Início Tag Geral

Geral

Encontramos 868 Notícias

Aneel mantém bandeira verde e contas de energia seguem sem cobrança extra em abril

Aneel mantém bandeira verde e contas de energia seguem sem cobrança extra em abril
Foto: Tauan Alencar/MME

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária permanecerá verde no mês de abril, mantendo as contas de energia elétrica sem cobrança adicional para os consumidores em todo o país. A definição ocorre em meio ao cenário positivo registrado em março, quando o volume de chuvas contribuiu para a recuperação dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas. Com isso, a geração de energia segue em condições favoráveis, dispensando o uso mais intenso de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado. A manutenção da bandeira foi anunciada na sexta-feira (27/3) e reforça o bom desempenho do regime de chuvas ao longo do primeiro trimestre, fator que tem permitido a continuidade de custos mais baixos na produção de energia. O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, funciona como um indicativo das condições de geração de energia no país, levando em consideração fatores como a disponibilidade hídrica, o uso de diferentes fontes e os custos envolvidos na produção.

PRF intensifica fiscalização em postos de combustíveis na Bahia

PRF intensifica fiscalização em postos de combustíveis na Bahia
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia reforçou a fiscalização em postos de combustíveis, principalmente os localizados às margens das rodovias federais, como parte das ações da Operação MAJORARE. A iniciativa ocorre em meio ao aumento dos preços dos combustíveis, cenário influenciado pela elevação da demanda e pelas instabilidades no mercado internacional. Diante disso, os órgãos de controle intensificaram a atuação para coibir possíveis irregularidades no setor.  A operação conta com a atuação integrada da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Procon e das Secretarias da Fazenda (Sefaz), ampliando a efetividade das fiscalizações. As equipes da PRF atuam de forma estratégica para identificar práticas como cobrança de preços abusivos, adulteração de combustíveis, armazenamento irregular, além de outras irregularidades relacionadas à comercialização e ao transporte. Na manhã desta quinta-feira (26/3), agentes da PRF e da ANP realizaram ações em postos de combustíveis localizados na BR-324, uma das principais rodovias federais da Bahia. A fiscalização também contou com a participação de equipes do Procon, reforçando o caráter integrado da operação. De acordo com a PRF, a presença das equipes nas rodovias, onde se concentra grande parte dos postos, permite uma atuação mais ágil e eficiente, potencializando os resultados das ações. A Operação MAJORARE tem como objetivo principal proteger o consumidor, garantir maior transparência na formação dos preços e assegurar o cumprimento da legislação vigente no setor de combustíveis.

Consumo de cigarro eletrônico cresce entre estudantes de 13 a 17 anos

Consumo de cigarro eletrônico cresce entre estudantes de 13 a 17 anos
Foto: Freepik

O uso de cigarro eletrônico entre adolescentes de 13 a 17 anos apresentou crescimento significativo no Brasil, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2024, divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento aponta que 29,6% dos estudantes de escolas públicas e privadas já experimentaram o produto, número superior aos 16,8% registrados em 2019. A pesquisa revela que as meninas são mais expostas à iniciação no uso do cigarro eletrônico, com índice de 31,7%, enquanto entre os meninos o percentual é de 27,4%. Além disso, 26,3% dos estudantes afirmaram ter utilizado o dispositivo nos 30 dias anteriores à pesquisa. O avanço no consumo foi observado em todas as regiões do país, com destaque para o Centro-Oeste, que registrou 42,0%, e o Sul, com 38,3%, os maiores índices. Já as regiões Nordeste (22,5%) e Norte (21,5%) apresentaram os menores percentuais. Entre os estudantes da rede pública, a experimentação alcançou 30,4%, enquanto na rede privada foi de 24,9%. Em relação a outros produtos de tabaco, a pesquisa indica mudanças importantes no comportamento dos jovens. O uso recente de cigarro eletrônico cresceu mais de 300% em comparação a 2019, enquanto o consumo de narguilé foi reduzido à metade. Já o percentual de estudantes que não utilizaram produtos de tabaco permaneceu estável, passando de 61,7% em 2019 para 62,3% em 2024. Por outro lado, o levantamento aponta queda no consumo de cigarro tradicional. A proporção de adolescentes que já experimentaram cigarro caiu de 22,6% em 2019 para 18,5% em 2024. O uso recente também apresentou redução, passando de 6,8% para 5,6% no mesmo período. A diferença entre redes de ensino é significativa no consumo atual de cigarros, com 6,1% entre estudantes da rede pública e 2,8% na rede privada. Já entre os sexos, os dados não indicam diferença estatisticamente relevante, com 5,9% entre meninos e 5,3% entre meninas. Os resultados também apontam redução no uso de álcool e drogas ilícitas entre os estudantes no período analisado, indicando mudanças no padrão de consumo de substâncias entre adolescentes brasileiros.

Brasil registra mais de 180 mensagens de golpe por minuto nas redes sociais em 2025, aponta Serasa Experian

Brasil registra mais de 180 mensagens de golpe por minuto nas redes sociais em 2025, aponta Serasa Experian
Foto: Rios de Notícias

Na segunda-feira (23/3), um levantamento divulgado pela Serasa Experian revelou um cenário preocupante sobre a atuação de criminosos no ambiente digital no Brasil. De acordo com o estudo, o país registrou, em 2025, uma média de 186 mensagens de golpe por minuto circulando nas redes sociais. Ao longo do ano, foram identificadas mais de 98 milhões de mensagens fraudulentas nesses ambientes, número que representa um aumento de 38,5% em relação a 2024. O monitoramento também apontou a existência de mais de 2 mil grupos dedicados à disseminação de conteúdos de golpe, o que equivale a um crescimento de 205% na comparação anual. Outro dado que chama atenção é a velocidade de criação de estruturas fraudulentas: em média, quatro sites falsos são criados por hora no país, ampliando o alcance das ações criminosas. Segundo o diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Rodrigo Sanchez, o uso de tecnologias como a inteligência artificial generativa tem contribuído para tornar os golpes mais sofisticados. “Hoje, recursos como a IA generativa vêm sendo incorporados ao ecossistema de golpes para dar mais escala, consistência e aparência de legitimidade a anúncios, textos, imagens e páginas falsas”, afirmou. O levantamento também identificou os tipos de fraude mais recorrentes. Entre eles, estão anúncios manipulados com uso de inteligência artificial para venda de produtos, especialmente os chamados “remédios milagrosos”, muitas vezes associados a imagens de celebridades para dar credibilidade. Outro formato comum envolve o uso de deepfakes e páginas falsas com temática governamental, que simulam comunicações oficiais para induzir vítimas a fornecer dados pessoais. Além disso, golpes relacionados a concursos públicos também têm sido frequentes, explorando o interesse por vagas e prometendo salários acima do mercado para atrair vítimas.

Governo anuncia fiscalização eletrônica total do frete e endurece punições a infratores

Governo anuncia fiscalização eletrônica total do frete e endurece punições a infratores
Foto: Edsom Leite/MT

O Governo do Brasil anunciou, nesta quarta-feira (18), um pacote de medidas para ampliar a fiscalização do cumprimento da tabela do piso mínimo do frete rodoviário e endurecer as punições contra empresas que descumprem a legislação de forma recorrente. As ações foram apresentadas em coletiva pelo Ministério dos Transportes. Entre as principais medidas está a implementação da fiscalização eletrônica de 100% dos fretes em todo o território nacional. A iniciativa foi viabilizada por meio da integração de bases de dados com os fiscos estaduais, permitindo maior controle sobre o transporte de cargas no país. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, a articulação com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) foi fundamental para viabilizar a medida. “Intensificamos a fiscalização, tanto eletrônica quanto em campo, fisicamente. Vale dizer que, eletronicamente, nós fizemos uma integração de dados e de informações com o CONFAZ, que é o Conselho de Secretários de Fazenda. Eles têm todos esses dados de trânsito de mercadorias, obviamente pelas questões fiscais envolvidas. Então, hoje, a ANTT reúne as condições necessárias para fazer a fiscalização da integralidade dos fretes no Brasil”, afirmou. O ministro destacou ainda que o governo já vinha ampliando significativamente o volume de fiscalizações eletrônicas. “Nós já tínhamos elevado a fiscalização eletrônica em 2 mil por cento. Quando o presidente Lula assumiu o governo, o volume de fiscalização eletrônica era em torno de 300. Nós aumentamos isso para cerca de 6 mil ao longo do ano passado”, explicou. De acordo com Renan Filho, o avanço se intensificou nos últimos meses. “Do final do ano para cá, com essa interlocução com os caminhoneiros, nós multiplicamos mais e chegamos a 40 mil infrações em janeiro. Fevereiro é um mês mais curto, com Carnaval, houve uma pequena redução, mas agora, em março, já vamos novamente chegar a 40 mil. Qual a decisão nova? Vamos fiscalizar todos os fretes no Brasil agora eletronicamente”, reforçou. Além do reforço no monitoramento, o governo também prepara mudanças nas normas para punir empresas reincidentes. A proposta é diferenciar falhas pontuais de práticas recorrentes, com aplicação de sanções mais rigorosas para infratores contumazes. Entre as medidas em elaboração estão restrições operacionais para empresas que descumprirem sistematicamente a tabela do frete, incluindo impedimento de contratar novos serviços e até a suspensão ou cancelamento do registro para atuação no transporte de cargas, conforme a gravidade das infrações. As ações fazem parte de um esforço para garantir o cumprimento da política do piso mínimo do frete, proteger a renda dos caminhoneiros e assegurar condições mais equilibradas de concorrência no setor de transporte rodoviário de cargas.

Governo inicia pagamento do Garantia-Safra 2024/2025

Governo inicia pagamento do Garantia-Safra 2024/2025
Foto: Reprodução/MDA

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) iniciou, nesta quarta-feira (18), o pagamento do Garantia-Safra referente à safra 2024/2025. A medida representa mais uma etapa da execução de uma das principais políticas públicas voltadas à proteção da agricultura familiar diante de perdas provocadas por eventos climáticos extremos. Nesta primeira etapa, mais de 685 mil agricultoras e agricultores familiares, distribuídos em 934 municípios de 11 estados, serão contemplados. O volume total de recursos supera R$ 823 milhões, pagos em parcela única, conforme o calendário operacional dos benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. A liberação foi formalizada por meio da Portaria nº 357, de 17 de março de 2026, publicada pela Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia (SAF/MDA). Considerado um instrumento estratégico frente às mudanças climáticas, o Garantia-Safra assegura apoio direto às famílias que enfrentaram perdas significativas na produção, contribuindo para a reorganização das atividades no campo e a continuidade da produção. Os agricultores que tiveram o pagamento bloqueado preventivamente poderão apresentar defesa por meio do serviço específico disponibilizado pelo programa. O prazo para envio é de até 60 dias a partir de 18 de março de 2026, conforme previsto na Portaria MDA nº 03/2023. Os motivos do bloqueio podem ser consultados no Sistema de Gerenciamento do Garantia-Safra, e a lista completa dos municípios contemplados está disponível no ato publicado no Diário Oficial da União. Mais informações podem ser obtidas por e-mail ou telefone junto ao MDA.

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS termina nesta sexta-feira (20)

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS termina nesta sexta-feira (20)
Foto: Sudoeste Total

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até esta sexta-feira, 20 de março, para contestar descontos associativos não autorizados em benefícios previdenciários. O procedimento é necessário para quem deseja aderir ao acordo de ressarcimento corrigido oferecido pelo Governo Federal. Quem não cumprir o prazo pode ficar fora da possibilidade de receber os valores pela via administrativa. Até o momento, cerca de 6,38 milhões de beneficiários já contestaram as cobranças, sendo que 4,3 milhões aderiram ao acordo. Em todo o país, já foram devolvidos R$ 2,95 bilhões. Outros 758.332 segurados ainda estão aptos a ingressar na negociação. Após a adesão, os valores corrigidos são pagos em até três dias úteis. Para ter direito à devolução dos descontos realizados entre março de 2020 e março de 2025, o beneficiário deve inicialmente contestar a cobrança, verificando possíveis descontos não autorizados e informando a situação ao INSS, seja pelo aplicativo ou site Meu INSS ou nas agências dos Correios. Em seguida, é necessário aguardar a resposta da entidade responsável, que tem prazo de até 15 dias úteis para se manifestar. Caso não haja retorno ou sejam apresentadas irregularidades, como assinaturas divergentes, o sistema libera a opção para adesão ao acordo de ressarcimento. A consulta e a contestação podem ser feitas por meio do aplicativo ou site Meu INSS, pela Central 135 ou presencialmente nas agências dos Correios, que prestam suporte aos segurados.

Expansão do 5G deve alcançar 80% da população brasileira até o fim de 2026

Expansão do 5G deve alcançar 80% da população brasileira até o fim de 2026
Foto: Zack Stencil/MCom

O Brasil caminha para uma ampla expansão da conectividade móvel com a previsão de que, até o fim de 2026, cerca de 80% da população tenha acesso à tecnologia 5G. A estimativa é do Governo Federal, por meio do Ministério das Comunicações, e indica um avanço significativo na infraestrutura digital do país. De acordo com as projeções, a cobertura da rede deve atingir aproximadamente 2.220 municípios, superando a meta inicial estabelecida para o período, que era de 1.469 cidades. O ritmo acelerado de implantação tem permitido antecipar resultados e ampliar o alcance da tecnologia antes do prazo previsto. Atualmente, o 5G já está disponível em cerca de 1.420 municípios brasileiros, beneficiando milhões de usuários com internet móvel de alta velocidade. A estratégia do governo é ampliar a presença da rede, especialmente no interior do país, garantindo acesso também a cidades de pequeno e médio porte. A expectativa é que mais de 800 municípios com menos de 30 mil habitantes passem a contar com a tecnologia até 2026, reforçando o processo de interiorização da conectividade. Segundo o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a expansão representa um marco para o país. “Estamos atravessando a maior transformação de conectividade da nossa história. O 5G não é apenas mais velocidade de internet. Ele representa inovação, competitividade e novas oportunidades para milhões de brasileiros”, afirmou.

Petrobras anuncia aumento no preço do diesel para distribuidoras

Petrobras anuncia aumento no preço do diesel para distribuidoras
Foto: Gabriel Bastos/A7 Press/Estadão Conteúdo

A Petrobras informou que vai ajustar o preço de venda do diesel A para as distribuidoras a partir deste sábado (14). O valor terá aumento de R$ 0,38 por litro. Com a mistura obrigatória composta por 85% de diesel A e 15% de biodiesel, o reajuste corresponde a um acréscimo de R$ 0,32 por litro no diesel B, que é o combustível efetivamente comercializado nos postos. Com a mudança, o preço médio do diesel A vendido pela companhia às distribuidoras passará a ser de R$ 3,65 por litro. A participação da Petrobras no preço final do diesel B ao consumidor será, em média, de R$ 3,10 por litro. Segundo a estatal, o último ajuste de preço para as distribuidoras havia sido uma redução realizada em 6 de maio de 2025, há 311 dias. Já o último aumento ocorreu em 1º de fevereiro de 2025, há mais de 400 dias. A Petrobras também destacou que, mesmo com o novo reajuste, o diesel A vendido às distribuidoras acumula queda de R$ 0,84 por litro desde dezembro de 2022. De acordo com a empresa, a redução equivale a 29,6% no período, considerando a inflação.

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 65 milhões

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 65 milhões
Foto: Reprodução/Caixa

O concurso 2982 da Mega-Sena, sorteado na noite de terça-feira (10), terminou sem ganhadores na faixa principal. As dezenas sorteadas foram 02, 35, 41, 46, 49 e 58. Como nenhum apostador acertou os seis números, o prêmio acumulou. A estimativa para o próximo concurso, que será realizado na quinta-feira (12), é de R$ 65 milhões. Apesar de não haver vencedores na sena, outras faixas de premiação tiveram apostas contempladas. Ao todo, 27 apostas acertaram cinco dezenas e cada uma vai receber R$ 87.399,64. Já na quadra, com quatro acertos, 2.786 apostas foram premiadas, com pagamento individual de R$ 1.396,18. As apostas para o próximo sorteio podem ser feitas até as 20h do dia do concurso em qualquer casa lotérica do país, pelo portal das Loterias Caixa, pelo aplicativo oficial ou pelo internet banking para clientes da Caixa. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6,00.

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 60 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 60 milhões
Foto: Sudoeste Total

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2981 da Mega-Sena, sorteado na noite de sábado (7), no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP). Com isso, o prêmio principal acumulou. Os números sorteados foram: 15, 22, 27, 32, 50 e 58. De acordo com a Caixa Econômica Federal, nenhuma aposta acertou as seis dezenas. Já na faixa de cinco acertos, 41 apostas foram premiadas, e cada uma receberá R$ 61.085,40. Outras 2.992 apostas acertaram quatro números e vão receber R$ 1.379,77 cada. Com o resultado, a estimativa de prêmio para o próximo sorteio, que será realizado na terça-feira (10), é de R$ 60 milhões. As apostas podem ser feitas até as 20h do dia do sorteio em qualquer casa lotérica do país, pelo portal das Loterias Caixa, pelo aplicativo oficial ou também pelo internet banking para clientes da Caixa. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6,00.

Prazo para regularizar título de eleitor termina em 6 de maio na Bahia

Prazo para regularizar título de eleitor termina em 6 de maio na Bahia
Foto: Sudoeste Total

Eleitoras e eleitores da Bahia têm até o dia 6 de maio para solicitar serviços relacionados ao cadastro eleitoral. Após essa data, o cadastro será fechado pela Justiça Eleitoral em preparação para as Eleições Gerais de 2026. Até o prazo final, será possível emitir a primeira via do título de eleitor, regularizar a situação eleitoral, realizar a coleta da biometria, solicitar transferência do local de votação e atualizar dados cadastrais. O fechamento do cadastro ocorre 150 dias antes do primeiro turno das eleições, marcado para 4 de outubro, conforme estabelece o artigo 91 da Lei nº 9.504/1997, conhecida como Lei das Eleições. A medida é adotada em todos os anos eleitorais para permitir a organização do processo eleitoral. Os atendimentos presenciais podem ser realizados nos postos da Justiça Eleitoral em diversas cidades da Bahia. Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis no portal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Parte dos serviços também pode ser feita de forma on-line, por meio do Autoatendimento Eleitoral disponível no site do tribunal. Para realizar o atendimento, é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência atualizado, emitido há no máximo três meses. No caso da primeira via do título, a Carteira Nacional de Habilitação no modelo antigo não será aceita isoladamente. Homens que completam 19 anos em 2026 também devem apresentar o certificado de quitação do serviço militar. Eleitores que deixaram de votar ou justificar a ausência podem enfrentar restrições caso não regularizem a situação. Entre os impedimentos estão a emissão de passaporte, posse em cargo público e renovação de matrícula em instituições de ensino. Quem estiver com o título cancelado também não poderá participar das eleições deste ano e poderá enfrentar as mesmas restrições administrativas.

Previdência Social realiza mutirão de perícias médicas neste fim de semana para reduzir fila de benefícios

Previdência Social realiza mutirão de perícias médicas neste fim de semana para reduzir fila de benefícios
Foto: Sudoeste Total

O Governo Federal promove neste fim de semana, nos dias 7 e 8 de março, um mutirão de perícias médicas em diversas cidades do país com o objetivo de ampliar o atendimento à população e reduzir o tempo de espera para a concessão de benefícios. A ação é coordenada pelo Ministério da Previdência Social, por meio da Perícia Médica Federal, e deve realizar quase 13 mil avaliações médicas. Os atendimentos contemplam solicitações de benefícios por incapacidade e benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). O mutirão será realizado em 71 agências da Previdência Social distribuídas nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Amazonas, Pará, Alagoas, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraná, além do Distrito Federal. As perícias poderão ocorrer tanto de forma presencial quanto por meio da modalidade chamada Perícia Conectada, que permite a realização da avaliação por teleatendimento. O sistema amplia o acesso ao serviço, principalmente em regiões com menor disponibilidade de médicos peritos, além de ajudar a diminuir o tempo de espera e evitar deslocamentos longos dos segurados. Mesmo sendo feita à distância, a Perícia Conectada segue os mesmos critérios técnicos do atendimento presencial, garantindo privacidade e sigilo das informações. O perito também mantém autonomia para definir qual modalidade de atendimento é mais adequada para cada caso. Os segurados que desejarem antecipar a realização da perícia podem entrar em contato pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou acessar o serviço pelo site ou aplicativo Meu INSS. Após a confirmação do agendamento, o requerente deverá comparecer à agência no dia e horário marcados para a avaliação médico-pericial.

Bahia registra em fevereiro menor número de mortes violentas dos últimos 14 anos

Bahia registra em fevereiro menor número de mortes violentas dos últimos 14 anos
Foto: Divulgação/PC

O mês de fevereiro de 2026 terminou com o menor número de mortes violentas dos últimos 14 anos no estado da Bahia. O levantamento considera ocorrências de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte, com base nos registros das Polícias Civil e Científica. De acordo com os dados, foram contabilizados 258 crimes graves contra a vida em números absolutos no período. No mesmo mês de 2025, haviam sido registrados 341 casos. A comparação representa uma redução de 24,3%. Segundo o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, o resultado reflete o trabalho realizado diariamente pelas forças de segurança no estado. Ele destacou as ações de patrulhamento, atividades de inteligência e operações de repressão qualificada voltadas ao enfrentamento do crime organizado. O secretário também ressaltou as iniciativas do Programa Bahia Pela Paz, voltadas à criação de novas perspectivas para jovens no estado. De acordo com Werner, a integração entre instituições estaduais, federais e municipais, além dos sistemas de Justiça e Defesa Social, é fundamental para o fortalecimento da paz social.

PRF inicia implantação de internet via satélite em viaturas na Bahia

PRF inicia implantação de internet via satélite em viaturas na Bahia
Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal iniciou a implantação de internet via satélite em viaturas operacionais em todo o estado da Bahia. A medida integra um processo de modernização tecnológica voltado ao fortalecimento da comunicação das equipes e à otimização das atividades de policiamento e fiscalização nas rodovias federais. O sistema está sendo instalado em viaturas de todas as delegacias da PRF no estado, garantindo cobertura mais ampla e eficiente, inclusive em regiões onde o sinal de telefonia móvel é inexistente ou apresenta instabilidade. Com a nova tecnologia, os policiais passam a contar com acesso contínuo e estável aos sistemas operacionais da corporação, mesmo em áreas remotas. A conectividade permite a realização de consultas em tempo real, registro de ocorrências, preenchimento de boletins e utilização de ferramentas de inteligência diretamente no local das abordagens. A melhoria representa um avanço para a atuação policial, reduzindo o tempo de resposta e ampliando a eficiência das ações em campo. A iniciativa também contribui para aprimorar o serviço prestado à população, possibilitando atendimentos mais rápidos e precisos, além do compartilhamento de informações em tempo real. Com a implantação, a PRF reforça o compromisso com a inovação e com o aprimoramento contínuo das atividades de segurança pública nas rodovias federais baianas.

Bandeira verde é mantida e consumidores não terão cobrança extra na conta de luz em março

Bandeira verde é mantida e consumidores não terão cobrança extra na conta de luz em março
Foto: Tauan Alencar/MME

A Agência Nacional de Energia Elétrica, Agência Nacional de Energia Elétrica, informou na sexta-feira (27) que a bandeira tarifária permanecerá verde no mês de março. Com a decisão, os consumidores brasileiros não terão cobrança adicional na tarifa de energia elétrica. De acordo com a agência, as condições de geração de energia seguem favoráveis no país. O aumento do volume de chuvas ao longo de fevereiro contribuiu para a elevação do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, cenário que possibilitou a manutenção da bandeira verde para março. Mesmo com o quadro positivo, a agência destacou que poderá haver despacho complementar de usinas termelétricas em situações operativas específicas, a fim de garantir a segurança e a robustez do sistema elétrico nacional. Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias tem como objetivo indicar aos consumidores o custo real da geração de energia no país. O mecanismo considera fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e a necessidade de acionamento de diferentes fontes de geração.

Reconhecimento facial ajuda a localizar 400 foragidos da Justiça em menos de dois meses na Bahia

Reconhecimento facial ajuda a localizar 400 foragidos da Justiça em menos de dois meses na Bahia
Foto: Márcia Santana/SSP

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia atingiu a marca de 400 foragidos da Justiça localizados em menos de dois meses. O caso mais recente ocorreu na tarde de sexta-feira (27), na capital baiana. Desde a implantação da ferramenta, em janeiro de 2019, a tecnologia já auxiliou na captura de 4.846 pessoas com mandados de prisão expedidos pelo Sistema de Justiça. Entre os crimes atribuídos aos foragidos estão homicídio, latrocínio, lesão corporal, estupro de vulnerável, violência contra a mulher, tráfico de drogas, roubo, furto, porte ilegal de arma de fogo, estelionato e dívida de pensão alimentícia. O sistema está implantado em mais de 80 municípios baianos, além de Salvador, e também é utilizado de forma itinerante durante festas populares, com instalação de equipamentos em pontos estratégicos e uso de Plataformas de Observação Elevada. No último Carnaval, 73 pessoas com mandados de prisão foram identificadas e impedidas de acessar os circuitos da festa, contribuindo para o reforço da segurança dos foliões. “A tecnologia é uma importante e fundamental aliada nas ações desenvolvidas pelas Forças Policiais e de Bombeiros. Seguiremos investindo em novas ferramentas, promovendo a qualificação do serviço prestado para a população”, destacou o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner.

Anvisa aprova novas indicações de imunoterápicos para tratamento de câncer

Anvisa aprova novas indicações de imunoterápicos para tratamento de câncer
Foto: Reprodução/Internet/MS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou novas indicações terapêuticas para dois medicamentos imunoterápicos utilizados no tratamento do câncer. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (23). Um dos medicamentos contemplados foi o Keytruda (pembrolizumabe), que passa a poder ser utilizado no tratamento de pacientes com carcinoma epitelial de ovário resistente à platina, em combinação com quimioterapia padrão, com ou sem o uso de bevacizumabe. Registrado em 2022, o fármaco já era indicado como monoterapia para pacientes com melanoma metastático ou irressecável. Outro medicamento que teve ampliação de uso aprovada foi o Imfinzi (durvalumabe). A nova indicação autoriza sua utilização em combinação com quimioterapia FLOT no tratamento de pacientes com adenocarcinoma gástrico ou da junção gastroesofágica ressecável. Antes dessa atualização, o medicamento já era indicado para casos de carcinoma urotelial localmente avançado ou metastático que apresentassem progressão da doença durante ou após quimioterapia à base de platina, além de pacientes com progressão em até 12 meses após tratamento neoadjuvante ou adjuvante com esquemas contendo platina. As novas autorizações ampliam as opções terapêuticas disponíveis para pacientes oncológicos no país.

Mega-Sena acumula e próximo prêmio vai a R$ 116 milhões

Mega-Sena acumula e próximo prêmio vai a R$ 116 milhões
Foto: Reprodução/Caixa

O concurso 2975 da Mega-Sena foi realizado na noite de sábado (21), no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP). As dezenas sorteadas foram 07, 10, 17, 35, 44 e 46. Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e o prêmio principal acumulou. A estimativa para o próximo sorteio, marcado para terça-feira (24), é de R$ 116.000.000. Na faixa de cinco acertos, 106 apostas foram premiadas, com valor individual de R$ 36.398,76. Já na quadra, com quatro acertos, 7.501 apostas ganharam R$ 847,85 cada. As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país, pelo Portal Loterias Caixa e pelo aplicativo Loterias Caixa. Clientes da Caixa também podem registrar seus jogos pelo internet banking. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6,00.

Brasil atinge em 2025 a menor taxa de desemprego da série histórica da PNAD Contínua

Brasil atinge em 2025 a menor taxa de desemprego da série histórica da PNAD Contínua
Foto: Vitor Vasconcelos/PR

O Brasil registrou, em 2025, a menor taxa anual de desocupação desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), iniciada em 2012. O índice caiu de 6,6% em 2024 — até então o menor da série — para 5,6% em 2025, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, 20 das 27 Unidades da Federação também alcançaram, no ano passado, a menor taxa anual de desocupação de toda a série histórica. A redução ganha ainda mais destaque quando comparada aos triênios anteriores. Entre 2015 e 2017, a taxa média anual foi de 11%. No período de 2019 a 2021, impactado pela pandemia de Covid-19, a média subiu para 13,1%. Já entre 2023 e 2025, a média anual ficou em 6,6%. No quarto trimestre de 2025, a taxa foi de 5,1%, com recuo de 1,1 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2024 (6,2%). No ano passado, atingiram a menor taxa anual da série histórica os estados da Bahia (8,7%), Amazonas (8,4%), Rio Grande do Norte (8,1%), Amapá (7,9%), Sergipe (7,9%), Distrito Federal (7,5%), Pará (6,8%), Maranhão (6,8%), Ceará (6,5%), Paraíba (6,0%), São Paulo (5,0%), Tocantins (4,7%), Minas Gerais (4,6%), Goiás (4,6%), Rio Grande do Sul (4,0%), Paraná (3,6%), Espírito Santo (3,3%), Mato Grosso do Sul (3,0%), Santa Catarina (2,3%) e Mato Grosso (2,2%). As maiores taxas anuais foram registradas no Piauí (9,3%), Bahia (8,7%) e Pernambuco (8,7%). Já os menores índices ficaram com Mato Grosso (2,2%), Santa Catarina (2,3%) e Mato Grosso do Sul (3,0%). No quarto trimestre de 2025, a taxa de desocupação foi de 4,2% entre os homens e de 6,2% entre as mulheres. Por cor ou raça, o índice ficou abaixo da média nacional para brancos (4,0%) e acima para pretos (6,1%) e pardos (5,9%). Entre os níveis de instrução, a maior taxa foi observada entre pessoas com ensino médio incompleto (8,7%). Para quem tinha nível superior incompleto, o índice foi de 5,6%, mais que o dobro do registrado entre aqueles com ensino superior completo (2,7%). O número de pessoas que buscavam trabalho há dois anos ou mais chegou a 1,1 milhão no quarto trimestre de 2025, queda de 19,6% em comparação com o mesmo período de 2024. Já 1,1 milhão procuravam emprego há menos de um mês, contingente 23,1% menor do que no ano anterior. Em 2025, a população ocupada alcançou 103 milhões de pessoas, o maior contingente da série histórica. A população desocupada ficou em aproximadamente 6,2 milhões, cerca de 1 milhão a menos do que em 2024. O rendimento real habitual anual de todos os trabalhos foi de R$ 3.560. Os maiores valores foram registrados no Distrito Federal (R$ 6.320), São Paulo (R$ 4.190) e Rio de Janeiro (R$ 4.177). Já os menores rendimentos foram observados no Maranhão (R$ 2.228), Bahia (R$ 2.284) e Ceará (R$ 2.394).

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.