O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, reuniu-se nesta terça-feira (27) com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, para tratar da ampliação de políticas públicas voltadas à qualificação profissional e à geração de emprego e renda no estado. Durante o encontro, realizado em Salvador, Luiz Marinho destacou a necessidade de articulação entre os entes federativos para ampliar o acesso da população a programas de capacitação. “A qualificação profissional é um instrumento fundamental para garantir oportunidades de trabalho digno e fomentar o crescimento econômico sustentável”, afirmou o ministro. Jerônimo Rodrigues ressaltou o compromisso do governo estadual em fortalecer a parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com foco na ampliação da oferta de cursos de formação e requalificação profissional. “Temos um compromisso com o povo baiano de criar caminhos para o emprego e a renda. E isso passa necessariamente por investimentos em capacitação”, declarou. O secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda, Magno Lavigne, avaliou a reunião como mais um passo importante na construção de políticas públicas que preparem os trabalhadores para os desafios do mundo do trabalho. “Esse diálogo reforça o compromisso conjunto entre o governo federal e o estadual com o fortalecimento da inclusão produtiva e o desenvolvimento regional, por meio de políticas e parcerias com o setor produtivo para a formação em áreas estratégicas”, afirmou. Participaram também do encontro os secretários estaduais Augusto Vasconcelos (Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), Adolpho Loyola (Relações Institucionais) e Marcus Di Flora (Comunicação), além do superintendente de Desenvolvimento da Bahia, Rubens Deusdedith Santiago. Pelo MTE, estiveram presentes Luiz Felipe Brandão (secretário de Inspeção do Trabalho), Carlos Augusto Simões (secretário de Proteção ao Trabalhador) e o consultor jurídico Ricardo Panquestor Nogueira.



