O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em Dom Basílio, na Bahia, em razão da estiagem que atinge o município. A medida foi oficializada em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). Com o reconhecimento, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Entre as medidas estão a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório, além de outros itens de assistência. Os pedidos devem ser feitos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir das informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, o montante a ser liberado é definido em nova portaria publicada no DOU. Este é o segundo reconhecimento federal de emergência em Dom Basílio neste ano. Em fevereiro, o prefeito Fernando Santos decretou situação de emergência e, em 6 de março, o município teve o reconhecimento da Defesa Civil Nacional Oficializado.
