural de Icatu, no Maranhão, e residente em Caetité. Ele realizava um serviço de soldagem quando sofreu a descarga elétrica que lhe tirou a vida de forma imediata. A Polícia Militar isolou a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável por realizar os levantamentos periciais e providenciar a remoção do corpo. O caso deverá ser investigado para esclarecer como o acidente ocorreu e se houve falha estrutural ou de segurança no ambiente de trabalho.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 28/10/2025 - 13:00
Meses de trabalho de Investigação da Polícia Civil da Bahia levaram a desmobilização financeira superior a 10 milhões de reais para o tráfico de drogas, com a apreensão de 250 quilos de entorpecentes realizada nesta segunda-feira (27), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A ação foi conduzida pela equipe do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), com apoio da 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Conquista, no âmbito da operação “Rota Proibida”. Na ação, dois homens foram presos em flagrante pelo transporte interestadual de substâncias ilícitas, associação criminosa armada e posse ilegal de munições de uso restrito. Foram apreendidos 248 tabletes de drogas, em sua maioria cocaína, pasta base e crack, além de centenas de munições calibres 9 mm, .40 e .380. O caminhão utilizado na atividade ilícita também foi apreendido, com previsão de perdimento e leilão pela justiça. As investigações da Polícia Civil levaram à descoberta de um esquema de transporte de cocaína que partia de São Paulo com destino a Vitória da Conquista. Após a identificação do motorista e do caminhão usado por uma facção criminosa, os agentes realizaram o acompanhamento e a abordagem do veículo nas proximidades de um posto de combustível na Avenida Integração, local onde seria efetuada a entrega e distribuição da droga. Os dois homens presos foram autuados em flagrante. A Polícia Civil instaurou inquérito policial na delegacia especializada, e a investigação prosseguirá para o indiciamento de outros integrantes do grupo criminoso, com representação de prisões preventivas à justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 28/10/2025 - 12:00
Uma denúncia anônima levou a Polícia Militar a desarticular um cultivo ilegal de maconha na zona rural de Ituaçu, no povoado do Tamburil, na tarde desta segunda-feira (27). A informação recebida pelo 24º Batalhão apontava que o responsável pela plantação estaria presente no local durante o patrulhamento. As guarnições de Ituaçu e Tanhaçu foram deslocadas imediatamente e, ao chegarem ao terreno indicado, localizaram dois homens que demonstraram nervosismo com a aproximação da polícia. A abordagem foi realizada e, durante a revista, os policiais encontraram uma porção de maconha com os suspeitos. Em seguida, os militares percorreram a área, confirmando a existência da plantação denunciada. Nove pés grandes da planta Cannabis sativa estavam distribuídos pelo terreno. Perto dali, havia cerca de 50 gramas de erva já seca e pronta para consumo, além de aproximadamente 200 gramas que estavam sendo secadas. O local também continha um copo repleto de sementes da planta, duas tesouras e um pedaço de madeira utilizado para prensar o entorpecente, indicando preparo e processamento da droga para comercialização. Diante do flagrante, os dois envolvidos receberam voz de prisão e foram encaminhados à sede da 20ª Coorpin, onde permanecem à disposição da Justiça. Todo o material recolhido foi apreendido para análise e deve reforçar as provas do crime.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 28/10/2025 - 11:00
Uma influenciadora digital de 45 anos, que acumula mais de 100 mil seguidores nas redes sociais, foi alvo de uma operação da Polícia Civil na manhã desta terça-feira (28), em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. A ação foi executada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), que cumpriu dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Criminal do município. Os policiais estiveram em um condomínio residencial no bairro Alto da Boa Vista e em uma loja localizada na Galeria Panvicom Center, ambos endereços ligados à investigada. Ela responde a inquéritos pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro, jogos de azar e propaganda enganosa. De acordo com as investigações, foram identificados perfis no Instagram usados para divulgação de jogos de azar e rifas ilegais na modalidade digital, por meio de aplicativos. A suspeita é de que diversas pessoas tenham sido prejudicadas após acreditarem na credibilidade das plataformas por serem publicizadas por figuras conhecidas na internet. A Polícia Civil apura ainda se os lucros obtidos com os jogos ilegais estariam sendo dissimulados na atividade comercial da influenciadora, que atua no ramo de confecções. Por isso, os mandados foram cumpridos nos endereços residencial e comercial com o objetivo de apreender equipamentos eletrônicos, documentos e materiais que possam comprovar o esquema. Nas redes sociais, a mulher costuma exibir um estilo de vida de luxo e ostentação, além de promover rifas online. Além das buscas, a Justiça determinou o bloqueio de bens, aplicações financeiras e valores pertencentes à investigada. Durante a operação, foram apreendidos quatro celulares, dois computadores e um tablet, que serão encaminhados para perícia. As investigações seguem sob responsabilidade da Polícia Civil.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/10/2025 - 22:00
O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou inquérito nesta segunda-feira (27/10) para investigar o acidente de trabalho que causou a morte de uma pessoa e ferimentos em outra. O caso aconteceu no sábado (25) em Luís Eduardo Magalhães, oeste baiano. As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros prestaram atendimento no local da tragédia, a Fazenda Santa Helena, no fim da manhã. Uma das vítimas morreu no local e a outra foi socorrida. Os relatos iniciais apontam para o soterramento dos trabalhadores em um silo de estocagem de grãos. O acidente fatal assoma-se a outros envolvendo a mesma atividade naquela região e preocupa as autoridades. O inquérito do MPT busca apurar as responsabilidades pelo acidente e verificar se as normas de segurança do trabalho foram seguidas pelo empregador, tanto com a oferta de equipamentos de proteção individual e coletiva quanto de treinamento de protocolos de atividade de risco. O objetivo é garantir que medidas preventivas sejam adotadas para evitar que outros trabalhadores sejam vítimas de acidentes semelhantes. A investigação do MPT contará com a contribuição de outros órgãos públicos, como a Polícia Técnica e a Polícia Civil da Bahia. Também serão solicitadas informações à Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), órgão responsável pela fiscalização das condições de trabalho e do cumprimento das normas de saúde e segurança. Em casos de acidentes de trabalho fatais, a SRT-BA realiza perícia para verificar o cumprimento das normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho aplicáveis a este tipo de atividade e produz relatório.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/10/2025 - 21:00
O Ministério Público Federal (MPF), em atuação conjunta com o Ministério Público da Bahia (MPBA), tem garantido importantes vitórias na Justiça para responsabilizar empresas envolvidas na contaminação ambiental por amianto em municípios baianos. O trabalho busca reparar danos causados à saúde humana e ao meio ambiente e assegurar assistência às vítimas expostas à fibra mineral ao longo de décadas. A extração e o processamento de amianto realizados pela Sama Minerações Associadas, no município de Bom Jesus da Serra, deixaram um grave passivo ambiental. Por mais de 30 anos, trabalhadores e moradores ficaram vulneráveis à poeira tóxica, sem orientação ou monitoramento adequado. Resíduos perigosos permaneceram a céu aberto próximo a casas e escolas, ampliando a exposição da população. A atuação do MPF teve início em 2009, com o ajuizamento de uma ação civil pública contra a mineradora. Após a mobilização dos órgãos de controle, a Justiça Federal determinou que a empresa adotasse medidas emergenciais para contenção dos danos, incluindo isolamento e sinalização de áreas contaminadas e apresentação de um plano de recuperação ambiental. Em 2013, foi firmado um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Estado da Bahia e municípios da região, garantindo exames e diagnósticos em trabalhadores e moradores de Bom Jesus da Serra, Poções e Caetanos para identificar impactos à saúde. A Justiça reconheceu a gravidade da contaminação e o descaso da mineradora, condenando, em 2018, a Sama e a Saint-Gobain — que absorveu parte da produção — ao pagamento de R$ 31 milhões por danos morais coletivos. Além disso, foram reservados R$ 8,9 milhões destinados ao tratamento médico e indenizações individuais de 49 vítimas. A União, o Estado da Bahia e municípios da região também foram responsabilizados pela omissão na fiscalização e deverão manter uma junta médica permanente para garantir prioridade no atendimento às pessoas afetadas pelo amianto. Na manifestação final do processo, o procurador da República Roberto D’Oliveira Vieira e a promotora de Justiça Fabiane Lordelo Rego Andrade destacaram o impacto social e humano do problema: o amianto “desestrutura vidas e comunidades inteiras”, deixando um legado de dor e abandono. O MPF reforça que o caso baiano representa um símbolo da desigualdade ambiental no país, tema que ganha ainda mais relevância diante das discussões da COP30 sobre transição ecológica justa. A atuação do órgão também se estende a Goiás, onde a exploração do amianto em Minaçu foi retomada em 2019 por meio de uma lei estadual contrária às decisões do Supremo Tribunal Federal. Após ação do MPF, o Superior Tribunal de Justiça confirmou, no fim de 2022, a suspensão total das atividades envolvendo a fibra mineral na região, como medida preventiva à proteção da saúde pública e do meio ambiente. As ações permanecem em andamento e seguem como referência no enfrentamento dos danos causados pelo uso do amianto no Brasil.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/10/2025 - 20:00
Na madrugada de sexta-feira (24), a Polícia Militar prendeu uma mulher de 27 anos suspeita de tráfico de drogas no Centro de Vitória da Conquista. Durante patrulhamento tático, o PETO da 77ª CIPM flagrou a suspeita entregando porções de substância análoga ao crack na Praça Vitor Brito. Ao ser abordada, a mulher confessou o crime. Com ela, a polícia apreendeu 178 porções de crack, uma porção maior da mesma droga pesando 210 gramas, uma porção de cocaína de 100 gramas, além de um celular, uma balança de precisão e embalagens plásticas. Todo o material foi encaminhado para o DISEP, onde o caso foi registrado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/10/2025 - 19:00
Neste final de semana, a Polícia Militar intensificou as ações de fiscalização em Brumado, com o objetivo de garantir maior tranquilidade aos moradores e coibir a circulação de veículos que provocam ruídos acima do permitido. Durante a operação, realizada por guarnições do 24º BPM, três motocicletas foram apreendidas após constatação de escapamentos adulterados e condução irregular. Os veículos em questão estavam emitindo barulho excessivo, ocasionando incômodo especialmente nos horários de descanso, além de serem conduzidos por pessoas inabilitadas, oferecendo risco à segurança no trânsito. A ação atendeu a diversas reclamações da população sobre a perturbação causada pelo som alto e irregular. A prática configura infração grave de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O Artigo 230, inciso XI, prevê multa no valor de R$ 195,23, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo para regularização, quando identificado o uso de descarga livre ou silenciador ineficaz.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/10/2025 - 18:00
Neste fim de semana, dias 25 e 26 de outubro, guarnições da 46ª CIPM intensificaram as ações da Operação Paredão Zero para coibir o uso irregular de som automotivo e assegurar a tranquilidade pública em Livramento de Nossa Senhora.
Durante duas intervenções distintas, os policiais flagraram veículos utilizando equipamentos sonoros em desacordo com a legislação vigente. Diante da irregularidade, os aparelhos foram apreendidos, reforçando o compromisso da 46ª CIPM com o cumprimento das normas e com o bem-estar da comunidade.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/10/2025 - 17:00
Na noite de domingo, 26 de outubro, por volta das 19h30, a polícia recuperou uma motocicleta que possuía restrição de furto/roubo em Paramirim. Durante patrulhamento pela cidade, a equipe de serviço da 46ª CIPM abordou o veículo, que chamava atenção pelo escapamento irregular. O condutor não portava documentos pessoais nem do veículo. Após consulta no sistema, foi constatado que a motocicleta tinha registro de furto/roubo. Com o apoio da Guarda Civil Municipal, o homem e a motocicleta foram encaminhados à Delegacia de Livramento, onde foram tomadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/10/2025 - 16:00
Na noite de sábado (25), por volta das 22h, uma guarnição da 77ª CIPM atendeu uma ocorrência de violência doméstica no Bairro Boa Vista, em Vitória da Conquista. No local, os policiais encontraram um homem acusado de agredir sua enteada e de ofender verbalmente a própria esposa. De acordo com relatos, a confusão começou quando a jovem confrontou o padrasto sobre as ofensas dirigidas à mãe. Durante a discussão, ele teria agredido a enteada, sendo contido apenas com a intervenção de amigos que estavam na residência. Ao tentar intervir, uma policial foi desacatada pelo agressor, que foi rapidamente imobilizado pela equipe. Ele foi levado ao DISEP, onde foi autuado em flagrante por violência doméstica e desacato.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/10/2025 - 15:00
Na noite de sábado (25), por volta das 20h, a Polícia Militar do 24º BPM foi acionada para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio no bairro Bom Jesus, em Brumado. A guarnição seguiu para o local acompanhada por uma equipe do SAMU, que prestou socorro à vítima. O homem, de 27 anos, foi atingido por três golpes de faca e sofreu também uma pancada na cabeça, provocada com o uso de uma pedra. Enquanto os socorristas atendiam a vítima, testemunhas relataram aos policiais as características do autor da agressão. Com base nas informações, a PM iniciou buscas pela região e localizou o suspeito ainda portando a faca utilizada no crime. O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido para a sede da 20ª Coorpin, onde permanece à disposição da Justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/10/2025 - 14:00
Luiz Fernando, de apenas 8 anos, enfrenta uma série de desafios em sua curta vida. Natural de Dom Basílio, o menino é autista do nível 3 e também convive com TDAH, epilepsia, Transtorno Desafiador Opositivo (TDO) e seletividade alimentar. Recentemente, exames identificaram um nódulo no cérebro, com indícios de possível neoplasia, o que tornou imprescindíveis uma série de exames e tratamentos de alto custo. Apesar da dedicação da família, o valor do cuidado especializado é um desafio diário. Luiz Fernando já chegou a sofrer até 10 crises epilépticas em apenas um dia, reforçando a necessidade de acompanhamento médico constante. Atualmente, ele está em Barretos, em busca de tratamento especializado. Para custear medicações e exames, a família lançou uma campanha de arrecadação. Amigos e moradores da região têm se mobilizado, compartilhando informações e contribuindo financeiramente. Quem desejar ajudar pode fazer doações via Pix no nome da mãe, Edicleide Alves da Silva, pela chave 77 99194-1466.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/10/2025 - 13:00
Na noite de domingo (26), por volta das 20h, uma equipe do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Caetité localizou e abordou um veículo suspeito de participação em um assalto em Paramirim, ocorrido em 22 de junho. A ação aconteceu na Ladeira da Saudade, durante patrulhamento de rotina. Segundo informações da polícia, o carro, um Toyota Yaris preto, havia sido identificado como clonagem do veículo original, que estava alugado ao Tribunal de Justiça da Bahia, em Salvador, no período do crime. A suspeita de clonagem foi confirmada após contato com a locadora. Durante a abordagem, os militares identificaram o condutor, de 23 anos, e verificaram que o veículo apresentava danos na lanterna traseira e ausência da calota dianteira lateral, características que coincidem com imagens registradas no dia do assalto. O suspeito e o automóvel foram encaminhados à Delegacia Territorial de Caetité, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/10/2025 - 12:00
Em uma tarde dedicada ao cuidado e à valorização da mulher, a Patrulha Solidária do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO) promoveu uma ação especial no Hospital Samur, em Vitória da Conquista, dentro das atividades do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a saúde feminina. As militares distribuíram rosas e ofereceram um momento de escuta e atenção às mulheres presentes na unidade, incluindo pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. O gesto simbólico buscou fortalecer vínculos, acolher emoções e reforçar o compromisso da Polícia Militar com a dignidade humana. A ação contou com o apoio da Floricultura Japonesa e foi embalada pela voz da cantora Priscila, que emocionou o público com canções de fé, amor e superação, trazendo leveza e esperança ao ambiente hospitalar. Para o comandante do CPRSO, Cel PM Paulo Henrique Rocha Guimarães, iniciativas como essa são essenciais para reafirmar o respeito às mulheres. Afirmou ele que a Polícia Militar reconhece a força, a sensibilidade e o papel fundamental da mulher na construção de uma sociedade mais justa e humana, destacando que cada gesto de cuidado traduz a empatia que orienta o trabalho diário da corporação.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/10/2025 - 11:00
Na tarde deste domingo (26), por volta das 13h, uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar realizava patrulhamento nas imediações da Praça João Romão, no bairro Dr. Juracy, em Brumado, quando dois homens despertaram a atenção dos militares. Ao notar a aproximação da viatura, um dos suspeitos tentou se afastar rapidamente e encontrar um comparsa, o que motivou a abordagem. Durante a revista pessoal e a varredura na área, os policiais localizaram um recipiente plástico contendo 47 porções que aparentavam ser pedras de crack. Os dois homens receberam voz de prisão e foram encaminhados à sede da 20ª Coorpin, junto com o material apreendido, para as medidas legais cabíveis.