O Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), convocou mais 150 bombeiros militares da Força Nacional para atuar no combate aos incêndios pelo país. A mobilização atende a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino. O efetivo total já está em deslocamento para a Amazônia Legal e estará na região amazônica até a próxima semana. Os agentes se juntarão aos 162 bombeiros que estão atuando, desde junho deste ano, em operações contra queimadas na Amazônia e no Pantanal. Até o momento, mais de R$ 38,6 milhões foram destinados pelo MJSP para custeio das forças de segurança dos estados e do Distrito Federal nas operações de proteção dos biomas — incluindo o combate a incêndios e a situações extremas de clima — de janeiro até agosto de 2024. O valor corresponde a um aumento de mais de 400% em relação a todo o ano de 2022, quando foram pagos aproximadamente R$ 9,4 milhões. O MJSP, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), enviou ofícios a 21 estados solicitando a apresentação voluntária de bombeiros militares. Além disso, a Senasp pretende acionar, nos próximos dias, mais 50 bombeiros que estão no cadastro reserva da Força Nacional.



