Vestidos de azul, ex-funcionários do extinto Banco do Estado da Bahia (Baneb) marcaram presença na audiência pública realizada nesta segunda-feira (7), no auditório Josaphat Marinho, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A reunião, proposta pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT), teve como pauta principal a inclusão do segmento no Planserv, plano de saúde dos servidores estaduais. Durante o evento, os representantes dos ex-funcionários relataram as dificuldades enfrentadas desde a privatização do Baneb, ocorrida em 1999, e destacaram a perda de qualidade de vida e de acesso à assistência à saúde. A categoria defende a aprovação do Projeto de Lei nº 25.395/2024, de autoria do deputado Marcelino Galo, que propõe a alteração da Lei 9.528/2005 para permitir o acesso dos ex-servidores do banco ao Planserv. Um dos participantes da audiência foi Ronaldo Sketinni, que trabalhou no Baneb por 16 anos, que atualmente reside em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Em entrevista ao site Sudoeste Total, ele ressaltou que o Bradesco, banco que incorporou o Baneb, manteve a assistência médica por apenas seis meses após a privatização. “Muitos colegas estão sem nenhum tipo de cobertura. O Estado não deu continuidade ao atendimento dos ex-funcionários. Essa audiência foi um grande sucesso, muitos deputados estão comprometidos em nos ajudar”, afirmou. Sketinni também apelou ao deputado Vitor Bonfim (PV), destacando sua influência na região sudoeste do estado. “Pedimos que ele nos auxilie nessa caminhada. Os demais deputados de outras regiões já estão engajados. Esperamos que todos se unam em torno dessa causa”, disse. Segundo Sketinni, a categoria está mobilizada e consciente da importância do apoio político. “Contamos com os deputados que são verdadeiramente amigos do Baneb. O banco não está mais sob o controle do governo, mas a nossa história segue viva em todos os cantos da Bahia”, concluiu. A tramitação do projeto segue na Assembleia Legislativa, e os ex-funcionários continuam mobilizados em busca de reconhecimento e acesso a direitos básicos como o atendimento à saúde.



