Governo federal lança campanha pelo fim da escala de trabalho 6x1

Governo federal lança campanha pelo fim da escala de trabalho 6x1
Foto: Freepik

O Governo do Brasil lançou no domingo (3), a campanha nacional pelo fim da escala de trabalho 6x1, modelo em que o trabalhador atua seis dias consecutivos para ter apenas um de descanso semanal. A proposta prevê a mudança sem redução salarial e tem como principal objetivo ampliar o tempo livre da população para convivência familiar, lazer, cultura e descanso. A iniciativa pode beneficiar diretamente cerca de 37 milhões de pessoas em todo o país. Como comparação, a recente ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil mensais alcançou aproximadamente 10 milhões de brasileiros. A proposta estabelece um novo limite de jornada de 40 horas semanais, mantendo o teto de 8 horas diárias de trabalho, inclusive para categorias que atuam em regimes especiais. Também prevê a garantia de dois dias consecutivos de descanso por semana, preferencialmente aos sábados e domingos, consolidando o modelo de cinco dias de trabalho para dois de folga. De acordo com o governo, a medida busca alinhar o país a uma visão contemporânea de desenvolvimento, que combina produtividade econômica com qualidade de vida e inclusão social. A expectativa é que a ampliação do tempo de descanso também gere impactos positivos na economia. O texto ainda prevê que a definição dos dias de repouso poderá ser ajustada por meio de negociação coletiva, respeitando as particularidades de cada setor produtivo.

Assuntos:

Nenhum comentário

Ainda não há comentários aqui. Seja o primeiro a participar da conversa!

Comentar notícia

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.