Início Arquivo Agosto de 2025

Agosto de 2025

Encontramos 271 Notícias

Governo Federal reconhece situação de emergência por conta da estiagem em Dom Basílio

Governo Federal reconhece situação de emergência por conta da estiagem em Dom Basílio
Foto: Sudoeste Total

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em Dom Basílio, na Bahia, em razão da estiagem que atinge o município. A medida foi oficializada em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). Com o reconhecimento, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Entre as medidas estão a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório, além de outros itens de assistência. Os pedidos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir das informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, o montante a ser liberado é definido em nova portaria publicada no DOU. Este é o segundo reconhecimento federal de emergência em Dom Basílio neste ano. Em fevereiro, o prefeito Fernando Santos decretou situação de emergência e, em 6 de março, o município teve o reconhecimento da Defesa Civil Nacional Oficializado.

Justiça condena ex-prefeito de Poções a devolver R$ 2,8 milhões ao erário por improbidade administrativa

Justiça condena ex-prefeito de Poções a devolver R$ 2,8 milhões ao erário por improbidade administrativa
Foto: Reprodução

A pedido do Ministério Público estadual, a Justiça condenou o ex-prefeito de Poções, Otto Wagner de Magalhães, por ato de improbidade administrativa. A sentença impôs ao ex-gestor o ressarcimento integral de R$ 2.886.565,00 aos cofres municipais, o pagamento de multa civil no mesmo valor, a perda de eventual função pública após o trânsito em julgado, além da suspensão dos direitos políticos e da proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais e creditícios pelo prazo de oito anos. Segundo a ação civil pública ajuizada pelo MPBA, durante o mandato, entre 2013 e 2016, o ex-gestor autorizou de forma reiterada o pagamento de despesas sem respaldo legal, causando prejuízo milionário ao Município. Foram identificados ao menos 196 repasses irregulares, sob a rubrica de “adicional informado”, a servidores municipais, sem qualquer autorização da Câmara de Vereadores e em desacordo com a legislação.

Operação Voo Livre desarticula grupo criminoso de tráfico de animais silvestres na Bahia

Operação Voo Livre desarticula grupo criminoso de tráfico de animais silvestres na Bahia
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia realizou, nos dias 21 e 22 de agosto, a Operação Voo Livre, ação voltada ao combate ao tráfico de animais silvestres. Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ministério Público da Bahia (MP/BA), a operação resultou na prisão de quatro pessoas e na apreensão de centenas de aves e materiais utilizados na captura e transporte ilegal. Na sexta-feira (22), equipes da Delegacia Territorial (DT) de Poções, auxiliadas pela 10ª e 21ª Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins), cumpriram diligências em Poções, Boa Nova e Iguaí. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de mais de 200 pássaros silvestres, uma espingarda e diversas gaiolas. As investigações indicam que o grupo criminoso capturava aves, principalmente no Parque Nacional de Boa Nova, e as revendia para outros estados. Um homem envolvido na fabricação de gaiolas também foi detido. Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista. Na quinta-feira (21), a Polícia Civil, por meio da DT de Nova Fátima, com apoio do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI-Sisal), do Setor de Investigação da 15ª Coorpin e da 1ª DT de Serrinha, cumpriu sete mandados de busca e apreensão na zona urbana do município. Na ação, seis Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) foram lavrados, com a apreensão de 110 pássaros, dezenas de gaiolas, duas espingardas de ar comprimido, cerca de R$ 1.500 em dinheiro e três celulares. O material e os envolvidos foram apresentados na DT de Nova Fátima, e os pássaros foram encaminhados ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em Feira de Santana, para cuidados e avaliação. As investigações seguem em andamento, com o objetivo de identificar outros integrantes do grupo e desmantelar a rede financeira ligada ao tráfico de animais silvestres.

Morre aos 97 anos Miguel Emídio, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Dom Basílio

Morre aos 97 anos Miguel Emídio, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Dom Basílio
Foto: Arquivo Pessoal

Faleceu nesta sexta-feira (22), aos 97 anos, em Dom Basílio, o senhor Miguel Joaquim de Lima, conhecido como Miguel Emídio. Figura de grande destaque na política local, ele exerceu por duas vezes o mandato de vereador, foi vice-prefeito e também presidiu a Câmara Municipal. Além da vida pública, era reconhecido como empreendedor e por sua forte ligação com a comunidade. Nas redes sociais, diversas lideranças lamentaram a perda. O ex-candidato a prefeito, Orlando Caires, destacou a trajetória de Miguel Emídio. “Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento de Seu Miguel Emídio. Tive a felicidade e a honra de tê-lo conhecido em vida, de ter absorvido um pouco de seu conhecimento. Deixa um legado de uma pessoa extremamente trabalhadora, com uma visão à frente do seu tempo. A todos familiares e amigos, meus sentimentos”, disse em vídeo publicado. Orlando explicou ainda que não pôde comparecer ao velório por estar em compromisso de trabalho na cidade de Caetanos. A Câmara Municipal também divulgou nota de pesar em solidariedade à família e amigos. Já a Prefeitura de Dom Basílio decretou luto oficial de três dias por meio do Decreto Municipal nº 127/2025, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Miguel Emídio à comunidade. Durante o período, as bandeiras do município deverão permanecer a meio-mastro, embora as repartições públicas sigam funcionando normalmente. O velório ocorreu na comunidade de Várzea Grande, onde o ex-vice-prefeito residia. Às 17h, foi realizada celebração de corpo presente na Capela de São José, seguida do sepultamento no Cemitério de São João Batista, na sede do município.

Homem é preso em flagrante por incêndio criminoso e morte de galinhas em Guanambi

Homem é preso em flagrante por incêndio criminoso e morte de galinhas em Guanambi
Foto: Divulgação/PMG

Na quinta-feira (21), a Polícia Militar da Bahia, através do 17º BPM de Guanambi, prendeu em flagrante um homem acusado de provocar incêndios na Rua Sabino Aurélio Cotrim, bairro Belo Horizonte. Segundo informações, populares relataram que o indivíduo ateou fogo em diversos pontos da rua, incluindo a arremesso de um pedaço de madeira sobre o muro de uma propriedade, resultando na morte de 50 galinhas. O suspeito foi encontrado deitado na calçada logo à frente e conduzido à delegacia, junto com a vítima, para a formalização da prisão. Bombeiros militares auxiliaram no controle das chamas. Ainda conforme a PM, o mesmo indivíduo havia tentado estrangular a própria irmã em uma ocorrência registrada no mesmo bairro na manhã do mesmo dia. O caso foi registrado na delegacia para as medidas legais cabíveis.

Homem é preso por tentativa de feminicídio contra ex-companheira em Tanque Novo

Homem é preso por tentativa de feminicídio contra ex-companheira em Tanque Novo
Foto: Divulgação

Homem é preso por tentativa de feminicídio contra ex-companheira em Tanque Novo A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Tanque Novo, cumpriu na terça-feira (19) um mandado de prisão preventiva contra um homem de 34 anos, suspeito de tentar matar a ex-companheira. A ordem judicial foi expedida pelo Poder Judiciário da Comarca local, após representação da autoridade policial. O crime ocorreu na noite de 11 de agosto, na Travessa Ângelo Marques, naquele município. A vítima, uma mulher de 30 anos e mãe de um bebê recém-nascido, retornava para casa após ir a uma farmácia quando foi surpreendida pelo ex-companheiro. O agressor invadiu o imóvel, desligou as luzes e, armado com uma faca, desferiu cerca de 15 golpes, fugindo em seguida em uma motocicleta. Mesmo gravemente ferida, a vítima conseguiu caminhar até o hospital municipal, onde recebeu atendimento de urgência e sobreviveu. O caso foi inicialmente comunicado à Polícia Militar e, em seguida, encaminhado à Polícia Civil, que instaurou inquérito policial para apurar os fatos. Na manhã de terça-feira (19), o investigado apresentou-se voluntariamente à unidade policial, acompanhado de seu advogado, ocasião em que foi formalizado o cumprimento do mandado onde ficou custodiado à disposição da Justiça

Polícia Militar apreende 26 armas e prende 27 suspeitos em nova edição da Força Total na Bahia

Polícia Militar apreende 26 armas e prende 27 suspeitos em nova edição da Força Total na Bahia
Foto: Divulgação/PM-BA

A Polícia Militar da Bahia reforçou o policiamento nas ruas nesta quinta-feira (21), durante a 8ª edição da operação Força Total, realizada simultaneamente em todo o país. A mobilização teve como foco ampliar a presença da corporação e manter a criminalidade sob constante pressão. Na Bahia, a ação resultou na apreensão de 26 armas de fogo, na recuperação de 12 veículos roubados ou furtados e em 30 ocorrências envolvendo drogas, que culminaram na prisão de 27 suspeitos. Desde a primeira edição, a Força Total já soma 1.034 armas de fogo apreendidas, 711 veículos recuperados e 1.613 prisões em flagrante em diferentes regiões do estado.

Menor é flagrado com drogas durante operação policial em Candiba

Menor é flagrado com drogas durante operação policial em Candiba
Foto: Divulgação/17º BPM

Na tarde de quinta-feira, 21 de agosto de 2025, por volta das 12h, uma ação do 17º Batalhão de Polícia Militar, realizada durante a Operação Força Total, resultou na apreensão de drogas na cidade de Candiba. A ocorrência aconteceu na Rua Dona Rocha Glória, no Bairro Palmeiras, onde um menor de 14 anos foi flagrado em posse de 31 pedras de crack e a quantia de R$ 10,00. O adolescente foi conduzido pela guarnição até a Delegacia de Guanambi, acompanhado por sua mãe e pelo material apreendido, para que fossem adotadas as medidas legais cabíveis.

Lula entrega 54 unidades odontológicas móveis para a Bahia

Lula entrega 54 unidades odontológicas móveis para a Bahia
Foto: Ricardo Stuckert/PR

A Bahia se consolidou como referência nacional em saúde bucal e, nesta quinta-feira (21), o reconhecimento veio diretamente do Governo Federal. Em cerimônia realizada em Sorocaba (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para todos os estados e o Distrito Federal. Do total, 54 foram destinadas à Bahia, sendo que cinco delas já haviam sido entregues em julho, durante agenda presidencial em Juazeiro. Ao todo, o investimento na Bahia supera R$ 27,7 milhões. Viabilizadas com recursos do Novo PAC Saúde, as novas unidades atenderão áreas remotas e populações em situação de maior vulnerabilidade. Cada veículo funciona como extensão da Unidade Básica de Saúde (UBS), equipado com cadeira odontológica completa, raio-X, ar-condicionado, gerador de energia e instrumentos necessários para procedimentos que vão desde o atendimento primário até tratamentos especializados, como endodontia e próteses dentárias. Os municípios baianos beneficiados pela 1ª etapa do Novo PAC são: Acajutiba, Adustina, Água Fria, América Dourada, Anagé, Aporá, Arataca, Barro Preto, Biritinga, Boa Nova, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Canudos, Caravelas, Cardeal da Silva, Chorrochó, Cocos, Correntina, Cotegipe, Crisópolis, Curaçá, Dario Meira, Encruzilhada, Guaratinga, Ibiquera, Ibirapitanga, Ipirá, Itiúba, Jaguaripe, Jequié, Lamarão, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Macururé, Manoel Vitorino, Marcionílio Souza, Mirante, Monte Santo, Nova Itarana, Nova Redenção, Oliveira dos Brejinhos, Pedro Alexandre, Planaltino, Riacho de Santana, Santa Brígida, Santa Cruz da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santanópolis, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Preta, Teolândia, Uauá e Vitória da Conquista.

Homem é preso após furtar estabelecimento comercial em Guanambi

Homem é preso após furtar estabelecimento comercial em Guanambi
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na tarde de quinta-feira, 21 de agosto de 2025, um homem foi preso em Guanambi, no sudoeste da Bahia, acusado de furtar mercadorias de um estabelecimento comercial na Avenida Senador Nilo Coelho, no bairro Brindes, nas imediações da feira livre. De acordo com informações da Polícia Militar, por volta das 12h40, uma guarnição do 17º Batalhão, durante a Operação Força Total, foi acionada após denúncia de furto na loja Central das Carnes. O gerente do estabelecimento, João Cassiano Santana Ribeiro Nascimento, informou que o suspeito entrou no local e levou alguns produtos. As câmeras de segurança registraram as características físicas e a vestimenta do homem, o que ajudou a polícia, em ação conjunta com agentes da SOINT, a localizar o suspeito durante rondas nas proximidades. Ele foi detido e encaminhado à Delegacia de Guanambi, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Segundo a polícia, o homem furtou três pacotes de café, um tablete de caldo de carne e um frasco de pimenta.

Cerca de 225 quilos de drogas são incinerados em Vitória da Conquista

Cerca de 225 quilos de drogas são incinerados em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia incinerou aproximadamente 225 quilos de drogas, entre maconha, cocaína e crack, na quarta-feira (20), em Vitória da Conquista. O material estava distribuído em tabletes e porções, apreendidos em diferentes operações realizadas pelas forças de segurança no município. A ação foi conduzida pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), unidade subordinada ao Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), no âmbito da Operação Festival, com acompanhamento do Ministério Público. As drogas destruídas foram apreendidas em procedimentos que resultaram na instauração de inquéritos policiais, indiciamentos e representações pela prisão preventiva de suspeitos de tráfico na região.

Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra investigados por tráfico de drogas em Morro do Chapéu e Salvador

Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra investigados por tráfico de drogas em Morro do Chapéu e Salvador
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia cumpriu, nesta quinta-feira (21), três mandados de prisão relacionados a um esquema de tráfico de drogas desarticulado no município de Morro do Chapéu.  Um dos mandados foi cumprido em Salvador, no bairro Acupe de Brotas, contra um advogado de 71 anos, apontado como proprietário de uma fazenda usada para o cultivo de maconha no interior do estado. O investigado foi localizado em sua residência e conduzido para a Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), onde permanece custodiado à disposição da Justiça. Outro mandado de prisão preventiva foi cumprido no centro de Morro do Chapéu contra uma mulher de 60 anos, suspeita de ser a arrendatária da propriedade rural utilizada no plantio da droga. Já um terceiro mandado de prisão temporária foi executado contra um homem de 28 anos, detido na Avenida Joel Modesto, também em Morro do Chapéu. Durante as diligências, um quarto envolvido foi preso em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. Nas buscas, foram apreendidos, armas, munições, aparelhos eletrônicos, notebook, celulares, 43 porções de maconha, 42 de cocaína, balança, celulares e notebook, além de dinheiro em espécie. As ações foram coordenadas pela Delegacia Territorial de Morro do Chapéu, com apoio da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Irecê), do Departamento de Polícia do Interior (Depin) e do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). As prisões são resultado da continuidade das investigações iniciadas em abril deste ano, quando a Polícia Civil erradicou mais de 100 mil pés de maconha em uma grande plantação localizada em área de difícil acesso na zona rural de Morro do Chapéu. Na ocasião, três pessoas foram presas em flagrante e cerca de 500 quilos da droga foram apreendidos. Diligências posteriores identificaram novas áreas cultivadas pelo mesmo grupo criminoso, com a apreensão de mais 80 mil pés de maconha no dia 5 de abril e 8 mil pés no dia 29 do mesmo mês. De acordo com a delegada Natália Ferreira Bezerra, titular da DT de Morro do Chapéu, as prisões desta quinta-feira representam o avanço das investigações sobre os líderes do esquema criminoso. “Na época, conseguimos prender apenas os trabalhadores flagrados no cultivo e incineramos as plantações. Agora, com os mandados expedidos pela Justiça, conseguimos chegar aos responsáveis por coordenar a atividade ilícita, incluindo o proprietário da fazenda e a pessoa suspeita de arrendar a terra”, destacou.

Suspeito de furto em supermercado é localizado e detido pela PM em Guanambi

Suspeito de furto em supermercado é localizado e detido pela PM em Guanambi
Foto: Reprodução/17º BPM

Um homem de 28 anos foi detido na tarde desta quarta-feira (20), na Rua Dom Pedro II, Bairro Monte Pascoal, zona urbana de Guanambi, após ser reconhecido como autor de um furto ocorrido em um supermercado no dia anterior. De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar, por volta das 16h, a guarnição do 1º Pelotão da CETO foi acionada para prestar apoio aos agentes da SOINT, que haviam identificado o suspeito por meio de imagens de câmeras de segurança. Durante a abordagem, o homem confessou o crime e afirmou ter descartado os objetos furtados em um terreno baldio, localizado nas proximidades da delegacia. As buscas foram realizadas no local indicado, mas os materiais não foram encontrados. O suspeito foi conduzido à delegacia, onde ficou à disposição da Justiça para adoção das medidas cabíveis.

Governo Federal projeta 400 mil novas ligações do Luz Para Todos até 2028

Governo Federal projeta 400 mil novas ligações do Luz Para Todos até 2028
Foto: Tauan Alencar/MME

O Brasil caminha rumo à universalização do acesso à energia elétrica com o avanço do programa Luz Para Todos do Governo Federal. Nesta terça-feira, 19 de agosto, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou do evento “Luz para Todos: balanço de investimentos 2023-2025 e primeiro ano de gestão da ENBPar”, que apresentou os resultados alcançados pelo programa nos últimos anos e, desde 2024, da parceria com a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional – ENBPar. Entre 2023 e 2025, foram realizadas, no âmbito do Luz Para Todos, 123,2 mil novas ligações, garantindo eletricidade a cerca de 500 mil brasileiros. Também no último biênio foram firmados 10 novos contratos que preveem o atendimento de 22 mil novas unidades consumidoras, com investimentos de R$ 735 milhões, abrangendo comunidades no Acre, Maranhão, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins. “O programa Luz para Todos é um grande exemplo de política pública que transforma vidas. No próximo ano, R$ 3 bilhões em investimentos já estão previstos para 80 mil novas ligações. Até 2028, no âmbito do Novo PAC, serão mais 400 mil ligações realizadas, mais da metade delas na Amazônia Legal. O Luz para Todos voltou com toda força no atual governo e só vamos parar quando chegarmos até o último brasileiro que não dispõe desse serviço básico”, ressaltou Alexandre Silveira. “Esse é o nosso objetivo, essas são nossas metas: levar mais desenvolvimento social para as pessoas, diminuir a desigualdade e, através de nossas ações para levar energia, levar, também, melhoria na qualidade de vida, assim como emancipar as pessoas que mais precisam. Estamos trabalhando em conjunto, buscando desenvolver os rincões do país”, declarou Marlos Costa de Andrade, presidente da ENBPar.

PRF flagra caminhões com mais de 85 toneladas de sobrecarga na BR-242, em Barreiras

PRF flagra caminhões com mais de 85 toneladas de sobrecarga na BR-242, em Barreiras
Foto: Divulgação/PRF

Na tarde desta terça-feira (19), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) autuou três caminhões de carga por transporte irregular no km 827 da BR-242, em Barreiras, no oeste da Bahia. A fiscalização ocorreu por volta das 12h e integra a Operação Peso Legal – Fase III, lançada em 18 de agosto em todo o país para combater o transporte com excesso de peso, preservar as rodovias e reduzir o risco de acidentes. De acordo com a PRF, cada veículo transportava cerca de 28,5 toneladas acima do limite permitido, totalizando 85,5 toneladas de sobrecarga. Além disso, nenhum dos motoristas havia cumprido o descanso mínimo de 11 horas ininterruptas, exigido pela legislação como medida essencial para a segurança na condução de veículos pesados. Outro problema constatado foi o desrespeito à Capacidade Máxima de Tração (CMT). Cada cavalo trator tinha limite legal de 80 toneladas, mas circulava com mais de 102 toneladas, superando em mais de 20% a capacidade estabelecida. Diante das infrações, as três combinações de veículos foram removidas para um pátio credenciado, onde será feito o transbordo da carga excedente em local apropriado e seguro.

Cinco agroindústrias familiares formam novo polo agroindustrial em Ibiassucê

Cinco agroindústrias familiares formam novo polo agroindustrial em Ibiassucê
Foto: Divulgação/CAR

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), inaugurou recentemente duas novas agroindústrias nas comunidades de Jabuticaba e Bom Sucesso, na zona rural de Ibiassucê. O objetivo é fortalecer a produção de mandioca e gerar mais renda para agricultores e agricultoras familiares. Com as inaugurações, Ibiassucê passa a contar com cinco agroindústrias familiares, localizadas nas comunidades de Bom Sucesso, Careta, Capoeirão, Grama e Jabuticaba. O presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário da Comunidade Bonsucesso, Gerson Rodrigues, destacou a importância da nova unidade de beneficiamento. “Era o que faltava para a nossa comunidade se desenvolver. Agora, vamos poder produzir farinha e polvilho com os novos equipamentos, como forno, ralador e descascador de mandioca.” Na Associação de Desenvolvimento Comunitário da Comunidade do Careta, a produção de biscoitos e pães já está a todo vapor. Para a presidente Leide Laura Amado, as novas unidades vão beneficiar diretamente a produção local. “Nossa agroindústria trabalha com produtos acabados da mandiocultura, enquanto as outras unidades produzirão fécula, que é nossa matéria-prima. Assim, se forma uma cadeia produtiva que vai gerar mais renda e dinamizar a economia do município.” Para fortalecer a produção e a comercialização, as cinco unidades foram contempladas pelo projeto da CAR, Bahia que Produz e Alimenta, que já contratou um profissional para cada agroindústria, com o objetivo de apoiar a gestão e otimizar a produção. “A produção cresceu bastante, principalmente depois da contratação do agente de negócios. Melhorou nossas vendas e o envolvimento da equipe na produção”, comentou Leide Laura.

Governo Federal reconhece situação de emergência por causa da estiagem em Caculé

Governo Federal reconhece situação de emergência por causa da estiagem em Caculé
Foto: Agência Brasil

O Governo Federal reconheceu, nesta quarta-feira (20), a situação de emergência no município de Caculé, no sudoeste da Bahia, em razão da estiagem prolongada. A decisão, formalizada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) por meio da Defesa Civil Nacional, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Com o reconhecimento, a prefeitura de Caculé está autorizada a solicitar recursos federais para ações de defesa civil. Entre as medidas previstas estão a compra de cestas básicas, fornecimento de água mineral, alimentação para trabalhadores e voluntários, além da distribuição de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório. O pedido de apoio deve ser feito pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após o envio do plano de trabalho pelo município, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa as demandas apresentadas. Se aprovadas, uma nova portaria é publicada no DOU com o valor autorizado para liberação dos recursos.

Contas de 2023 da Câmara Municipal de Rio do Pires são julgadas irregulares pelo TCM

Contas de 2023 da Câmara Municipal de Rio do Pires são julgadas irregulares pelo TCM
Foto: Sudoeste Total

Na sessão desta quarta-feira (20/08), os conselheiros que compõem a 2ª Câmara julgadora do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia consideraram irregulares as contas da Câmara Municipal de Rio do Pires, referentes ao ano de 2023, de responsabilidade do vereador Eliano Francisco Silva, por realizar pagamentos em duplicidade – sem a correspondente comprovação da sua devolução. O vereador foi multado em R$3 mil ao gestor. A unidade técnica do TCM identificou divergência no montante de R$474.470,30 no fluxo financeiro encaminhado pelo gestor, nos registros efetuados na conta “Créditos por Danos ao Patrimônio”. Em sua defesa, o gestor afirmou que a diferença é decorrente de pagamentos em duplicidade, e que o ressarcimento seria feito em dez parcelas. Mas não apresentou comprovante da devolução. Também foi constatado pela área técnica a inexistência de saldo para pagamento de valores decorrentes de consignações e de retenções, no montante de R$173.322,13, evidenciando o desequilíbrio financeiro das contas no exercício e impactando o orçamento do exercício seguinte. O conselheiro Ronaldo Sant’anna, relator do processo, determinou a abertura de processo específico para apurar a devolução dos R$474.470,30. Cabe recurso da decisão.

Polícia Civil prende dupla suspeita de roubo a estabelecimentos em Vitória da Conquista

Polícia Civil prende dupla suspeita de roubo a estabelecimentos em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PMVC

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista, cumpriu na manhã desta quarta-feira (20) dois mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento em roubos a estabelecimentos comerciais na cidade. Os alvos da operação foram dois homens, ambos de 23 anos, apontados como autores de diversos roubos qualificados ocorridos no centro da cidade e na Avenida Olivia Flores durante o mês de agosto de 2025. As ações criminosas da dupla chegaram a ser registradas pelas câmeras de segurança de um dos estabelecimentos. Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos. Os dois respondem pelo crime de roubo qualificado e, após a prisão, foram encaminhados ao Conjunto Penal de Vitória da Conquista, onde permanecerão à disposição da Justiça Criminal.

PM apreende armas de fogo após fuga de suspeitos em Caturama

PM apreende armas de fogo após fuga de suspeitos em Caturama
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Na manhã desta terça-feira (19), por volta das 11h, policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 4ª CIPM apreenderam duas armas de fogo no Povoado do Mucambo, zona rural de Caturama. Segundo a PM, durante patrulhamento em uma estrada vicinal, a guarnição avistou dois homens em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação da viatura, os indivíduos abandonaram duas carabinas — uma delas com uma munição deflagrada — e fugiram correndo para dentro da vegetação. Foram realizadas buscas no local, mas, devido à densidade da mata e às condições do terreno, os suspeitos não foram encontrados. As armas apreendidas foram apresentadas na Delegacia Territorial de Caturama, onde as medidas legais cabíveis serão adotadas.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.