Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/04/2026 - 15:00
Dois homens foram conduzidos pela Polícia Militar na tarde de terça-feira (28) por volta das 14h40, no centro de Oliveira dos Brejinhos, após serem flagrados com porções de substância análoga à maconha. A ação foi realizada por equipes da Rondesp Meio Oeste durante patrulhamento tático na Avenida Engenheiro Antônio Leite do Vale, quando os policiais perceberam dois suspeitos a bordo de uma motocicleta com a placa dobrada, dificultando a visualização da identificação do veículo. Diante da situação suspeita, a guarnição realizou o acompanhamento e, em seguida, a abordagem dos ocupantes da motocicleta. Durante a busca pessoal, os policiais encontraram no bolso do passageiro algumas porções de substância semelhante à maconha. Após o flagrante, os dois suspeitos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Oliveira dos Brejinhos, juntamente com o material apreendido, dois aparelhos celulares e uma motocicleta Honda Titan 160. Na unidade policial, foram adotadas as medidas legais cabíveis pela autoridade competente.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/04/2026 - 20:00
Um homem, de 48 anos, contratado pelo município para prestar serviços na unidade, foi preso no domingo (26), no bairro São Gotardo, em Bom Jesus da Lapa, por suspeita de envolvimento nos crimes de estupro e corrupção passiva contra duas detentas da unidade de custódia do município. A prisão ocorreu após investigações iniciadas a partir de denúncias, oitivas das vítimas e exames periciais, que reuniram indícios de autoria e materialidade. De acordo com a apuração, os abusos teriam ocorrido ao longo dos últimos três meses, período em que as vítimas estavam custodiadas na unidade. As diligências apontam que o investigado, que atuava como agente na unidade, teria se aproveitado da função para constranger as detentas a manter relações sexuais. As investigações foram aprofundadas após uma das vítimas relatar o caso ao apresentar mal-estar, o que motivou a comunicação às autoridades. O mandado de prisão temporária e o mandado de busca e apreensão foram expedidos pelo Poder Judiciário e cumpridos por equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI) e da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN/Bom Jesus da Lapa). Durante o cumprimento das medidas judiciais, foram apreendidos aparelhos celulares e dois facões. O investigado foi cientificado de seus direitos constitucionais e conduzido à unidade policial, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. As investigações seguem em andamento para o completo esclarecimento dos fatos e eventual identificação de outras vítimas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 27/04/2026 - 15:00
Um homem de 53 anos com mandado de prisão em aberto foi detido na tarde deste domingo (26) por volta das 16h30, na rodoviária de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. A ação foi realizada por policiais militares da RONDESP Meio Oeste após o compartilhamento de informações com a Polícia Federal, que apontavam que um indivíduo foragido estaria embarcando em um transporte interestadual com destino a Salvador. De posse das informações, a guarnição realizou a abordagem no terminal rodoviário e, após consulta na base nacional de dados, foi confirmada a existência do mandado de prisão em aberto contra o suspeito. Diante da situação, o homem foi conduzido à Delegacia de Bom Jesus da Lapa, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis pela autoridade policial competente.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2026 - 23:00
Policiais militares da Rondesp Meio Oeste prenderam, na noite de sexta-feira (24) por volta das 21h20, um homem de 28 anos suspeito de tráfico de drogas no bairro São José, no município de Riacho de Santana, no oeste da Bahia. De acordo com a Polícia Militar, a ação aconteceu durante patrulhamento tático na localidade, quando a guarnição recebeu denúncias sobre a comercialização de entorpecentes na região. Foram realizadas rondas com o objetivo de localizar o veículo suspeito. Ao ser encontrado, o condutor tentou fugir, mas foi alcançado e abordado pelos policiais. Durante a revista, foram apreendidos 49 gramas de substância análoga à cocaína, além de um veículo de cor branca, documentos pessoais e outros materiais relacionados à ocorrência. Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido à Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, juntamente com todo o material apreendido, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis pela autoridade policial competente.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2026 - 16:00
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na tarde desta sexta-feira (24), uma apreensão de medicamentos de uso controlado e substância entorpecente no km 429 da BR-116, em Feira de Santana. A abordagem ocorreu por volta das 14h50, no âmbito da Operação Conatus, quando equipes da PRF interceptaram um ônibus interestadual que fazia o trajeto entre São Paulo (SP) e Canindé (CE). Após verificação inicial com o apoio de cães farejadores, que não indicaram irregularidades no compartimento de bagagens, os policiais avançaram para a fiscalização no interior do veículo. Durante a inspeção, foram encontrados aproximadamente 15 gramas de substância análoga à maconha, além de um kit com itens comumente utilizados para consumo. Na mesma abordagem, os policiais localizaram uma encomenda contendo 50 caixas de tirzepatida (15 mg/0,5 ml), totalizando 200 ampolas do medicamento. Os produtos estavam desacompanhados de prescrição médica, sem documentação fiscal e apresentavam rotulagem em língua estrangeira. Também foi constatado que o transporte ocorreu sem seguir as exigências sanitárias, especialmente no que se refere ao controle de temperatura, o que pode comprometer a eficácia e a segurança do medicamento. Há indícios de que os medicamentos sejam de origem estrangeira e tenham ingressado no país de forma irregular, podendo configurar, em tese, crime de falsificação ou comercialização de produto destinado a fins terapêuticos, além de contrabando. Já a droga apreendida caracteriza porte para consumo pessoal. Diante dos fatos, o material apreendido e o envolvido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Feira de Santana para adoção das medidas cabíveis. A ocorrência foi registrada com base no artigo 273 do Código Penal e no artigo 28 da Lei de Drogas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 25/04/2026 - 12:00
Uma mulher, de 57 anos, foi autuada em flagrante, na quinta-feira (23), ao utilizar um documento falso durante a tentativa de realizar serviços em um cartório localizado no Centro, em Santa Maria da Vitória. De acordo com a ocorrência, a suspeita apresentou documentos com inconsistências nos elementos de segurança. Após consulta à base de dados oficial, foram identificados indícios de inautenticidade do material apresentado. A unidade policial foi acionada e realizou diligências até o local. Após análise preliminar, equipes da Polícia Civil constataram que os dados biográficos e os elementos físicos do documento, não correspondiam aos padrões emitidos por órgãos oficiais. Também foi verificado que o número apresentado não possuía registro na base de dados do Estado da Bahia. A suspeita foi conduzida à unidade policial, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante. A ação foi realizada por equipes da Delegacia Territorial (DT/Santa Maria da Vitória), com apoio da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN).
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 23/04/2026 - 15:00
As Forças da Segurança Pública da Bahia atingiram, na quinta-feira (23) a marca de 1 milhão de pés de maconha erradicados no estado neste ano. O resultado foi alcançado após novas ações realizadas nos municípios de Ibotirama e Abaré. Durante as operações nessas cidades, foram localizados e destruídos cerca de 140 mil pés da erva. Um suspeito foi preso e, nas áreas identificadas, também foram inutilizados sistemas de irrigação, acampamentos e outros materiais utilizados no cultivo ilegal. Ainda nas últimas 24 horas, as forças de segurança identificaram uma outra plantação na cidade de Muquém do São Francisco, onde pouco mais de 50 mil pés de maconha foram erradicados. As ações contaram com a atuação integrada da Secretaria da Segurança Pública (SSP), das polícias Militar, Civil, Técnica e Federal, além da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia. O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a importância da atuação conjunta no combate ao crime organizado. “Com integração e priorizando a doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência, atuamos em 360° contra as facções, capturando lideranças em outros estados brasileiros e também fora do Brasil, atacando a estrutura financeira de lavagem de dinheiro, desarticulando laboratórios e plantações, além da intensificação da repressão qualificada”, afirmou.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/04/2026 - há 21 horas
Na manhã desta quarta-feira (22), uma ação conjunta da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia, com as Polícias Militar, Civil e Técnica, resultou na localização de uma plantação com cerca de 50 mil pés de maconha na cidade de Muquém do São Francisco, no Oeste do estado. A operação, denominada Nexos 2, é fruto de um trabalho integrado de enfrentamento ao crime organizado, com base em ações de inteligência e suporte tecnológico. Ao chegarem ao local onde estava a roça de maconha, as equipes foram recebidas a tiros por criminosos.
Durante o confronto, nenhum policial ficou ferido. Um dos suspeitos foi atingido, sendo posteriormente socorrido para uma unidade de saúde da região. Na ação, também foram apreendidos uma arma de fogo, carregador e munições. Segundo o coordenador da FICCO Bahia, o delegado federal Eduardo Badaró, o combate às organizações criminosas seguirá intensificado. “O cerco permanecerá fechado contra as facções. As Forças Estaduais e Federais continuarão atuando de forma integrada no combate aos tráficos de drogas e armas, mortes violentas, lavagem de dinheiro e corrupção de menores”, afirmou.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 22/04/2026 - 11:00
Um homem de 42 anos foi preso na tarde desta terça-feira (21/04), por volta das 17h30, no bairro Nova Brasília, em Bom Jesus da Lapa, durante uma ação da Rondesp Meio Oeste. De acordo com a Polícia Militar, a prisão ocorreu durante patrulhamento tático na localidade, quando a guarnição se deparou com um indivíduo na porta da residência da vítima de um homicídio registrado momentos antes. Durante a abordagem, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra o suspeito. Diante da situação, o homem foi detido e conduzido à Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis pela autoridade policial competente. A identidade do suspeito não foi divulgada.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 21/04/2026 - 16:00
Um homem de 20 anos foi preso na manhã desta terça-feira (21/04), suspeito de tráfico de drogas na Agrovila 14, zona rural de Serra do Ramalho, no oeste da Bahia. A ação foi realizada por policiais militares da Rondesp Meio Oeste, por volta das 10h, durante patrulhamento tático na localidade. Segundo a corporação, a guarnição avistou o indivíduo fazendo uso de substância ilícita em frente a uma residência, momento em que foi realizada a abordagem. Durante a revista, os policiais encontraram, dentro de uma mochila, uma quantidade significativa de entorpecentes e outros materiais relacionados à atividade criminosa. Ao todo, foram apreendidos uma barra de substância análoga à maconha, pesando aproximadamente 132 gramas, 11 invólucros médios da mesma substância, totalizando cerca de 246 gramas, além de 16 porções menores, com peso aproximado de 60 gramas. Também foram localizadas duas espingardas de fabricação artesanal, três cartuchos intactos de calibre 28, uma balança de precisão e duas porções de substância análoga à cocaína, com peso aproximado de três gramas. Diante da situação, o suspeito foi detido e encaminhado à Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, junto com todo o material apreendido, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 14/04/2026 - 21:00
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante pelo crime de receptação qualificada na manhã desta terça-feira, 14 de abril, no município de Matina. A ação, realizada após troca de informações entre as Polícias Civis da Bahia e de Minas Gerais, resultou na recuperação de bens avaliados em cerca de R$ 40 mil. As investigações tiveram início em Montes Claros, onde, no dia 10 de fevereiro de 2026, criminosos armados praticaram um roubo, levando diversos aparelhos eletrônicos mediante ameaça e restrição da liberdade das vítimas. Com base no trabalho de inteligência, equipes da Delegacia Territorial de Matina iniciaram diligências e chegaram a um estabelecimento comercial, onde foi constatado que parte dos produtos roubados havia sido adquirida do suspeito. Em seguida, ele foi localizado e abordado em via pública, no centro da cidade, portando um celular com registro de roubo. Durante a abordagem, o homem indicou onde estariam outros objetos oriundos do crime. Em continuidade às diligências, os policiais recuperaram mais oito aparelhos celulares e um videogame. O suspeito foi encaminhado à delegacia, onde foi autuado em flagrante e permanece custodiado à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos na ação criminosa.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 10/04/2026 - 18:00
Um homem de 37 anos foi preso por tráfico de drogas na manhã desta sexta-feira, dia 10 de abril de 2026, no povoado de Botuquara, zona rural de Riacho de Santana. A ação foi realizada por policiais da Rondesp Meio Oeste e da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar durante patrulhamento tático na localidade. Segundo informações da polícia, a guarnição recebeu denúncias sobre a comercialização de entorpecentes em uma residência da região. Após monitoramento, os policiais confirmaram a veracidade das informações. Ao perceber a aproximação da equipe, o suspeito tentou se desfazer do material ilícito, mas foi rapidamente abordado e contido. Com ele, foram apreendidos cerca de 120 gramas de substância análoga à cocaína, uma balança de precisão e R$ 216,15 em dinheiro. O homem foi conduzido à Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 09/04/2026 - 18:00
Dois indivíduos foram apreendidos suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas na noite de quarta-feira (8) bairro João Paulo II, em Bom Jesus da Lapa. A ação foi realizada por policiais militares da Rondesp Meio Oeste, por volta das 20h40. De acordo com a Polícia Militar, a operação teve início após denúncias indicando a comercialização de entorpecentes em uma residência da localidade. A guarnição passou a realizar vigilância no entorno do imóvel, quando constatou a prática ilícita. Ainda conforme a corporação, ao perceberem a presença policial, os suspeitos tentaram fugir para o interior da residência, mas foram acompanhados e abordados em flagrante. Os envolvidos, sendo um homem de 26 anos e um adolescente de 17 anos, foram conduzidos à Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, juntamente com o material apreendido, para a adoção das medidas legais cabíveis. Durante a ação, foram apreendidos cerca de 160 gramas de substância análoga à cocaína, dois invólucros de substância análoga ao crack, R$ 525 em espécie, uma máquina de cartão de crédito da marca Stone e embalagens utilizadas para o fracionamento de drogas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 07/04/2026 - 17:00
A Polícia Rodoviária Federal registrou, na manhã de segunda-feira (6), uma ocorrência de transporte irregular de minério no km 482 da BR-116, no município de Rafael Jambeiro. Durante abordagem, foi constatado que um caminhão transportava cerca de 5 mil paralelepípedos sem documentação fiscal válida no momento da fiscalização. Posteriormente, foi apresentada uma nota fiscal com horário de emissão incompatível com a abordagem, além da ausência de comprovação da origem lícita do material e da regularidade da extração junto à Agência Nacional de Mineração. Diante das irregularidades, foram identificados indícios de crimes ambientais e fiscais, como lavra ilegal, usurpação de bem da União e ausência de licença ambiental. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal em Feira de Santana, com comunicação ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e à ANM para apuração administrativa.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 07/04/2026 - 11:00
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, 7, a Operação Promitente, com o objetivo de cumprir mandados judiciais de busca e apreensão no município de Juazeiro, no norte da Bahia. A ação é resultado de investigação que apura suspeitas de compra de votos e fraude eleitoral. De acordo com as apurações, dois vereadores da cidade, em conjunto com o presidente de um partido político, teriam fraudado o sistema de cota de gênero. O esquema consistia no pagamento de valores a mulheres recrutadas apenas para constarem formalmente como candidatas, sem participação efetiva em campanha, mesmo com o recebimento de recursos da cota eleitoral. Após a suposta fraude, os investigados, juntamente com o advogado do partido, teriam solicitado a uma das mulheres envolvidas que reconhecesse o esquema em cartório. Segundo a investigação, a medida beneficiaria um suplente, resultando na retirada do cargo de um vereador eleito legitimamente. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral, além de dois mandados de afastamento de vereadores de suas funções. Também foi determinada a suspensão das atividades partidárias do presidente da legenda envolvida. Os vereadores afastados estão proibidos de frequentar a Câmara Municipal e de manter contato com servidores do Legislativo e do Executivo municipal. Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, documentos e valores em espécie, que serão submetidos à perícia para aprofundar as investigações e verificar a possível ocorrência de outros crimes.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 06/04/2026 - 11:00
Um adolescente foi localizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite de quarta-feira (2), após ser flagrado conduzindo um veículo sem autorização na BR-242, no km 856, em Barreiras, no oeste da Bahia. Segundo informações da PRF, o jovem havia deixado a cidade de Barra da Estiva na noite anterior, por volta das 23h, utilizando um VW/Gol sem o conhecimento do pai. Ele seguia em direção a Tangará da Serra, no Mato Grosso, com a intenção de encontrar uma adolescente que conheceu por meio de um jogo online. Durante o percurso, o menor se envolveu em um acidente de trânsito que resultou em danos ao carro, mas sem vítimas, o que permitiu que ele continuasse a viagem. Ainda de acordo com o relato, ao tentar abastecer o veículo, o adolescente não conseguiu efetuar o pagamento com cartão e acabou entregando o aparelho de som como forma de quitar a despesa. Já no trecho da BR-242, o carro apresentou pane seca e ficou parado no acostamento, chamando a atenção de motoristas que acionaram a PRF ao suspeitarem da situação. Os policiais realizaram rondas na região, localizaram o automóvel e confirmaram que se tratava de um menor ao volante. Medidas de segurança foram adotadas no local e um guincho foi acionado para a remoção do veículo. O adolescente foi encaminhado à Unidade Operacional da PRF em Barreiras, onde recebeu atendimento, incluindo alimentação. O Conselho Tutelar foi acionado e passou a acompanhar o caso, adotando as providências cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 05/04/2026 - 17:00
Um homem de 22 anos foi preso na manhã deste domingo, 5 de abril, por suspeita de tráfico de drogas no bairro Vila Nova, em Bom Jesus da Lapa. De acordo com informações da Rondesp Meio Oeste, a ocorrência foi registrada por volta das 11h20, durante patrulhamento tático na 2ª Travessa, no bairro São Tarcísio. Os policiais avistaram um indivíduo que, ao perceber a aproximação da viatura, dispensou um invólucro contendo os entorpecentes e fugiu a pé. Durante a ação, foram apreendidos cinco invólucros de crack, com peso aproximado de 52 gramas, e sete invólucros de cocaína, totalizando cerca de 74 gramas. Ainda conforme a polícia, o suspeito entrou em um terreno baldio que dava acesso a um imóvel em construção. Diante da situação, a guarnição realizou entrada tática no local e conseguiu localizar o indivíduo. O homem foi detido e encaminhado, juntamente com o material apreendido, à Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa para adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 05/04/2026 - 11:00
Neste sábado (4) por volta das 17h, policiais da Rondesp Meio Oeste realizaram a prisão de quatro indivíduos suspeitos de tráfico de drogas na 2ª travessa, no bairro Nossa Senhora da Soledade, na região do Oriente Médio, em Bom Jesus da Lapa. De acordo com as informações, a guarnição realizava patrulhamento tático na localidade quando avistou quatro homens que, ao perceberem a aproximação policial, dispensaram um invólucro contendo substâncias entorpecentes ao solo e fugiram a pé, entrando em um imóvel. Diante da situação, os policiais realizaram a entrada tática na residência, onde conseguiram localizar os suspeitos. Os quatro homens, com idades de 25, 26, 31 e 37 anos, foram detidos e encaminhados, juntamente com todo o material apreendido, para a Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. Durante a ação, foram apreendidos um tablete de substância análoga à maconha, pesando aproximadamente 326 gramas, duas pedras de substância análoga ao crack, com peso aproximado de 22 gramas, três invólucros de substância análoga à cocaína, totalizando cerca de 33 gramas, além de três papelotes da mesma substância, pesando aproximadamente 3 gramas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 29/03/2026 - 11:00
Neste sábado (28/3), por volta das 15h, guarnições da Rondesp Meio Oeste realizaram a apreensão de armas de fogo às margens da rodovia BA-160, no município de Bom Jesus da Lapa. Durante patrulhamento tático na região, os policiais foram acionados por moradores, que relataram a presença de homens portando armas longas nas proximidades da estrada. Com base nas informações, a equipe se deslocou até o local indicado. Ao perceberem a aproximação da viatura, três suspeitos fugiram em direção a uma área de mata, tomando destino ignorado. Após buscas na região, os policiais retornaram ao ponto inicial da denúncia, onde localizaram três armas de fogo abandonadas. Todo o material foi apreendido e encaminhado à autoridade policial competente para a adoção das medidas legais cabíveis. Entre os itens apresentados estão um fuzil calibre 7,62, uma espingarda calibre 28, uma espingarda calibre 12, além de oito munições calibre 7,62, duas munições calibre 12 e uma munição calibre 28.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 26/03/2026 - 16:00
Na noite de terça-feira (24/3), por volta das 23h55, policiais da Rondesp Meio Oeste apreenderam drogas e conduziram um suspeito durante uma ação no bairro Castelo Branco, em Riacho de Santana. De acordo com as informações, a guarnição realizava patrulhamento tático na Rua Miguel Fernandes quando avistou um indivíduo que, ao perceber a presença policial, dispensou um invólucro contendo substâncias entorpecentes e fugiu a pé, entrando em uma residência. Diante da situação, os policiais realizaram a entrada tática no imóvel e conseguiram localizar o suspeito. O homem de 26 anos, foi detido no local. Na ação, foram apreendidos 22 gramas de substância análoga à maconha, 194 gramas de substância análoga à cocaína, um aparelho celular da marca Samsung, a quantia de R$ 110 em espécie e diversas embalagens utilizadas para acondicionamento de entorpecentes. O suspeito e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.