O ano de 2026 inicia sem cobrança adicional na conta de energia elétrica dos brasileiros. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária em vigor no mês de janeiro será a verde, o que significa ausência de custo extra para os consumidores. Segundo a agência reguladora, apesar de o período chuvoso registrar índices abaixo da média histórica, os meses de novembro e dezembro apresentaram, de forma geral, manutenção no volume de chuvas e nos níveis dos reservatórios das usinas em todo o país. Esse cenário permitiu a redução do acionamento das usinas termelétricas em janeiro, evitando a necessidade de cobrança adicional na tarifa de energia. A Aneel explicou ainda que o sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 com o objetivo de indicar o custo real da geração de energia elétrica. O mecanismo considera fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, a participação das fontes renováveis e a necessidade de acionamento de fontes de geração mais caras, refletindo diretamente no valor pago pelo consumidor.



