Início Arquivo Maio de 2026

Maio de 2026

Encontramos 394 Notícias

PMBA conclui 2ª edição do Curso de Patrulhamento Rural em Vitória da Conquista

PMBA conclui 2ª edição do Curso de Patrulhamento Rural em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/CPR-SO

A Polícia Militar da Bahia realizou a solenidade de conclusão da 2ª edição do Curso de Patrulhamento Rural, promovido pela corporação e executado pela 92ª CIPM Rural de Vitória da Conquista, unidade vinculada ao Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPR-Sudoeste). A capacitação reforça o compromisso institucional da PMBA com a qualificação técnica e operacional do efetivo, ampliando a eficiência do policiamento rural comunitário georreferenciado e fortalecendo a aproximação com as comunidades do campo. A cerimônia foi presidida pelo comandante do CPR-Sudoeste, coronel PM Paulo Henrique Rocha Guimarães, e contou com a presença do coronel PM Adiilson Tavares de Aquino, comandante do policiamento rural do Estado do Pará, além de autoridades militares e civis, comandantes de unidades e convidados. O curso reuniu dois oficiais alunos do Estado do Pará, além de oficiais e praças de diversas regiões da Polícia Militar da Bahia. A participação de profissionais de diferentes localidades evidenciou a integração entre as corporações, o intercâmbio de conhecimentos e o investimento contínuo no fortalecimento da segurança pública no meio rural. Com a realização da segunda edição do curso, a Polícia Militar da Bahia consolida sua atuação como referência nacional no policiamento rural especializado, contribuindo para o aprimoramento das ações de segurança voltadas às comunidades rurais.

Polícia Civil cumpre novo mandado de prisão contra suspeito de homicídio ligado a facção criminosa em Lençóis

Polícia Civil cumpre novo mandado de prisão contra suspeito de homicídio ligado a facção criminosa em Lençóis
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil cumpriu, na tarde de quarta-feira (27), um novo mandado de prisão preventiva contra um homem de 31 anos investigado por participação em um homicídio ocorrido neste ano no município de Lençóis. O suspeito já se encontrava custodiado no presídio de Feira de Santana quando foi formalmente notificado da nova ordem judicial. Conforme as investigações, o homem é apontado como uma das lideranças de uma organização criminosa com atuação no distrito de Tanquinho, em Lençóis, e envolvimento com o tráfico de drogas. Ele também responde a procedimentos investigativos relacionados a outros crimes, entre eles roubo, receptação e porte ilegal de arma de fogo. A mesma decisão judicial alcançou outros dois investigados no caso. Um deles é apontado como executor do homicídio e o outro como mandante. Ambos já estão presos. De acordo com a apuração policial, o crime teria sido motivado pela disputa entre grupos criminosos rivais pelo controle da comercialização de drogas na região. O cumprimento do mandado foi realizado por equipes da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra), com apoio da Delegacia Territorial de Lençóis e da 1ª Delegacia Territorial de Feira de Santana. As investigações seguem em andamento para o completo esclarecimento dos fatos e o fortalecimento das medidas de combate à criminalidade organizada no município.

TCM dá prazo para Prefeitura de Dom Basílio se manifestar sobre denúncia envolvendo contrato de software

TCM dá prazo para Prefeitura de Dom Basílio se manifestar sobre denúncia envolvendo contrato de software
Foto: Sudoeste Total

O conselheiro Ronaldo Nascimento de Sant’Anna determinou a notificação de gestores da Dom Basílio para que apresentem esclarecimentos sobre uma denúncia relacionada ao Pregão Eletrônico nº 90038/2025, que resultou na contratação de empresa para cessão de uso de software de gestão pública. A decisão foi assinada na quinta-feira, 28 de maio de 2026, no âmbito de processo apresentado pela empresa Integrados Sistemas e Equipamentos Ltda. (Omnitech IT Solutions). A denúncia foi protocolada em 25 de maio e questiona atos praticados pela administração municipal durante a execução do Contrato nº 663/2025, firmado no valor de R$ 90.724,00. Segundo a empresa, vencedora da licitação, a execução dos serviços teria sido prejudicada pela ausência de fornecimento, por parte da Prefeitura, de bancos de dados e relatórios considerados necessários para a implantação do sistema contratado. A denunciante afirmou ainda ter encaminhado notificações e solicitações administrativas para obtenção dessas informações. A empresa relatou que recebeu notificações do Município em abril e maio de 2026 apontando suposta inexecução contratual e estabelecendo prazo para a implantação dos módulos previstos. Também alegou que a publicação de termo aditivo ao Contrato nº 082/2021, em 11 de maio de 2026, teria mantido a prestação dos mesmos serviços por empresa anteriormente contratada. O Contrato nº 663/2025 foi rescindido em 13 de maio de 2026. Na denúncia, a empresa sustenta que não houve descumprimento contratual de sua parte e atribui os atrasos à falta de informações essenciais fornecidas pela administração municipal. Também questiona a legalidade dos aditivos firmados no Contrato nº 082/2021, argumentando que teriam ultrapassado os limites legais para prorrogação de contratos de programas de informática. Diante das alegações, o relator decidiu garantir o contraditório antes de analisar o pedido de medida cautelar. Foram notificados o prefeito Fernando Silva Santos, o secretário Rodrigo Silva de Caires, o agente de contratação Nilson Bonfim Neves e a fiscal do contrato Déborah Santos Dias Oliveira. Os notificados terão prazo de cinco dias para se manifestar sobre o pedido cautelar e encaminhar cópias integrais do processo licitatório, do Contrato nº 082/2021, de seus aditivos e de demais documentos considerados pertinentes. Após o recebimento das respostas, ou transcorrido o prazo sem manifestação, o processo retornará à relatoria para análise do pedido de tutela de urgência.

Dois suspeitos de tráfico são presos durante operação da Polícia Civil em Vitória da Conquista

Dois suspeitos de tráfico são presos durante operação da Polícia Civil em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

Dois homens, de 25 e 26 anos, foram presos em flagrante nesta sexta-feira, 29 de maio, durante uma ação da Polícia Civil em Vitória da Conquista. Os suspeitos são investigados por envolvimento com o tráfico de drogas e foram localizados durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão em uma residência vinculada às investigações. Durante as diligências, os policiais apreenderam 214 comprimidos de ecstasy, duas grandes porções de haxixe, diversas porções de skunk e três frascos de tirzepatida de 15 mg que, segundo a investigação, estavam prontos para comercialização. Também foram encontrados materiais utilizados para embalar entorpecentes. Além das drogas, foram apreendidos uma motocicleta que apresentava indícios de uso no transporte dos entorpecentes, uma máquina de cartão, aparelhos celulares, um computador e um notebook, objetos que podem auxiliar no aprofundamento das investigações. De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos realizavam a venda de drogas tanto em um estabelecimento comercial investigado quanto por meio de contatos telefônicos. As entregas eram feitas em domicílio ou em locais previamente combinados com os usuários. Após a ação, os dois homens foram conduzidos para a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Vitória da Conquista, onde permanecem custodiados à disposição da Justiça. As prisões ocorreram no âmbito da Operação NARKE VI, coordenada nacionalmente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, e foram realizadas por equipes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), por meio da 8ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes. As investigações tiveram origem na Operação Coffee, que identificou os suspeitos como responsáveis pela comercialização de drogas em um estabelecimento do município. A Operação NARKE VI integra uma estratégia nacional de combate ao narcotráfico, com foco na integração das unidades especializadas, compartilhamento de informações de inteligência e fortalecimento das ações de repressão ao tráfico de drogas.

Operação da Polícia Civil cumpre mandados e apreende celular em investigação de violência doméstica em Piripá

Operação da Polícia Civil cumpre mandados e apreende celular em investigação de violência doméstica em Piripá
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil realizou, na manhã desta sexta-feira (29) uma operação em Piripá para cumprir mandados de busca e apreensão relacionados a uma investigação de violência doméstica e familiar. A ação teve como alvo um homem de 25 anos, suspeito de praticar agressões e ameaças contra a ex-companheira, uma jovem de 19 anos. Denominada Operação Desarme Doméstico, a iniciativa foi conduzida por equipes da Delegacia Territorial de Piripá e teve como objetivo executar medidas judiciais autorizadas no decorrer das investigações, além de dar ciência ao investigado sobre uma medida protetiva de urgência em vigor. Segundo a Polícia Civil, o inquérito foi instaurado após denúncias que apontavam episódios recorrentes de agressões físicas, ameaças e violência psicológica contra a vítima. Durante as diligências, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, sendo um em um imóvel localizado no centro da cidade e outro em uma propriedade situada na zona rural do município. Na ação, os policiais apreenderam um aparelho celular que poderá contribuir para o avanço das investigações. Ainda durante o cumprimento das medidas judiciais, o suspeito foi formalmente intimado sobre a decisão que determina o cumprimento das medidas protetivas expedidas em favor da vítima. A Polícia Civil informou que as investigações seguem em andamento para apurar os fatos e reunir novos elementos relacionados ao caso.

Homem investigado por homicídio é preso em Itapetinga

Homem investigado por homicídio é preso em Itapetinga
Foto: Divulgação/PC

Um homem, de 29 anos, foi preso pela Polícia Civil da Bahia, na quinta-feira (28), em Itapetinga, investigado pelo crime de homicídio. O fato ocorreu em abril deste ano, em Itarantim, cuja vítima, Jerre Adriane Silva Lisboa, de 38 anos, foi agredida no interior de uma funerária, local onde trabalhava, vindo a óbito por traumatismo craniano.   A prisão aconteceu após investigação realizada pela Delegacia Territorial (DT/Itarantim), que, diante dos elementos reunidos, representou pela prisão preventiva do investigado, sendo o mandado expedido pela Comarca Criminal de Itarantim, e cumprido após apresentação espontânea deste, acompanhado de advogada, na sede da 21ª Coordenadoria de Polícia de Interior (21ª Coorpin/Itapetinga), onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. O investigado segue custodiado à disposição do Poder Judiciário.  

Homem é preso por divulgar vídeos íntimos nas redes sociais em Iraquara

Homem é preso por divulgar vídeos íntimos nas redes sociais em Iraquara
Foto: Divugação/PC

Um homem de 19 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (29), em Iraquara. Ele é suspeito de divulgar vídeos íntimos envolvendo uma adolescente de 15 anos, sendo investigado por crimes relacionados à produção, armazenamento e disseminação de conteúdo pornográfico infantojuvenil. De acordo com a ocorrência, as investigações tiveram início após denúncia da circulação dos vídeos da vítima em aplicativos de mensagens e nas redes sociais. Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos celulares vinculados ao investigado que, segundo os elementos colhidos no inquérito, possuíam arquivos relacionados aos fatos. O cumprimento do mandado de prisão foi efetuado pela Delegacia Territorial (DT/Iraquara). A ordem judicial foi expedida pela Vara Criminal da Comarca de Iraquara, após representação da autoridade policial e manifestação favorável do Ministério Público. O conduzido foi apresentado na delegacia da cidade para a adoção das medidas legais, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue com as investigações para o aprofundamento pericial dos aparelhos recolhidos na ação, com o objetivo de identificar outros possíveis envolvidos na cadeia de compartilhamento do material ilícito.

Polícia Civil desarticula grupo suspeito de furtos em shoppings e recupera mercadorias em Vitória da Conquista

Polícia Civil desarticula grupo suspeito de furtos em shoppings e recupera mercadorias em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/PC

Uma operação da Polícia Civil resultou na prisão em flagrante de quatro mulheres e na apreensão de uma adolescente de 13 anos investigadas por envolvimento em furtos praticados em lojas de departamentos de shopping centers de Vitória da Conquista. A ação teve início na quinta-feira (28) e foi concluída por volta das 2h da madrugada desta sexta-feira (29). De acordo com as investigações, o grupo vinha atuando desde 2025 em estabelecimentos comerciais do município. As suspeitas foram identificadas após funcionários e equipes de segurança de dois shopping centers reconhecerem integrantes envolvidas em ocorrências semelhantes registradas anteriormente e acionarem a Polícia Civil. As apurações apontam que as mulheres atuavam de forma coordenada e utilizavam a adolescente nas ações criminosas. Em um dos furtos registrados no dia 28 de maio, o grupo teria subtraído aproximadamente 500 peças de roupas infantis de lojas instaladas em shopping centers da cidade. O prejuízo estimado é superior a R$ 60 mil. Durante as diligências, equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos localizaram inicialmente duas das investigadas e a adolescente no interior de um shopping center. Na continuidade da operação, outras duas mulheres foram encontradas em uma residência no bairro Morada dos Pássaros III. No imóvel, os policiais apreenderam grande parte das mercadorias furtadas, além do veículo utilizado para o transporte dos produtos. As roupas recuperadas foram devolvidas à representante da loja vítima. As quatro mulheres foram autuadas em flagrante pelos crimes de associação criminosa, furto qualificado mediante concurso de pessoas e corrupção de menores. Elas permanecem custodiadas à disposição da Justiça. A adolescente foi encaminhada para as medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A ação foi realizada pela Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Vitória da Conquista), com apoio da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (10ª Coorpin). As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis integrantes do grupo criminoso.

PRF apreende mais de 462 mil maços de cigarros contrabandeados em caminhão na BR-349, em Correntina

PRF apreende mais de 462 mil maços de cigarros contrabandeados em caminhão na BR-349, em Correntina
Foto: Divugação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma grande carga de cigarros contrabandeados na tarde de quarta-feira, 27 de maio, durante uma fiscalização no km 941 da BR-349, em Correntina, no oeste da Bahia. A abordagem ocorreu na Unidade Operacional da PRF, quando os agentes fiscalizaram um caminhão que apresentava avarias na parte frontal e placa danificada. Durante a inspeção, o motorista informou que transportava mercadorias diversas, entre elas copos plásticos, flocão, biscoitos e papel higiênico, saindo de Juazeiro com destino ao estado de Goiás. No entanto, inconsistências nas informações apresentadas despertaram a atenção dos policiais. Ao vistoriarem o compartimento de carga, os agentes encontraram diversos volumes incompatíveis com a nota fiscal apresentada pelo condutor. Após a conferência da carga, foi constatado que o veículo transportava 925 caixas de cigarros de origem estrangeira, totalizando aproximadamente 462.500 maços. Os produtos eram da marca GIFT, fabricados no Paraguai, cuja comercialização é proibida no Brasil por não atender às normas sanitárias estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Diante da situação, a PRF constatou, em princípio, a prática do crime de contrabando. O motorista foi encaminhado, juntamente com o caminhão e toda a carga apreendida, para a Delegacia da Polícia Civil, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

MP adota medidas para controlar comércio de fogos durante o São João em Livramento de Nossa Senhora

MP adota medidas para controlar comércio de fogos durante o São João em Livramento de Nossa Senhora
Foto: Sudoeste Total

Com a aproximação dos festejos juninos, o Ministério Público da Bahia passou a acompanhar de forma mais rigorosa a comercialização de fogos de artifício em Livramento de Nossa Senhora. A Promotoria de Justiça do município instaurou um procedimento administrativo e notificou a Prefeitura para que sejam adotadas medidas voltadas à organização e fiscalização da atividade. A iniciativa foi determinada pela promotora de Justiça Ana Luíza Silveira de Oliveira, que manifestou preocupação com a possibilidade de aumento do comércio irregular de artefatos explosivos durante o período festivo. Segundo o órgão, a venda de fogos em locais inadequados pode representar riscos à segurança da população e ao patrimônio público e privado. Entre as orientações encaminhadas ao município está a concentração da venda dos produtos em um único espaço previamente autorizado, escolhido de forma a evitar proximidade com residências, estabelecimentos comerciais e áreas de grande circulação de pessoas. O Ministério Público também recomendou o combate à instalação de barracas improvisadas e à comercialização ambulante em ruas, calçadas, praças e canteiros. Paralelamente à instauração do procedimento, a Promotoria enviou um ofício à prefeita Joanina Batista Silva Morais Sampaio, solicitando informações sobre as providências que serão adotadas para atender às recomendações. A administração municipal deverá apresentar resposta no prazo de cinco dias, acompanhada de documentos que comprovem as ações executadas. O documento também destaca a necessidade de intensificação da fiscalização por parte do município, com apoio das forças de segurança e do Corpo de Bombeiros. A orientação é que apenas comerciantes devidamente autorizados possam atuar, observando todas as exigências legais relacionadas ao armazenamento e à venda dos produtos. De acordo com o Ministério Público, as medidas têm caráter preventivo e buscam reduzir a ocorrência de acidentes, incêndios e outras situações de risco associadas ao comércio irregular de fogos de artifício durante as celebrações de São João. O órgão alerta ainda que eventuais irregularidades poderão resultar em apreensão de mercadorias e na responsabilização dos envolvidos nas esferas administrativa, civil e criminal

TSE concede liminar e determina retorno de prefeito ao cargo em Contendas do Sincorá

TSE concede liminar e determina retorno de prefeito ao cargo em Contendas do Sincorá
Foto: Reprodução

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu, na quinta-feira (28), uma liminar que suspende os efeitos da decisão que havia cassado o mandato do prefeito de Contendas do Sincorá, Ueliton Valdir Palmeira Souza. A medida foi assinada pelo ministro Antonio Carlos Ferreira no âmbito de uma tutela cautelar antecedente vinculada ao recurso especial eleitoral apresentado pela defesa. Com a decisão, o prefeito deverá ser mantido no cargo ou, caso já tenha sido afastado, ser imediatamente reconduzido à função até o julgamento definitivo do recurso pelo TSE. A cassação havia sido determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que apontou supostas práticas de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico durante as eleições de 2024. Ao analisar o pedido de efeito suspensivo, o ministro entendeu haver plausibilidade jurídica nas alegações apresentadas pela defesa, especialmente em relação ao uso de provas obtidas por meio de quebra de sigilo bancário. Segundo a decisão, existem indícios de que informações financeiras utilizadas para fundamentar a condenação possam ter ultrapassado os limites temporais autorizados judicialmente. O relator destacou que a própria Justiça Eleitoral baiana havia restringido a quebra de sigilo bancário a duas datas específicas, mas a defesa sustenta que os documentos analisados abrangeram um período mais amplo. Para o ministro, essa questão merece análise aprofundada durante o julgamento do recurso especial. Outro aspecto considerado foi o resultado apertado do julgamento no TRE-BA, decidido por quatro votos a três. Na avaliação do magistrado, a divergência existente entre os integrantes da Corte regional reforça a relevância das teses apresentadas no recurso. Ao justificar a urgência da medida, Antonio Carlos Ferreira ressaltou que a execução imediata da cassação provocaria o afastamento do gestor eleito e poderia gerar impactos na continuidade administrativa do município enquanto o processo ainda aguarda decisão definitiva. Na mesma decisão, o ministro determinou o envio de comunicações ao TRE-BA, à 58ª Zona Eleitoral de Ituaçu e à Câmara Municipal de Contendas do Sincorá para o imediato cumprimento da medida. O mérito do recurso especial ainda será analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral, que decidirá de forma definitiva sobre a validade da cassação e das demais sanções impostas ao prefeito.

Estudantes de Bom Jesus da Lapa apresentam pesquisa sobre arborização urbana em congresso nacional na UFSC

Estudantes de Bom Jesus da Lapa apresentam pesquisa sobre arborização urbana em congresso nacional na UFSC
Foto: Acervo pessoal

Os estudantes Daniel Rodrigues Lima e Vitor Hugor Batista Santos, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual São Vicente de Paulo, em Bom Jesus da Lapa, estão representando a produção científica da rede estadual da Bahia no II Congresso Brasileiro de Biogeografia e Mudanças Climáticas, realizado até este domingo (31), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Acompanhados pelo professor Mateus Costa Santos, os jovens apresentam a pesquisa intitulada “Arborização urbana e conforto térmico: a cidade de Bom Jesus da Lapa em um contexto de altas temperaturas”, que investiga os efeitos da vegetação urbana no conforto térmico da população. Segundo o professor, o estudo comparou duas vias da cidade, sendo uma arborizada e outra sem cobertura vegetal. “Selecionamos duas vias para análise: uma arborizada e outra sem árvores. Os resultados mostram que a área arborizada apresenta condições atmosféricas mais favoráveis”, explicou. A pesquisa reuniu mais de 60 registros coletados ao longo de sete semanas, entre setembro e novembro de 2024. Durante o congresso, os estudantes tiveram a oportunidade de trocar experiências com pesquisadores de diversas instituições brasileiras e participar de discussões sobre mudanças climáticas, planejamento urbano e qualidade ambiental. “Apresentar a pesquisa em um evento dessa magnitude está sendo desafiador, mas muito gratificante. Recebemos elogios de professores da USP e UFRJ, o que nos motivou ainda mais”, afirmou Vitor Hugor Batista Santos. A participação dos estudantes ocorre com apoio do Programa Da Bahia para o Mundo, iniciativa que oferece suporte financeiro e logístico a estudantes e professores da rede pública em eventos científicos, culturais e tecnológicos, por meio do Edital nº 23/2024 da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Além dos resultados científicos, o projeto contribuiu para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos participantes. “A pesquisa me ajudou no desenvolvimento do pensamento autônomo e proporcionou uma verdadeira imersão no estudo da Biogeografia”, destacou Daniel Rodrigues Lima. Para o professor Mateus Costa Santos, a presença dos estudantes no evento simboliza a valorização da ciência produzida nas escolas públicas. “A palavra que resume esse momento é ‘esperançar’, principalmente quando vemos jovens ocupando espaços científicos tão importantes”, ressaltou. De acordo com o docente, o trabalho desenvolvido em Bom Jesus da Lapa reforça o papel da pesquisa como instrumento de formação crítica e cidadã, além de contribuir para a reflexão sobre os desafios ambientais enfrentados pelas cidades em um cenário de mudanças climáticas.

Homem é preso acusado de violência doméstica após agredir companheira em Brumado

Homem é preso acusado de violência doméstica após agredir companheira em Brumado
Foto: Divulgação/24º BPM

Um homem de 33 anos foi preso na madrugada desta sexta-feira (29) acusado de violência doméstica no bairro Olhos D’Água, em Brumado, no sudoeste da Bahia. Segundo informações do 24º Batalhão de Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta da 1h, após denúncias de agressão contra uma mulher dentro de uma residência. A guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM). No local, os policiais encontraram a vítima, uma mulher de 38 anos, que relatou ter sido agredida fisicamente pelo companheiro com tapas, além de sofrer ofensas verbais. Conforme o depoimento, o suspeito estava sob efeito de bebida alcoólica e teria agido motivado por ciúmes. Ainda de acordo com a vítima, o homem também quebrou objetos da residência durante a discussão. Durante a ocorrência, os policiais constataram que o suspeito havia colocado uma motocicleta dentro da casa alegando que o veículo pertenceria a um suposto amante da companheira. Após averiguação, a PM identificou o verdadeiro proprietário da motocicleta e confirmou que ele não possuía qualquer relação com o casal. O homem e a vítima foram encaminhados à Delegacia Territorial de Brumado, onde foram adotadas as medidas previstas na Lei Maria da Penha.

Polícia Militar recupera motocicleta roubada minutos após assalto em Caetité

Polícia Militar recupera motocicleta roubada minutos após assalto em Caetité
Foto: Divulgação/94ª CIPM

Uma motocicleta roubada foi recuperada pela Polícia Militar na manhã desta sexta-feira (29), em Caetité, no sudoeste da Bahia. Segundo informações da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) após denúncia de um roubo ocorrido no bairro Buenos Aires. A vítima, um jovem de 24 anos, relatou que foi abordada por dois homens armados com um revólver, que anunciaram o assalto e levaram uma motocicleta Honda CG 160 Fan, de cor branca. Após o acionamento, os policiais iniciaram diligências e rondas nas proximidades, conseguindo localizar o veículo abandonado às margens da via poucos minutos depois do crime. O proprietário foi chamado ao local e reconheceu a motocicleta, que posteriormente foi devolvida. A Polícia Militar informou que as buscas pelos suspeitos continuaram, mas até o momento ninguém foi preso.

Peças de motocicleta abandonadas são recolhidas pela PM em Iuiú

Peças de motocicleta abandonadas são recolhidas pela PM em Iuiú
Foto: Divulgação/17º BPM

Peças de uma motocicleta desmontada foram recolhidas pela Polícia Militar na tarde de quarta-feira (28), nas proximidades do Mercado Municipal de Iuiú, no sudoeste da Bahia. Segundo informações do 17º Batalhão de Polícia Militar, a guarnição foi acionada por populares após a denúncia de que várias peças estavam abandonadas em uma calçada da região. No local, os policiais constataram a veracidade da informação e verificaram que o material permanecia no ponto desde o período da manhã, sem que qualquer pessoa tivesse se apresentado como proprietária. Após consulta, foi identificado que as peças pertenciam a uma motocicleta Honda CG Fan KS 125, de cor preta, licenciada no município de Iuiú. Conforme a polícia, o veículo não possuía restrição de furto ou roubo. Diante da situação, o material foi recolhido pela guarnição e encaminhado inicialmente para a sede do pelotão. Em seguida, as peças foram apresentadas na Delegacia Territorial, onde serão adotadas as medidas legais cabíveis.

Adolescente de 14 anos se envolve em acidente com motocicletas no centro de Guanambi

Adolescente de 14 anos se envolve em acidente com motocicletas no centro de Guanambi
Foto: Divulgação/17º BPM

Um acidente envolvendo duas motocicletas foi registrado no início da tarde de quarta-feira (28) no Centro de Guanambi, no sudoeste da Bahia. Uma das condutoras envolvidas na ocorrência é uma adolescente de 14 anos. Segundo informações do 17º Batalhão de Polícia Militar, a guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) para prestar apoio à equipe de trânsito durante o atendimento da ocorrência. Ao chegar ao local, os policiais foram informados pelos agentes de trânsito sobre o sinistro. As motocicletas já haviam sido retiradas da via e a vítima, um homem de 25 anos, tinha sido encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber atendimento médico. A guarnição permaneceu no local aguardando a chegada do guincho responsável pela remoção dos veículos. Posteriormente, o diretor de fiscalização informou que não seria necessária a condução da adolescente à delegacia, já que a documentação da ocorrência seria encaminhada ao Conselho Tutelar. A menor permaneceu sob responsabilidade da mãe, que estava presente no local.

Secretarias de Educação e Saúde de Candiba são alvo de invasão e furto

Secretarias de Educação e Saúde de Candiba são alvo de invasão e furto
Foto: Divulgação/17º BPM

As Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Candiba, no sudoeste da Bahia, foram alvo de invasão e furto na manhã de quarta-feira (28). A ocorrência foi registrada por volta das 9h05, na Praça Kennedy, no Centro da cidade. Segundo informações do 17º Batalhão de Polícia Militar, uma guarnição foi acionada após denúncia de violação nas dependências dos órgãos públicos. No local, a solicitante relatou que encontrou arquivos revirados, gavetas abertas e sinais de arrombamento na Secretaria de Educação. Durante a averiguação, os policiais constataram que o autor, ou autores, teriam entrado no prédio por uma janela lateral da Secretaria de Saúde. Em seguida, utilizaram uma passagem interna para acessar a Secretaria de Educação, onde continuaram a vasculhar arquivos e compartimentos. De acordo com a ocorrência, um aparelho celular da marca Positivo, de cor preta, pertencente ao patrimônio público, foi furtado do local. A solicitante informou ainda que, na noite anterior, outro aparelho celular com características semelhantes também teria sido levado das dependências das secretarias. A Polícia Militar realizou o levantamento preliminar da ocorrência e orientou a representante do órgão público sobre os procedimentos que devem ser adotados junto à Delegacia Territorial, que investigará o caso.

Polícia Militar apreende veículo adulterado com carga irregular de gás em Presidente Jânio Quadros

Polícia Militar apreende veículo adulterado com carga irregular de gás em Presidente Jânio Quadros
Foto: Divulgação/24º BPM

A Polícia Militar apreendeu, na manhã desta quinta-feira (28), um veículo com sinais de adulteração e transportando irregularmente botijões de gás de cozinha em Presidente Jânio Quadros, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi registrada por volta das 9h, na Avenida ACM, no Centro da cidade, durante a Operação Força Total, realizada por equipes do 24º Batalhão de Polícia Militar. Segundo a PM, os policiais realizavam rondas e abordagens quando identificaram um automóvel transportando 51 botijões de gás liquefeito de petróleo (GLP). Durante a fiscalização, foram constatadas diversas irregularidades, incluindo adulteração nas características do veículo e incompatibilidade de dados. De acordo com a polícia, o condutor, um jovem de 25 anos, não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), não apresentou a documentação do veículo e também não tinha nota fiscal nem autorização para o transporte da carga. Ainda conforme a PM, o automóvel havia sido modificado para funcionar utilizando o próprio gás de cozinha transportado, o que representava risco à segurança do motorista e da população. O motorista, o veículo e a carga foram encaminhados à Delegacia Territorial, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Vigilância Sanitária interdita fábrica clandestina de temperos em Vitória da Conquista

Vigilância Sanitária interdita fábrica clandestina de temperos em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Visa

A Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) interditou, na manhã desta quinta-feira (28), uma fábrica clandestina de temperos localizada no povoado Pé de Galinha, em Vitória da Conquista. A ação ocorreu após denúncia encaminhada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). Durante a fiscalização, os agentes constataram diversas irregularidades no funcionamento do estabelecimento, entre elas a ausência de alvará sanitário e condições inadequadas para a manipulação de alimentos. Segundo a Visa, o local não possuía áreas exclusivas para produção e armazenamento dos produtos, além da presença de ferramentas, materiais inservíveis e reutilização de sacarias no mesmo ambiente em que os alimentos eram manipulados. Os fiscais também encontraram fezes de animais de estimação na área de transbordo e verificaram a inexistência de projeto arquitetônico adequado para o funcionamento da atividade.

Vigilância Sanitária interdita fábrica clandestina de temperos em Vitória da Conquista
Foto: Divulgação/Visa

De acordo com a Vigilância Sanitária, cerca de nove toneladas de produtos, entre matéria-prima e mercadorias prontas para distribuição, foram apreendidas cautelarmente e permanecerão no imóvel interditado. O coordenador da Vigilância Sanitária, Maico Mares, informou que o órgão já recebia denúncias sobre o local desde setembro do ano passado. “A empresa não tem alvará de funcionamento e nem alvará sanitário. Houve apreensão de produtos, tanto matéria-prima como produtos a serem distribuídos, estão interditados cautelarmente e o processo segue com a interdição total do estabelecimento”, afirmou. Ainda segundo Mares, a fábrica apresentava alto risco de contaminação. “Encontramos uma situação complicada. O armazenamento dos produtos não é feito de forma adequada, não há condições nenhuma de estar produzindo qualquer produto alimentício”, completou. O estabelecimento permanecerá interditado até que os responsáveis regularizem a situação junto à Vigilância Sanitária.

Investigado por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Poções

Investigado por estupro de vulnerável é preso pela Polícia Civil em Poções
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia prendeu, nesta quinta-feira (28), um homem de 37 anos investigado pelo crime de estupro de vulnerável no município de Poções. O mandado de prisão preventiva foi cumprido por equipes da Delegacia Territorial da cidade após diligências realizadas na zona rural do município. As investigações tiveram início depois que a mãe da vítima procurou o Conselho Tutelar e registrou a denúncia na unidade policial. Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu em fevereiro deste ano. Na época em que o caso foi denunciado, equipes policiais realizaram buscas para tentar localizar e prender o suspeito em flagrante, mas ele conseguiu fugir. Com o avanço das investigações e a coleta de provas, foi instaurado inquérito policial que resultou no pedido de prisão preventiva do investigado, posteriormente autorizado pela Justiça. Após ser localizado e preso, o homem foi encaminhado para a unidade policial de Poções, onde permanecia custodiado à disposição da Justiça. A criança vítima do crime está sendo acompanhada pelo serviço psicossocial do município, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.