Um total de 151.614 aposentados e pensionistas da Bahia já foi ressarcido pelo Governo Federal após ter descontos indevidos em benefícios do INSS. Os valores foram pagos de forma integral, corrigidos pela inflação (IPCA) e depositados diretamente na conta onde cada segurado recebe o benefício. Até 11 de agosto, mais de R$ 1 bilhão já havia sido liberado para 1,6 milhão de beneficiários em todo o país. Na Bahia, os pagamentos superam R$ 93 milhões, atendendo 66,80% do total de 226,9 mil pessoas prejudicadas no estado. O montante estimado para ressarcir todos os baianos que sofreram a fraude chega a R$ 136,1 milhões. “O governo que investigou a fraude ao INSS está devolvendo devidamente o dinheiro que foi roubado dos aposentados e pensionistas e não vai deixar ninguém no prejuízo”, afirmou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz. Para viabilizar a reparação de forma ágil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, em 17 de julho, uma Medida Provisória que abriu crédito extraordinário de R$ 3,31 bilhões para garantir o repasse imediato aos beneficiários lesados.



