Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 05/09/2024 - 21:04
Uma tremenda cortina de fumaça na atmosfera deixou moradores intrigados na tarde desta quarta-feira (4) nos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio e Érico Cardoso. Populares entenderam que a presença da fumaça poderia ser de algum incêndio bem próximo das três cidades, o que foi descartado pelos especialistas ambientais. O acompanhamento é feito via satélite, mas nada foi detectado. As informações foram apuradas junto à Brigada GASA (Guardiões Ambientais da Serra das Almas). De acordo com Carlos Bananinha, presidente da GASA, no mesmo dia onde foi notado a presença da fumaça na região, havia incêndios apenas no lixão da cidade de Rio de Contas e também em uma área particular de Iraquara, na Chapada Diamantina, mas já foram controlados. “Somaram-se as fumaças e acabaram descendo pra cá. Nossa área está sem presença de pontos quentes”, tranquilizou.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 05/09/2024 - 20:59
Na tarde de quarta-feira (4), policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado prenderam dois homens e uma mulher com drogas em Luís Eduardo Magalhães. Os militares foram acionados para verificar denúncia que um homem estaria fazendo entrega de drogas a bordo de uma motocicleta. Após rondas, os militares visualizaram o indivíduo com as mesmas características da denúncia. Durante a abordagem e buscas, foram encontradas porções de cocaína. O motociclista informou que realizava entrega dos entorpecentes, indicando o local onde encontraria um casal que iria fornecer mais drogas. De posse da informação os PMs identificaram os suspeitos e após as buscas, mais substâncias foram localizadas. Com os suspeitos, foram encontradas 932g de cocaína, 2,1 kg de maconha e 4 balanças de precisão. Todo o material apreendido e os três suspeitos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil que atende a região.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 05/09/2024 - 20:58
Um homem foi condenado a mais de 27 anos de prisão dia 28 de agosto, em Formosa do Rio Preto, pelo homicídio qualificado de Fábio Amorim, ocorrido em 29 de agosto de 2023. O Tribunal do Júri acolheu a acusação do Ministério Público da Bahia, sustentada pelo promotor de Justiça Luís Eduardo Souza e Silva. Francisco Gilson Pereira Júnior, que já estava preso preventivamente, deverá cumprir a pena em regime inicialmente fechado no Presídio de Barreiras. A sentença foi proferida pelo juiz Felipe Remonato. Segundo a denúncia, Fábio Amorim foi assassinado por motivo torpe, sem possibilidade de defesa e de modo cruel. No dia do crime, o Francisco Júnior estava na garupa da moto da vítima, quando surpreendeu Fábio e lhe golpeou por diversas com uma “faca peixeira”. Apesar de fugir do local em seguida, Francisco foi preso em flagrante por uma ronda policial que estava de plantão, próximo ao local. O réu confessou o crime, justificando ter agido por vingança e rixas antigas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 05/09/2024 - 20:57
A 46ª CIPM realizou na tarde de terça-feira (03), no Monumental Espaço de Eventos mais uma Cerimônia de Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Ao todo, 309 alunos de escolas públicas e privadas de Livramento de Nossa Senhora concluíram o curso e aprenderam lições valiosas que levarão por toda a vida. Houve premiação para as crianças que escreveram as melhores redações sobre o PROERD e homenagens ao instrutor, subtenente PM Souza. O ato solene contou com a presença do Comandante da Unidade, Major PM Wagner Rocha, do Prefeito Municipal, José Ricardo Assunção Ribeiro, da Primeira Dama do município, Leila Isnara, do Secretário Municipal de Educação, Sebastião Fernandes, do Presidente do Conselho Municipal de Segurança, Artur Tanajura, do Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Livramento, Clarismundo Pires, dentre outras autoridades civis e militares, representantes das instituições de ensino e familiares das crianças.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 05/09/2024 - 20:56
Na noite desta quarta-feira (04), a guarnição em patrulhamento pela cidade de Condeúba, deparou-se com um homem e uma mulher em uma moto, que ao avistarem a viatura empreenderam fuga. Foi realizado o acompanhamento veicular até serem interceptados. Ao realizar busca pessoal foram encontrados com os dois, 94 papelotes de cocaína, 17,83g de substância análoga a crack, 53,9g de substância análoga à maconha, 20,49g de substância não identificada, 4,98g de substância análoga a cocaína, grande quantidade de recipientes para acondicionamento de drogas e duas balanças de precisão. A motocicleta também apresentava chassi adulterado. Ao ser solicitado os documentos pessoais, os PMs constataram que a jovem era menor de idade. Os dois foram conduzidos e apresentados com os materiais no DISEP, em Vitória da Conquista, onde ficaram à disposição das autoridades competentes para serem tomadas as devidas providências.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 05/09/2024 - 20:56
Na manhã desta quarta-feira (4) no Fórum de Macaúbas, a 4ª CIPM realizou sua parada geral alusiva às eleições 2024, com as presenças do Sr. Coronel PM Arthur Mascarenhas, Comandante do CPR Meio Oeste, e do Juiz Eleitoral da 65ª Zona Dr. Jonathon Martins de Souza, juntamente com os Oficiais e Praças da Unidade e do CPR Meio Oeste. Durante a Parada foram dadas as boas-vindas aos policiais das novas cidades incorporadas à área da 4ª CIPM, além de serem homenageados os policiais militares que se destacaram no mês de agosto, com a entrega do título de PM Padrão, a premiação da guarnição vencedora do ranking operacional que recebeu o certificado e um troféu. Também foi entregue a medalha de bronze por dez anos de tempo de serviço sem punição no decênio. Na oportunidade o Juiz Eleitoral transmitiu as orientações, com destaque às mudanças recentes, frisando os principais pontos da legislação a serem observados. Em seguida, o Major PM Souza Gomes apresentou o planejamento operacional para as eleições, bem como transmitiu algumas orientações para tropa durante o pleito eleitoral. Ao final, o Comandante de Policiamento da Região Meio Oeste reforçou as orientações para o período, bem como destacou os investimentos dispensados para estrutura de segurança pública na região, salientando o aporte de recursos para 4ª CIPM.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 05/09/2024 - 20:50
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (5) os resultados completos das Estatísticas da Produção Pecuária para o 2° trimestre de 2024. Os dados mostram que o abate de bovinos cresceu 17,5% em comparação com o 2° trimestre de 2023 e 6,7% frente ao 1° período de 2024. O total de cabeças abatidas chegou a 9,96 milhões, um recorde na série histórica, iniciada em 1997. Em relação ao mesmo período de 2023, foram abatidas 1,48 milhão de cabeças de bovinos a mais no 2º trimestre de 2024, com altas em 26 das 27 unidades da federação (UFs). O abate de fêmeas aumentou 20,8% em relação ao 2º período de 2023, influenciado pela queda do preço dos bezerros no comparativo anual, enquanto o abate de machos subiu 14,8%. As exportações de bovinos no trimestre atingiram o patamar inédito de 612,44 mil toneladas, aumento de 30,0% na comparação anual, com recordes para abril e maio (SECEX/MDIC). A ampla oferta de animais também impactou os preços da arroba do boi, que sofreu retração no período (CEPEA/Esalq). Os volumes exportados de carne suína voltaram a crescer, alcançando volumes recordes para os segundos trimestres. As exportações brasileiras de carne de frango também retomaram a trajetória de crescimento no 2° trimestre de 2024 e alcançaram um novo recorde na série histórica.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 04/09/2024 - 22:40
Nesta terça-feira (3), equipes de bombeiros militares empregados na Operação Florestal 2024 extinguiram incêndio às margens da BR 242 na cidade de Lençóis. Outras guarnições seguem combatendo incêndios florestais nos municípios de Muquém do São Francisco, Cotegipe, Barreiras, Juazeiro (Salitre), Casa Nova, Bom Jesus da Lapa, Cocos (Parque Nacional Grande Sertão Veredas) e Vitória da Conquista. Outras equipes de bombeiros militares empregados na operação florestal realizam ações preventivas através de orientações que têm o objetivo de evitar a ocorrência de incêndios florestais nos municípios de Barreiras, Campo Alegre de Lourdes, Seabra, Bom Jesus da Lapa e Vitória da Conquista. Atualmente, estão empregados cerca de 150 bombeiros militares atuando nas Bases Florestais e, desde que foi iniciada a Operação Florestal 2024, em julho, 277 incêndios foram combatidos e foram realizadas até o momento 697 orientações preventivas e 48 municípios atendidos.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 04/09/2024 - 22:20
Um homem foi preso por descumprir uma medida protetiva nesta terça-feira (3) na cidade de Macaúbas, sudoeste da Bahia. De acordo com a 4ª CIPM, por volta das 15h30 a corporação recebeu a determinação da central da unidade para averiguar denúncia de violação de medida protetiva no povoado de Covas Dos Seixas, zona rural do município. Prontamente, os PMs foram até a localidade informada e a vítima foi encontrada, e posteriormente, o autor que havia excedido o limite mínimo de afastamento de 200 metros, distância definida em medida protetiva decretada pela justiça. O homem foi preso e conduzido juntamente com a vítima para a delegacia territorial de Macaúbas para a adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 04/09/2024 - 22:10
Na manhã desta quarta-feira (4), a Polícia Civil, através da 1ª delegacia de Vitória da Conquista, com equipe da 10ª Coorpin, cumpriu um novo mandado de busca e apreensão em um consultório odontológico clandestino utilizado por um “dentista prático”, situado na Rua do Triunfo, centro da cidade. De acordo com a Polícia Civil, o objeto dessa ordem judicial foi apreender todos os objetos relacionados à prática do delito do exercício ilegal da profissão ou atividade, evitando que um falso dentista que atendia no local volte a praticar crimes. A diligência foi acompanhada por representantes do Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CRO-BA) e da Vigilância Sanitária de Vitória da Conquista. Falso dentista investigado continua preso preventivamente. As investigações iniciaram em 20 de junho deste ano, quando uma vítima procurou a Polícia Civil e registrou ocorrência relatando que no dia 27 de novembro do ano passado, pagou R$250,00 para passar por um tratamento de canal por um homem que acreditava ser dentista, pois já tinha sido atendida por ele outras duas vezes anteriormente. Em decorrência desse procedimento, a vítima ficou com muitas dores, um lado do rosto paralisado e com parestesia, por ter atingido o nervo trigêmeo. Ela deu entrada em 2 de dezembro de 2023 no hospital, tendo ficado 38 dias internada, sendo 12 na UTI, onde precisou fazer traqueostomia para drenagem da infecção local do siso. Foi então instaurado um inquérito policial para apurar as práticas dos crimes de exercício ilegal da arte dentária e lesão corporal de natureza grave por resultar perigo de vida.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 04/09/2024 - 22:00
Um veículo com restrição de furto/roubo foi apreendido por policiais da Rondesp Sudoeste nesta terça-feira (3) na cidade de Jequié. De acordo com a especializada, por volta das 19h15, policiais em deslocamento pela rua Santa Rita de Cássia, perceberam que o veículo adentrou abruptamente a rua e ao avistar a guarnição tentou sair de imediato em marcha ré. Pelo fato, foi iniciado a abordagem do condutor e do veículo em consulta do veículo através dos sinais identificadores, foram constatadas divergências de numerações do motor e vidros, sendo essas identificações vinculadas a outro veículo com restrição de furto/roubo. O condutor e o veículo foram encaminhados para a delegacia.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 04/09/2024 - 21:50
A Polícia Civil da Bahia cumpriu, nesta quarta-feira (4), mandados de busca e apreensão na casa de dois suspeitos de participar do furto de R$ 3 milhões em joias de uma casa no bairro Recreio, em Vitória da Conquista. As ações foram executadas por equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais, por intermédio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos do município. As determinações judiciais foram cumpridas em endereços localizados nos bairros Boa Vista e Ibirapuera. Foram apreendidos seis celulares, dez cartões de crédito e uma câmera. As informações coletadas podem servir para robustecer o inquérito e confirmar a participação dos suspeitos no crime. As investigações seguem para que sejam descobertos os possíveis receptadores das joias furtadas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 04/09/2024 - 21:40
Equipes da 6ª e 8ª Delegacias de Tóxicos e Entorpecentes, nesta terça-feira (3), o mandado de prisão preventiva de uma mulher, de 22 anos, pelo crime de tráfico de drogas, em Vitória da Conquista. A investigada é acusada de integrar uma organização criminosa atuante nas regiões Sul e Sudoeste da Bahia. A Ação faz parte dos desdobramentos da Operação Muares, que visa combater o narcotráfico na região. Equipes de investigadores localizaram a suspeita no bairro Urbis VI. Ela já havia sido presa no ano anterior, na BR 101, na região de Itabuna, transportando 50 quilos de maconha em um veículo. Na ocasião, a mulher foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e encontrava-se em liberdade provisória concedida pela Justiça. A acusada realizou os exames legais e está à disposição do Poder Judiciário para cumprimento do mandado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 04/09/2024 - 21:30
Equipes da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Sertão) apreenderam uma grande quantidade de maconha, nesta terça-feira (3), na localidade conhecida como Barro Vermelho, no bairro Jardim Cruzeiro, em Feira de Santana. A partir de uma denúncia anônima, os investigadores foram até o referido endereço e desarticularam o local que era utilizado como um centro de distribuição de drogas. Foram apreendidas 346 porções de maconha, 22 trouxinhas da mesma droga, um saco com uma grande porção de maconha in natura, um saco contendo três pedaços do mesmo entorpecente, três balanças e embalagens plásticas. Os criminosos, que permaneciam sempre armados, utilizavam construções abandonadas como esconderijo para cortar e embalar as drogas. Todo o material foi encaminhado para a perícia. Diligências investigativas estão sendo realizadas para identificar os autores ligados ao grupo criminoso.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 04/09/2024 - 21:20
A Polícia Civil cumpriu, nesta terça-feira (3), mais um mandado de busca e apreensão de um adolescente. Desta vez, foram os investigadores da Delegacia Territorial que executaram a medida judicial, no distrito de Bandeira do Colônia, zona rural do município. Com passagens por furto, receptação, roubo e homicídio, o adolescente foi encaminhado para a Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), onde ficará à disposição da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) para posterior transferência para a Comunidade de Atendimento Sócio-Educativo (CASE), de Vitória da Conquista.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 04/09/2024 - 21:10
Na terça-feira (3), durante a Operação Conatus, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou um caso de importunação sexual em um ônibus na BR-116, próximo ao KM 429, em Feira de Santana. A vítima, visivelmente abalada, relatou que um dos motoristas fez comentários ofensivos e gestos inapropriados, provocando constrangimento e medo. Assim que o veículo foi parado para fiscalização, a equipe notou a passageira chorando na porta do ônibus. A PRF prontamente acolheu a mulher na Unidade Operacional, onde ofereceu suporte e a incentivou a relatar o ocorrido. A vítima explicou que, além dos comentários desrespeitosos, o homem fez gestos obscenos enquanto a encarava de forma invasiva. Diante do ocorrido, os policias deram voz de prisão ao suspeito, que foi conduzido à Delegacia Especializada da Mulher em Feira de Santana, onde responderá pelo crime de importunação sexual.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 04/09/2024 - 21:00
O mês de agosto de 2024 terminou com o menor número de mortes violentas registrado nos últimos 12 anos. O trabalho das Forças da Segurança resultou na redução de 34,5% dos homicídios, latrocínios e lesões seguidas de morte na Bahia. Em números absolutos, no mês de agosto deste ano, a Polícia Civil registrou 273 ocorrências, contra 417 casos contabilizados em agosto de 2023. Foram 144 vidas preservadas no comparativo. No acumulado do ano, de janeiro a agosto, a diminuição das mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) na Bahia alcançou a marca de 15,6%. “Contratação de 3.500 novos policiais e bombeiros, aquisição de novos equipamentos de proteção individual e também na parte de inteligência, além da modernização das estruturas foram investimentos fundamentais para a ampliação das ações preventivas”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner. Ressaltou ainda a integração entre as Forças Estaduais e Federais. “Mais de 70 líderes de facções localizados, 3.500 armas de fogo retiradas das ruas, entre elas 53 fuzis, e 11 mil criminosos capturados. Seguiremos firmes na missão de proteger os baianos”, afirmou Werner.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 04/09/2024 - 20:50
Policiais Militares da Rondesp Sudoeste apreenderam uma pistola Taurus nesta terça-feira (3) na cidade de Jequié. O flagrante aconteceu por volta das 19h. Guarnições de Rondesp foram informadas pelo Cicom de um indivíduo efetuando disparos de arma de fogo na rua Clóvis Barreto, bairro São Luís. Chegando ao local foi informado por populares que o autor dos disparos havia deslocado em via pública para rua Santa Rita de Cássia. No local foi dado voz de abordagem ao indivíduo que ao avistar a guarnição jogou a arma no chão. O homem foi preso e o conduzido juntamente com a arma para a 9° Coorpin afim de tomar as medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 04/09/2024 - 20:40
Uma mulher foi autuada em flagrante por tráfico de drogas na Delegacia Territorial (DT/Serrinha), na noite desta terça-feira (3), depois de tentar entrar no Complexo Penitenciário do município com certa quantidade de maconha. Ao ser submetida à revista, o scanner do presídio detectou um corpo estranho na região pélvica da visitante. A princípio a suspeita tentou ludibriar as monitoras, alegando um problema de saúde, porém, encaminhada ao Hospital Municipal da cidade com escolta policial, foi constatado que a mulher escondia certa quantidade de maconha no próprio ânus. Investigações preliminares e o depoimento da suspeita indicam que o objetivo era entregar a droga para um interno do sistema prisional. A mulher foi submetida a exame de corpo de delito e segue custodiada à disposição da Justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 03/09/2024 - 22:06
Uma jovem identificada como Greicy Kelly de Jesus Pereira, 35 anos, foi encontrada sem sinais vitais no dentro de uma casa no Bairro Tomba na segunda-feira (2) em Livramento de Nossa Senhora. Não se sabe o que tenha causado a morte, entretanto, segundo a Polícia Civil, a jovem já sofria de problemas de saúde, o que levar a crer que a morte pode ter sido por causas naturais. Quando populares entraram na residência, encontraram a jovem caída no chão ao lado do filho de apenas três anos. O corpo dela foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para realização de necropsia que deverá esclarecer as causas do óbito. O velório foi realizado nas imediações da praça 15 de agosto que fica no mesmo Bairro. O sepultamento ocorreu nesta terça-feira (3) às 18h no cemitério Campo Santo, que fica na sede do município.