Governo Federal reafirma defesa do fim da escala 6x1 sem redução salarial

Governo Federal reafirma defesa do fim da escala 6x1 sem redução salarial
Foto: Gil Ferreira/SRI-PR

O Governo Federal reafirmou o compromisso com o fim da jornada de trabalho no modelo 6x1, sem redução de salário, ao destacar que a proposta vai além da diminuição da carga horária e busca assegurar melhores condições de vida aos trabalhadores, com tempo para resolver questões pessoais, usufruir de lazer e cuidar da família. A posição foi apresentada durante entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (2), no Palácio do Planalto, pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, ao lado do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, após reunião de coordenação sobre o fim da escala 6x1. Segundo a ministra, a proposta é uma das principais bandeiras do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela afirmou que, assim como a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil, a mudança na organização da jornada de trabalho representa um avanço significativo na garantia de qualidade de vida para a maioria dos trabalhadores brasileiros. As declarações foram feitas após a apresentação do parecer do deputado federal Luiz Gastão, relator da Subcomissão da Escala 6x1, que sugere a redução da jornada para 40 horas semanais, mantendo, no entanto, o modelo 6x1. A proposta gerou reação do Executivo, que reiterou a defesa do fim dessa escala. De acordo com o ministro Guilherme Boulos, o governo seguirá defendendo essa posição no Parlamento, no diálogo com a sociedade e junto aos parlamentares, destacando que a pauta conta com ampla aprovação popular. O debate ocorre paralelamente à tramitação da PEC 8/25, que prevê uma jornada de quatro dias de trabalho e três de descanso, com limite de 36 horas semanais, além da extinção da escala 6x1. A proposta busca avaliar os impactos do atual modelo sobre a saúde, a qualidade de vida e as relações sociais dos trabalhadores. A subcomissão especial da escala de trabalho 6x1 da Câmara dos Deputados realiza reunião nesta quarta-feira (3), às 9h, para discussão e votação de propostas legislativas. Após essa etapa, a matéria ainda será apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

Assuntos:

Nenhum comentário

Ainda não há comentários aqui. Seja o primeiro a participar da conversa!

Comentar notícia

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.