A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou, na última sexta-feira (27), que a bandeira tarifária vermelha patamar 1 será mantida no mês de julho. Com isso, os consumidores continuarão pagando um adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos — o mesmo valor aplicado em junho. De acordo com a ANEEL, a decisão reflete a continuidade de um cenário de afluências abaixo da média nos principais reservatórios do país, o que limita a geração de energia por hidrelétricas. “Esse quadro tende a elevar os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais onerosas para geração, como as usinas termelétricas”, informou a agência. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar ao consumidor os custos reais da geração de energia elétrica. A bandeira vermelha patamar 1 indica um custo maior de produção, exigindo uso de usinas menos eficientes e mais caras.



