Início Tag Chapadadiamantina

Chapadadiamantina

Encontramos 339 Notícias

TCM reconhece regularização de servidor com CNH vencida em Morro do Chapéu

TCM reconhece regularização de servidor com CNH vencida em Morro do Chapéu
Foto: Alberto Coutinho/GOV-BA

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) analisou a denúncia com pedido cautelar protocolada pelo Sr. Antônio Carlos Amorim Guimarães contra a prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Pereira Araújo Leal, referente ao exercício financeiro de 2025, alegando que o servidor Jelieli José dos Reis Rocha conduzia veículos oficiais com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde 11/11/2024 e que poderia apresentar risco à segurança pública devido a condição de saúde. O relator do processo, conselheiro Nelson Pellegrino, destacou que, embora a irregularidade relatada pelo denunciante tenha sido constatada, a Prefeita e a Procuradoria-Geral do Município adotaram imediatamente medidas corretivas. Entre as providências, foi determinado o afastamento do servidor das atividades de condução de veículos oficiais e a instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD nº 2.593/2025) para apuração completa dos fatos. O TCM observou que a ação de autotutela da Administração Municipal supriu o objetivo do pedido cautelar, demonstrando boa-fé da gestora e mitigando riscos à segurança e ao erário. Com isso, o Tribunal decidiu pelo não conhecimento da medida liminar, reconhecendo a perda superveniente do objeto da denúncia. A prefeita Juliana Pereira Araújo Leal será oficialmente notificada da decisão e deverá apresentar defesa no prazo de 20 dias, anexando cópia integral do PAD encerrado. A decisão foi registrada em Salvador, nesta terça-feira, 14 de outubro de 2025.

Estudantes de Iramaia escrevem livro “Causos das Almas de Sincorá”

Estudantes de Iramaia escrevem livro “Causos das Almas de Sincorá”
Foto: André Fofano/SEC

O Colégio Estadual de Tempo Integral Antônio Fernando de Souza, localizado em Iramaia, no Território de Identidade da Chapada Diamantina, é o cenário de uma iniciativa que une tradição, memória e aprendizado. A experiência resultou no livro “Causos das Almas de Sincorá”, obra criada a partir de relatos orais coletados entre 27 estudantes das turmas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Integral e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O livro nasceu do projeto “Literatura, Escrita e Oralidade”, idealizado e desenvolvido pela professora, escritora, poetisa e romancista Raiana Soares. A proposta teve como objetivo valorizar o patrimônio imaterial e as tradições populares da região, incentivando os alunos a registrarem, por meio da escrita, histórias que fazem parte do imaginário local. Durante o projeto, foram realizadas rodas de contação de “causos” de assombração, momentos em que os estudantes compartilharam histórias vividas ou ouvidas de familiares, transmitidas entre gerações pela oralidade. Esses relatos, repletos de emoção, medo e memória afetiva, foram transformados pela professora em contos literários, preservando o estilo e o espírito popular de cada história. “O projeto é de suma importância, porque traz o popular como algo que deve e pode estar presente nas escolas. Ao trabalhar com eles a oralidade, os ‘causos’ e as histórias familiares, percebi o quanto a cultura deles é rica e significativa para a construção do conhecimento. Muitos ficaram encantados ao ver as histórias de seus pais, avós e vizinhos transformadas em contos integrados a um livro. Isso fortalece a autoestima cultural e o sentimento de pertencimento”, afirmou a professora Raiana Soares. Entre os autores está Caila Alves de Jesus, 18 anos, estudante do EJA, responsável pelo causo “O lobisomem da sexta-feira santa”. Para ela, participar do projeto foi uma experiência inesquecível. Ver meu conto escrito em um livro foi uma experiência incrível. Saber que várias pessoas vão conhecer e ler a minha história é algo muito especial. Essa experiência foi muito boa para mim, quem sabe possa surgir novas oportunidades de escrever novos contos para um livro. Nunca pensei que algo que a gente viveu pudesse se transformar em literatura”, falou. Já a estudante Júlia Helen Silva Guimarães, autora dos contos “Os Trilhos” e “Zé Fininho”, compartilhou sua alegria com a criação do livro. “Achei muito especial poder escrever uma história que aconteceu com a minha avó quando ela era mais nova e ver que ela agora faz parte de um livro. É uma forma bonita de valorizar as memórias da minha família. Esse projeto é importante porque mostra que a cultura e as histórias da nossa região estão sendo reconhecidas”.

Agricultores familiares de Iramaia recebem títulos da terra e conquistam segurança jurídica

Agricultores familiares de Iramaia recebem títulos da terra e conquistam segurança jurídica
Foto: Mariana Miranda/SDA/SDR/GOV-BA

Agricultores familiares de Iramaia receberam neste sábado (11) 11 títulos de terra. A entrega, feita pelo governador Jerônimo Rodrigues, aconteceu durante uma solenidade que também anunciou investimentos em educação, saúde e infraestrutura hídrica. O evento contou com a presença do superintendente de Desenvolvimento Agrário, Paulo Henrique. Os títulos foram elaborados pela Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no âmbito do Projeto Minha Terra Legal. A iniciativa garante segurança jurídica e possibilita o acesso a políticas públicas, como o crédito rural, que viabiliza investimentos e contribui para a valorização das propriedades. O superintendente de Desenvolvimento Agrário, Paulo Henrique, destacou a relevância da ação: “Os títulos são mais do que um simples documento, eles resgatam a autoestima e a cidadania dessas famílias. A partir de agora, podem viver tranquilamente na terra onde garantem o sustento e, por meio do seu trabalho, fortalecem a agricultura familiar na Bahia.” O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Valfredo Reis, também ressaltou a importância da conquista: “Os agricultores estão muito felizes com o recebimento do tão sonhado título da terra. Além de garantir segurança jurídica, o título possibilita o acesso a financiamentos para investimento nas propriedades e contribui para a valorização das terras. Agradecemos a todos que tiveram participação direta na conquista desses títulos.” O agricultor familiar Geraldo Matos celebrou o momento: “Estamos muito felizes e agradecidos a todos que têm trazido importantes projetos para o nosso município. O título da terra é fundamental para garantir segurança jurídica e fundiária, além de impulsionar o desenvolvimento econômico das famílias agricultoras.”

Tamanduá-mirim é resgatado após ser atacado por cães em Lençóis

Tamanduá-mirim é resgatado após ser atacado por cães em Lençóis
Foto: Divulgação/Cippa Lençóis

Um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) foi resgatado na manhã desta segunda-feira (13) por uma guarnição da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis), no município de Lençóis, na Chapada Diamantina. O animal foi localizado pela brigada de incêndio BRAL, após ser acuado por cães e buscar refúgio em uma pousada da região. O tamanduá apresentava ferimentos na região da cauda, possivelmente causados durante o ataque. Os policiais ambientais realizaram o resgate com segurança e prestaram os primeiros cuidados ainda no local. Em seguida, o animal foi encaminhado para a sede do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), em Seabra, onde passará por avaliação veterinária e posterior reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).

Ministério Público encaminha investigação sobre contratações em Rio de Contas à Procuradoria-Geral de Justiça da Bahia

Ministério Público encaminha investigação sobre contratações em Rio de Contas à Procuradoria-Geral de Justiça da Bahia
Foto: Sudoeste Total

O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) determinou o envio de investigação referente a supostas irregularidades em contratações diretas realizadas pelo Executivo de Rio de Contas à Procuradoria-Geral de Justiça do Estado. A medida decorre de uma Notícia de Fato instaurada a partir de denúncia anônima registrada no Sistema de Atendimento ao Cidadão do MPBA, que apontava possíveis ilegalidades envolvendo as empresas Andressa Assunção Pessoa Ltda. e Pontual Contábil. Segundo o procedimento, as suspeitas concentram-se especificamente na contratação da empresa Andressa Assunção Pessoa Ltda., por meio de Dispensa de Licitação nº 009/2025 e Pregão Eletrônico nº 01/2025 (Contratos nº 023/2025 e 038/2025), com indícios de favorecimento a sócios da empresa, incluindo um dos articuladores da campanha do prefeito em exercício, Célio Evangelista da Silva. O despacho do MPBA indica que os fatos narrados podem configurar crimes previstos nos artigos 337-E e 337-F do Código Penal, além de possíveis infrações previstas no art. 1º, I, do Decreto-Lei nº 201/1967, sem excluir a análise de outros tipos penais. Como o prefeito de Rio de Contas possui foro privilegiado no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, a investigação criminal não pode ser conduzida diretamente pela 1ª Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora. Por isso, o procedimento foi remetido à Procuradoria-Geral de Justiça do Estado da Bahia para análise e deliberação. O MPBA informou que, após o cumprimento da remessa e das diligências necessárias, os autos retornarão para novas deliberações.

CIPPA/Lençóis celebra o Dia das Crianças com ações de educação ambiental

CIPPA/Lençóis celebra o Dia das Crianças com ações de educação ambiental
Foto: Divulgação/Cippa Lençois

Em comemoração ao Dia das Crianças, o Comando de Policiamento Especializado (CPE), por meio da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis), realizou nesta sexta-feira (10) uma programação especial voltada à conscientização ambiental e ao lazer infantil. O evento, comandado pela major PM Adriana Athayde, reuniu cerca de 160 crianças dos municípios de Lençóis, Utinga e Palmeiras. A iniciativa fez parte da Semana da Criança e teve como propósito despertar, desde cedo, o interesse e o compromisso das novas gerações com a preservação da natureza.

CIPPA/Lençóis celebra o Dia das Crianças com ações de educação ambiental
Foto: Divulgação/Cippa Lençois

Durante o dia, os pequenos participaram de oficinas de pintura, apresentações de fantoches e sessões de cinema. A programação também contou com uma apresentação cultural da Aldeia Indígena Paiayá, de Utinga, e momentos de recreação, com lanche coletivo e banho de mangueira em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar. Entre risadas e brincadeiras, as crianças vivenciaram experiências educativas e divertidas, levando para casa aprendizados sobre o cuidado com o meio ambiente e a importância de proteger os recursos naturais.

MP-BA recomenda exoneração de servidoras por prática de nepotismo em Rio de Contas

MP-BA recomenda exoneração de servidoras por prática de nepotismo em Rio de Contas
Foto: Sudoeste Total

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio da promotora de Justiça Susila Ribeiro Machado, expediu recomendação ao prefeito de Rio de Contas, Célio Evangelista da Silva, para que exonere duas servidoras nomeadas para cargos comissionados sob suspeita de nepotismo. De acordo com o documento, o MP identificou que Elaine Dark Teixeira Silva, companheira do prefeito, foi nomeada para o cargo de Coordenadora de Merenda Escolar, e Zenilda Cotrim de Abreu Pierote, tia por afinidade do gestor, ocupa o cargo de Vice-Diretora da Escola Municipal Lidia Naildes Pinto Moreira. Ambos os cargos são de natureza administrativa e não possuem caráter político, o que configura afronta ao artigo 11, inciso XI, da Lei nº 8.429/92, que trata dos atos de improbidade administrativa. A promotora ressalta que a prática viola os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência, previstos no artigo 37 da Constituição Federal, além de contrariar a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal, que veda a nomeação de cônjuges e parentes até o terceiro grau para cargos em comissão. O Ministério Público recomendou que o prefeito proceda à exoneração imediata das servidoras e se abstenha de novas nomeações que envolvam parentesco, inclusive em casos de possíveis fraudes à lei ou nepotismo cruzado. O gestor deverá informar, em até 15 dias, as providências adotadas ou apresentar justificativas formais à Promotoria. A recomendação ainda adverte que a omissão do prefeito poderá ensejar a adoção de medidas judiciais, incluindo Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa. O MP reforçou que a atuação busca garantir a observância dos princípios da administração pública e preservar a moralidade e a transparência na gestão municipal.

Comunicador denuncia perseguição política e restrição a espaços públicos em Jussiape

Comunicador denuncia perseguição política e restrição a espaços públicos em Jussiape
Foto: Sudoeste Total

O radialista Edson Caires, de Jussiape, na Chapada Diamantina, revelou estar enfrentando perseguição política e restrições no uso de espaços públicos municipais, incluindo quadras esportivas e até prédios da Prefeitura. O relato foi feito em entrevista à Rádio Portal Sudoeste nesta quinta-feira (9). Segundo Caires, a situação começou quando a gestão do prefeito José Santos Luiz determinou a proibição do uso do ginásio municipal e, em seguida, da quadra esportiva onde ele coordenava uma escolinha de futebol há mais de quatro anos. O projeto atende 76 crianças gratuitamente, sendo mantido com recursos próprios e pequenas doações de patrocinadores locais. “Eu cuidava da limpeza da quadra, comprava bolas e buscava camisas por meio de doações. Mas por fazer parte de um partido oposto, o prefeito mandou fechar a quadra com cadeado e proibiu minha entrada”, contou Edson. O radialista disse que já registrou denúncias no Ministério Público e na Delegacia de Polícia e acusa o diretor municipal de esportes de ter feito declarações falsas, alegando que ele cobrava mensalidades das crianças — informação que Edson nega veementemente. Além de não poder utilizar a quadra, Edson afirmou que tem sido impedido de acessar outros espaços públicos, incluindo a Prefeitura, e relatou receio pela própria segurança e de sua família, diante do clima de hostilidade que tem vivido no município. “Se acontecer alguma coisa comigo, já estou preparado. Só quero ter direito de usar os espaços públicos. Não estou pedindo nada além do que é justo”, reforçou. O comunicador lembrou ainda que Jussiape já enfrentou episódios de violência política no passado, o que aumenta seu temor diante da atual situação. A secretaria de Governo de Jussiape informou que a Assessoria de Comunicação do município deverá se posicionar em breve. Até o momento, a Prefeitura não se manifestou oficialmente sobre as denúncias.

Gato-mourisco é resgatado após ficar preso em armadilha na zona rural de Jussara

Gato-mourisco é resgatado após ficar preso em armadilha na zona rural de Jussara
Foto: Divulgação/Cippa Lençóis

Na última segunda-feira (6), uma equipe da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) Lençóis realizou o resgate de um gato-mourisco na região da Chapada Diamantina. O animal, pertencente a uma espécie ameaçada de extinção, foi encontrado preso em uma armadilha instalada em um milharal, na localidade de Vila Recife, zona rural do município de Jussara. De acordo com a corporação, o felino apresentava ferimentos na região da cabeça, possivelmente provocados pela própria armadilha. Após o resgate, a equipe encaminhou o animal à sede do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em Seabra. Segundo informações da Cippa Lençóis, o gato-mourisco será transferido para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passará por procedimentos de reabilitação antes de poder retornar ao seu habitat natural.

Ação integrada prende autor de diversos furtos na cidade de Iraquara

Ação integrada prende autor de diversos furtos na cidade de Iraquara
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Territorial de Iraquara, em ação integrada com a Polícia Militar, cumpriu nesta quarta-feira (8) um mandado de prisão preventiva contra um homem investigado por diversos furtos no município. O suspeito, que já responde a três ações penais pelo mesmo tipo de crime, é apontado como autor de um arrombamento a um estabelecimento comercial no centro da cidade, ocorrido no último dia 4. Na ocasião, dois celulares foram subtraídos. Os aparelhos já foram recuperados e restituídos às vítimas. Os aparelhos foram recuperados e restituídos às vítimas. O suspeito foi submetido aos exames de praxe e permanece à disposição do Poder Judiciário.

29ª CIPM flagra tráfico de drogas e apreende arma durante festa de paredão em Seabra

29ª CIPM flagra tráfico de drogas e apreende arma durante festa de paredão em Seabra
Foto: Divulgação/29ª CIPM

Na madrugada de sábado (04), por volta das 2h, uma ação do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 29ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) resultou na apreensão de drogas e de uma arma de fogo durante uma festa tipo “paredão” no povoado Poço Grande, em Seabra, na Chapada Diamantina. De acordo com informações da corporação, a guarnição realizava rondas ostensivas quando foi abordada por um transeunte, que relatou a ocorrência do evento e informou sobre a presença de foragidos da Justiça e o possível comércio de entorpecentes no local. Os policiais se deslocaram imediatamente até o endereço indicado, onde constataram uma grande aglomeração de pessoas. Durante as buscas pessoais e veiculares, foi localizada uma quantidade considerável de substância análoga à maconha dentro de um veículo. O proprietário do automóvel assumiu a posse do material e confessou que realizava a venda da droga durante a festa. Testemunhas confirmaram que o mesmo indivíduo distribuía a substância para terceiros no evento. Ainda durante a varredura no perímetro, os policiais encontraram um revólver Rossi calibre .22. O suspeito de portar a arma conseguiu fugir, não sendo possível sua identificação. Ao todo, foram apreendidos 42 gramas de maconha e um revólver calibre .22. O detido, juntamente com o material, foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde a ocorrência foi registrada na 13ª COORPIN de Seabra, para a adoção das medidas cabíveis.

TCM-BA pede esclarecimentos à prefeita de Morro do Chapéu sobre servidor com CNH vencida

TCM-BA pede esclarecimentos à prefeita de Morro do Chapéu sobre servidor com CNH vencida
Foto: Alberto Coutinho/GOV-BA

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), por decisão monocrática do conselheiro Nelson Pellegrino, determinou a notificação da prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Pereira Araújo Leal, para que apresente esclarecimentos no prazo de cinco dias acerca de denúncia que aponta a manutenção de servidor com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida na condução de veículos oficiais do município. A denúncia foi apresentada por Antônio Carlos Amorim Guimarães, que afirma que o servidor Jelieli José dos Reis Rocha estaria conduzindo veículos oficiais mesmo após o vencimento de sua habilitação, ocorrido em 11 de novembro de 2024. O denunciante anexou à representação capturas de tela e documentos relacionados à remuneração e processos de pagamento do servidor, além de relatar que ele teria sido atendido em uma unidade de saúde em janeiro de 2025, submetido a exames e atendimento de urgência — o que, segundo ele, exigiria uma avaliação médica sobre sua aptidão para a função. Na decisão, o conselheiro Nelson Pellegrino ressaltou que a CNH válida é requisito indispensável para o exercício da atividade de motorista, conforme o artigo 161 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997), que considera infração dirigir com a habilitação vencida há mais de 30 dias. Contudo, o relator observou que a denúncia se baseia apenas em uma captura de tela de sistema não identificado, sem comprovação formal da informação, o que impede o TCM de presumir a veracidade do dado apresentado. Diante disso, o conselheiro decidiu ouvir previamente a gestora municipal antes de deliberar sobre o pedido de medida cautelar que solicita o afastamento imediato do servidor de qualquer função que envolva condução de veículos oficiais, até a regularização de sua habilitação e apresentação de laudo médico ocupacional. A decisão foi assinada em 3 de outubro de 2025, em Salvador, e publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCM-BA deste sábado (4).

Dois homens são presos em Iraquara durante ação integrada entre unidades da Polícia Civil

Dois homens são presos em Iraquara durante ação integrada entre unidades da Polícia Civil
Foto: Divulgação/PC

Equipes da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra) e da Delegacia Territorial (DT) de Iraquara, com apoio do Grupo de Apoio Tático à Investigação (GATTI/Diamantina), cumpriram na quinta-feira (1º) um mandado de prisão contra um homem de 44 anos por de tráfico de drogas. Condenado a cinco anos de reclusão, ele foi localizado em Iraquara, após a Polícia Civil tomar conhecimento do mandado em aberto, cujo processo tramitou na comarca de Irecê. Durante as diligências, as equipes policiais também prenderam um homem de 66 anos por posse ilegal de arma de fogo. Ele foi flagrado em sua residência com um revólver calibre 38 e dez munições, após uma denúncia encaminhada à DelegaciaTerritorial de Iraquara/BA. A dupla passou pelos exames legais de praxe e permanece à disposição do Poder Judiciário. A arma apreendida foi encaminhada para a perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Empresário é preso por exploração sexual de adolescentes em Lençóis

Empresário é preso por exploração sexual de adolescentes em Lençóis
Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia cumpriu, na manhã desta quinta-feira (2), em Seabra, mandado de prisão temporária contra um empresário de 59 anos, do ramo de hotelaria, investigado por exploração sexual de adolescentes no município de Lençóis, na Chapada Diamantina. De acordo com as apurações, o investigado é apontado como chefe de uma rede de exploração sexual infantojuvenil na região. Já foram identificadas seis possíveis vítimas, com idades entre 12 e 17 anos, que eram aliciadas em troca de dinheiro, presentes e viagens, além de serem levadas para pousadas de propriedade do investigado, onde ocorriam a maior parte dos abusos. As investigações indicam que os crimes vinham ocorrendo há pelo menos dois anos e envolvem estupro de vulnerável, favorecimento da prostituição de menores e induzimento à fuga. Segundo o delegado titular da Delegacia Territorial de Lençóis, Matheus Oliveira, responsável pelas investigações, a apuração revelou um método de cooptação em cadeia: “Foi constatado que o investigado oferecia vantagens materiais aos próprios adolescentes para que convencessem amigas a se relacionarem com ele. Dessa forma, as jovens recrutavam outras garotas. Agora seguimos a linha investigativa de que outros adultos também participavam da rede criminosa, o que será aprofundado nas diligências, inclusive com a perícia nos celulares do homem, onde já identificamos mais indícios”. Após tomar conhecimento do inquérito, o suspeito deixou a cidade de Lençóis e passou a ser monitorado pela Polícia Civil. Na manhã desta quinta-feira, equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático Operacional (GATTI/Diamantina), da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra), localizaram o empresário no centro de Seabra e cumpriram o mandado judicial.  O preso foi encaminhado à unidade policial e está à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar outras possíveis vítimas e envolvidos no esquema criminoso.

Três homens são presos em flagrante por tentativa de homicídio em Ibicoara

Três homens são presos em flagrante por tentativa de homicídio em Ibicoara
Foto: Divulgação/PC

Três suspeitos foram presos em flagrante pela Polícia Civil da Bahia, com apoio da Polícia Militar, após uma tentativa de homicídio registrada na madrugada de terça-feira (30), no distrito de Cascavel, em Ibicoara, região da Chapada Diamantina. A vítima, um homem de 29 anos, foi atingida por quatro disparos de arma de fogo, mas conseguiu reagir, entrar em luta corporal com os autores e fugir do local. Ele foi socorrido inicialmente para o hospital de Barra da Estiva e, em seguida, transferido para outra unidade com maior suporte em Vitória da Conquista, onde segue em recuperação. O grupo utilizava um Fiat Palio roubado em Ituaçu, no dia anterior, para praticar o ataque. Horas após a tentativa de homicídio, dois dos suspeitos deram entrada no Hospital Geral de Ituaçu, feridos a tiros durante a ação criminosa. Eles foram identificados como irmãos e, junto a um terceiro envolvido, receberam voz de prisão em flagrante. Durante as diligências, também foi apreendido um Chevrolet Tracker, alugado em São Paulo e utilizado para dar apoio ao crime e ao deslocamento dos feridos. Segundo o delegado Arilano Kleber, a dinâmica surpreendeu até os investigadores. “Os três chegaram atirando contra a vítima, que mesmo baleada reagiu e entrou em luta corporal. Na troca, os próprios autores acabaram atingidos. A vítima conseguiu fugir e buscar socorro. Já os suspeitos, tentando se afastar da cena do crime, apareceram horas depois no hospital de Ituaçu, onde foram presos em flagrante. Todos responderão por tentativa de homicídio qualificado, porte ilegal de arma e associação criminosa”, explicou. Um dos suspeitos confessou participação e confirmou a dinâmica do crime. Ele permanece internado, sob escolta policial. Os demais seguem custodiados à disposição da Justiça. Guias para perícia foram expedidas, e o caso segue em investigação para a devida judicialização e completa elucidação dos fatos.

Custodiado por tentativa de homicídio é autuado em flagrante por corrupção ativa em Iraquara

Custodiado por tentativa de homicídio é autuado em flagrante por corrupção ativa em Iraquara
Foto: Mateus Pereira GOV/BA

Um homem preso por tentativa de homicídio foi autuado em flagrante por corrupção ativa, na terça-feira (30), depois de oferecer R$ 5 mil a um carcereiro para facilitar sua fuga da Delegacia Territorial de Iraquara, onde estava custodiado desde o último dia 12, após ter a prisão preventiva decretada. O crime que motivou a prisão ocorreu no dia 16 de agosto, no povoado de Matinha do Cerco, durante um desentendimento com a vítima. Em depoimento, o investigado informou que teria agido após sofrer ameaças de morte.  O suspeito foi submetido aos exames de praxe e permanece à disposição da Justiça, agora respondendo pelos crimes de tentativa de homicídio e corrupção ativa.

Aposta de Iraquara leva mais de R$ 30 mil na Mega-Sena

Aposta de Iraquara leva mais de R$ 30 mil na Mega-Sena
Foto: Reprodução/Caixa

Uma aposta registrada em Iraquara, na Chapada Diamantina, garantiu prêmio de R$ 32.378,25 ao acertar a quina do concurso 2921 da Mega-Sena, sorteado nesta terça-feira (30). O bilhete simples foi um dos 32 contemplados na segunda faixa de premiação. As dezenas sorteadas foram: 09 – 12 – 14 – 16 – 26 – 36. Nenhum apostador acertou os seis números, e o prêmio principal acumulou. Segundo a Caixa Econômica Federal, o próximo sorteio, marcado para quinta-feira (2), deve pagar R$ 7,5 milhões. Além das apostas vencedoras da quina, outras 2.240 acertaram a quadra, com prêmios individuais de R$ 762,43. As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em casas lotéricas, no portal Loterias Caixa e no aplicativo oficial. Clientes da Caixa também podem registrar seus jogos pelo Internet Banking. O valor da aposta simples, com seis dezenas, é de R$ 6,00.

29ª CIPM apreende quase 900 gramas de maconha durante operação em Seabra

29ª CIPM apreende quase 900 gramas de maconha durante operação em Seabra
Foto: Divulgação/29ª CIPM

Durante a Operação Força Total, por volta das 15h desta quinta-feira (18), a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 29ª CIPM flagrou uma ação de tráfico de drogas no centro de Seabra, próximo a um colégio, e apreendeu quase 900 gramas de maconha. Durante patrulhamento, os policiais avistaram um homem em atitude suspeita, possivelmente vendendo entorpecentes, acompanhado de outro indivíduo. Na abordagem, foi encontrado um pacote com substância análoga à maconha. Questionados, os suspeitos confessaram cultivar a droga em uma roça no povoado de Campestre e disseram que estavam a caminho de um lava-jato. A equipe policial seguiu com os dois para tentar localizar a plantação, mas nada foi encontrado. Em seguida, os abordados indicaram que havia mais drogas em suas residências. Com a autorização das responsáveis pelos imóveis, os policiais encontraram outro pacote de maconha, uma trouxa da droga prensada, cerca de 45 gramas de sementes, oito pacotes de seda, embalagens utilizadas para acondicionamento, uma balança de precisão e ainda dois aparelhos celulares. Os dois suspeitos foram conduzidos à 13ª Coorpin, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante (APF). Durante a ocorrência, outras pessoas foram levadas para averiguação, mas liberadas após constatada a ausência de envolvimento.

PM prende homem com drogas em Itaberaba

PM prende homem com drogas em Itaberaba
Foto: Divulgação/PM-DCS

Na noite de quarta-feira (17), militares da Rondesp Chapada, detiveram um indivíduo com drogas, em Itaberaba. Durante o patrulhamento no bairro Jardim das Palmeiras, os militares foram acionados para averiguar denúncia de que indivíduos estariam comercializando drogas, na Rua Casimiro de Andrade. No local, um suspeito tentou fugir ao perceber a aproximação policial, sendo logo alcançado. Na abordagem, foram encontradas com ele, porções de drogas. Em buscas pelo perímetro, foi localizada uma mochila contendo quatro tabletes de cocaína e 13 porções da mesma substância, seis porções de maconha, uma balança digital, um celular e dinheiro em espécie. O suspeito e todo material apreendido foram encaminhados para a delegacia territorial que atende à região.

Operação da Polícia Civil prende mulher e apreende veículo de luxo em Barra da Estiva

Operação da Polícia Civil prende mulher e apreende veículo de luxo em Barra da Estiva
Foto: Divulgação/PC

Equipes da Delegacia Territorial de Barra da Estiva, na região sudeste da Bahia, realizaram, nesta terça-feira (16), uma operação que resultou na prisão de uma mulher e na apreensão de um veículo de luxo, além do bloqueio de até R$ 500 mil em contas bancárias e da quebra de sigilo bancário e telefônico dos envolvidos. A ação faz parte de uma investigação contra um grupo criminoso especializado em estelionato e lavagem de dinheiro. A mulher, de 48 anos, foi presa em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pelo Poder Judiciário. Durante a operação, os agentes apreenderam um veículo avaliado em R$ 300 mil, que teria sido adquirido com recursos provenientes do crime, além de relógios de luxo, celulares e computadores.

Operação da Polícia Civil prende mulher e apreende veículo de luxo em Barra da Estiva
Foto: Divulgação/PC

A investigação teve início em dezembro de 2021, após um homem ter um prejuízo de R$ 500 mil. A vítima trocou dois cheques de R$ 250 mil, que foram posteriormente sustados sob a alegação de extravio. De acordo com os apuramentos, a mulher presa é a líder do esquema. Ela era responsável por controlar as movimentações financeiras ilícitas e a ocultação do dinheiro. Além disso, após ser interrogada, tentou coagir uma testemunha a mentir para a polícia, o que motivou a necessidade de sua prisão para garantir o andamento da investigação. As equipes da Delegacia Territorial de Barra da Estiva continuam com oitivas e diligências para localizar um homem, cunhado da suspeita, que também é investigado pelo crime.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.