Bahia

Encontramos 421 Notícias

Motorista fica ferido após colisão com animal na BR-349 em Bom Jesus da Lapa

Motorista fica ferido após colisão com animal na BR-349 em Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/38ª CIPM

A Polícia Militar da Bahia, por meio da guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 38ª CIPM, atendeu na noite de sábado (16) uma ocorrência de acidente de trânsito com vítima nas proximidades da entrada da Barrinha, na BR-349, em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano. A equipe policial foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) por volta das 20h. Ao chegar ao local, os militares encontraram uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizando os primeiros socorros ao condutor do veículo envolvido no acidente. Segundo informações apuradas no local, o motorista seguia no sentido Serra do Ramalho quando foi surpreendido por um animal bovino na pista e não conseguiu evitar a colisão. Com o impacto, o condutor sofreu lesões e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde passou por avaliação médica. A guarnição realizou os procedimentos necessários e efetuou o Registro de Acidente de Trânsito (RAT).

Motociclista morre em acidente de trânsito na zona rural de Bom Jesus da Lapa

Motociclista morre em acidente de trânsito na zona rural de Bom Jesus da Lapa
Foto: Redes sociais

A Polícia Militar, por meio da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), atendeu na noite de sábado (16/05) uma ocorrência de acidente de trânsito com vítima fatal na localidade de Salinas, em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. A guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) por volta das 22h15 para verificar a situação. Ao chegar ao local, os policiais constataram o acidente envolvendo uma motocicleta. Segundo a PM, o condutor do veículo não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. Uma passageira que estava na motocicleta sofreu escoriações leves e foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sendo encaminhada para uma unidade de saúde. Os policiais realizaram o isolamento e a sinalização da área para garantir a segurança no trecho e preservar a cena do acidente até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pela perícia e demais procedimentos legais.

Acidentes de moto custaram quase R$ 150 milhões à saúde pública da Bahia em 2025

Acidentes de moto custaram quase R$ 150 milhões à saúde pública da Bahia em 2025
Foto: Leonardo Rattes/Sesab

Os acidentes envolvendo motocicletas geraram um custo de aproximadamente R$ 148,6 milhões para a rede hospitalar da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em 2025. O levantamento aponta crescimento contínuo das despesas nos últimos anos. Em 2024, os gastos chegaram a R$ 138 milhões, enquanto em 2023 foram registrados R$ 115,8 milhões em internações relacionadas a esse tipo de ocorrência. De acordo com os dados, a região Centro-Leste da Bahia, que inclui municípios como Feira de Santana, Serrinha e Itaberaba, apresentou o maior volume de gastos. Em 2025, a região contabilizou R$ 45,7 milhões, equivalente a 30,7% do custo total do estado, embora concentre cerca de 15% da população baiana. Já a região Leste, onde estão Salvador e municípios da região metropolitana, registrou despesas de R$ 36,9 milhões neste ano, representando 24,8% do total estadual. A área concentra aproximadamente 30% da população da Bahia. O levantamento também revelou que o custo médio por internação foi de R$ 10.664,79, incluindo desde o atendimento de urgência e emergência até procedimentos cirúrgicos e permanência hospitalar. O tempo médio de internação é de sete dias, podendo chegar a 15 dias nos casos mais graves que necessitam de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O perfil epidemiológico das vítimas aponta predominância masculina. Cerca de 81% dos pacientes internados são homens, enquanto as mulheres representam aproximadamente 19% dos casos. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, afirmou que a maioria das vítimas é composta por homens jovens, entre 18 e 40 anos, muitos deles utilizando a motocicleta como instrumento de trabalho, como motoboys, entregadores por aplicativo e mototaxistas. “Isso amplia muito o impacto social desses acidentes, porque não estamos falando apenas de uma internação. Estamos falando de afastamento do trabalho, perda de renda familiar, reabilitação prolongada e, muitas vezes, sequelas permanentes”, disse. A secretária ainda destacou os impactos emocionais causados pelos acidentes. “Além das sequelas físicas, muitos pacientes desenvolvem dor crônica, ansiedade, depressão e dificuldades de reinserção social e laboral. Por isso, o enfrentamento dos acidentes de trânsito precisa ser tratado como uma pauta estratégica de saúde pública. Não é apenas uma questão de trânsito ou fiscalização. É uma questão de sustentabilidade do sistema de saúde”, afirmou.

Bombeiros resgatam homem desaparecido na zona rural de Buritirama

Bombeiros resgatam homem desaparecido na zona rural de Buritirama
Foto: Divulgação/CBMBA

Equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar localizaram e resgataram, na quarta-feira (13), um homem de 37 anos, que estava desaparecido desde o último dia 9. Ele havia sido visto pela última vez na comunidade de Cinzeiro, em São José, zona rural de Buritirama, no oeste da Bahia e o Boletim de Ocorrência sobre o desaparecimento foi registrado junto à Polícia Civil no último dia 11. Logo após o resgate e com o apoio de brigadistas, moradores e familiares, a vítima foi conduzida até a comunidade, onde a equipe aguardou a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em seguida, o homem foi encaminhado ao hospital de Buritirama para atendimento médico.  As buscas foram iniciadas na manhã desta quarta-feira (13). Depois de aproximadamente três horas e meia de caminhada em uma área de vegetação de difícil acesso, a equipe conseguiu localizara vítima no meio da mata, debilitado e com sinais de desidratação. Ele foi encontrado a cerca de 15 quilômetros de Buritirama e a aproximadamente 5,5 quilômetros da comunidade de Cinzeiro. Familiares e moradores locais também deram apoio às buscas.

Operação erradica 200 mil pés de maconha entre Barra do Mendes e Brotas de Macaúbas

Operação erradica 200 mil pés de maconha entre Barra do Mendes e Brotas de Macaúbas
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã de terça-feira (12/05), a terceira fase da Operação Raízes Ocultas em uma área rural localizada entre os municípios de Barra do Mendes e Brotas de Macaúbas. Durante a ação, cerca de 200 mil pés de maconha foram erradicados em uma área de aproximadamente quatro hectares. Segundo a polícia, os agentes localizaram uma extensa plantação da droga no terreno. Ao perceberem a chegada das equipes, os suspeitos que estavam no local fugiram por uma região de mata adjacente. Até o momento, ninguém foi preso. As diligências continuam para identificar e localizar os envolvidos no cultivo da plantação ilegal. A operação foi realizada por equipes da 5ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Irecê, vinculada ao Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico, além da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, por meio do Grupo de Apoio Técnico e Tático do Interior. De acordo com o delegado Diego Raphael Nogueira Rodrigues da Costa, titular da 5ª DTE de Irecê, a erradicação do plantio representa um prejuízo estimado em R$ 45 milhões ao crime organizado. “Essa ação é resultado de um trabalho contínuo de investigação e inteligência policial, voltado para o enfrentamento ao tráfico de drogas na região. A destruição da plantação impede que uma grande quantidade desse entorpecente seja distribuída, enfraquecendo financeiramente grupos criminosos e contribuindo para a redução da criminalidade associada ao tráfico”, destacou o delegado.





Por Genildo Souza Cerqueira - Sudoeste Total.

Acidente com ônibus de trabalhadores deixa um morto na BR-324 em Simões Filho

Acidente com ônibus de trabalhadores deixa um morto na BR-324 em Simões Filho
Foto: Divulgação/PRF

Um homem morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas após o tombamento de um ônibus na manhã desta terça-feira, 12 de maio, na BR-324, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 6h35, no km 603 da rodovia, no sentido Feira de Santana. O veículo transportava trabalhadores que seguiam de Salvador para o Polo Industrial de Camaçari. A vítima fatal é um homem com menos de 40 anos, que morreu ainda no local do acidente. Outras quatro pessoas tiveram ferimentos leves. Equipes da PRF seguem acompanhando a ocorrência. Mesmo com o tombamento do ônibus, o trânsito permanece normal nas duas faixas da BR-324.

Bahia registra queda de 41% nos casos de dengue em 2026, mas seis municípios seguem em epidemia

Bahia registra queda de 41% nos casos de dengue em 2026, mas seis municípios seguem em epidemia
Foto: Divulgação/Sesab

A Bahia registrou uma redução de 41% nos casos prováveis de dengue em 2026, segundo dados divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Até a 18ª Semana Epidemiológica, encerrada em 11 de maio, foram notificados 10.162 casos prováveis da doença e quatro óbitos. No mesmo período de 2025, o estado havia contabilizado 17.236 casos prováveis e cinco mortes provocadas pela dengue. Apesar da queda expressiva nos números, seis municípios baianos permanecem em situação de epidemia: Alagoinhas, Campo Alegre de Lourdes, Maraú, Remanso, Santa Maria da Vitória e Uauá. Outros nove municípios estão classificados em situação de risco: Araci, Aramari, Aratuípe, Buritirama, Casa Nova, Curaçá, Itiúba, Mucugê e Teodoro Sampaio. Além disso, outros 49 municípios seguem em estado de alerta. Segundo Rafael Gomes, técnico da Vigilância Epidemiológica do Estado, a classificação de epidemia ocorre quando a transmissão da doença fica acima do esperado para o município. Mesmo com a redução dos casos em relação ao ano passado, a Sesab reforça que as ações preventivas não devem ser interrompidas. De acordo com Rafael Gomes, a participação da população continua sendo essencial no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A recomendação é que moradores reservem pelo menos 10 minutos por semana para vistoriar os imóveis e eliminar possíveis criadouros, como vasos de plantas, garrafas, recipientes e qualquer local com água parada. Outra medida apontada pelas autoridades de saúde é a vacinação contra a dengue, disponível atualmente para adolescentes de 10 a 14 anos e também para profissionais da Atenção Primária à Saúde do SUS com idade entre 15 e 59 anos, 11 meses e 29 dias. Entre os profissionais contemplados estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos e integrantes das equipes multiprofissionais da rede pública.

Líder de facção baiana e esposa são presos na Bolívia durante operação internacional

Líder de facção baiana e esposa são presos na Bolívia durante operação internacional
Foto: Divulgação/SSP

Uma operação integrada da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Polícia Federal, Polícia Civil da Bahia, por meio do Draco, e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia resultou na captura de um líder de facção criminosa na madrugada deste domingo (10/5), na Bolívia. O suspeito, que estava escondido na cidade de Santa Cruz de La Sierra, é apontado como responsável pelo tráfico de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, corrupção de menores e roubos, com atuação concentrada no bairro Engenho Velho da Federação, em Salvador, além das regiões Sul e Sudoeste da Bahia. A esposa do investigado também foi presa durante a ação. Segundo as forças de segurança, ela era responsável pela movimentação financeira da organização criminosa e pela articulação do esquema de lavagem de dinheiro. Conforme as investigações, o líder da facção enviava drogas e armas para os estados da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. O casal possuía mandados de prisão em aberto e chegou a passar pela capital boliviana, La Paz, antes de ser localizado em Santa Cruz de La Sierra. De acordo com o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, a operação reforça a atuação integrada das forças de segurança no combate ao crime organizado. “Mais uma grande ação da Polícia da Bahia, contando com total apoio das instituições bolivianas. Mostramos, novamente, que não temos fronteiras para combater o crime organizado. Não mediremos esforços para proteger a população do nosso estado”, afirmou. Werner informou ainda que operações seguem em andamento em diversas regiões da Bahia para localizar comparsas do casal. “Informações sobre esses criminosos podem ser repassadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP). O anonimato é garantido por lei. Seguiremos firmes, sem dar trégua para as facções”, completou. Segundo a SSP-BA, o casal permanece custodiado na Bolívia sob responsabilidade da Interpol, que ficará encarregada do processo de extradição para o Brasil. As investigações também apontaram que o casal vivia em uma casa de luxo avaliada em US$ 1,2 milhão, equivalente a cerca de R$ 6 milhões, localizada no bairro Equipetrol, em Santa Cruz de La Sierra. As forças de segurança da Bahia informaram que irão buscar, junto à Justiça boliviana, o sequestro do imóvel.

Bombeiros militares resgatam cobra em residência de Bom Jesus da Lapa

Bombeiros militares resgatam cobra em residência de Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/CBMBA

Uma cobra foi resgatada por bombeiros militares do 20º BBM após aparecer em uma residência no bairro Primavera II, em Bom Jesus da Lapa. A ocorrência aconteceu na manhã de quinta-feira (7). A equipe foi acionada pela Central de Comunicação (Cicom), localizou o animal e realizou a captura com segurança. Em seguida, a cobra foi devolvida à natureza, conforme os protocolos ambientais. Os bombeiros orientam que, em casos de aparecimento de cobras ou outros animais peçonhentos, a população não tente capturar ou matar o animal. A recomendação é manter distância, isolar o local e acionar o corpo de bombeiros pelo número de emergência 193.

Sesab realiza visita técnica em Ibotirama e Brumado para fortalecimento da rede de IST/Aids na Bahia

Sesab realiza visita técnica em Ibotirama e Brumado para fortalecimento da rede de IST/Aids na Bahia
Foto: Divulgação/Sesab

A Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP), da qual faz parte a Coordenação Estadual de HIV, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), realizou, entre os dias 5 e 7 de maio, uma agenda técnica nos municípios de Ibotirama e Brumado voltada ao fortalecimento da rede de atenção às IST/Aids e Hepatites Virais na Bahia. A programação incluiu reuniões institucionais, visitas técnicas e alinhamentos estratégicos com gestores e equipes de saúde, com foco na qualificação dos fluxos de atendimento dos Centros de Testagem e Aconselhamento e dos Serviços de Assistência Especializada (SAE/CTA). As unidades desempenham papel fundamental no atendimento integral aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo assistência multiprofissional, acompanhamento clínico e ações de prevenção. Na última quarta-feira (7), em Brumado, participaram das atividades técnicos da Coordenação Estadual de HIV, Hepatites Virais e IST da DIVEP; representantes do Núcleo Regional de Saúde (NRS) Sudoeste; equipes da Base Regional de Saúde (BRS) de Brumado; o Secretário Municipal de Saúde; o Coordenador do Serviço de Atendimento Especializado (SAE); representantes da Atenção Básica; e a Diretora do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Durante a reunião, foi reforçada a parceria entre Estado e município para ampliação e fortalecimento do SAE, referência regional no acompanhamento de pacientes com IST/Aids e Hepatites Virais. O serviço oferece consultas médicas, atendimento multiprofissional, exames laboratoriais, dispensação de medicamentos, aconselhamento, monitoramento clínico e ações contínuas de prevenção e cuidado. Entre os principais temas debatidos esteve a ampliação da capacidade de atendimento do serviço, com aumento do número de consultas e fortalecimento da assistência regionalizada, garantindo maior acesso e resolutividade para os usuários dos municípios que integram a região de saúde. Outro ponto prioritário da agenda foi a implantação das Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM) destinadas à oferta da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).

Sesab realiza visita técnica em Ibotirama e Brumado para fortalecimento da rede de IST/Aids na Bahia
Foto: Divulgação/Sesab

A estratégia é considerada uma importante ferramenta de prevenção ao HIV, pois utiliza medicamentos antirretrovirais para reduzir significativamente o risco de infecção pelo vírus em pessoas em situação de maior vulnerabilidade. A descentralização da PrEP amplia o acesso da população à prevenção combinada e fortalece as ações de enfrentamento ao HIV/Aids no estado. Durante as visitas, a equipe técnica da SUVISA também orientou os gestores municipais sobre as adequações necessárias às diretrizes estabelecidas pela Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) nº 399/2024. A normativa define critérios para manutenção da elegibilidade aos incentivos financeiros destinados às ações de vigilância, prevenção e controle das IST, Aids e Hepatites Virais, reforçando a importância da organização e qualificação contínua da rede de atenção à saúde. O ponto alto da programação foi a realização da Reunião Ampliada com a Rede de Atenção à Saúde, promovendo integração entre gestores municipais, equipes hospitalares, Vigilância em Saúde, Atenção Primária, Base Regional e técnicos da assistência especializada. A partir dos diagnósticos realizados durante as visitas técnicas, Estado e municípios pactuaram melhorias estruturais e organizacionais para fortalecer a rede de cuidados e ampliar a capacidade de resposta regional no enfrentamento das ISTs, contribuindo para uma assistência mais qualificada, acessível e integrada à população baiana.

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência por estiagem em Oliveira dos Brejinhos

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência por estiagem em Oliveira dos Brejinhos
Foto: Reprodução/Brotas News

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (8) a situação de emergência no município de Oliveira dos Brejinhos em razão da estiagem que atinge a cidade. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Com a medida, a prefeitura do município já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros itens de assistência à população afetada. As solicitações dos municípios em situação de emergência devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Após a aprovação, é publicada uma nova portaria no Diário Oficial da União com a definição do valor a ser liberado.

Bahia lidera número de ultrapassagens proibidas em rodovias federais do país

Bahia lidera número de ultrapassagens proibidas em rodovias federais do país
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal acendeu o alerta para o alto número de ultrapassagens irregulares registradas nas rodovias federais da Bahia. Segundo dados divulgados pela corporação, o estado liderou o ranking nacional desse tipo de infração em 2025, com 30.858 autuações. De acordo com a PRF, as ultrapassagens indevidas estão entre as principais causas de acidentes graves e mortes nas estradas brasileiras. Grande parte das colisões frontais fatais ocorre quando o motorista tenta realizar a manobra em local proibido ou sem tempo suficiente para retornar à faixa de origem, atingindo veículos que trafegam no sentido contrário. Além das colisões frontais, as ultrapassagens mal executadas também podem provocar saídas de pista e colisões transversais, muitas vezes em tentativas de evitar acidentes mais graves. A polícia também alerta para o risco de motoristas que realizam ultrapassagens inseguras mesmo em trechos permitidos, como ao tentar passar vários veículos pesados de uma só vez. Ainda conforme o balanço da PRF, em 2025 foram registrados 192 sinistros de trânsito provocados por ultrapassagens proibidas nas rodovias federais baianas. Os acidentes deixaram 292 pessoas feridas e resultaram em 64 mortes, colocando a Bahia na primeira posição em número de óbitos causados por esse tipo de infração. Os números de 2026 também preocupam. Apenas nos quatro primeiros meses do ano, já foram contabilizados 63 sinistros relacionados a ultrapassagens indevidas, com 18 mortes registradas. Para combater essas condutas, a PRF intensificou as fiscalizações nas rodovias federais do estado, autuando motoristas flagrados realizando manobras irregulares. Sempre que possível, os condutores também são abordados e orientados sobre os riscos provocados por esse comportamento no trânsito. A multa para ultrapassagem forçada é de R$ 2.934,70, além da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já a infração por ultrapassagem em local proibido gera multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na carteira de habilitação.

Acordo estabelece medidas de segurança e preservação no Santuário de Bom Jesus da Lapa

Acordo estabelece medidas de segurança e preservação no Santuário de Bom Jesus da Lapa
Foto: Divulgação/MPBA

Um acordo firmado entre o Ministério Público do Estado da Bahia, a Prefeitura de Bom Jesus da Lapa e a Mitra Diocesana local vai estabelecer novas medidas de segurança e preservação no Santuário de Bom Jesus da Lapa. A assinatura está prevista para esta quarta-feira (06/05). A celebração do acordo será realizada na sede do MPBA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com mediação do Centro de Autocomposição de Construção de Consensos (Compor) e presença do procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, além de representantes da prefeitura e da diocese. O documento prevê ações voltadas à gestão de riscos, incluindo intervenções em imóveis situados em áreas consideradas vulneráveis, além da implantação de um programa contínuo de avaliação e monitoramento geológico. Desde 2025, medidas preventivas já vêm sendo adotadas no local, como a remoção controlada de blocos rochosos instáveis, o manejo de áreas críticas e interdições pontuais dentro do santuário. As ações têm como objetivo garantir a segurança de romeiros, visitantes e trabalhadores, além de preservar o patrimônio histórico e religioso. Segundo os órgãos envolvidos, as iniciativas buscam assegurar a proteção da vida, a segurança das pessoas e a manutenção das moradias nas áreas próximas ao santuário.

PRF registra aumento de sinistros durante Operação Dia do Trabalho 2026 na Bahia

PRF registra aumento de sinistros durante Operação Dia do Trabalho 2026 na Bahia
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal na Bahia reforçou sua atuação durante a Operação Dia do Trabalho 2026, realizada entre quinta-feira, 30 de abril, e domingo, 3 de maio, com foco na preservação de vidas e na promoção de um trânsito mais seguro nas rodovias federais do estado. O aumento das atividades operacionais refletiu diretamente nos números de fiscalizações. Ao todo, 6.657 pessoas foram abordadas, um crescimento de aproximadamente 72% em relação a 2025, quando foram registradas 3.859 fiscalizações. O número de veículos abordados também apresentou alta, passando de 3.309 para 5.594, o que representa um aumento de 69%. No combate à alcoolemia ao volante, foram realizados 4.510 testes, cerca de 76% a mais que no ano anterior, quando foram contabilizados 2.567. As ações voltadas aos motociclistas também foram intensificadas, com 1.235 motocicletas fiscalizadas, frente a 728 em 2025, um aumento de 69%. Como resultado da maior presença nas rodovias, o total de autos de infração chegou a 2.982, somando registros com e sem abordagem, o que representa crescimento de aproximadamente 52% em comparação com 2025, quando foram registradas 1.966 autuações. No que diz respeito à sinistralidade, foram registrados 52 sinistros de trânsito nas rodovias federais da Bahia durante o feriado, sendo 24 considerados graves. Ao todo, 58 pessoas ficaram feridas e 15 morreram. No mesmo período de 2025, haviam sido contabilizados 37 sinistros, sendo 13 graves, com 45 feridos e 7 mortes. As ocorrências se concentraram principalmente nas rodovias BR-324, BR-116 e BR-101. Entre os municípios com maior número de registros estão Feira de Santana, Salvador e São Sebastião do Passé. Entre as principais causas identificadas permanecem comportamentos de risco por parte dos condutores, como acessar a via sem observar outros veículos, ausência de reação, falta de distância de segurança, mudanças de faixa indevidas, reação tardia e casos relacionados à ingestão de álcool. Durante o período, a PRF também realizou a Operação Duas Rodas, entre terça-feira, 28 de abril, e sexta-feira, 1º de maio, voltada à fiscalização de motocicletas, categoria com elevada participação em sinistros graves no estado. A ação foi concentrada na região da Unidade Operacional de Ribeira do Pombal, alcançando também os municípios de Nova Soure, Cipó e Tucano. Nesses locais, especialmente em trechos próximos a áreas urbanas, as equipes atuaram no combate a irregularidades recorrentes, como condução por pessoas não habilitadas, o não uso do capacete e outras condutas de risco.

MP recomenda suspensão de show de R$ 800 mil em vaquejada em Formosa do Rio Preto

MP recomenda suspensão de show de R$ 800 mil em vaquejada em Formosa do Rio Preto
Foto: Reprodução/Redes sociais

O Ministério Público do Estado da Bahia recomendou na última quinta-feira, dia 23, a suspensão de um contrato no valor de R$ 800 mil para apresentação artística durante a 40ª Vaquejada do Município de Formosa do Rio Preto, prevista para ocorrer entre os dias 28 e 31 de maio. A recomendação foi expedida pelo promotor de Justiça Daniel Auto de Albuquerque após identificação de indícios de incompatibilidade entre o valor contratado e os parâmetros de mercado e leva em consideração dados do Painel de Transparência dos Festejos Juninos do MPBA. De acordo com o promotor de Justiça, a média dos contratos do artista Natanzinho Lima em municípios baianos, no São João de 2025, foi de R$ 604.347,82, chegando a cerca de R$ 624,7 mil após atualização monetária. “O valor contratado pelo município, portanto, representa um acréscimo de aproximadamente 28%”, destacou. Ele complementou que contratações com valores elevados exigem justificativas mais rigorosas, com comprovação de compatibilidade com os preços praticados no mercado e demonstração clara do interesse público. Na recomendação, o MPBA orienta que o município suspenda o contrato e interrompa qualquer pagamento até que sejam apresentados documentos que comprovem a regularidade da contratação. Entre as exigências estão o envio do processo completo de inexigibilidade de licitação, justificativa do preço, demonstração financeira da prefeitura e avaliação do impacto da despesa nas contas públicas. “O valor da contratação demonstra a inobservância da Nota Técnica Conjunta nº 01/2026 elaborada pelo MPBA junto com órgãos de controle, que orienta a formação de preços com base na média de contratos anteriores”, destacou o promotor de Justiça Daniel Auto.

MPBA inicia edição 2026 do Painel de Transparência dos Festejos Juninos com reunião entre órgãos de controle

MPBA inicia edição 2026 do Painel de Transparência dos Festejos Juninos com reunião entre órgãos de controle
Foto: Sudoeste Total

O Ministério Público da Bahia realiza nesta terça-feira, 29 de abril, às 14h, na sede do CAB, em Salvador, uma reunião com integrantes dos Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM), dos Ministérios Públicos de Contas e da União dos Municípios da Bahia (UPB) para dar início aos trabalhos relacionados ao Painel de Transparência dos Festejos Juninos 2026. Durante o encontro, serão apresentadas as atualizações do projeto aos parceiros institucionais e também será anunciada a abertura oficial dos trabalhos à sociedade. Neste ano, o painel contará com novidades relacionadas ao Selo de Transparência e aos critérios de fiscalização dos contratos firmados para os festejos juninos. A coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção da Moralidade Administrativa (Caopam), promotora de Justiça Rita Tourinho, e o promotor de Justiça Frank Ferrari, gerente do projeto, estarão disponíveis para entrevistas ao final da reunião. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas ao acompanhamento preventivo das contratações artísticas realizadas pelos municípios e ao fortalecimento da transparência na aplicação dos recursos públicos durante os festejos de São João. Em março deste ano, os órgãos envolvidos assinaram uma Nota Técnica conjunta com diretrizes para orientar os municípios na condução dos processos de contratação de artistas para os festejos juninos de 2026. A medida busca ampliar a possibilidade de comparação entre contratações realizadas em condições semelhantes de mercado, considerando a sazonalidade típica do período. Já na próxima segunda-feira, 4 de maio, os gestores municipais poderão começar a alimentar o painel com as informações das contratações. A plataforma permite o registro diário dos dados por meio do Transparentômetro, ferramenta que apresenta de forma sintética os valores já declarados, além da relação dos municípios que enviaram ou ainda não encaminharam as informações. O mecanismo funciona como instrumento de estímulo à transparência e ao controle social, permitindo maior fiscalização por parte dos órgãos de controle e da própria população.

Estudantes utilizam ora-pro-nóbis para produzir barra de cereal em Riacho de Santana

Estudantes utilizam ora-pro-nóbis para produzir barra de cereal em Riacho de Santana
Foto: Siderleia Rocha

O interesse pelas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) vem crescendo em todo o mundo. Muito disso gira em torno de discussões sobre alimentação saudável, biodiversidade e gastronomia contemporânea. Rica em proteína e ferro, a ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) é um exemplo que tem chamado a atenção de profissionais da saúde e da gastronomia. O potencial dessas “plantinhas” estimulou a professora Siderleia Rocha e os estudantes Samuel Oliveira, Rian Lima, Saullo Oliveira e Jefferson Oliveira, do Colégio Estadual de Tempo Integral Sinésio Costa, localizado no município de Riacho de Santana, a criarem uma barra de cereal à base de ora-pro-nóbis. “A ideia de desenvolver uma barrinha de proteína surgiu a partir do interesse em utilizar PANCs na alimentação cotidiana, valorizando alimentos nutritivos e pouco explorados. A ora-pro-nóbis foi escolhida por ser rica em proteínas, fibras e vitaminas, além de ser acessível e fácil de cultivo”, explica Siderleia. Empolgados com o resultado do projeto, os jovens cientistas, que já pensam em patentear a ideia e empreender, destacam os diferenciais do produto. “Ao contrário de muitas opções industrializadas, nossa barrinha é um produto artesanal, livre de aditivos químicos e processos ultraprocessados. Além disso, utilizamos ingredientes como mel e castanhas para garantir uma formulação estável e funcional, unindo saúde e praticidade”, dizem. Destaque no Encontro Estudantil da Secretaria da Educação, a iniciativa já tem as próximas etapas mapeadas. “Vamos focar na realização de uma análise sensorial para medir a aceitação do público, além de estudos detalhados sobre a estabilidade e o tempo de prateleira da barrinha. Pretendemos ampliar a divulgação da ora-pro-nóbis como alimento funcional, incentivando o consumo consciente dessa PANC através de receitas práticas e nutritivas”, afirma a professora orientadora.

Sete policiais militares vão a júri popular em Salvador nesta segunda-feira (27)

Sete policiais militares vão a júri popular em Salvador nesta segunda-feira (27)
Foto: Chris Ryan/iStock

Sete policiais militares denunciados pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) pelo homicídio de Geovane Mascarenhas de Santana serão submetidos a júri popular na próxima segunda-feira (27) a partir das 8h, no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador. Serão julgados os policiais militares Cláudio Bonfim Borges, Jesimiel da Silva Resende, Daniel Pereira de Sousa Santos, Alan Morais Galiza dos Santos, Alex Santos Caetano, Roberto dos Santos Oliveira e Jailson Gomes Oliveira. Eles respondem por homicídio qualificado, cometido por motivo torpe e com uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Também serão julgados por roubo qualificado pelas circunstâncias e, com exceção de Jailson Gomes Oliveira, por ocultação de cadáver. De acordo com a denúncia apresentada pelo MPBA, o crime aconteceu no dia 2 de agosto de 2014. Na ocasião, Geovane Mascarenhas de Santana pilotava uma motocicleta quando foi abordado por uma guarnição da Polícia Militar. Segundo a acusação, os policiais conduziram a vítima na viatura, juntamente com a motocicleta, até a Rua Luiz Maria, de onde seguiram para o local onde Geovane foi assassinado. Ainda conforme a denúncia, após o homicídio, os policiais teriam ateado fogo no corpo para ocultar o cadáver e abandonado os restos mortais no Parque São Bartolomeu. A motocicleta e o aparelho celular da vítima também teriam sido levados. Na denúncia, o Ministério Público afirma que os policiais militares “sequestraram e mataram quem por eles foi eleito para morrer”, destacando que a vítima foi surpreendida, presa sem justificativa legal e mantida sob a guarda dos agentes, sem qualquer possibilidade de defesa, até ser morta.

Defesa Civil Nacional autoriza repasse de recursos para ações emergenciais em Caculé e Serra do Ramalho

Defesa Civil Nacional autoriza repasse de recursos para ações emergenciais em Caculé e Serra do Ramalho
Foto: Reprodução

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou na quinta-feira, 23, o repasse de recursos para ações de defesa civil nos municípios de Caculé e Serra do Ramalho. As portarias com a liberação dos valores foram publicadas no Diário Oficial da União no mesmo dia. Para o município de Caculé, foi destinado o montante de R$ 210.650,00. Já Serra do Ramalho receberá R$ 510.359,00. Os repasses foram definidos com base em critérios técnicos que consideram a magnitude dos desastres, o número de desabrigados e desalojados, além das demandas apresentadas nos planos de trabalho encaminhados pelas prefeituras. Os recursos serão transferidos em parcela única, por meio de Transferência Legal, vinculados à classificação orçamentária destinada a ações de proteção e defesa civil voltadas à resposta e recuperação de infraestrutura danificada ou destruída por desastres. De acordo com as portarias, o prazo para execução das ações é de 180 dias, contados a partir da data de publicação no Diário Oficial da União. A aplicação dos recursos deverá ser exclusiva para as finalidades estabelecidas, incluindo, quando necessário, obras de restabelecimento de serviços essenciais, seguindo as normas previstas na legislação federal. As prefeituras beneficiadas também deverão garantir a instalação de placas informativas das obras, conforme orientações do Governo Federal, mantendo-as em bom estado durante todo o período de execução. Ao final das ações, os municípios terão o prazo de 30 dias para apresentar a prestação de contas, contado a partir do término da execução ou do último pagamento realizado, conforme estabelecido em decreto federal. As portarias já estão em vigor desde a data de sua publicação.

Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em Ibotirama

Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em Ibotirama
Foto: Reprodução/Prefeitura de Ibotirama

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência no município de Ibotirama, no oeste da Bahia, em razão da estiagem. A medida foi oficializada na quinta-feira, 23 de abril de 2026, com a publicação de portaria no Diário Oficial da União. Com o reconhecimento, a prefeitura está autorizada a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Entre as medidas que podem ser adotadas estão a aquisição de cestas básicas, distribuição de água mineral, fornecimento de refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório. Para ter acesso aos recursos, o município deve encaminhar a solicitação por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A partir disso, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa os planos de trabalho apresentados, incluindo metas e valores solicitados. Após a aprovação, uma nova portaria é publicada no Diário Oficial da União com a definição do valor que será liberado para atendimento à população afetada pela estiagem.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.