Início Arquivo Outubro de 2024

Outubro de 2024

Encontramos 243 Notícias

Homem é morto por disparos de arma de fogo na zona rural de Condeúba

Homem é morto por disparos de arma de fogo na zona rural de Condeúba
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Um homem foi morto por disparos de arma de fogo no município de Condeúba, sudoeste da Bahia, na tarde desta terça-feira (8). De acordo com informações da 80ª CIPM passadas ao Sudoeste Total, o crime ocorreu no povoado Tamboril, zona rural do município. A vítima foi identificada como Arlindo Firmo de Brito, 60 anos. Conforme a PM, ele era agente de saúde na região. De acordo com populares, homem, já conhecido na região desceu de um veículo Gol, de cor preta, invadiu o pátio da casa e efetuou três disparos de arma de fogo contra a vítima. O serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas apenas constatou o óbito de Arlindo. O corpo foi encaminhado por agentes da Polícia Técnica ao Instituto Médico Legal (IML). O autor do crime não foi localizado, contudo, na sua residência a PM localizou três veículos, uma motocicleta e dois carros, sendo que um dos veículos pode ter sido usado no crime. A Polícia Civil acompanha o caso.

Bombeiros extinguem incêndios florestais em Juazeiro, Lençóis, Bom Jesus da Lapa e Guanambi

Bombeiros extinguem incêndios florestais em Juazeiro, Lençóis, Bom Jesus da Lapa e Guanambi
Foto: Divulgação/CBM-BA

Nesta terça-feira (8), equipes de bombeiros militares empregados na Operação Florestal 2024 extinguiram incêndios nas cidades de Juazeiro, Lençóis, Bom Jesus da Lapa e Guanambi. Outras equipes seguem combatendo incêndios florestais nos municípios de Buritirama, Barreiras, São Desidério, Luís Eduardo Magalhães, Jacobina, Jaguarari, Senhor do Bonfim, Andaraí, Seabra, Cocos, Anagé e Érico Cardoso. Atualmente estão empregados cerca de 180 bombeiros militares dedicados exclusivamente ao serviço desempenhado nas bases florestais, 715 incêndios foram combatidos, 1517 orientações preventivas realizadas e 81 municípios atendidos.

MP requer multa de R$ 8 mil contra candidatos por derrame de santinhos em Anagé e Caraíbas

MP requer multa de R$ 8 mil contra candidatos por derrame de santinhos em Anagé e Caraíbas
Foto: Divulgação/MP-BA

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do promotor de Justiça Eleitoral Marco Aurélio Rubick da Silva, ajuizou 27 Notícias de Irregularidade em Propaganda Eleitoral (Nipes) contra candidatos que derramaram santinhos em diversos locais de votação nos Municípios de Anagé e Caraíbas durante a madrugada do dia 6 de outubro de 2024, dia das eleições. Na ação, o promotor requer que a Justiça aplique multa de R$ 8 mil reais contra os candidatos em cada uma das NIPEs ajuizadas. Foram ajuizadas Nipes contra os candidatos Anderson Lima Amorim, Rosiwaldo Alves Bispo, Renato Lima dos Santos, Carlos Eduardo da Silva Lenares, Clovis Meira dos Santos, Deldisia Alves da Silva Freitas, Luciano Oliveira dos Santos Portugal, Maria Aparecida Lima dos Santos, Paulo Cesar Coelho Silva e Renato Araújo Oliveira. Segundo o promotor, a prática de derrame se caracteriza como propaganda eleitoral irregular e é proibida, mesmo antes do dia do pleito, pelos artigos 19 da Resolução nº 23.610/2019 e 37 da Lei nº 9.504/97. “As medidas visam não apenas penalizar os responsáveis, mas também desestimular futuras irregularidades, promovendo um ambiente eleitoral mais respeitoso nas próximas eleições”, destacou o promotor de Justiça. Antes das eleições, o Ministério Público Eleitoral recomendou a todos os partidos com candidatos que concorreriam no pleito, alertando que a conduta de derrame de santinhos deveria ser fiscalizada e impedida pelos próprios candidatos. Ele complementou que os santinhos foram despejados em locais de votação, poluindo o ambiente e desrespeitando normas eleitorais. “Além de impactar o meio ambiente, a prática gera riscos de acidentes, especialmente para idosos e pessoas com mobilidade reduzida”, ressaltou.

Bombeiros de Bom Jesus da Lapa resgatam cobra em supermercado

Bombeiros de Bom Jesus da Lapa resgatam cobra em supermercado
Foto: Divulgação/CBM-BA

Uma guarnição do 20° Batalhão de Bombeiros Militar (20° BBM) em Bom Jesus da Lapa, resgatou na manhã desta terça-feira (8), uma cobra que estava dentro de um supermercado. A solicitação foi feita às 10h30 pelo Cicom, após um cidadão relatar a presença do animal no estabelecimento. A operação foi finalizada às 11h30. A captura da cobra foi realizada sem incidentes e os bombeiros realizaram toda ação de forma bem precisa. Em seguida, o animal, que estava sem ferimentos aparentes, foi posteriormente devolvido ao seu habitat natural.

Novo Mercado Municipal de Boninal é entregue à população após reforma e ampliação

Novo Mercado Municipal de Boninal é entregue à população após reforma e ampliação
Foto: Divulgação/SDR

O Mercado Municipal de Boninal, totalmente reformado e ampliado, foi entregue à população nesta quarta-feira (02/10), beneficiando diretamente 100 feirantes. A modernização do espaço vai proporcionar melhores condições de trabalho, aumentar o conforto dos consumidores e impulsionar a comercialização de produtos da agricultura familiar, fortalecendo a economia local. A obra foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), como parte dos investimentos em infraestrutura para o desenvolvimento rural no Território Chapada Diamantina. Durante a cerimônia de entrega, também foi assinada a ordem de serviço para a implantação de uma unidade de beneficiamento de mel, na comunidade de Furados, que beneficiará 120 famílias de apicultores. A nova unidade irá possibilitar o aumento da produção e agregar valor ao mel produzido na região, fortalecendo ainda mais a apicultura local e garantindo melhores condições para a comercialização. Gilmar Bomfim, coordenador de Segurança Alimentar da CAR, destacou a importância dessas ações para o desenvolvimento socioeconômico da região. "A reforma do mercado e a implantação da unidade de beneficiamento de mel são exemplos de como o Governo do Estado está comprometido em fortalecer a agricultura familiar, oferecendo melhores estruturas e ampliando as oportunidades de comercialização dos produtos. Aqui, na Chapada Diamantina, essas ações têm um impacto direto na renda e no desenvolvimento das comunidades", afirmou.

Cachorro é resgatado por bombeiros militares em Bom Jesus da Lapa

Cachorro é resgatado por bombeiros militares em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/CBM-BA

Um cachorro foi resgatado por bombeiros militares do 20º BBM, em Bom Jesus da Lapa, na noite desta segunda-feira (7), após ser encontrado em uma fossa de 3 metros de profundidade. A ocorrência foi registrada no bairro Renascer em Bom Jesus da Lapa. Por volta das 20h, a equipe foi acionada via Cicom, após uma mulher relatar que ouvia latidos do animal desde o dia anterior, mas não sabia de onde vinham. Quando ela conseguiu identificar o local, acionou o socorro para que o cachorro pudesse ser resgatado. Já na cena, os bombeiros utilizaram uma escada para descer e retirar o animal. Com a ajuda de moradores, o animal, que não estava com ferimentos aparentes, recebeu água e passou por cuidados. Para evitar futuros incidentes, os militares isolaram a fossa, além de orientar os moradores sobre os riscos.

PRF apreende quase 61 kg de maconha durante fiscalização na BR-116, em Feira de Santana

PRF apreende quase 61 kg de maconha durante fiscalização na BR-116, em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PRF

Na tarde da segunda-feira (7), por volta das 15h, durante fiscalização no km 429 da BR-116, no município de Feira de Santana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de aproximadamente 61 kg de substância análoga à maconha. Um veículo FIAT/Uno Way foi abordado e, durante os procedimentos, os policiais encontraram tabletes com a substância ilícita em duas malas que estavam no interior do automóvel. Ao verificarem o conteúdo das malas, foram localizados 71 tabletes de substância análoga à maconha. O condutor do veículo foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local para a aplicação das medidas legais cabíveis.

Eleições 2024: MPBA coíbe práticas irregulares durante fiscalização nas seções eleitorais

Eleições 2024: MPBA coíbe práticas irregulares durante fiscalização nas seções eleitorais
Foto: Divulgação/MP-BA

Durante o período eleitoral, duzentos promotores de Justiça eleitorais na Bahia manifestaram-se em um total de 53.193 processos envolvendo partidos e candidatos a cargos de prefeito e vereador até o primeiro turno. De acordo com o promotor de Justiça Millen Castro, coordenador do Núcleo de Apoio às Promotorias de Justiça Eleitorais do Ministério Público do Estado da Bahia (Nuel), das ocorrências verificadas no dia da eleição, as mais recorrentes se referiam a suspeitas de ‘boca de urna’’. Alguns municípios registraram ocorrências dessa prática como Floresta Azul, Paulo Afonso, Anagé e Caraíbas. Em Anguera, o MPBA, inclusive, recomendou que um bar da zona rural fosse fechado, após suspeita de que, naquele lugar, estivesse ocorrendo compra de votos. O estabelecimento comercial foi fechado com o apoio da Polícia Militar. No sábado, véspera das eleições, e no domingo, dia do pleito, o Núcleo Eleitoral do MP (Nuel) recebeu 122 denúncias que foram distribuídas aos membros do MPBA responsáveis para coibirem as condutas ilícitas e responsabilizar os infratores. Ao percorrer os locais de votação, os promotores e as promotoras eleitorais também colaboraram para o bom andamento do pleito. Em Feira de Santana, por exemplo, eleitores com restrição de acessibilidade foram esclarecidos pelos membros do Ministério Público sobre a possibilidade de acompanhamento até a cabine de votação. No geral, constatou-se que as votações transcorreram com tranquilidade no estado, exceto por grandes filas em algumas localidades, especialmente em municípios da região metropolitana. Na maior parte das visitas às seções em outras cidades, o MP, aos fiscalizar os locais e as urnas, não detectou irregularidades nos equipamentos e nos processos. Nessas eleições municipais, os duzentos promotores de Justiça eleitorais atuaram nas 180 zonas do interior e 19 da capital, visitando os locais de votação, orientando cidadãos sobre seus direitos e deveres, acionando o Judiciário para exercer o poder de polícia e reprimindo crimes eleitorais, com apoio da Polícia Militar. Como ressalta o coordenador do Nuel, Millen Castro, “o trabalho do MP não acaba no dia 06 de outubro, pois as notícias já recebidas continuarão sendo investigadas para que, preferencialmente até a data da diplomação, infratores eleitorais sejam responsabilizados”.

Homem é detido com arma de fogo em Brumado

Homem é detido com arma de fogo em Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM

No final da manhã do dia (06), guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), durante uma operação de ponto base na Praça João Romão, no bairro Dr. Juracy, em Brumado, identificou um homem com volume suspeito na cintura. Após abordagem e busca pessoal, os policiais encontraram um revólver calibre 38, municiado com seis cartuchos intactos, além de uma caixa contendo mais 21 cartuchos do mesmo calibre. O homem apresentou um Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF) em nome de uma empresa de segurança privada, porém, diante da situação, foi dada voz de prisão ao indivíduo, que foi conduzido à Delegacia Territorial de Brumado para as medidas cabíveis. A ação ocorreu nas proximidades de uma escola onde havia grande aglomeração devido às seções eleitorais.





Por Carlos de Oliveira Viana

Dois deputados baianos se elegem nas eleições municipais

Dois deputados baianos se elegem nas eleições municipais
Foto: Agência ALBA

Dois deputados estaduais baianos foram eleitos nas eleições municipais de 2024, realizadas no último domingo (6). Eures Ribeiro (PSD) foi escolhido prefeito de Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, com 55,17% dos votos, derrotando Fábio Nunes (PT) e Joãozinho Magalhães (PRD). Ele já exerceu o cargo de prefeitos em duas oportunidades. Já o deputado Pablo Roberto (PSDB) foi eleito vice-prefeito de Feira de Santana, na chapa encabeçada por José Ronaldo (UB), que venceu com 50,32% dos votos. Ex-secretário municipal ele cumpre o primeiro mandato como deputado estadual. De acordo com a Agência ALBA, em ambas as situações, os candidatos eleitos precisarão renunciar aos mandatos no Legislativo antes de assumirem as novas funções. Os atos precisam ser publicados no Diário Oficial Eletrônico antes da solenidade de posse em 1º de janeiro de 2025. Caso sejam confirmadas as renúncias de ambos, não haverá alteração na correlação de forças do Parlamento, pois o deputado Eures Ribeiro integra a bancada de apoio ao governador Jerônimo Rodrigue, enquanto o deputado Pablo Roberto é da bancada de oposição – a mesma situação dos possíveis substitutos. Os deputados Eures Ribeiro e Pablo Roberto, ao assumirem seus cargos no Executivo, deixarão vagas para seus suplentes. No caso do PSD, Jusmari Oliveira, ex-deputada e atual secretária estadual de Desenvolvimento Urbano, é a primeira suplente e pode assumir a cadeira deixada pelo deputado Eures Ribeiro. Caso ela permaneça como secretária, Marcone Amaral, ex-prefeito de Itajuípe, assumirá a vaga. Já no PSDB, o vereador em Salvador Paulo Câmara, que não disputou a reeleição no pleito passado é o suplente do partido, que poderá ocupar o lugar de Pablo Roberto na ALBA. Pablo integra a oposição no Parlamento, enquanto Eures faz parte da base do governador Jerônimo Rodrigues.

PM recupera veículo com carga roubada em Vitória da Conquista

PM recupera veículo com carga roubada em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PM

Na manhã desta segunda-feira (7), policiais da Cipe Sudoeste recuperaram um caminhão com carga roubada no bairro Urbis VI, em Vitória da Conquista. Os PMs foram acionados por funcionários de uma seguradora de veículo, para averiguar denúncia da localização de uma carga que havia sido roubada. Rondas foram realizadas e, no local informado, os militares encontraram o veículo com a carga. Nenhum suspeito foi encontrado. O material recuperado foi apresentado na delegacia que atende à região, onde a ocorrência foi registrada.

Caminhão quebrado sem sinalização causa acidente com dois mortos entre Paramirim e Livramento de Nossa Senhora

Caminhão quebrado sem sinalização causa acidente com dois mortos entre Paramirim e Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/PRE

Um grave acidente deixou duas pessoas mortas na BA-152, entre os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Paramirim, nesta segunda-feira (7). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) passadas ao Sudoeste Total, o acidente aconteceu por volta de 0h na altura do km 370 da rodovia, próximo ao distrito de Caraíbas, pertencente ao município de Paramirim. Segundo a PRE, um caminhão trator colidiu contra outro caminhão que estava quebrado na rodovia sem sinalização. Em seguida, o mesmo caminhão trator colidiu de forma frontal contra um veículo Celta com dois ocupantes, que morreram ainda no local. As vítimas, são o condutor, identificado como Lucélio, 41 anos, e uma passageira identificada como Marileis, 39 anos. Os corpos foram removidos por agentes do Departamento de Polícia Tecnica (DPT) e foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. O motorista do caminhão que estava quebrado na pista sem sinalização não foi encontrado no local. O condutor do caminhão trator foi encaminhado à 20º Coorpin de Brumado para prestar esclarecimentos. A Polícia Civil deverá investigar o caso.

Caminhão quebrado sem sinalização causa acidente com dois mortos entre Paramirim e Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/PRE
Caminhão quebrado sem sinalização causa acidente com dois mortos entre Paramirim e Livramento de Nossa Senhora
Foto: Divulgação/PRE

Comando de Policiamento da Região Sudoeste divulga balanço de operações durante as eleições 2024

Comando de Policiamento da Região Sudoeste divulga balanço de operações durante as eleições 2024
Foto: Divulgação

O Comando de Policiamento da Região Sudoeste, por meio de seu Comandante, Coronel PM Paulo Guimarães, agradeceu nesta segunda-feira (7), o apoio e a confiança de todos no desempenho das atividades de segurança durante o período eleitoral. O policiamento foi empregado nos 65 municípios do sudoeste baiano, coordenando as ações que garantiram a ordem e a segurança nas respectivas regiões. De acordo com o Comando da Região Sudoeste, dos 65 municípios, apenas 10 registraram ocorrências, totalizando 13 registros em toda a área de responsabilidade. Segundo o Comando, todas ocorrências foram apresentadas à autoridade policial competente para as devidas apurações. Não houve qualquer distúrbio ou desordem generalizada em nenhuma das cidades. A avaliação geral da operação, segundo a PM, é positiva, com registros de ocorrências de baixa relevância, assegurando um pleito eleitoral seguro, organizado e tranquilo.

Joanina Sampaio vence eleições 2024 em Livramento de Nossa Senhora

Joanina Sampaio vence eleições 2024 em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Josy Cordeiro

Joanina Sampaio (PSB) venceu as eleições 2024 em Livramento de Nossa Senhora. Joanina concorreu ao pleito ao lado de Jânio Soares (vice) com o apoio do atual prefeito, Ricardo Ribeiro. Ao todo, Joanina alcançou 19.398 votos (68,45%) contra 8.942 (31,55%) de seu opositor Ailton Porto Viana, o Tebé. Quanto aos vereadores, foram eleitos Ronilton Carneiro (Batata) com 2.048 votos, Kandim da manga (1.855 votos), Cidão Aracatu (1.766), Huga de Lafaiete (1.503), Zé Pinha (1.270), Alan de Gonçalinho (1.249), João de Ogum (1.213), Vitalmir Moura (1.030), Zifa (1.013), Mário de Carlão (1.009), Deca de Dionísio (949), Paulo Lessa Filho (902) e Raelson de Itanagé (804) eleito por média. O município computou 811 votos nulos (2,69%) e 320 em branco (1,06%).





Por Carlos de Oliveira Viana

Bahia registra 82% de participação de eleitores no primeiro turno das eleições municipais, diz TRE

Bahia registra 82% de participação de eleitores no primeiro turno das eleições municipais, diz TRE
Foto: Sudoeste Total

Mais de 11,2 milhões estão em situação regular com a Justiça Eleitoral na Bahia. Ontem, primeiro turno das Eleições Municipais, 9.354.994 (82,91%) compareceram para votar. Já o número de abstenções corresponde a 17,09%. Isso significa que 1.928.513 deixaram de escolher os seus representantes no âmbito municipal. No estado, 34.648 seções foram totalizadas. Comparando com as Eleições Municipais de 2020, o índice de comparecimento foi de 79,44%, e a abstenção atingiu 20,56%, considerando um total de 10.893.320 eleitores aptos na Bahia naquele período, que enfrentava a crise sanitária do Coronavírus. Os eleitores podem consultar mais detalhes sobre o comparecimento, abstenção, votos válidos, nulos e em branco no site oficial de Resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Acesse: https://resultados.tse.jus.br/. Na página, a guia “Totalização” apresenta dados por cargos e municípios, enquanto a guia “Dados de urna” permite visualizar os resultados por zonas eleitorais e seções. Também estão disponíveis informações sobre todos os candidatos que concorreram, suas legendas e o índice de votos computados.

Fernando Santos vence eleições 2024 em Dom Basílio

Fernando Santos vence eleições 2024 em Dom Basílio
Foto: Sudoeste Total

Fernando Santos, do PSD, foi eleito neste domingo (6) prefeito de Dom Basílio (BA) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Fernando Santos teve 5.609 votos, 60% dos votos válidos. Seu vice é o médico Dr. Álvaro. O concorrente de Fernando, Orlando Caires (União) teve 3.739 votos, ou seja, 40% dos votos válidos. O município teve 9.627 votos totais, o que inclui 85 votos brancos, 0,88% dos votos totais, e 194 votos nulos, 2,02%. A abstenção foi de 984 eleitores, 9,27% do total de aptos. Já os vereadores eleitos foram: Gonçalo Zé de Júlio (1008 votos), Zory Oliveira (935), Gelson Caires (921), Louro Queiroz (915), Zilmar (693), Dé da Padaria (577), Marcão (568), Professor Luiz Eugênio (564) e Lourão da Boa Vista (530). O atual vereador EdiFrutas teve 446 votos e ficou na suplência. O município registrou 258 votos nulos (2,68%) e 83 em branco, ou seja, 0,86%.

Defesa civil nacional reconhece situação de emergência por estiagem em Macururé e Maetinga

Defesa civil nacional reconhece situação de emergência por estiagem em Macururé e Maetinga
Foto: Destaque Bahia

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (7), a situação de emergência em Macururé e Maetinga por conta da estiagem. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.





Por Carlos de Oliveira Viana

PRF garante livre circulação de eleitores nas rodovias baianas durante as Eleições 2024

PRF garante livre circulação de eleitores nas rodovias baianas durante as Eleições 2024
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) desempenhou um papel fundamental na Operação Eleições 2024, colaborando com as forças de segurança federais e estaduais, além das instituições ligadas à Justiça Eleitoral. O esquema especial de fiscalização começou no último sábado (5) e seguiu até as 23h59 de domingo (6), com foco em garantir o livre trânsito nas rodovias federais da Bahia, atendendo à portaria assinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmen Lúcia. A portaria, estabelecida no dia 19 de setembro, determinou a livre circulação de veículos durante os dias de eleição (6 e 27 de outubro), permitindo abordagens apenas em casos de flagrantes crimes ou infrações de trânsito que pudessem representar riscos à segurança. O objetivo central foi assegurar que os eleitores pudessem se deslocar com tranquilidade para exercer seu direito de voto, sem interrupções desnecessárias nas rodovias. Na Bahia, a PRF atuou intensamente para desobstruir vias e prestar atendimento a acidentes, com o registro de 23 ocorrências no total. As BRs 116 e 324 concentraram o maior número de sinistros, sendo sete e cinco acidentes, respectivamente. Dos nove acidentes graves, a maioria ocorreu nas BRs 101 e 242. Felizmente, no domingo de votação, não houve registros de óbitos em decorrência desses acidentes. Um incidente de destaque foi o tombamento de um caminhão carregado com frutas na BR-116, km 444, em Antônio Cardoso (BA), que resultou em uma interdição parcial da via entre 11h e 12h30, mas a rápida atuação da PRF garantiu a desobstrução da rodovia e a retomada segura do fluxo. Além da segurança viária, a PRF também esteve atenta a possíveis crimes nas rodovias. Durante os dias da operação, foram recuperados três veículos adulterados, reforçando o compromisso da instituição com a prevenção e o combate ao crime, sem comprometer a circulação de eleitores.

PRF apreende arma de fogo em veículo durante fiscalização em Barreiras

PRF apreende arma de fogo em veículo durante fiscalização em Barreiras
Foto: Divulgação/PRF

Na última sexta-feira (04), por volta das 18h30, durante uma abordagem na BR 242, em Barreiras (BA), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu uma arma de fogo com registro de extravio e mais de R$ 4 mil em espécie. O veículo abordado, um Fiat/Strada, tinha farol com defeito e, após verificação, foi encontrado no porta-luvas uma pistola calibre .380 com 16 munições. Além da arma, o condutor possuía R$ 4.146,00 (quatro mil cento e quarenta e seis reais) em espécie, distribuídos em notas de valores diversos. O condutor afirmou ser o proprietário da arma e do dinheiro, alegando que a quantia seria destinada ao pagamento de trabalhadores. Condutor e passageiro foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil local para a aplicação das medidas legais cabíveis. 

Estudantes de Ilhéus desenvolvem repelente natural de baixo custo para combater mosquitos

Estudantes de Ilhéus desenvolvem repelente natural de baixo custo para combater mosquitos
Foto: Divulgação/ Ceepamev

A picada de mosquitos pode transmitir várias doenças perigosas ao ser humano, sendo o Aedes aegypti o mais conhecido por espalhar Zika, Chikungunya e Dengue. Na Bahia, os casos de Dengue cresceram 667% até abril de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023, conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Diante do aumento de mosquitos em sua região, os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira (Ceepamev), Arthur Pereira, Alana de Melo e Manoel Marcos, sob a orientação de Margarete Correia, desenvolveram um repelente acessível feito a partir de cravo-da-índia e alfazema-do-brasil. A ideia surgiu quando Alana se sentiu incomodada pelas picadas de mosquitos e, então, decidiu produzir um repelente que fosse barato e sustentável. “Ela convidou Arthur para fazer parte do grupo, que logo se interessou pelo tema. Juntos, iniciaram suas pesquisas e descobriram que o cravo-da-índia e a alfazema-do-brasil possuem propriedades repelentes naturais. Com essa descoberta, resolveram unir os componentes e desenvolveram um repelente de baixo custo”, diz Margarete Correia. Segundo Arthur, o desenvolvimento do produto envolveu diversas etapas. “Primeiro, fizemos a obtenção do óleo do cravo-da-índia e da alfazema-do-brasil, depois a produção do repelente, seguido do teste de pH, captura dos mosquitos e, por fim, o teste de eficácia do repelente. O cravo-da-índia, que contém ácido eugenol, e a alfazema-do-brasil, rica em citronelol e linalol, foram extraídos utilizando álcool. Ambos os ingredientes foram armazenados separadamente em recipientes com álcool para permitir a extração dos princípios ativos necessários à formulação do repelente”, explica. Os testes realizados pelos jovens cientistas indicaram resultados promissores. “Durante os testes de pH, observamos que as três amostras atingiram uma média de 6,3, o que está dentro do padrão aceitável para repelentes, que varia de 5,5 a 7,5. Já nos testes com mosquitos, notamos que eles não se aproximaram, comprovando a eficácia do repelente na prevenção contra esses insetos. Além de ser eficaz, o repelente oferece uma alternativa de baixo custo e sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente”, afirma Alana. O projeto, que tem apoio da Secretaria da Educação, através do Ceepamev, e coorientação de Nádia Batista, passará por mais avaliações. “Novos testes serão realizados com o objetivo de aprimorar o produto. Esperamos que o repelente possa proteger as pessoas dos mosquitos, evitando doenças transmitidas por esses vetores, como a Dengue, Zika e Chikungunya”, destaca Arthur, que representou a equipe no Expo Milset Brasil, onde foi premiado com credencial para participar da Milset ESI 2025, em Abu Dhabi.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.