O Governo Federal anunciou um investimento de R$ 21,8 milhões destinado à qualificação de farmácias e centrais de abastecimento farmacêutico em 3.634 municípios brasileiros. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar-SUS), voltado a ampliar o acesso a medicamentos e aprimorar a infraestrutura dos serviços farmacêuticos no país. A medida foi publicada na Portaria GM/MS nº 8.208, de 22 de setembro de 2025, autorizando o repasse de recursos de custeio referentes ao segundo ciclo de monitoramento do ano, destinados aos municípios habilitados no Eixo Estrutura do programa. Os recursos devem ser aplicados exclusivamente em ações de Assistência Farmacêutica, incluindo contratação de serviços técnicos, manutenção de imóveis e equipamentos, treinamento de pessoal, locação de mão de obra para apoio administrativo, limpeza e vigilância, além do pagamento de tarifas essenciais como energia, água e internet. Também poderão ser adquiridos materiais de consumo, como produtos de expediente, de informática, de limpeza, sinalização e manutenção. O Qualifar-SUS, segundo o governo, vai além do repasse financeiro, promovendo o fortalecimento do SUS, a universalização do acesso a medicamentos e a melhoria da qualidade do cuidado farmacêutico em todo o país.



