A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) descartou, neste domingo (5), os dois casos suspeitos de intoxicação por metanol que estavam sob investigação no estado. A decisão foi confirmada durante reunião presidida pela secretária da Saúde, Roberta Santana, na sede da Sesab, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. De acordo com a secretaria, os resultados laboratoriais e as investigações conjuntas apontaram que não há indícios de contaminação por metanol. O primeiro caso, registrado em Feira de Santana e que envolvia um óbito, teve resultado negativo para a substância após laudo pericial emitido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). O segundo caso, em Salvador, envolveu uma mulher de 23 anos atendida em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A suspeita foi descartada após exames clínicos e laboratoriais confirmarem a ausência de acidose e a procedência regular da bebida consumida, além da melhora significativa do quadro clínico da paciente. A secretária Roberta Santana destacou que o governo estadual agiu de forma imediata para identificar possíveis casos compatíveis com intoxicação. Segundo ela, a criação de uma sala de situação, a pedido do governador Jerônimo Rodrigues, tem garantido a integração das ações entre as áreas da saúde, segurança pública e o Ministério da Agricultura. “Estamos atuando de forma articulada em três eixos principais: o monitoramento e a investigação dos casos, o manejo clínico dos pacientes e a fiscalização efetiva da vigilância, em parceria com a Polícia Civil e com a segurança pública do nosso estado”, afirmou Santana.



