Início Tag Segurança Pública

Segurança Pública

Encontramos 89 Notícias

Suspeito de tráfico é preso durante Operação Malhas da Lei em Seabra

Suspeito de tráfico é preso durante Operação Malhas da Lei em Seabra
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem de 24 anos, investigado por tráfico de drogas, foi preso na tarde de segunda-feira (15), no bairro Boa Vista, em Seabra, na Chapada Diamantina. A ação foi realizada por equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Diamantina), vinculado à 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra), durante o cumprimento de uma medida judicial expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.


Segundo a ocorrência, durante as diligências os policiais encontraram oito gramas de maconha em posse do suspeito. A prisão ocorreu no âmbito da Operação Malhas da Lei, que tem como objetivo localizar e capturar pessoas investigadas ou condenadas pela Justiça.


Ainda conforme as informações policiais, o homem é reincidente em crimes relacionados ao tráfico de drogas e já havia sido preso em flagrante anteriormente pela mesma prática. Após a prisão, o suspeito foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Seabra, onde permanece custodiado e à disposição do Poder Judiciário.

Homem é esfaqueado durante briga com companheira em Brumado

Homem é esfaqueado durante briga com companheira em Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Uma ocorrência de violência doméstica terminou com duas pessoas feridas na noite de segunda-feira (15/06), no bairro Brisas III, em Brumado. O caso foi registrado por volta das 18h30, na Rua Suriname, e mobilizou equipes da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


De acordo com informações do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), uma guarnição de rádio patrulha foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) após denúncias de que um homem havia sido esfaqueado no local.


Ao chegar à residência, os policiais encontraram um homem de 27 anos recebendo os primeiros socorros prestados pela equipe do Samu. Conforme relatos de testemunhas, ele teria sido atingido por um golpe de faca desferido pela própria companheira, uma jovem de 25 anos, durante uma discussão do casal.


Em razão dos ferimentos, os dois envolvidos foram encaminhados ao Hospital Municipal de Brumado. Após receber atendimento médico, o homem foi liberado e conduzido pela Polícia Militar à Delegacia de Polícia Civil, onde prestou depoimento para o esclarecimento dos fatos.


Já a mulher permaneceu internada devido à gravidade das lesões apresentadas. Diante do seu estado de saúde, o delegado responsável pela investigação se deslocou até a unidade hospitalar para colher o depoimento da paciente no próprio leito.


O caso será apurado pela Polícia Civil.

Motocicleta com motor adulterado é apreendida pela PM em Belo Campo

Motocicleta com motor adulterado é apreendida pela PM em Belo Campo
Foto: Divulgação/80ª CIPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem foi conduzido à Delegacia Territorial de Belo Campo após ser flagrado com uma motocicleta que apresentava sinais de adulteração no motor. A ocorrência foi registrada na manhã de segunda-feira (15/06), por volta das 11h45, durante rondas ostensivas realizadas pela guarnição da 80ª Companhia Independente de Polícia Militar no centro da cidade.


De acordo com a polícia, os militares visualizaram o condutor trafegando em uma motocicleta com escapamento aberto, promovendo acelerações excessivas em via pública, caracterizando infração de trânsito. Diante da situação, a equipe realizou o acompanhamento e a abordagem do veículo.


Durante a fiscalização, os policiais constataram indícios de adulteração na numeração identificadora do motor da motocicleta. Após consultas aos sistemas e análise dos elementos identificadores, foi verificado que parte da gravação não seguia o padrão original do fabricante. Também foi constatado que o motor estava vinculado a outro veículo.


Questionado sobre a procedência do componente e sobre a documentação fiscal correspondente, o condutor informou que não possuía qualquer comprovante de aquisição.


Diante dos fatos, o homem e a motocicleta foram apresentados na Delegacia Territorial de Belo Campo para a adoção das medidas cabíveis. Após os procedimentos realizados pela autoridade policial, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e o envolvido foi posteriormente liberado.


A Polícia Militar apreendeu uma motocicleta Honda CG Today 125, de cor vermelha, além do motor com sinais de adulteração vinculado a outro veículo. Também foram gerados o Registro de Ocorrência Policial e o TCO referente ao caso.

Caculé completa seis meses sem registro de homicídios

Caculé completa seis meses sem registro de homicídios
Foto: Divulgação/94ª CIPM
Áudio gerado por IA
-0:00

O município de Caculé alcançou a marca de seis meses consecutivos sem registros de homicídios, resultado que evidencia o trabalho desenvolvido pelas forças de segurança na prevenção da violência e na preservação da ordem pública.


De acordo com a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o índice reflete o empenho diário dos policiais militares por meio do policiamento ostensivo, das ações preventivas e da atuação voltada à proteção da população.


O resultado reforça o compromisso da unidade com a manutenção da segurança e a promoção da tranquilidade dos moradores, contribuindo para a construção de uma cidade cada vez mais segura para todos.


A Polícia Militar destacou que a continuidade das estratégias de prevenção e a proximidade com a comunidade permanecem como pilares fundamentais para a preservação desses indicadores positivos no município.

Policial militar é condenado a mais de 16 anos de prisão por homicídio qualificado em Amargosa

Policial militar é condenado a mais de 16 anos de prisão por homicídio qualificado em Amargosa
Foto: Divulgação/MPBA
Áudio gerado por IA
-0:00

O Tribunal do Júri da Comarca de Amargosa, condenou, no último dia 9, o policial militar André Luiz da Silva Rodrigues Filho a 16 anos, 7 meses e 15 dias de prisão pelo homicídio qualificado de Joel Santos de Paula. A decisão acolheu a tese sustentada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), representado pela promotora de Justiça Luana Colontonio Triches


De acordo com a investigação, o crime ocorreu em 23 de junho de 2021, no município de Amargosa. O Conselho de Sentença reconheceu, por maioria de votos, a materialidade e a autoria do homicídio, bem como as qualificadoras de crime praticado mediante promessa de recompensa e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. Conforme apontado no julgamento, o homicídio foi previamente planejado e executado em forma de emboscada.


A partir da apuração, foi constatado que o réu agiu com alto grau de reprovação, já que o crime foi planejado previamente, com acompanhamento da rotina da vítima e tentativa de criar versões para encobrir sua participação. Também foi considerada a condição de policial militar da ativa, circunstância que agravou a pena. Além da prisão, foi decretada ainda a perda do cargo de soldado da Polícia Militar da Bahia e o pagamento de R$ 200 mil a título de reparação mínima por danos morais aos herdeiros e sucessores da vítima.

Homem é detido com simulacro de arma e pássaros silvestres após denúncias de ameaças em Brumado

Homem é detido com simulacro de arma e pássaros silvestres após denúncias de ameaças em Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem de 35 anos foi detido pela Polícia Militar no fim da tarde desta segunda-feira (15), em Brumado, após denúncias de que estaria ameaçando pedestres na região do bairro Malhada Branca. Durante a ação, os policiais apreenderam um simulacro de arma de fogo e aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro.


De acordo com o 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM), a ocorrência foi registrada por volta das 16h45, na Rua Princesa Isabel. Uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) recebeu informações de moradores de que o suspeito estaria circulando armado e intimidando pessoas desde o domingo (14), repetindo as ameaças ao longo desta segunda-feira.


Ainda segundo a PM, o homem também é suspeito de participação em um assalto a um posto de combustíveis ocorrido na véspera. Com base nas características repassadas pelas testemunhas, os policiais iniciaram diligências e localizaram o suspeito nas proximidades da residência dele.


Durante uma vistoria autorizada pelo proprietário do imóvel, os militares encontraram um simulacro de arma de fogo, que pode ter sido utilizado tanto nas ameaças aos transeuntes quanto no roubo investigado. No local, também foram apreendidos pássaros silvestres mantidos em cativeiro sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes.


Diante do flagrante e das suspeitas relacionadas aos crimes de ameaça e roubo, o homem foi conduzido à Delegacia Territorial de Brumado, juntamente com todo o material apreendido. O caso será apurado pela Polícia Civil, que adotará as medidas legais cabíveis.

24º BPM registra zero ocorrências relevantes durante festejos do aniversário de Brumado em 2026

24º BPM registra zero ocorrências relevantes durante festejos do aniversário de Brumado em 2026
Foto: Divulgação/24º BPM
Áudio gerado por IA
-0:00

O 24º Batalhão de Polícia Militar (24º BPM) destacou o resultado positivo das ações de segurança realizadas durante os festejos de aniversário de Brumado, em 2026. De acordo com a corporação, nenhuma ocorrência relevante foi registrada durante o período festivo, resultado atribuído ao planejamento antecipado e à intensificação do policiamento ostensivo por meio da Operação "Junho Seguro na Terra do Minério".


Segundo o batalhão, o esquema de segurança contou com reforço do efetivo, abordagens preventivas, bloqueios em pontos estratégicos e integração com outras instituições. As ações tiveram como objetivo garantir a tranquilidade dos moradores e visitantes durante as comemorações.


Além da presença ostensiva nas ruas, o 24º BPM informou que promoveu ações de capacitação e integração com as forças municipais de segurança, ampliando a capacidade de prevenção e resposta das equipes envolvidas na operação.


As medidas adotadas ao longo do mês de junho também incluíram um trabalho prévio de aproximação com a comunidade e com representantes do comércio local, buscando identificar demandas específicas e elaborar estratégias adequadas para um período marcado pelo aumento da circulação de pessoas.


O batalhão também apresentou um comparativo com os festejos realizados em 2025. Na ocasião, foram registradas 312 pessoas abordadas, 27 veículos fiscalizados, 52 motocicletas abordadas, um adolescente conduzido e três Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) lavrados. Embora não tenham ocorrido prisões em flagrante nem apreensões de armas ou drogas, houve necessidade de intervenções policiais em algumas situações.


Em 2026, conforme o 24º BPM, o fortalecimento das ações preventivas elevou os resultados a um novo patamar, permitindo que os festejos transcorressem sem registros de ocorrências relevantes.


A unidade destacou ainda que os números operacionais obtidos ao longo deste ano apontam para o fortalecimento das ações de inteligência, do policiamento ostensivo e do cumprimento de mandados de prisão, reforçando o compromisso da Polícia Militar da Bahia com a preservação da ordem pública.


Para o 24º BPM, o desempenho alcançado durante os festejos representa um marco para a segurança pública de Brumado e evidencia a dedicação e o profissionalismo do efetivo empregado na operação, reafirmando o lema da corporação: "PMBA, uma Força a serviço do cidadão."

Rondesp apreende 155 papelotes de cocaína e conduz suspeito à delegacia em Oliveira dos Brejinhos

Rondesp apreende 155 papelotes de cocaína e conduz suspeito à delegacia em Oliveira dos Brejinhos
Foto: Divulgação/Rondesp-MO
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem foi conduzido à delegacia por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas na tarde desta segunda-feira (15), no município de Oliveira dos Brejinhos, no oeste da Bahia. A ação foi realizada por policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Tático da Rondesp Meio Oeste (Rondesp-MO).


De acordo com a Polícia Militar, a guarnição realizava patrulhamento tático pela cidade quando visualizou um indivíduo recebendo um volume entregue por um motociclista em via pública. Ao perceber a aproximação dos policiais, o condutor da motocicleta fugiu em alta velocidade e não foi localizado.


Os militares realizaram a abordagem ao suspeito que permaneceu no local. Durante a busca pessoal, foram encontrados entorpecentes, aparelhos celulares e dinheiro em espécie.


Diante da situação, o homem e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Oliveira dos Brejinhos, onde a ocorrência foi registrada e as medidas legais cabíveis foram adotadas.


Segundo a PM, foram apreendidos 155 papelotes de substância análoga à cocaína, dois aparelhos celulares e R$ 383 em dinheiro. O material passará por perícia e o caso será investigado pela Polícia Civil.

PM recupera motocicleta com restrição de roubo em Serra do Ramalho

PM recupera motocicleta com restrição de roubo em Serra do Ramalho
Foto: Divulgação/38ª CIPM
Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Militar da Bahia, por meio da equipe da Ronda Rural da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), recuperou uma motocicleta com restrição de roubo ou furto na tarde de sábado (13), no município de Serra do Ramalho, no oeste baiano.


De acordo com a corporação, por volta das 17h30, durante rondas na Rua do Parque de Exposição, os policiais avistaram uma motocicleta estacionada em atitude suspeita. Durante a verificação dos dados do veículo, por meio da placa, do chassi e da numeração do motor, foram identificadas adulterações no chassi e na placa.


Ainda segundo a PM, a motocicleta ostentava a identificação de outro veículo com características semelhantes. Após consulta à numeração do motor, foi constatado que o veículo possuía restrição de roubo ou furto.


Nenhum responsável pela motocicleta foi localizado durante a ação policial. Diante da situação, o veículo foi apreendido e encaminhado à 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (24ª Coorpin), onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.


A ocorrência reforça o trabalho preventivo e de combate à criminalidade desenvolvido pela Polícia Militar na zona rural do município.

Mulher é encontrada morta em distrito de Rio de Contas

Mulher é encontrada morta em distrito de Rio de Contas
Foto: Sudoeste Total
Áudio gerado por IA
-0:00

Uma mulher foi encontrada morta na manhã desta segunda-feira (15), no distrito de Marcolino Moura, zona rural do município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. O caso está sendo tratado pela Polícia Militar como feminicídio.


De acordo com informações divulgadas pela 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), por volta das 7h10, a equipe de serviço foi acionada por um familiar da vítima, que relatou ter recebido um pedido de socorro informando sobre uma situação de agressão em uma residência da localidade.


Os policiais se deslocaram imediatamente até o endereço indicado. Segundo o relato do solicitante, ao chegar ao imóvel, ele encontrou Tailane Aguiar Silva caída ao solo e sem sinais aparentes de vida.


Ainda conforme as informações levantadas no local, o principal suspeito do crime é o companheiro da vítima, que teria fugido em direção a uma área de mata antes da chegada da guarnição.


A Polícia Militar realizou o isolamento e a preservação da cena do crime para os procedimentos periciais. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia e a remoção do corpo que foi encaminhado ao Instituto Médico Lega (IML).


Paralelamente, equipes da PM iniciaram diligências e intensificaram as buscas na região com o objetivo de localizar o suspeito. Até o momento, ele não havia sido encontrado.


O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil, que apurará as circunstâncias e a motivação do crime.

Homem é detido por suspeita de importunação sexual contra criança em Macaúbas

Homem é detido por suspeita de importunação sexual contra criança em Macaúbas
Foto: Divulgação/PMM
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem foi detido pela Polícia Militar no domingo (14), em Macaúbas, no Sudoeste da Bahia, suspeito de importunação sexual contra uma criança. O caso ocorreu por volta das 17h15, após denúncias de que o suspeito teria abordado a vítima em uma praça pública da cidade.


Ao receber o chamado, uma guarnição da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi ao local e encontrou o homem detido por populares em um bairro do município. A vítima confirmou a abordagem inadequada aos policiais, que acionaram o Conselho Tutelar para prestar apoio especializado à criança e à família.


O suspeito, a criança e sua mãe foram encaminhados à Delegacia Territorial de Ibotirama para a adoção das medidas legais. A Polícia Civil registrou a ocorrência e dará continuidade às investigações para apurar as circunstâncias do fato.

Homem é baleado e passa a noite ferido às margens de estrada na zona rural de Serra do Ramalho

Homem é baleado e passa a noite ferido às margens de estrada na zona rural de Serra do Ramalho
Foto: Divulgação/PMSR
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem de 41 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio na zona rural de Serra do Ramalho, no oeste da Bahia, e permaneceu ferido às margens de uma estrada durante toda a noite antes de ser socorrido. A ocorrência foi atendida na manhã de domingo (14) pela Polícia Militar da Bahia, por meio da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em apoio a uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


De acordo com a Polícia Militar, por volta das 8h, a guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para averiguar uma denúncia de pessoa ferida por disparos de arma de fogo na Vicinal 4.1, na Agrovila 2. Ao chegarem ao local, os policiais constataram a situação.


A vítima foi encontrada caída ao solo e relatou que o crime ocorreu na noite anterior, no sábado (13). Segundo o homem, ele retornava de uma vaquejada em direção à sua residência quando parou às margens da via e foi surpreendido por um indivíduo armado, que efetuou vários disparos. Ele foi atingido na perna direita e no ombro direito. Após os tiros, o autor fugiu do local.


Ainda conforme o relato da vítima, ela permaneceu no local durante toda a madrugada e só recebeu ajuda na manhã seguinte, quando um popular percebeu a situação e acionou o Samu. O homem afirmou desconhecer a autoria e a motivação do atentado.


Após os primeiros atendimentos, a vítima foi encaminhada ao Hospital Municipal pela equipe do Samu, onde recebeu assistência médica. Segundo a PM, ele foi orientado a registrar formalmente a ocorrência assim que possível, para que o caso seja investigado pelas autoridades competentes.

PM cumpre mandado de prisão contra homem procurado pela Justiça de São Paulo em Matina

Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Militar da Bahia, por meio da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), cumpriu um mandado de prisão na noite de domingo (14), no município de Matina, no sudoeste baiano.


De acordo com a corporação, por volta das 20h, a guarnição recebeu informações sobre a presença de um homem com mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça do Estado de São Paulo. Diante da denúncia, os policiais se deslocaram até um estabelecimento localizado na Rua Bandeira, onde localizaram o suspeito.


Após ser informado sobre a ordem judicial, ele recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.


Segundo a Polícia Militar, o mandado foi expedido pela Justiça de Campinas, em São Paulo, com base no artigo 157 do Código Penal Brasileiro, que trata do crime de roubo. A ordem judicial foi cumprida com êxito no município de Matina.

Motorista com sinais de embriaguez é detido após provocar colisões em Guanambi

Motorista com sinais de embriaguez é detido após provocar colisões em Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Um homem de 27 anos foi conduzido à Delegacia Territorial de Guanambi na tarde deste sábado (13), suspeito de dirigir sob efeito de álcool e provocar acidentes em vias da cidade.


De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), a guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) para averiguar uma ocorrência de possível embriaguez ao volante na Avenida Monteiro Lobato, no bairro Renascer I.


No local, a solicitante, de 27 anos, relatou que o condutor de um veículo VW/Voyage, preto, ano 2012, trafegava em alta velocidade pela contramão da Avenida Otávio Mangabeira quando colidiu contra o Chevrolet/Onix, prata, ano 2017/2018, conduzido por ela. Após a batida, o motorista deixou o local, colocando em risco outros usuários da via.


Segundo informações colhidas pelos policiais, durante a fuga o suspeito ainda teria se envolvido em outra colisão, desta vez com uma motocicleta. No entanto, a condutora do veículo não foi localizada pela guarnição.


Ao chegarem ao endereço informado, os policiais encontraram o suspeito sendo contido por populares. Conforme a PM, ele apresentava diversos sinais visíveis de embriaguez, entre eles hálito etílico, olhos avermelhados, dificuldade de equilíbrio e fala arrastada.


Diante dos fatos, os envolvidos e os veículos foram apresentados na Delegacia Territorial de Guanambi, onde a ocorrência foi registrada e as medidas legais cabíveis foram adotadas.

Idosa tem residência furtada durante a madrugada em Urandi

Idosa tem residência furtada durante a madrugada em Urandi
Foto: Divulgação/17º BPM
Áudio gerado por IA
-0:00

Uma idosa de 68 anos foi vítima de furto em sua residência na madrugada deste domingo (14), no Centro de Urandi. O caso foi atendido por policiais militares do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), após acionamento do Centro Integrado de Comunicações (CICOM).


De acordo com a ocorrência, a vítima relatou que retornou para casa por volta das 3h40 e encontrou o guarda-roupa com as portas abertas e roupas espalhadas pelo quarto e pelo banheiro. Ao verificar o imóvel, percebeu que haviam sido levados R$ 50 em espécie e dois aparelhos celulares.


A moradora informou ainda que havia deixado a residência trancada antes de sair, mas encontrou a porta da cozinha aberta ao retornar. Apesar disso, os policiais não identificaram sinais aparentes de arrombamento no imóvel.


Durante a averiguação, a guarnição constatou que o muro localizado nos fundos da residência dá acesso a uma área de matagal, o que pode ter facilitado a entrada e a fuga do autor do furto.


Os militares realizaram rondas nas imediações na tentativa de localizar o suspeito, porém ninguém foi encontrado. A vítima foi orientada a registrar o fato na Delegacia Territorial para adoção das medidas cabíveis.

Polícia Civil restitui celulares recuperados aos proprietários em Itapetinga

Polícia Civil restitui celulares recuperados aos proprietários em Itapetinga
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Áudio gerado por IA
-0:00

A Polícia Civil da Bahia, intensificou, ao longo da última semana, na cidade de Itapetinga, as ações da Operação Mobile 360º, resultando na recuperação e restituição de seis aparelhos celulares aos seus legítimos proprietários no município.


A iniciativa integra uma mobilização estadual voltada à localização, recuperação e devolução de dispositivos provenientes de furto, roubo, perda ou extravio. As investigações tiveram início a partir dos registros de ocorrências realizados na Delegacia Territorial (DT/Itapetinga).


Com o emprego de técnicas de inteligência, cruzamento de dados e diligências em campo, os investigadores da DT conseguiram rastrear aparelhos que estavam em posse de terceiros ou circulando de forma irregular. Parte dos dispositivos recuperados havia sido subtraída em ações criminosas, enquanto outros foram objeto de perda ou extravio por seus proprietários.


Durante as apurações, os policiais identificaram os atuais possuidores dos aparelhos e verificaram possíveis responsabilidades criminais relacionadas à receptação de produtos de origem ilícita. As ações culminaram na recuperação dos celulares e na devolução dos bens aos seus legítimos proprietários.


A Polícia Civil alerta que a aquisição de aparelhos sem procedência comprovada ou nota fiscal pode configurar o crime de receptação, previsto no artigo 180 do Código Penal. A instituição também ressalta que a apropriação de objetos encontrados sem a devida devolução ao proprietário pode caracterizar o delito de apropriação de coisa achada.


A orientação é que vítimas de furto, roubo, perda ou extravio registrem o Boletim de Ocorrência e informem o número do IMEI do aparelho, dado essencial para o rastreamento e para o êxito das investigações.


A Operação Mobile 360º segue em andamento na área da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), com novas diligências previstas para localizar outros aparelhos subtraídos e responsabilizar os envolvidos.

Adolescente desaparecida em evento junino é localizada em Guanambi

Adolescente desaparecida em evento junino é localizada em Guanambi
Foto: Divulgação/PMG
Áudio gerado por IA
-0:00

Uma adolescente de 13 anos, que estava desaparecida desde a madrugada de sábado (13), foi localizada na sede de Guanambi, no Sudoeste da Bahia, horas após o sumiço. A jovem havia desaparecido por volta das 2h, no distrito de Pilões, em Candiba, durante um evento junino.


Segundo informações da Polícia Militar, a mãe da adolescente relatou que a filha sumiu no momento em que a família se preparava para retornar para casa, na zona rural de Guanambi. Equipes do 17º BPM realizaram buscas na região durante a manhã, mas não encontraram a menor inicialmente.


Por volta das 10h30, a guarnição foi informada de que a adolescente havia sido encontrada na casa de um familiar. Devido a suspeitas de que a jovem teria sido vítima de violência sexual durante o período em que esteve desaparecida, os policiais realizaram o acompanhamento da vítima e de seus responsáveis até o Hospital Geral de Guanambi (HGG) para atendimento médico.


Após os procedimentos hospitalares, as partes foram conduzidas à Delegacia Territorial (DT) de Guanambi para o registro da ocorrência e início das investigações legais. O caso segue sob apuração das autoridades locais.

Caso de cachorro atropelado por suposto ônibus da Prefeitura de Paramirim segue sem esclarecimentos após mais de um mês

Caso de cachorro atropelado por suposto ônibus da Prefeitura de Paramirim segue sem esclarecimentos após mais de um mês
Foto: Sudoeste Total
Áudio gerado por IA
-0:00

O atropelamento de um cachorro ocorrido em Paramirim, no último dia 4 de maio, segue sem uma resposta por parte das autoridades responsáveis. Mais de um mês após o caso, moradores cobram esclarecimentos e eventual responsabilização dos envolvidos.


O episódio ganhou repercussão nas redes sociais após a divulgação de imagens de câmeras de segurança que mostram o momento em que um ônibus realiza uma manobra e, em seguida, passa por cima do animal, que estava deitado às margens da avenida. Segundo relatos de moradores, o veículo seria, supostamente, um ônibus pertencente à Prefeitura de Paramirim e utilizado no transporte escolar.


As imagens foram divulgadas pela moradora Marília Grabriele Bezerra em seu perfil no Instagram. De acordo com ela, o caso aconteceu por volta das 17h07, em frente a uma loja.


"Acabou de acontecer uma coisa... um absurdo lá na frente da loja. Um ônibus da prefeitura que leva as crianças pra escola e traz pra casa passou por cima de um cachorro, não parou, nem nada. Eu vou deixar as imagens das câmeras pra vocês tirarem suas próprias conclusões", afirmou.


Marília relatou ainda que estava do lado de fora do estabelecimento, mas entrou para atender uma cliente. Ao retornar, ouviu o animal agonizando.


"Eu tava do lado de fora, entrei pra falar com a cliente e aí só escutei o cachorro uivando, chorando. Quando eu saí, o ônibus já tinha ido embora e o cachorro tá morto na frente da loja. Então, um absurdo. Um ônibus que carrega criança, ele poderia ter desviado, ter buzinado, feito alguma coisa, mas matar o cachorro não", disse.


A repercussão do caso provocou indignação entre moradores e defensores da causa animal. Saadia Karoline classificou as imagens como perturbadoras e cobrou providências.


"O animal estava deitado, ele foi brutalmente assassinado. Essas imagens são retrato do que está se tornando a humanidade. É um ato de extrema crueldade. Os animais em situação de rua não são coisas, eles são vidas", afirmou.


Ela também destacou que, pelas imagens, o motorista teria realizado a manobra antes de atingir o cachorro.


"O ônibus estava do outro lado. Ele atravessa a pista, faz a manobra e passa em cima do cachorro. Esse animal foi assassinado. É uma vida que foi tirada. Cenas chegam a ser perturbadoras, um ato de extrema crueldade e que não pode de maneira nenhuma passar impune", declarou.


Até o momento, não há informações sobre a instauração de investigação ou manifestação oficial acerca do caso. A reportagem não localizou posicionamento da Prefeitura de Paramirim sobre o episódio. Enquanto isso, moradores seguem cobrando esclarecimentos e medidas para que a morte do animal não fique impune.

Cuidados com fogueiras e fogos são essenciais para prevenir acidentes no São João

Cuidados com fogueiras e fogos são essenciais para prevenir acidentes no São João
Foto: Sudoeste Total
Áudio gerado por IA
-0:00

Com a aproximação dos festejos juninos, alguns cuidados devem ser adotados pela população para que as comemorações ocorram de forma segura, evitando acidentes e incidentes graves.


Um dos principais pontos de atenção é o tamanho das fogueiras. Fogueiras muito grandes demoram mais para queimar, produzem maior quantidade de fumaça e consomem mais madeira. Além do impacto ambiental causado pelo uso excessivo desse recurso, a fumaça pode trazer prejuízos à saúde, especialmente para pessoas com problemas respiratórios.


Os fogos de artifício também exigem cautela. O manuseio inadequado pode provocar queimaduras e outros ferimentos. Além disso, o barulho intenso das explosões pode causar danos à audição e afetar pessoas mais sensíveis aos ruídos. Os animais domésticos, especialmente os cães, estão entre os mais prejudicados pelos estampidos e precisam ser protegidos durante as celebrações.


Dados da Secretaria da Saúde da Bahia mostram que, entre os dias 18 e 25 de junho de 2025, foram registradas 72 ocorrências envolvendo queimaduras no estado. Desse total, 24 casos tiveram relação com fogueiras ou fogos de artifício, enquanto 48 foram provocados por explosões de bombas. No mesmo período de 2024, entre 20 e 25 de junho, foram contabilizadas 66 ocorrências.


A maior parte das vítimas foi encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, que recebeu 53 pacientes. Outros 12 atendimentos ocorreram no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Também foram registrados casos no Hospital Regional de Juazeiro, com três pacientes, no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, com três atendimentos, e no Hospital do Oeste, em Barreiras, com um caso.


Quem mora na zona urbana deve utilizar areia sob a fogueira para evitar que o calor danifique o calçamento das ruas. Já tanto na cidade quanto na zona rural, é fundamental manter fogueiras e fogos de artifício afastados da rede elétrica, reduzindo o risco de acidentes.


Na hora de comprar a madeira utilizada nas fogueiras, a orientação é adquiri-la apenas com vendedores confiáveis. Nem toda madeira é autorizada para queima, sendo necessário verificar se o material possui licença dos órgãos ambientais competentes.


A adoção dessas medidas simples contribui para que o São João seja marcado pela tradição, pela alegria e, principalmente, pela segurança de todos.

Polícia apreende aparelho de som após denúncia de perturbação do sossego em Iuiú

Polícia apreende aparelho de som após denúncia de perturbação do sossego em Iuiú
Foto: Divulgação/PMU
Áudio gerado por IA
-0:00

Policiais militares do 17º BPM atenderam uma ocorrência de perturbação do sossego na madrugada deste sábado (13/06), por volta das 2h15, na Rua Duque de Caxias, no bairro Taboinha, em Iuiú.


Ao chegarem ao local, os militares constataram que um aparelho de som estava sendo utilizado em volume excessivo, causando incômodo aos moradores da vizinhança.


Diante da situação, a guarnição realizou a abordagem do responsável pelo equipamento, um jovem de 18 anos. O aparelho de som foi apreendido e encaminhado para apresentação na Delegacia Territorial, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.