Início Arquivo Junho de 2025

Junho de 2025

Encontramos 315 Notícias

Ninguém acerta Mega-Sena e prêmio vai a R$ 90 milhões

Ninguém acerta Mega-Sena e prêmio vai a R$ 90 milhões
Foto: Reprodução/Caixa

Na noite de terça-feira, 10 de junho de 2025, foi realizado o sorteio do concurso 2874 da Mega-Sena. Ninguém acertou as seis dezenas. Os números sorteados foram: 04, 05, 09, 17, 49 e 53. O prêmio principal acumulou e estimativa para o próximo sorteio, na quinta-feira (12), é de R$ 90 milhões. Mesmo sem ganhadores na faixa principal, outras apostas foram premiadas. 133 pessoas acertaram cinco números e vão receber R$ 29.299,33 cada. Já 9.080 apostas acertaram quatro dezenas, com prêmio de R$ 613,09. As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio, em lotéricas, pelo site ou aplicativo das Loterias Caixa, ou pelo internet banking, no caso de clientes da Caixa. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5,00.

Motorista fica preso às ferragens após caminhão tombar na BR-030, em Caetité

Motorista fica preso às ferragens após caminhão tombar na BR-030, em Caetité
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Um caminhão tombou na manhã desta terça-feira (10) na BR-030, no trecho do município de Caetité, no sudoeste da Bahia. O acidente ocorreu por volta das 10h30, nas proximidades da fazenda Peri Peri. De acordo com informações da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o veículo, um Ford Cargo, saiu da pista e tombou em um barranco. O motorista ficou preso às ferragens, sendo necessário o acionamento do Corpo de Bombeiros da 3ª Companhia do 7º Batalhão e de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Após o resgate, a vítima foi retirada consciente, respondendo aos estímulos, e encaminhada ao Hospital Regional de Guanambi. Até o momento, não há atualização sobre seu estado de saúde. O caminhão transportava uma carga de bananas no momento do acidente. As causas da ocorrência ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.

Quatro cidades baianas recebem teste do novo sistema de alerta da Defesa Civil nacional neste sábado (14)

Quatro cidades baianas recebem teste do novo sistema de alerta da Defesa Civil nacional neste sábado (14)
Foto: Luís André/Defesa Civil-RS

No próximo sábado, dia 14, moradores de quatro cidades da Bahia terão uma experiência inédita com o novo sistema Defesa Civil Alerta. Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Santa Cruz Cabrália estão entre os 36 municípios do Nordeste selecionados para receber uma mensagem de alerta de demonstração diretamente nos celulares. A ação faz parte da estratégia do Governo Federal para ampliar os canais de comunicação com a população em situações de risco. A mensagem será enviada a partir do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, como parte da expansão do sistema desenvolvido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A intenção é familiarizar os cidadãos com a nova ferramenta, que permite o envio de alertas emergenciais diretamente nas telas dos celulares — com som de notificação ativado mesmo em modo silencioso. Com foco na prevenção de desastres naturais, como alagamentos, deslizamentos de terra, vendavais e outras ocorrências climáticas extremas, o sistema seguirá protocolos técnicos elaborados pelas Defesas Civis estaduais e municipais. Após a fase de testes e capacitação conduzida pelo Governo Federal, a operação do sistema será descentralizada, ficando sob responsabilidade das estruturas locais de Defesa Civil, que determinarão o conteúdo e o momento do envio de cada alerta. A expectativa é de que, com o novo recurso, a resposta a eventos críticos seja mais rápida e eficaz, reduzindo riscos à população e fortalecendo a cultura de prevenção em todo o país.

Polícia Militar apreende drogas, arma e celulares com suspeito em Jequié

Polícia Militar apreende drogas, arma e celulares com suspeito em Jequié
Foto: Divulgação/19º BPM

Na manhã desta segunda-feira (10), por volta das 9h30, policiais militares do 19º Batalhão realizavam rondas de rotina pelos residenciais Campo Belo e Colinas, em Jequié, quando se depararam com uma cena que logo despertou suspeitas. Um homem pilotava uma motocicleta e carregava uma mochila do tipo “bag delivery”, usada comumente por entregadores. No entanto, sua atitude chamou a atenção da guarnição. Ao perceber a aproximação das viaturas, o suspeito tentou fugir em alta velocidade pelas ruas da região, mas foi rapidamente alcançado pelos policiais. Após a abordagem, durante a revista pessoal, os agentes encontraram uma pistola calibre 7.65 presa à cintura do indivíduo. A situação ficou ainda mais grave quando, ao verificar o conteúdo da mochila, os policiais descobriram porções de substância análoga à cocaína, além de várias embalagens utilizadas para o acondicionamento de drogas e seis aparelhos celulares. Diante do material apreendido, os policiais deram voz de prisão ao suspeito, que foi conduzido à Delegacia Territorial de Jequié. Com ele foram levados todos os itens encontrados: uma pistola Taurus calibre 7.65, uma motocicleta Honda Start de cor prata, a droga, as embalagens e os celulares.

Dupla é presa com armas e drogas durante patrulhamento da PM em Vitória da Conquista

Dupla é presa com armas e drogas durante patrulhamento da PM em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PM

Na manhã desta terça-feira (10), por volta das 11h, policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) apreenderam armas de fogo, drogas e materiais utilizados no tráfico durante patrulhamento no bairro URBIS VI, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A ação teve início após a guarnição receber informações de que indivíduos estariam comercializando entorpecentes e ostentando armas em via pública no bairro Morada Real. Durante as diligências, os policiais avistaram dois homens em atitude suspeita, que ao perceberem a aproximação da viatura, tentaram fugir correndo em sentido contrário. Eles foram rapidamente alcançados. Na abordagem, os militares encontraram dois revólveres calibre .38, ambos municiados, escondidos na cintura dos suspeitos, além de diversas porções de substância análoga à cocaína já embaladas e prontas para comercialização. Diante da situação, os policiais seguiram até a residência dos envolvidos, onde localizaram mais entorpecentes — incluindo um pedaço de aproximadamente 350 gramas de substância semelhante à maconha, outras 25 porções da mesma droga e mais 96 porções de cocaína —, além de duas balanças de precisão, embalagens para acondicionamento dos entorpecentes e um aparelho celular que pode ter sido utilizado na atividade criminosa. No imóvel, também foi apreendido um terceiro revólver, calibre .22, municiado com três cartuchos intactos. Ao todo, a operação resultou na apreensão de 11 munições intactas de calibre .38, três munições deflagradas do mesmo calibre e três munições intactas de calibre .22. Os dois suspeitos, juntamente com todo o material apreendido, foram conduzidos ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), onde a ocorrência foi registrada e as medidas cabíveis adotadas.

Prefeitura de Dom Basílio abre credenciamento para contratação de monitores da rede municipal

Prefeitura de Dom Basílio abre credenciamento para contratação de monitores da rede municipal
Foto: Sudoeste Total

A Prefeitura de Dom Basílio, situada no sudoeste da Bahia, anunciou nesta terça-feira, 10 de junho, a abertura da Chamada Pública nº 007/2025, com o objetivo de credenciar profissionais para atuarem como monitores em diversas ações vinculadas à Secretaria Municipal de Educação. O processo de seleção está respaldado pela Lei nº 14.133/2021, que institui as normas gerais de licitação e contratação para a administração pública. De acordo com o edital, os profissionais credenciados deverão atuar em três áreas específicas: monitoramento de estudantes durante o transporte escolar realizado por ônibus da frota “Caminho da Escola”; acompanhamento de alunos com necessidades especiais — devidamente comprovadas por laudos médicos — tanto no transporte quanto em sala de aula; e apoio direto em sala de aula a esses mesmos alunos, conforme as especificações detalhadas no termo de referência da chamada. O período para entrega da documentação necessária ao credenciamento terá início no dia 11 de junho e se estenderá até 31 de dezembro de 2025. Os interessados deverão comparecer ao setor de licitações da Prefeitura Municipal, localizado na Rua Manoel Araújo, nº 01, sempre no horário das 8h às 12h, em dias úteis. O edital completo, junto com seus anexos, está disponível gratuitamente no mesmo endereço, dentro do horário de atendimento. Informações adicionais podem ser obtidas por meio do telefone (77) 3448-2114 ou pelo e-mail [email protected].

Seis criminosos são inseridos no Baralho do Crime da Segurança Pública da Bahia

Seis criminosos são inseridos no Baralho do Crime da Segurança Pública da Bahia
Foto: SSP

Seis procurados por homicídio, tráfico de drogas e organização criminosa, considerados de alta periculosidade, foram inseridos no Baralho do Crime da Segurança Pública. A atualização aconteceu na manhã desta terça-feira (10), nos naipes de Ouros, Paus e Copas. Uma das principais lideranças criminosas com atuação no estado, Ednaldo Pereira Souza, conhecido por ‘Dada’ ou ‘Thomira’, é procurado após fuga do Conjunto Penal de Eunápolis, em dezembro de 2024. Thor, foragido por homicídio e organização criminosa, ocupa a carta ‘Damas de Ouros’. O foragido também tem entradas por porte e posse ilegal de arma de fogo, dano ao patrimônio, homicídio qualificado e associação para o tráfico. A carta ‘Dez de Ouros’ passa a apresentar Sirlon Rosário Dias Silva, o ‘Sirlon’, foragido do conjunto de Eunápolis, que também chefiava uma organização com atuação no município de Eunápolis. O criminoso, comparsa de Dadá, é acusado pelos crimes de homicídio qualificado, crimes ambientais, posse e porte ilegal de arma de fogo, organização criminosa, dano qualificado e ataques armados a agentes públicos. Iago Avelar Santos, o ‘Manga Rosa’, agora ocupa a carta ‘Cinco de Ouros’. Ele é procurado por gerenciar o tráfico de entorpecentes na região de Barra do Choça, além de acumular os crimes de tentativa de homicídio, organização criminosa e associação para o tráfico. O naipe de Paus também sofreu duas atualizações com a inserção do homicida José Lucas dos Santos Gomes, o ‘Tremilique’ ou ‘Americano’, e do traficante e homicida Alessandro Lima de Jesus, conhecido por ‘Zoi’. ‘Tremilique’, atual ‘Dez de Paus’, atua no município de Camaçari. Já ‘Zoi’, o ‘Três de Paus’, tem atuação no bairro de Vila Canária, em Salvador. O ‘Quatro de Copas’ apresenta o rosto de Edson Santos Cruz, o ‘Gana’ ou ‘Bomba’, procurado por homicídio. ‘Gana’ opera na região de Arembepe e Portão, também na cidade de Camaçari, e tem forte influência no comércio ilegal na região. Qualquer informação que possa contribuir com o trabalho da polícia pode ser transmitida, de forma anônima, através do 181 ou por meio do portal do Disque Denúncia, na ferramenta Denuncie Aqui. O sigilo é garantido!

Mulher é presa com 3 kg de pasta base de cocaína em ônibus na BR-116, em Jequié

Mulher é presa com 3 kg de pasta base de cocaína em ônibus na BR-116, em Jequié
Foto: Divulgação/PRF

Uma mulher foi presa na manhã desta terça-feira (10) por tráfico de drogas após ser flagrada transportando cerca de 3 quilos de pasta base de cocaína em um ônibus interestadual, durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 677 da BR-116, em Jequié. A abordagem ocorreu por volta das 7h30 e foi realizada por policiais do Grupo de Patrulhamento Tático da PRF de Jequié, como parte de uma operação de combate ao narcotráfico. O veículo fiscalizado fazia a linha São Paulo (SP) – Recife (PE) e pertence a uma empresa de transporte interestadual de passageiros. Durante a inspeção no compartimento interno do ônibus, os agentes localizaram uma bolsa contendo três tabletes de uma substância com características compatíveis à pasta base de cocaína, totalizando aproximadamente 3 quilos. A passageira, que viajava sozinha, afirmou ter embarcado em São Paulo. Ela foi detida em flagrante e, juntamente com o entorpecente, encaminhada à delegacia da Polícia Civil para os procedimentos legais.

Mais de 800 testes de ISTs são realizados no primeiro dia dos festejos pelos 148 anos de Brumado

Mais de 800 testes de ISTs são realizados no primeiro dia dos festejos pelos 148 anos de Brumado
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Com 849 testes realizados no primeiro dia das comemorações pelos 148 anos de Brumado, o posto de testagem montado pelo Governo do Estado voltou a funcionar nesta terça-feira (10), a partir das 14h. Do total de exames realizados, 13 tiveram resultado positivo para sífilis. Não foram detectados casos de HIV nem de hepatites B e C. A estrutura está montada na Praça Coronel Zeca Leite, onde estão sendo realizados os shows. A coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Sudoeste, Karoline Rebouças, explica que, em todos os atendimentos, além da testagem, são oferecidas orientações sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “Para quem tem resultado positivo, é feito todo o encaminhamento para tratamento, além da oferta de informações sobre como evitar a reinfecção”, afirma. O posto de testagem funcionará até a próxima quinta-feira (12), com profissionais capacitados para realizar os exames, fazer os encaminhamentos em caso de resultado positivo e fornecer informações sobre prevenção e cuidados com a saúde sexual. Além dos testes, equipes estão distribuindo preservativos — somente no primeiro dia, cerca de 4 mil unidades foram entregues.

Estudantes de Bom Jesus da Lapa participam da 10ª Conferência da CLACSO, na Colômbia

Estudantes de Bom Jesus da Lapa participam da 10ª Conferência da CLACSO, na Colômbia
Foto: Divulgação

As estudantes Mariana Carvalho e Maisa Pinheiro, do Colégio Estadual São Vicente de Paulo, em Bom Jesus da Lapa, estão em Bogotá, na Colômbia, onde apresentam o projeto “O avatar e os objetivos de desenvolvimento sustentável: estratégia para o ensino de Geografia no Médio São Francisco, Bahia, Brasil” na 10ª Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais (CLACSO 2025). O trabalho, orientado pelo professor Mateus Costa, une elementos da animação avatar, conceitos geográficos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na realidade socioambiental do Médio São Francisco. Mariana Carvalho e Maisa Pinheiro, ambas de 16 anos e estudantes da 2ª série, consideram a viagem um sonho que está se realizando. “Sem dúvidas, não imaginava vivenciar essa experiência única, que nos incentiva a continuar no caminho dos estudos”, revela Maísa. São 17 objetivos globais estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, que visam guiar as políticas públicas e ações de desenvolvimento em todo o mundo, até 2030. A proposta das estudantes se alinha ao ODS 15 sobre a vida terrestre e traz reflexões urgentes sobre o uso dos recursos naturais. Ao longo de 2024, as alunas e demais participantes do projeto na escola investigaram as relações entre cultura, meio ambiente e geografia, utilizando a linguagem audiovisual como estratégia didática. “Sempre incentivo os estudantes a estarem atentos às oportunidades para que entendam que é possível, através da educação, galgar espaços que, muitas vezes, foram negados historicamente e continuam sendo”, ressalta o professor.

4ª CIPM participa de palestra educativa sobre os riscos do cigarro eletrônico em escola de Rio do Pires

4ª CIPM participa de palestra educativa sobre os riscos do cigarro eletrônico em escola de Rio do Pires
Foto: Divulgação/4ª CIPM

Na manhã desta terça-feira (10), a 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) participou de uma ação educativa no Colégio Municipal Democrático de Rio do Pires, com foco na conscientização de estudantes do ensino fundamental sobre os riscos do cigarro eletrônico. A atividade contou com palestras ministradas pelo médico Dr. Paulo César e pelo Tenente PM Gotado, que abordaram, de forma didática, os malefícios causados à saúde pelo uso desses dispositivos, especialmente entre jovens. Os palestrantes também destacaram as possíveis consequências legais associadas ao uso e à comercialização do produto, cuja popularidade vem crescendo entre adolescentes, apesar dos perigos. Realizada no pátio da escola, a ação teve como objetivo alertar a comunidade escolar sobre os riscos ocultos do cigarro eletrônico, que, embora tenha aparência inofensiva e sabores atrativos, representa ameaças significativas à saúde. A participação da 4ª CIPM reforça o compromisso da Polícia Militar com ações preventivas e educativas, aproximando a corporação da comunidade e promovendo cidadania entre os jovens.

Teto de igreja desaba e deixa ao menos 14 pessoas feridas em Jequié

Teto de igreja desaba e deixa ao menos 14 pessoas feridas em Jequié
Foto: Divulgação/CBM-BA

Três guarnições do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM) atuaram no resgate de 14 pessoas que ficaram sob os escombros após o desabamento do teto da Igreja São Judas Tadeu, ocorrido na manhã desta terça-feira (10), no bairro de mesmo nome, na cidade de Jequié. Todas as vítimas foram encontradas com vida. De acordo com nota divulgada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), nove pessoas foram levadas ao Hospital Geral Prado Valadares por ambulâncias da corporação e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Outras cinco receberam atendimento no local e, como não apresentavam ferimentos aparentes, não precisaram ser encaminhadas a unidades de saúde. As equipes seguem realizando varreduras no imóvel para assegurar que não há mais vítimas sob os escombros. A Polícia Militar e a Defesa Civil de Jequié também prestam apoio à operação. A igreja passava por obras de requalificação no momento do desabamento. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

Quase 150 veículos são recuperados pela CIPRv Brumado em menos de seis meses

Quase 150 veículos são recuperados pela CIPRv Brumado em menos de seis meses
Foto: Sudoeste Total

A Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv/Brumado) apresentou, nesta terça-feira (10), o balanço das principais ocorrências registradas entre 14 de dezembro de 2024 e 9 de junho de 2025. Os números revelam uma atuação intensa da unidade no combate ao crime e à criminalidade nas rodovias sob sua responsabilidade no sudoeste baiano. De acordo com os dados divulgados, 148 veículos foram recuperados durante o período — número que representa o maior destaque da operação semestral da companhia, refletindo o foco da CIPRv em coibir roubos e furtos de automóveis nas estradas. Além disso, 45 cargas transportadas sem nota fiscal foram interceptadas, apontando para ações contundentes contra crimes fiscais e o transporte irregular de mercadorias. No combate ao narcotráfico, a companhia registrou 20 apreensões de drogas e 21 prisões relacionadas ao tráfico, evidenciando o empenho no enfrentamento a esse tipo de crime nas rodovias. Também foram apreendidas 4 armas de fogo e 43 casos de receptação de produtos ilícitos foram registrados. A unidade ainda cumpriu 2 mandados de prisão e contabilizou 4 ocorrências de estelionato. Já nas fiscalizações de trânsito, foram identificados 8 condutores dirigindo sob efeito de álcool, além da lavratura de 19 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). Ao todo, 73 pessoas foram conduzidas à delegacia por diferentes tipos de infrações e crimes ao longo do período. O comandante da CIPRv/Brumado destacou que os números refletem o “comprometimento da tropa e a confiança da população no trabalho da Polícia Militar da Bahia”, ressaltando que o policiamento ostensivo nas rodovias estaduais tem contribuído diretamente para a redução da criminalidade na região.

Inflação desacelera para 0,26% em maio, influenciada por energia elétrica e queda nos transportes

Inflação desacelera para 0,26% em maio, influenciada por energia elétrica e queda nos transportes
Foto: Sudoeste Total

A inflação oficial do país recuou para 0,26% em maio, após registrar 0,43% em abril, conforme dados divulgados nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A desaceleração de 0,17 ponto percentual foi impulsionada, sobretudo, pelo grupo Transportes, que caiu 0,37% e contribuiu com -0,08 p.p. para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Entre os destaques de queda no grupo, estão as passagens aéreas (-11,31%) e os combustíveis (-0,72%). Todos os combustíveis apresentaram recuos: óleo diesel (-1,30%), etanol (-0,91%), gás veicular (-0,83%) e gasolina (-0,66%). Na outra ponta, o grupo Habitação teve alta de 1,19% em maio, maior contribuição positiva do mês (0,18 p.p.), puxado pelo reajuste na energia elétrica residencial, que subiu 3,62% após a mudança na bandeira tarifária, revertendo a queda de -0,08% registrada em abril. O grupo Alimentação e bebidas, por sua vez, teve alta de 0,17%, mas com forte desaceleração em relação a abril (0,82%). Essa foi a menor variação mensal desde agosto de 2024. Quedas expressivas nos preços do tomate (-13,52%), arroz (-4,00%), ovo de galinha (-3,98%) e frutas (-1,67%) contribuíram para esse cenário. Por outro lado, batata-inglesa (10,34%), cebola (10,28%), café moído (4,59%) e carnes (0,97%) puxaram o índice para cima dentro do grupo. No acumulado do ano, o IPCA soma alta de 2,75%, e, nos últimos 12 meses, chega a 5,32%. As demais variações por grupo foram: Saúde e cuidados pessoais (0,54%), Vestuário (0,41%), Despesas pessoais (0,35%), Comunicação (0,07%), Educação (0,05%) e Artigos de residência (-0,27%).

MP-BA e Polícia Federal deflagram “Operação Desvio Bélico” contra venda ilegal de fuzil a organização criminosa em Porto Seguro

MP-BA e Polícia Federal deflagram “Operação Desvio Bélico” contra venda ilegal de fuzil a organização criminosa em Porto Seguro
Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado Regional Sul (Gaeco Sul), em parceria com a Polícia Federal, deflagrou na manhã desta terça-feira (10) a “Operação Desvio Bélico”. A ação mira um homem que possui licença de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC) e é suspeito de ter vendido um fuzil de forma ilegal ao líder de uma organização criminosa que atua em Porto Seguro e regiões próximas. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal de Porto Seguro, nas cidades de Praia Grande e Jarinu, no estado de São Paulo. As diligências visam aprofundar as investigações relacionadas ao vendedor do armamento. O caso é um desdobramento da apreensão do fuzil ocorrida em Porto Seguro no dia 3 de dezembro de 2024. A operação recebeu o nome “Desvio Bélico” porque o principal investigado teria adquirido legalmente armas de fogo, desviando-as posteriormente para o crime organizado. As investigações seguem para apurar a possível participação de outras pessoas e fatos conexos. Se condenados, os envolvidos podem cumprir penas que, somadas, ultrapassam 12 anos de reclusão.

80ª CIPM prende homem em flagrante por roubo a idoso em Cândido Sales

80ª CIPM prende homem em flagrante por roubo a idoso em Cândido Sales
Foto: Sudoeste Total

Na manhã do último sábado (08), por volta das 9h, policiais militares da 80ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) atenderam a uma ocorrência de roubo no centro comercial da cidade de Cândido Sales. De acordo com a vítima, um idoso, o suspeito utilizou violência física para subtrair R$ 1.110,00 em dinheiro. Com base nas informações e nas características físicas repassadas pela vítima, a guarnição realizou diligências na região, localizando e detendo o autor do crime. Após reconhecimento formal pela vítima, o homem foi conduzido à delegacia local, onde foi lavrado o flagrante e tomadas as medidas legais cabíveis.

Moradora denuncia abandono de cães em Dom Basílio e cobra ação do poder público às vésperas do São João

Moradora denuncia abandono de cães em Dom Basílio e cobra ação do poder público às vésperas do São João
Foto: Reprodução

A presença crescente de cães em situação de rua em Dom Basílio, no sudoeste baiano, tem gerado indignação entre os moradores. Em vídeo publicado nas redes sociais, a moradora Tina Alves denunciou o abandono constante de animais e a ausência de ações por parte do poder público para enfrentar o problema, que se intensifica às vésperas das festividades juninas. Segundo Tina, a situação é crônica e tende a piorar, especialmente na região da Praça São João, onde há grande concentração dos animais. “Todo dia aparece um animal, porque as pessoas vêm e soltam cadelas que acabaram de dar cria. A praça São João está cheia de cachorros. Sofrem ataques de seres humanos e muitos são atropelados ou chutados de ponta-pé, que eu já vi”, relata a moradora. Ela ainda critica a falta de estrutura e políticas públicas, cobrando a criação de uma ONG, um canil municipal e a presença de profissionais veterinários. “Não tem condições de manter esses animais alimentados pelas pessoas. Além do mais, eles desenvolvem carrapatos e transmitem doenças. Cadê a vigilância sanitária pra tomar providência sobre isso aqui?”, questiona. Nas imagens, os cães aparecem consumindo ração. Segundo Tina informou ao site Sudoeste Total, o alimento foi doado por um empresário local e outros moradores, que preferem o anonimato por temerem críticas. “Eles doam, mas não querem ser identificados, justamente porque muitas pessoas não gostam. Lamentável”, desabafa. A denúncia ocorre em um momento em que a cidade se prepara para receber visitantes durante o São João. A Praça São João foi ornamentada especialmente para os festejos, mas a presença de animais abandonados no local pode causar desconforto aos turistas e visitantes.






Investigado por esquema interestadual de receptação é preso em Guanambi

Investigado por esquema interestadual de receptação é preso em Guanambi
Foto: Divulgação/PC

Um homem apontado como principal responsável por um esquema interestadual de receptação qualificada e uso de documentos falsos foi preso preventivamente nesta segunda-feira (9), em Guanambi, durante ação da Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial do município. A investigação teve início após a denúncia do desvio de um compressor de ar a diesel, avaliado em R$ 500 mil, pertencente a uma empresa de locação de equipamentos. O material deveria ser entregue no Mato Grosso do Sul, mas foi localizado em um galpão na cidade baiana. No mesmo local, foram apreendidos equipamentos de academia e produtos químicos de limpeza, todos sem comprovação de origem lícita. O valor estimado das mercadorias ultrapassa R$ 1 milhão. O imóvel onde os produtos estavam armazenados havia sido alugado pelo investigado, conforme comprovado por documentos e oitivas. Representantes de empresas da Bahia, São Paulo e Minas Gerais reconheceram os itens como pertencentes às cargas desviadas durante o transporte. O homem chegou a apresentar uma nota fiscal com data posterior à apreensão dos produtos, numa tentativa de legitimar a posse dos bens e dificultar a restituição aos verdadeiros proprietários. O suspeito está preso à disposição do Poder Judiciário. Ele foi indiciado por receptação qualificada e uso de documento falso. A ação resultou na apreensão e restituição de diversos bens às empresas lesadas.

Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em Iuiú e Rio do Antônio

Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em Iuiú e Rio do Antônio
Foto: Reprodução/Câmara de Iuiu

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu na última sexta-feira (6) a situação de emergência nos municípios baianos de Iuiú e Rio do Antônio, em razão da estiagem prolongada que atinge as localidades. A decisão foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU). Com o reconhecimento federal, as prefeituras estão autorizadas a solicitar recursos emergenciais para ações de defesa civil. Entre as medidas que podem ser financiadas estão a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório. Os pedidos devem ser formalizados através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações fornecidas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Após a aprovação, o valor autorizado é divulgado em nova portaria no DOU. Atualmente, a Bahia contabiliza 111 reconhecimentos de situação de emergência vigentes, sendo 84 por estiagem, 25 por chuvas intensas, um por enxurradas e um por alagamentos.

PRF intensifica fiscalização com a Operação Festejos Juninos 2025 na Bahia

PRF intensifica fiscalização com a Operação Festejos Juninos 2025 na Bahia
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia inicia, no próximo dia 16 de junho, a Operação Festejos Juninos 2025, com reforço na fiscalização e ações educativas nas rodovias federais que cruzam o estado. A operação seguirá até o encerramento das celebrações de São Pedro, abrangendo o período de maior movimentação nas estradas devido às tradicionais festas juninas. Segundo a PRF, em média, 5,2 milhões de veículos circulam pelas rodovias federais baianas durante o mês de junho. Entre os dias 20 e 25 de junho, período de maior fluxo por conta do São João, são registrados mais de 1,13 milhão de veículos em trânsito, especialmente nas vias que conectam Salvador ao interior, onde acontecem os principais festejos. Com a proximidade dos feriados de Corpus Christi (19 de junho) e São João (24 de junho), a expectativa é de que o aumento no tráfego ocorra de forma antecipada e supere os números registrados em anos anteriores. A PRF orienta os motoristas a planejarem suas viagens com antecedência, revisarem os veículos e redobrarem a atenção ao volante. A corporação alerta que condutas imprudentes — como excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas e consumo de álcool antes de dirigir — serão alvo de fiscalização intensiva. A operação contará com o emprego de efetivo reforçado, viaturas, radares móveis e etilômetros, além de campanhas educativas para reduzir acidentes e preservar vidas durante o período mais festivo e movimentado do calendário nordestino.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.