Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 09/08/2025 - 21:00
A Polícia Civil da Bahia prendeu, na noite de sexta-feira (8), um homem de 41 anos acusado de descumprir medida protetiva de urgência contra uma mulher de 31 anos. A ação foi realizada por equipes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam/Barreiras) e da 1ª Delegacia Territorial, com apoio do CATTI/Oeste, no âmbito da Operação Esquiva e integrada à campanha “Agosto Lilás”. O suspeito foi localizado em uma academia esportiva no bairro Barreirinhas, enquanto participava de uma atividade de capoeira. Durante a abordagem, ele tentou se passar pelo irmão gêmeo idêntico para evitar a prisão, mas acabou identificado e conduzido ao Complexo Policial. Segundo as investigações, o homem responde a diversos processos por crimes de violência doméstica e já havia utilizado tornozeleira eletrônica, que retirou por conta própria para viver na clandestinidade. Ele também é acusado de, em outras ocasiões, se passar pelo irmão para se esquivar de ações policiais. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Barreiras, em razão do descumprimento da medida protetiva. Após realizar os exames legais, o preso permanece custodiado, à disposição da Justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 09/08/2025 - 13:00
Na manhã desta sexta-feira, 8 de junho, por volta das 9h30, durante a Operação Harpia, policiais militares da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) realizavam fiscalização de veículos no bairro Jardim Guanabara, em Vitória da Conquista, quando o condutor de um GM/Corsa, que transportava mais duas pessoas, desobedeceu à ordem de parada e fugiu. Após acompanhamento, o veículo foi interceptado na esquina das ruas Antônio Andrade e Leôncio Santos. Durante a tentativa de fuga a pé, o motorista dispensou uma pistola calibre .380, sendo posteriormente localizado por outra guarnição na Avenida Expedicionário. Os envolvidos — um homem de 38 anos e uma mulher de 27 anos — foram conduzidos ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) para adoção das medidas cabíveis. Uma adolescente de 15 anos, que também estava no carro, foi encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O veículo foi removido para o pátio do Detran.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 09/08/2025 - 12:00
Na tarde desta sexta-feira, 8 de agosto, por volta das 15h30, uma guarnição da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) recuperou um veículo com restrição de furto na cidade de Tremedal, no sudoeste baiano. Durante patrulhamento, os policiais abordaram um automóvel Peugeot, de cor azul. Ao realizarem a verificação, foi constatado que o veículo possuía registro de furto. Diante da situação, o carro e o condutor foram encaminhados à Delegacia de Polícia (Depol) de Tremedal, onde foram adotadas as medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/08/2025 - 21:00
O cantor, compositor e multi-instrumentista Arlindo Cruz morreu nesta sexta-feira (8), no Rio de Janeiro, aos 66 anos. A informação foi confirmada por sua esposa, Babi Cruz. De acordo com o G1, o artista estava internado no hospital Barra D'Or, na Zona Oeste da cidade. Arlindo enfrentava complicações de saúde desde março de 2017, quando sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico em casa. Desde então, passou por um longo período de internação e lidava com sequelas severas da doença. Nos últimos anos, ele se afastou dos palcos e precisou de cuidados contínuos. A família divulgou um comunicado lamentando a perda: "Mais do que um artista, Arlindo foi um poeta do samba, um homem de fé, generosidade e alegria, que dedicou sua vida a levar música e amor a todos que cruzaram seu caminho. Sua voz, suas composições e seu sorriso permanecerão vivos na memória e no coração de milhões de admiradores". No texto, a família também agradeceu as manifestações de carinho: "Arlindo parte deixando um legado imenso para a cultura brasileira e um exemplo de força, humildade e paixão pela arte. Que sua música continue ecoando e inspirando as próximas gerações, como sempre foi seu desejo".
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/08/2025 - 20:00
Na tarde desta sexta-feira (8), uma tentativa de homicídio mobilizou a Polícia Militar em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia. Por volta das 13h20, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), da 46ª CIPM, foi acionada para atender à ocorrência registrada na Ladeira do Bonfim. Ao chegarem ao local, os policiais constataram que a vítima, menor, já havia sido socorrida e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do município. De acordo com informações da mãe do menor, o agressor tentou desferir um golpe de faca no pescoço da vítima, que conseguiu se esquivar. Ainda assim, foi atingida na coxa e na perna. Os policiais iniciaram diligências imediatamente e conseguiram localizar o suspeito nas proximidades do local do crime. Ele foi detido e conduzido à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, onde permanece à disposição da Justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/08/2025 - 19:00
Na tarde desta sexta-feira (8), policiais militares da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreenderam um veículo com indícios de adulteração em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. A ação ocorreu por volta das 12h30, no Bairro Benito Gama. Durante rondas de rotina realizadas pelo Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), os agentes identificaram um veículo Fiat Strada Freedom, de cor branca, com sinais visíveis de adulteração veicular. Após ordem de parada, foi feita a abordagem ao condutor, seguida de busca pessoal e inspeção no veículo. Durante a verificação, os policiais constataram diversos indícios que levantaram a suspeita de clonagem. Diante da situação, o carro e o motorista foram encaminhados à Delegacia Territorial de Livramento, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/08/2025 - 15:00
Na noite de quinta-feira, 7 de agosto de 2025, por volta das 19h10, equipes da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) atenderam denúncias no Povoado da Barrinha, em Livramento de Nossa Senhora. No local, os policiais localizaram e apreenderam três motocicletas que estavam sendo utilizadas para a prática de manobras perigosas, colocando em risco a segurança dos moradores da comunidade. Os envolvidos foram encaminhados à delegacia da cidade para os procedimentos legais, enquanto os veículos foram levados ao pátio da CIRETRAN em Brumado para as devidas providências.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/08/2025 - 14:00
Na última terça e quarta-feira, dias 5 e 6 de agosto, a Tenente-Coronel Gilmara, comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, oficializou a retomada da Operação Força Tática em Guanambi. A iniciativa, que volta a ser executada na cidade e em toda a região, tem como objetivo reforçar o policiamento tático, ampliar a sensação de segurança da população e coibir práticas criminosas. Ao longo das ações, equipes da PM realizaram abordagens em seis bares, vistoriaram 153 pessoas e fiscalizaram 26 veículos, entre carros e motocicletas. Durante as diligências, uma motocicleta foi apreendida e um cigarro contendo substância análoga à maconha foi recolhido. A Polícia Militar destacou que a operação integra um conjunto de estratégias voltadas à presença ostensiva e à resposta rápida contra a criminalidade, reafirmando o compromisso da corporação com a manutenção da ordem e a segurança pública.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/08/2025 - 11:00
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (8), a Operação Rede Oculta, para cumprir 30 mandados judiciais contra integrantes de um grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas e à associação criminosa, na cidade de Barra do Choça, no sudoeste da Bahia. De acordo com as investigações, os alvos atuavam de forma estruturada em Barra do Choça e Vitória da Conquista, com indícios de ligação a uma facção criminosa responsável por diversos homicídios na região. Entre eles, estão líderes da organização, incluindo um homem que integra o Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP/BA). A operação, coordenada pela 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista), mobilizou 100 policiais civis, divididos em 20 equipes. Até o momento, foram efetuadas cinco prisões, além do cumprimento de quatro mandados preventivos no Conjunto Penal de Vitória da Conquista, três no Conjunto Penal de Jequié e um no sistema prisional do Espírito Santo, totalizando 13 prisões preventivas. Celulares e anotações também foram apreendidos e devem contribuir com o avanço das investigações. A ação segue em andamento.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/08/2025 - 10:00
Um homem de 54 anos foi preso nesta quinta-feira (7), no bairro Santa Rita, em Poções, no sudoeste baiano, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva por homicídio qualificado. Ele é apontado pela Polícia Civil como um dos responsáveis pelo assassinato de Cidelsino Graciliano dos Santos, de 76 anos, ocorrido no dia 12 de junho deste ano, na zona rural do município. Segundo as investigações da Delegacia Territorial de Poções, a vítima foi atraída até a casa dos autores por uma adolescente de 15 anos. No local, Cidelsino foi morto com golpes de machado. O corpo foi enterrado nos fundos da residência e, dias depois, teve os restos mortais queimados numa tentativa de ocultar o crime. Familiares da vítima, ao notarem seu desaparecimento e a ausência de dinheiro que ele guardava, iniciaram as buscas por conta própria e, com a ajuda de um cão, localizaram o corpo. Ainda em junho, outros dois envolvidos no crime foram detidos: o filho do homem preso nesta quinta-feira e a adolescente. Com o avanço das investigações, a polícia concluiu que o pai teve participação direta tanto na execução quanto na ocultação do cadáver, o que motivou a decretação de sua prisão pela Justiça. O suspeito já possui antecedentes criminais. Em 2011, também em Poções, ele foi preso por um homicídio com características semelhantes: uma mulher foi morta, esquartejada e enterrada dentro de uma lata. Ele cumpria pena em regime aberto à época do novo crime. Agora sob custódia, o homem está à disposição do Poder Judiciário.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/08/2025 - 09:00
Três pessoas foram presas em flagrante durante a Operação Sertão, deflagrada nesta quinta-feira (7), pela Polícia Civil, no município de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia. A ação teve como alvos integrantes de um grupo criminoso investigado por envolvimento com o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e associação criminosa armada. Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão em diversos imóveis, os policiais apreenderam R$ 203 mil em espécie, escondidos em uma caixa de papelão, em uma residência no bairro Felícia. A origem do dinheiro é suspeita de estar ligada à lavagem de recursos provenientes do tráfico. Foram localizadas ainda uma arma de fogo, dois carros e celulares. Um dos detidos possui antecedentes por homicídio e é proprietário de uma fazenda localizada na zona rural do município de Boa Nova, onde também foi cumprido mandado judicial. Os três presos foram autuados em flagrante e encaminhados à delegacia especializada, onde prestaram depoimento. Em seguida, foram conduzidos ao presídio local, onde permanecem à disposição da Justiça. A operação foi realizada pela Delegacia de Tóxico e Entorpecentes de Vitória da Conquista, vinculada ao Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), com apoio do Grupo de Apoio Tático e Técnico a Investigação (GATTI) e do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco). “As prisões e apreensões representam mais um duro golpe contra o crime organizado no Sudoeste baiano. Essa ação demonstra o compromisso da Polícia Civil em descapitalizar organizações criminosas e desestruturar sua atuação, trazendo mais segurança e tranquilidade para a população”, destacou o delegado Roberto Júnior, diretor da Diretoria de Polícia do Interior (Dirpin/Sudeste-Sul).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/08/2025 - 08:00
O Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, em Guanambi, será administrado por uma grande concessionária do setor aéreo, com previsão de investimentos da ordem de R$ 77 milhões destinados à modernização e ampliação de sua estrutura. O objetivo é atrair novos voos e impulsionar o desenvolvimento da aviação regional. A unidade foi incluída no Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais – AmpliAR, do governo federal, junto com outros 18 aeroportos estratégicos selecionados com base no Plano Aeroviário Nacional (PAN). A escolha da empresa concessionária está marcada para o dia 24 de novembro, em sessão pública na sede da B3 S.A., a bolsa de valores oficial do Brasil. Atualmente, o aeroporto é gerido pela INFRACEA e opera com subsídio da Prefeitura de Guanambi, que arca com um custo anual de R$ 1,3 milhão. A nova concessão prevê, além da desoneração dos cofres públicos, a qualificação da infraestrutura aeroportuária e a possibilidade de inserção da cidade em novas rotas comerciais.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/08/2025 - 01:00
Cerca de 700 mil romeiros e peregrinos de todo o país participaram da Romaria de Bom Jesus da Lapa, na zona turística Caminhos do Oeste, que teve seu ponto alto, na quarta-feira (6), em 10 dias de celebrações dos 334 anos da devoção. Alvorada de fogos de artifício, missa solene e procissão marcaram o encerramento da programação. O grande fluxo de visitantes resulta em geração de vagas de emprego e injeção de recursos na economia do município, como na rede hoteleira, que registrou 100% de ocupação neste período do ano. “Temos três hotéis, que são mantidos pelos romeiros. São 300 leitos e todos estão ocupados. Já temos clientes fixos, que fazem reserva de um ano para o outro”, comemorou a hoteleira Juliana de Castro. São fiéis como Zildo Lopes, 57 anos, que percorreu mais de 400 quilômetros de moto, da cidade mineira de Taiobeiras até Bom Jesus da Lapa. “Esta cidade é abençoada. Aqui, podemos rezar, demonstrar nossa devoção e ainda aproveitar os atrativos turísticos da região. Na primeira excursão, éramos apenas três. Hoje, somos 100 motorromeiros vindos de Minas Gerais”, relatou. "É a primeira vez que participo desse grande evento religioso da Bahia e estou muito emocionado", completou o paulista João Carlos Simão, 74 anos. Segundo o reitor do Santuário da Lapa, padre Roque Silva, “além da maior celebração em agosto, o município também recebe muitos fiéis em setembro e outubro, sendo um dos principais polos do turismo religioso brasileiro”.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 08/08/2025 - 00:00
Na manhã desta quinta-feira (7), por volta das 6h, um grave acidente de trânsito foi registrado na BA-152, nas proximidades da entrada da cidade de Caturama, no sudoeste da Bahia. A ocorrência mobilizou a Guarnição da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), acionada por meio de ligação telefônica funcional. Ao chegar ao local, os policiais encontraram equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já em ação, prestando socorro a quatro passageiros feridos. No entanto, o condutor do veículo foi encontrado sem sinais vitais. O óbito foi constatado no local pelo médico da equipe de resgate. Sem indícios claros sobre a dinâmica do acidente, a guarnição acionou o delegado plantonista, que solicitou a presença do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realizar a perícia. Após os procedimentos iniciais, o corpo do motorista foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. O veículo envolvido foi levado para a Delegacia de Polícia de Caturama, onde serão adotadas as medidas cabíveis. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 07/08/2025 - 23:00
Na tarde desta quarta-feira (06), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 100 dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarros eletrônicos, durante fiscalização com foco no enfrentamento à criminalidade no km 677 da BR-116, em Jequié. A ação foi realizada por uma equipe do Grupo de Patrulhamento Tático da PRF Jequié, que abordou um ônibus interestadual que fazia o trajeto São Paulo (SP) a Guarabira (PB). Durante a vistoria no compartimento de bagagens, os policiais identificaram uma caixa suspeita, despachada como encomenda, contendo os dispositivos. Questionado, o motorista do ônibus informou que a encomenda foi embarcada na capital paulista e seria entregue a um destinatário no município paraibano. Os produtos apreendidos possuem comercialização e importação proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Diante dos fatos, a mercadoria foi recolhida e encaminhada à Receita Federal em Vitória da Conquista para adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 07/08/2025 - 22:00
Na tarde desta quarta-feira (6), por volta das 17h50, policiais militares da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), por meio da guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), apreenderam uma motocicleta com restrição de furto no município de Tanhaçu. Durante fiscalização de rotina, os policiais constataram que o veículo possuía registro de furto no município de Jordânia, em Minas Gerais. Diante da irregularidade, a motocicleta e o condutor foram encaminhados à Delegacia local, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 07/08/2025 - 21:00
Na manhã desta quarta-feira (6), por volta das 11h30, a guarnição de serviço da 29ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), em Jussiape, localizou um veículo com restrição por furto ou roubo. A abordagem ocorreu durante patrulhamento de rotina na região. Após a verificação dos dados do automóvel, os policiais constataram a irregularidade e procederam com a apreensão. O veículo foi encaminhado à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, onde foi apresentado para a adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 07/08/2025 - 20:00
A Associação dos Pequenos Produtores Irrigantes do Projeto Estreito (Appipe), no município de Urandi, é um dos muitos exemplos do potencial transformador da agricultura familiar no rural baiano. Por meio de esforço coletivo, organização e trabalho contínuo, a associação vem colhendo os frutos do projeto de implantação de quintais produtivos, que garantiu segurança alimentar e nutricional para 36 famílias e abriu novas oportunidades de geração de renda e desenvolvimento local. A iniciativa é uma realização do Governo da Bahia, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O projeto contou com a entrega de insumos, sementes e estruturas produtivas, como galinheiros, que proporcionaram diversificação das atividades e aumento da produção das famílias agricultoras atendidas. Entre os resultados já alcançados, está a entrega de produtos, como verduras, frutas e legumes, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Parte da produção também é vendida diretamente ao público durante na Feira da Agricultura, realizada no Povoado Núcleo I, na zona rural de Urandi. “O investimento realizado trouxe resultados muito positivos. Promoveu o desenvolvimento econômico e sustentável, aumentou a renda das famílias, melhorou a qualidade de vida e motivou ainda mais o trabalho no campo. Hoje, produzimos frutas, legumes, verduras e hortaliças, e entregarmos para o PNAE- Programa Nacional de Alimentação Escolar. A Conab - Companhia Nacional de Abastecimento já solicitou a documentação para iniciarmos novas entregas ao PAA. Estamos muito satisfeitos com os resultados”, destaca Maria Aparecida de Souza Rodrigues, presidente da Appipe. Com o fortalecimento da produção nos quintais, a associação avançou mais um passo. Agora, transformam os produtos colhidos em alimentos processados, gerando ainda mais valor e renda. Em uma cozinha construída com recursos próprios, as famílias passaram a produzir bolos de cenoura, aipim e chocolate, pães, pão de queijo, biscoitos (como o tradicional chiringa), bolacha de nata, chimango e pudins, ampliando o portfólio de produtos da agricultura familiar local. Como parte da estratégia de crescimento e consolidação da associação, a Appipe foi selecionada em edital da CAR para contar com o suporte de uma agente de negócios, que já está atuando na qualificação da gestão e na expansão do acesso a mercados institucionais e comerciais, contribuindo para o fortalecimento do empreendimento.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 07/08/2025 - 18:00
Com talento para a Mecânica desde a infância, o jovem Henrique Ferreira dos Santos, de 19 anos, estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Sílvia Ferreira Brito, em Ribeira do Pombal, deu forma a um antigo sonho: construiu um trator utilizando peças reaproveitadas de veículos e máquinas. A invenção será apresentada no próximo dia 14 de agosto, às 8h, durante a 13ª Feira de Ciências da unidade escolar, que traz como tema “Futuro sustentável: a Ciência como ferramenta de transformação”. O protótipo, funcional para pequenas atividades agrícolas e transporte de cargas leves, foi construído com materiais diversos, incluindo um motor de motocicleta, o diferencial de um Chevette, fibra de vidro, fios elétricos, pneus reutilizados e até o tanque de uma máquina de casa de farinha. A estrutura foi montada em ferro, e o assento reaproveitado de um trator antigo. Autodidata, Henrique conta que o interesse pela Mecânica surgiu ainda criança, desmontando e montando brinquedos para entender como funcionavam. Ao longo dos anos, adquiriu conhecimento por conta própria, consertando celulares, eletrodomésticos, computadores e veículos. “Sempre fui curioso, e isso me levou a aprender sozinho. Fazer esse trator é a realização de um sonho”, contou. Esta não é a primeira criação do estudante. Em 2024, enquanto cursava outra escola estadual, desenvolveu carros de controle remoto feitos com materiais recicláveis. Também conquistou o segundo lugar no projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), ao produzir um quadro utilizando componentes eletrônicos. O interesse pelas invenções motivou Henrique a aprofundar os estudos. “Comecei a me dedicar mais a disciplinas como Matemática, Física e Química, porque sei que são importantes para tudo o que quero construir”, disse. Com novos planos pela frente, ele já pensa em criar um minicaminhão e sonha em cursar Engenharia Mecânica e Automotiva. “Quero me aprimorar e continuar desenvolvendo projetos. É nisso que eu me vejo no futuro.”
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 07/08/2025 - 15:00
Durante sessão ocorrida nesta quarta-feira (06/08), os conselheiros que compõem a 2ª Câmara de julgamento do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia acataram as conclusões do relatório de auditoria temática na área da educação realizada em Encruzilhada, na gestão de Wekisley Teixeira Silva, no exercício de 2020, com relatos de irregularidades que justificaram multa de R$2,5 mil. O objetivo da auditoria foi verificar a execução das metas 16 (formação continuada e pós-graduação de professores) e 18 (piso salarial e plano de carreira dos profissionais) do Plano Nacional de Educação. Durante a análise técnica dos auditores foi constatado que o município de Encruzilhada, no exercício de 2020, possuía um total de 250 professores efetivos e seis temporários. No entanto, dos 250 professores efetivos, 42 recebiam salários-base abaixo do piso nacional, assim como os seis professores contratos temporariamente. Do mesmo modo, a meta 16 do PNE foi executada apenas parcialmente, já que não foi apresentado o plano de carreira dos profissionais. Foi constatado também que apenas 50% dos professores possuem formação em pós-graduação. A apuração concluiu ainda que as contratações temporárias de professores não foram realizadas com o imprescindível processo seletivo simplificado. Cabe recurso da decisão.