Início Tag Brasil

Brasil

Encontramos 21 Notícias

Consumo de ovos no Brasil deve chegar a 307 unidades por pessoa em 2026, aponta estudo

Consumo de ovos no Brasil deve chegar a 307 unidades por pessoa em 2026, aponta estudo
Foto: Sudoeste Total
Áudio gerado por IA
-0:00

O consumo anual de ovos de galinha por brasileiro deve atingir a média de 307 unidades em 2026, representando um crescimento de 6,6% em relação ao volume registrado em 2025. A projeção faz parte de um estudo divulgado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), vinculado ao Banco do Nordeste (BNB).


Segundo o levantamento, o aumento é impulsionado pela busca dos consumidores por alimentos com alto valor nutricional e custo mais acessível quando comparados a outras fontes de proteína animal.


O estudo também aponta uma perspectiva positiva para os produtores. Enquanto os preços dos principais insumos da atividade apresentaram estabilidade ou queda nos primeiros meses do ano, o valor pago pela caixa de ovos registrou aumento superior a 30%, favorecendo a rentabilidade do setor.


O Brasil segue entre os maiores produtores mundiais de ovos. Em 2025, a produção nacional alcançou 59,44 bilhões de unidades, o equivalente a 4,95 bilhões de dúzias, crescimento de 5,7% em comparação ao ano anterior. Desse total, 98,58% foram destinados ao mercado interno.


No Nordeste, a produção atingiu 10,83 bilhões de unidades em 2025, avanço de 6,75% em relação ao ano anterior. A região é responsável por cerca de 18% da produção brasileira, com destaque para os estados de Pernambuco, Ceará e Bahia.


Na Bahia, a produção chegou a 22,9 milhões de dúzias de ovos no quarto trimestre de 2025, mantendo o estado entre os principais produtores nordestinos. O território baiano responde por quase 10% da produção regional e vem registrando crescimento gradual da atividade, especialmente em municípios do interior.

Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama

Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama
Foto: Shutterstock
Áudio gerado por IA
-0:00

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta segunda-feira (22/06) o registro do medicamento Inluriyo® (tosilato de inlunestranto), indicado para o tratamento de adultos com um tipo específico de câncer de mama localmente avançado ou metastático.


O medicamento é destinado a pacientes cuja doença não pode ser removida por cirurgia ou que já tenha se espalhado para outras partes do corpo e que tenham sido previamente tratados com terapia endócrina.


Segundo a Anvisa, o tratamento é indicado para tumores com características específicas: positivos para receptor de estrogênio (ER+), negativos para o receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2-) e que apresentem mutação no receptor de estrogênio 1 (ESR1m).


Desenvolvido pela Eli Lilly do Brasil Ltda., o Inluriyo® é um medicamento de uso oral e indicado como monoterapia, ou seja, utilizado de forma isolada no tratamento da doença.


O câncer de mama é a neoplasia maligna mais incidente entre as mulheres. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram estimados 73.610 novos casos da doença no Brasil no período entre 2023 e 2025, representando 30,1% de todos os tipos de câncer diagnosticados na população feminina.


A aprovação do novo medicamento amplia as opções terapêuticas disponíveis para pacientes com mutações específicas associadas ao câncer de mama avançado, possibilitando abordagens mais direcionadas ao perfil de cada caso.

Mega-Sena acumula e próximo concurso pode pagar R$ 42 milhões

Mega-Sena acumula e próximo concurso pode pagar R$ 42 milhões
Foto: Sudoeste Total
Áudio gerado por IA
-0:00

O concurso 3020 da Mega-Sena, realizado na quinta-feira (18), no Espaço da Sorte, em São Paulo (SP), terminou sem vencedores na faixa principal. Com isso, o prêmio acumulou e a estimativa para o próximo sorteio, marcado para sábado, 20 de junho, é de R$ 42 milhões.


As dezenas sorteadas foram: 06, 09, 17, 27, 29 e 45.


De acordo com a Caixa Econômica Federal, nenhuma aposta acertou os seis números sorteados. Na faixa de cinco acertos, 59 apostas foram premiadas, com cada uma recebendo R$ 26.657,14. Já na quadra, com quatro acertos, 4.314 apostas ganharam R$ 600,94 cada.


As apostas para o próximo concurso podem ser registradas até as 20h do dia do sorteio nas casas lotéricas credenciadas ou pelos canais digitais da Caixa. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6,00.

Nordeste amplia exportações de carne bovina em mais de 51% no primeiro trimestre

Nordeste amplia exportações de carne bovina em mais de 51% no primeiro trimestre
Foto: Reprodução/BNB
Áudio gerado por IA
-0:00

O Nordeste registrou crescimento de 51,38% nas exportações de carne bovina no primeiro trimestre deste ano, desempenho superior à média nacional, que avançou 17% no mesmo período. Entre janeiro e março, a região embarcou 9,4 mil toneladas do produto, consolidando-se como destaque no setor.


Em todo o país, as exportações estimadas ultrapassaram 4,28 milhões de toneladas nos três primeiros meses do ano, o equivalente a 34,6% da produção nacional.


O abate de bovinos no Nordeste também apresentou alta de 2,96% em relação a 2025, impulsionado pela expansão de sistemas semi-intensivos e intensivos, pelo maior uso de tecnologia e pela integração com regiões produtoras de grãos.


Os dados são do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste (BNB), que apontou crescimento tanto em volume quanto em faturamento, além da ampliação dos mercados atendidos. Entre os estados com maior avanço estão Pernambuco, com alta de 124%, Bahia (65%), Ceará (42%) e Maranhão (30%), resultado atribuído à habilitação de frigoríficos e às melhorias sanitárias.


Segundo estudo da pesquisadora Kamilla Ribas Soares, do Etene, a pecuária bovina brasileira vive, desde 2025, uma fase de transição marcada pela retenção de fêmeas, redução gradual da oferta e valorização dos preços do boi gordo e da reposição.


A análise também alerta que, apesar do bom desempenho das exportações, o cenário internacional segue desafiador diante de conflitos geopolíticos, instabilidades logísticas e da adoção de tarifas e cotas por países importadores, reforçando a necessidade de diversificar mercados e agregar valor aos produtos brasileiros.

Estudantes sergipanos da Unit embarcam para intercâmbio médico nos Estados Unidos

Estudantes sergipanos da Unit embarcam para intercâmbio médico nos Estados Unidos
Foto: Divulgação/Unit

Além de conhecer uma nova cultura e praticar a língua inglesa, cinco alunos do curso de Medicina, da Universidade Tiradentes (Unit), embarcaram neste mês de maio para Boston, nos Estados Unidos, para realizar um internato médico, ou seja, intercâmbio acadêmico. Os estudantes de Aracaju e Estância (SE) foram selecionados pelo Programa Clerkship for Medical Students, resultado da parceria entre a instituição e a rede de hospitais Cambridge Health Alliance (CHA). São seis semanas nas instalações hospitalares conveniadas ao programa. O Programa já está consolidado ao ponto de os estudantes e suas famílias se prepararem, desde o início do curso, para sua participação. Para o diretor acadêmico da Unit, professor Marcos Wandir Lobão, está verticalizado. “O que eu estou dizendo é que alcança os alunos que estão entrando. Eles e suas famílias se preparam, porque apesar de academicamente ser muito importante essa imersão de seis semanas em Boston – dentro de um dos principais hospitais dos Estados Unidos -, tem uma preparação financeira, psicológica e a de vencer os desafios de estar em outra cultura, saber lidar com os sucessos e os pequenos desafios que vão surgir num lugar muito rico em conhecimento”, comenta o professor. Uma das alunas do curso de Medicina Aracaju, cidade há pouco mais de 300 quilômetros da capital baiana, que irá embarcar no mês de maio para Boston é Maria Fernanda Santana Barroso. Para ela, o momento é de nervosismo, mas de realização de um sonho antigo. “Desde sempre eu quis fazer um programa de intercâmbio e como futura médica, acho que vai ser importante para os meus pacientes, porque vou ter uma nova bagagem que vem de fora, com uma nova visão. Então vai ser importante para minha formação médica mesmo”, diz. “Escolher participar desse intercâmbio é poder trazer experiências novas para o tratamento e o convívio com nossos pacientes, e esse intercâmbio trará uma riqueza muito grande de informação por ser um centro de pesquisa renomado. Na área que eu quero, que é ortopedia e traumatologia, eu acho que vou estar muito bem servido, com muitos professores pesquisadores e companheiros, lado a lado. É uma experiência que, quem puder fazer, é irrecusável”, acredita o aluno do curso de Medicina em Estância, Lucas Nunes. O Programa - Promovido desde 2021, pela Universidade Tiradentes (Unit), a partir de sua parceria com o Cambridge Health Alliance (CHA), o Programa Clerkship for Medical Students oferta seis semanas de atividades práticas na rede de hospitais do complexo de saúde, em Boston, nos Estados Unidos. Os interessados se inscrevem a partir do lançamento de edital ao longo dos semestres. Ao todo, são oferecidas 15 vagas para o internato, divididas em três turmas que são enviadas a Boston ao longo do ano: a primeira entre 4 de maio e 12 de junho, a segunda entre 24 de agosto e 12 de outubro, e a terceira entre 26 de outubro e 2 de dezembro. Os estudantes selecionados ficam isentos de taxas na Instituição parceira e também serão contemplados com uma bolsa de apoio à mobilidade, no valor de R$ 7 mil. Podem participar os estudantes de Medicina que estejam em seus dois últimos anos (do 9º ao 12º semestre), nos cursos da Unit no Campus Farolândia (Aracaju) e no Campus Estância. Na edição deste ano, pela primeira vez, a participação no programa também será aberta aos alunos da Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana), em Pernambuco.

Brasil registra 29 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas

Brasil registra 29 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas
Foto: Divulgação/MS

O Ministério da Saúde atualiza, nesta sexta-feira (10), o número de notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica. Até o momento, 246 notificações foram realizadas, sendo 29 casos confirmados e 217 em investigação. Outras 249 suspeitas foram descartadas. Até o momento, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são os estados com casos confirmados por esse tipo de intoxicação. Ao todo, foram registrados 25 casos em SP, 3 no PR e 1 no RS. O estado de São Paulo está investigando 160 notificações, o que representa 73,73%. Em seguida, aparecem Pernambuco com 31 suspeitas, Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Rio de Janeiro (3), Espírito Santo (3), Goiás (2), Alagoas (1), Bahia (1), Ceará (1), Minas Gerais (1), Rio Grande do Norte (1) e Rondônia (1). Em relação aos óbitos, 5 foram confirmados no estado de São Paulo e 12 seguem em investigação, sendo 1 no CE, 1 em MG, 1 no MS, 3 em PE e 6 em SP.

Duas pessoas morrem após queda de avião de pequeno porte em São José do Rio Preto (SP)

Duas pessoas morrem após queda de avião de pequeno porte em São José do Rio Preto (SP)
Foto: Gazeta do Interior

Duas pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, na manhã desta terça-feira (1º). O acidente ocorreu a cerca de 5 quilômetros do aeroporto da cidade, de onde a aeronave havia decolado. Seis viaturas e 16 bombeiros foram mobilizados para atender à ocorrência. Segundo o Corpo de Bombeiros, o avião não atingiu edificações próximas e não houve vazamento de combustível no local da queda. As vítimas, cujas identidades ainda não foram divulgadas, morreram em decorrência de politraumatismo craniano, conforme as primeiras informações. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foi acionado para apurar as causas do acidente. A Polícia Técnico-Científica também esteve no local para realizar a perícia. As circunstâncias da queda seguem sob investigação.

Mato Grosso registra foco de gripe aviária em aves de subsistência

Mato Grosso registra foco de gripe aviária em aves de subsistência
Foto: Reprodução/MAPA

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, no último sábado (7), a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma criação de aves domésticas de subsistência no município de Campinápolis, no estado de Mato Grosso. O Serviço Veterinário Oficial interditou a propriedade e coletou amostras para análise laboratorial, as quais resultaram positivas para gripe aviária. Esse é o quarto foco da doença em aves de subsistência detectado no Brasil. As medidas de erradicação e as ações de vigilância no raio de 10 km ao redor do foco foram iniciadas neste domingo (8). O Mapa esclarece que, no raio detectado, não há estabelecimentos avícolas comerciais. A ocorrência do foco confirmado de IAAP em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros. O foco confirmado em aves de subsistência também não altera o período de 28 dias de vazio sanitário após a desinfecção da área em Montenegro (RS), onde foi confirmado um foco de gripe aviária em um matrizeiro de aves comerciais.

FAB e PF interceptam avião com 500 kg de drogas no espaço aéreo Brasileiro

FAB e PF interceptam avião com 500 kg de drogas no espaço aéreo Brasileiro
Foto: Divulgação/FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB), em mais uma operação de sucesso com a Polícia Federal (PF), interceptou, neste domingo (02/02), no Amazonas, uma aeronave que entrou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro vinda do Peru. De acordo com a FAB, a ação ocorreu sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e resultou na apreensão de aproximadamente 500 kg de drogas (maconha e haxixe). A aeronave, modelo EMB-810 Seneca, matrícula PT-RFU, foi detectada pelos radares do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA) ao ingressar no espaço aéreo nacional. Imediatamente, a FAB acionou seus meios aéreos para interceptação. Para a ação, foram empregadas aeronaves A-29 Super Tucano, E-99 e H-60 Black Hawk, além do uso de plataformas orbitais (satélites) para obtenção de informações de inteligência. A interceptação ocorreu por volta das 10h (horário de Brasília), seguindo os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA). De forma progressiva, foram realizados os procedimentos previstos para averiguação e mudança de rota. Após ser ordenado o pouso obrigatório, a aeronave realizou um pouso forçado em uma pista de terra, a cerca de 80 quilômetros de Manaus (AM), colidindo com algumas árvores. Logo após a aterrissagem, os pilotos incendiaram a aeronave e fugiram do local. A Polícia Federal avalia que aproximadamente 500 kg de drogas foram incinerados junto com os destroços do avião.

Acidente entre três veículos deixa 38 mortos na BR-116, em Teófilo Otoni

Acidente entre três veículos deixa 38 mortos na BR-116, em Teófilo Otoni
Foto: Divulgação/CBM-MG

Um acidente envolvendo três veículos deixou 38 mortos na madrugada deste sábado (21), na altura do KM 285 da BR-116, em Lajinha, município de Teófilo Otoni. As informações são do G1. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a colisão ocorreu às 3h30 e envolveu um ônibus, uma carreta que transportava uma pedra de granito e um carro. Vídeos gravados por pessoas que passaram pela rodovia momentos após o acidente mostram os veículos em chamas. De acordo com a prefeitura, treze feridos foram levados para dois hospitais e a uma upa de Teófilo Otoni. As três pessoas que estavam no carro ficaram gravemente feridas. Inicialmente, segundo informações repassadas ao Corpo de Bombeiros, o pneu do ônibus havia estourado e o motorista perdeu o controle da direção, batendo contra uma carreta. Um carro que vinha atrás também colidiu com o ônibus. Com a colisão, o ônibus pegou fogo. Já de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, informações preliminares e vestígios no local demonstram que possivelmente um grande bloco de granito de soltou da carroceria da carreta e atingiu o ônibus que seguia na rodovia, em sentido contrário. Logo após o impacto da pedra com o ônibus ocorreu um grande incêndio. A polícia ainda investiga as circunstâncias do acidente. O ônibus da empresa EMTRAM saiu de São Paulo na sexta-feira (20), por volta das 7h do terminal rodoviário Tietê, e tinha como destino Vitória da Conquista (BA), um trajeto de aproximadamente 1,5 mil km.  

Polícia Federal conclui inquérito dos homicídios de Bruno Pereira e Dom Phillips

Polícia Federal conclui inquérito dos homicídios de Bruno Pereira e Dom Phillips
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal concluiu, na última sexta-feira (1º/11), o inquérito referente ao duplo homicídio do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, ocorrido em 5 de junho de 2022, nas proximidades da terra indígena Vale do Javari, circunscrição de Atalaia do Norte (AM). A investigação confirmou que os assassinatos foram em decorrência das atividades fiscalizatórias promovidas por Bruno Pereira na região. A vítima atuava em defesa da preservação ambiental e na garantia dos direitos indígenas. A Polícia Federal, ao longo de dois anos de investigação, promoveu o indiciamento de nove investigados, tendo sido devidamente identificado no relatório final o mandante do duplo homicídio, o qual forneceu cartuchos para a execução do crime, patrocinou financeiramente as atividades da organização criminosa e interveio para coordenar a ocultação dos cadáveres das vítimas. Os demais indiciados tiveram papéis na execução dos homicídios e na ocultação dos cadáveres das vítimas. O inquérito revelou, ainda, a atuação da criminalidade organizada na região de Atalaia do Norte, ligada à pesca e caça predatórias. A ação do grupo criminoso gerou impactos socioambientais, causou ameaças aos servidores de proteção ambiental e às populações indígenas. O coordenador do grupo criminoso, segundo a Polícia Federal, Ruben Dario da Silva Villar, conhecido como “Colômbia”, foi identificado no relatório final da PF e se encontra preso. Bruno e Dom foram mortos a tiros em 5 de junho de 2022. A dupla tinha se reunido poucos dias antes, em Atalaia do Norte, na fronteira com Peru e Colômbia. O experiente indigenista e o jornalista britânico pretendiam viajar pela região e chegar próximos à Terra Indígena Vale do Javari, segunda maior área da União destinada ao usufruto exclusivo indígena e a que abriga a maior concentração de povos isolados em todo o mundo. Dom planejava entrevistar lideranças indígenas e ribeirinhos para escrever um livro-reportagem cujo título inicial seria Como Salvar a Amazônia. E Bruno havia se licenciado da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em fevereiro de 2020. Na época, ele atuava como consultor da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) e tinha reuniões agendadas com líderes de comunidades do entorno da terra indígena. Os dois foram vistos pela última vez na manhã do dia 5. Seus corpos só foram localizados em 15 de junho, quando policiais já tinham detido ao menos cinco suspeitos de envolvimento no desaparecimento da dupla.

Garimpeiros atacam equipes do Ibama e morrem em confronto com a PRF no MT

Garimpeiros atacam equipes do Ibama e morrem em confronto com a PRF no MT
Foto: Divulgação/PRF

Na madrugada deste sábado (28/9), servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram atacados a tiros durante uma operação de combate ao garimpo ilegal, que teve início na segunda-feira (23/9) na Terra Indígena (TI) Sararé, em Mato Grosso. Após intenso confronto, cinco garimpeiros foram baleados e vieram a óbito no local. As equipes federais apreenderam seis armas em posse dos criminosos, incluindo um fuzil 5.56mm, uma submetralhadora, uma espingarda calibre 12, duas pistolas e um revólver, além de munições, miras refletivas e carregadores. A operação de repressão ao garimpo ilegal na TI Sararé conta com o apoio de três aeronaves. Até o momento, as autoridades destruíram 30 escavadeiras, 22 caminhonetes, dois caminhões, uma pá-carregadeira, seis motocicletas, 25 acampamentos e aproximadamente 5 mil litros de combustível. Diversos motores e outros equipamentos utilizados pelos garimpeiros também foram destruídos. Na segunda-feira (23/9), ao menos quatro pessoas morreram e uma ficou ferida em um confronto entre grupos criminosos rivais que operam garimpos na região. Com uma área de 67 mil hectares, a TI Sararé, habitada por diferentes grupos indígenas da etnia Nambiquara, é uma das mais afetadas pelo garimpo ilegal no Brasil. Desde 2021, mais de 1,9 mil hectares foram devastados pela exploração de ouro na região. Desde o início de 2023, aproximadamente 200 escavadeiras utilizadas nas atividades ilegais de garimpo foram destruídas pelo Ibama na Terra Indígena Sararé.

Polícia Federal desarticula organização que traficava mulheres

Polícia Federal desarticula organização que traficava mulheres
Foto: Divulgação/PF

Organização criminosa voltada ao tráfico de pessoas e lavagem de dinheiro foi desarticulada, nesta quinta-feira (26), na Operação Rapax, da Polícia Federal (PF). Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva. Os agentes também bloquearam valores e carteiras de criptomoedas, que podem chegar a R$ 26 milhões, e impuseram medidas cautelares de prisão aos investigados. Os agentes federais descobriram uma organização criminosa sediada no Brasil e em países europeus, como a Croácia e Bélgica, que atuava no agenciamento, aliciamento e recrutamento de mulheres brasileiras para exploração sexual e submissão ao trabalho forçado na Europa. As ações desta quinta-feira (26) ocorreram em São Paulo (SP), em Goiás (GO), no Paraná (PR) e em Mato Grosso do Sul (MS) e são resultado de uma complexa investigação da PF, com a colaboração da Europol e das polícias da Bélgica e da Croácia. A coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes, Marina Bernardes, explica que o tráfico de pessoas é um crime complexo, caracterizado por agenciar e recrutar pessoas por meio de fraude, enganação e abuso da situação de vulnerabilidade. Esse crime tem diversas finalidades, entre elas, a exploração sexual. “Além disso, é um fenômeno que reflete uma violência baseada em gênero, uma vez que, nesses casos de exploração sexual, mulheres e meninas estão entre as mais vulneráveis. Na Operação Rapax, o crime é transnacional e requer efetiva cooperação com outros países para seu enfrentamento”, disse.

Queda de meteoro ilumina céu no Nordeste do país e chama atenção da população

Queda de meteoro ilumina céu no Nordeste do país e chama atenção da população
Foto: Divulgação: Imagem Clima ao vivo

Uma "bola de fogo" cruzou o céu de cidades de Pernambuco, Piauí, Ceará, Paraíba e Bahia, na madrugada do último sábado (13), por volta de 0h10. O clarão durou poucos segundos e foi registrado por câmeras de segurança e pela população. A pesquisadora em geociências do Serviço Geológico do Brasil (SGB) Andrea Sander explica que esse fenômeno acontece quando essas partículas sólidas entram na Terra com grande velocidade e se tornam incandescentes à medida que vão atravessando as camadas atmosféricas, devido ao atrito.  “É bastante comum esses corpos não chegarem sólidos até a superfície. Eles realmente queimam completamente na atmosfera. Agora, determinar se esse corpo que entrou na atmosfera sobre o Piauí é um meteoro ou um meteorito só será possível caso se encontre o meteorito no local. Aí ele muda de meteoro para meteorito”, destacou. Sander também informou que a população não corre nenhum risco com esse tipo de fenômeno, pois os meteoros são destruídos na atmosfera. E acidentes com meteoritos, que é quando esses meteoros atingem a superfície terrestre, são muito raros. “O clarão do céu no Piauí, até esse momento, é um meteoro”, disse. 

Número de pessoas em abrigos diminui no Rio Grande do Sul

Número de pessoas em abrigos diminui no Rio Grande do Sul
Foto: Marinha do Brasil

Neste sábado, 1º de junho, o nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, ficou abaixo da cota de inundação pela primeira vez em um mês. Desde o dia 2 de maio o Guaíba não ficava abaixo do nível de inundação, de 3,60. Às 18:15 deste sábado o nível chegou a 3,55. O número de pessoas em abrigos também está diminuindo. Durante a transição de sexta-feira, 31 de maio, para este sábado, mais de mil indivíduos saíram dos abrigos. De acordo com os registros da Defesa Civil divulgados neste sábado pela manhã, o total de pessoas em abrigos é de 37.812 pessoas, em comparação às 39.595 pessoas registradas na sexta-feira. As ações de resgate das Forças Armadas no Rio Grande do Sul, por via aérea, fluvial e terrestre, contabilizam mais de 71 mil pessoas resgatadas e 10.500 animais. Os dados atualizados neste sábado, 1º de junho, mostram que são mais de 28 mil militares, policiais e agentes envolvidos, que contam com mais de 2.400 viaturas, 160 equipamentos de engenharia, 48 aeronaves, 103 embarcações e 13 navios multitarefas. Os militares também atuaram na limpeza de 38 escolas e sete unidades de saúde. Os 12 hospitais de campanha militares seguem em funcionamento. O Governo Federal atua no auxílio às comunidades indígenas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul em uma ação coordenada pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde. Até o momento, 13 missões com equipes de voluntários da Força Nacional do SUS (FN-SUS) foram deslocadas para as comunidades atingidas. Durante as comitivas, são prestados atendimentos em saúde à população indígena, envio de insumos medicamentosos, mapeamento dos danos e diálogo com lideranças para levantamento das necessidades da comunidade. Em colaboração com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), o Ministério da Saúde realiza ações de monitoramento da saúde das populações indígenas, além de fornecer apoio logístico e operacional para a chegada dos voluntários em áreas de difícil acesso. A medida provisória (MP) de liberação de crédito extraordinário, editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 12 de maio, traz a liberação de R$ 861 milhões para ações de saúde primária e especializada, vigilância epidemiológica, assistência farmacêutica e contratação temporária de profissionais. Desse recurso, R$ 21,4 milhões são para a saúde indígena. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, emitiu alertas sobre o risco hidrológico para este domingo, dia 2, em duas áreas no Rio Grande do Sul. Na mesorregião Sudeste Rio-Grandense, com destaque para os municípios banhados pela Lagoa dos Patos, o risco hidrológico é classificado como “muito alto”. Enquanto isso, na mesorregião Metropolitana de Porto Alegre, o risco hidrológico é considerado "moderado", devido à diminuição da onda de cheia proveniente das bacias hidrográficas dos rios Jacuí, Taquari, Caí e Sinos, que estão acima da cota de alerta, porém em processo de vazante. O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, destacou na manhã deste sábado a medida do Governo Federal que visa dar assistência habitacional para as pessoas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O ministro enfatizou que o recurso será destinado a “todas as pessoas que se enquadram na faixa 1 e 2 do Minha Casa, Minha Vida, quem tem salário de até R$ 4.400 reais”. Ele destacou, ainda, que em cada cidade acontecerá de uma forma diferente. “Nós já mandamos bloquear todos os imóveis que estavam pra ir a leilão no Banco do Brasil, na Caixa Federal, o Minha Casa, Minha Vida. Nós vamos fazer um chamamento público para as pessoas que quiserem vender imóveis pra que eles possam ser adquiridos.”

Com apoio de UFsCar e ITA, estudante cria aplicativo que registra dor em crianças

Com apoio de UFsCar e ITA, estudante cria aplicativo que registra dor em crianças
Foto: Arquivo pessoal

Durante a hospitalização, a dor é uma das sensações físicas mais comuns, impactando na qualidade de vida do paciente, principalmente quando se trata de crianças. Pensando nisso, um projeto desenvolvido no Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), desenvolveu um aplicativo para celular que tem como objetivo avaliar a dor através de registros feitos pelos próprios pacientes da ala pediátrica da instituição. O trabalho, intitulado Agenda Pediátrica da Dor (APDor) foi desenvolvido no âmbito do Programa de Iniciação Tecnológica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal à qual o hospital é vinculado, e contou com a parceria da UFSCar e do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA). Durante o projeto piloto, que foi aprovado pelo Comitê de Ética do hospital, crianças entre 8 e 12 anos, com o consentimento dos responsáveis, foram convidadas a registrar diariamente relatos sobre a dor no aplicativo para celular e em agendas físicas. Após um mês de registros, foram realizadas entrevistas com os participantes, além de uma comparação entre os registros feitos no aplicativo e em papel, a qual concluiu que o aplicativo é uma forma eficaz para que os pacientes relatem suas experiências. Para o estudante de medicina João Paulo Borges Bispo, autor do projeto e bolsista do PIT/Ebserh, o aplicativo traz aos pacientes a oportunidade de refletirem como estão se sentindo, e como o quadro de saúde pode influenciar nas atividades diárias. “Além disso, o fato de o aplicativo ser voltado totalmente para o paciente pediátrico sem a necessidade de um tutor para o seu uso, mostra para a criança que ela é a pessoa que mais sabe sobre si mesma, a mais importante de todo o seu caso e que deve também ser protagonista em termos de entendimento e manejo do seu quadro clínico”, explica o autor. A professora Esther Angélica Luiz Ferreira, orientadora do trabalho, pontua que a pesquisa tem possibilidade de ser desenvolvida em diversos espaços, tanto do hospital universitário como em outras instituições de saúde, e destaca a importância de se discutir o tema da dor pediátrica com as equipes assistenciais e com futuros profissionais da saúde. “Fazer pesquisa em dor pediátrica, não importando a área que irá se especializar em seu futuro, faz com que o aluno aprenda a ter um olhar para o indivíduo como um todo, não apenas na doença: ele aprende a cuidar em sua totalidade e a entende que tratar a dor faz parte do controle de parâmetros básicos de vida”, ressalta a professora. João Paulo Bispo também apresentou o trabalho em eventos de âmbito nacional e regional, como o 16° Congresso Brasileiro de Dor da Sociedade Brasileira de Estudos da Dor e o 16° Congresso Paulista de Pediatria da Sociedade de Pediatria de São Paulo. “Minha participação nesse projeto foi significativa para meu crescimento, tanto como estudante de medicina, quanto pessoal. Adquiri conhecimentos mais aprofundados sobre dor pediátrica, principalmente na área de avaliação, por meio do entendimento, aplicação e interpretação das diferentes escalas de dor em pediatria. Além disso, tive a oportunidade de me aproxima da área acadêmica através do desenvolvimento da pesquisa e produção de conhecimento científico, o que contribuiu significativamente para a minha formação”, conclui. O Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) é realizado conjuntamente entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa tem por objetivo atender alunos dos cursos de graduação de qualquer área com projetos relacionados à área de saúde a serem desenvolvidos nos hospitais universitários, estimulando seu desenvolvimento pessoal e profissional, seu envolvimento em conhecimentos, práticas e metodologias atrelados ao desenvolvimento e processos próprios do saber científico e tecnológico, além das suas potencialidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O programa visa projetos que sejam orientados para a resolução de problemas de interesse social, ao depósito de patentes, registro de softwares e demais tecnologias aplicadas à saúde. O HU-UFSCar faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 42 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Ministério da agricultura apreende carga paraguaia de amendoim orgânico com potencial cancerígeno

Ministério da agricultura apreende carga paraguaia de amendoim orgânico com potencial cancerígeno
Foto: Divulgação/MAPA

A unidade regional do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Marília, no interior de São Paulo, acompanhou a devolução para a origem de uma carga de amendoim orgânico importado do Paraguai. O caso ocorreu no início de maio, mas foi divulgado nesta sexta-feira (24). De acordo com auditores fiscais que acompanharam a apreensão, a carga tinha índice de aflatoxina superior ao limite máximo permitido pela legislação brasileira para consumo humano. A aflatoxina é um tipo de micotoxina produzida por fungos do gênero Asperigillus, que pode estar presente no amendoim, outros grãos oleaginosos e nozes. Se consumida por seres humanos e animais pode causar efeitos cancerígenos. De acordo com o auditor Eduardo Gusmão, chefe da regional do Mapa em Marília, uma empresa da região vem importando amendoim orgânico do Paraguai desde 2017. Ela processa o produto para obtenção de pasta orgânica e outros derivados do amendoim, tendo como principais destinos os Estados Unidos, Canadá e países da União Europeia. A demanda brasileira pelos derivados é muito baixa, restrita a pequenos nichos de mercado. O amendoim orgânico entra no Brasil pelo sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro) de Guaíra ou Foz do Iguaçu, no Paraná. Nesses locais são retiradas amostras para classificação do produto e análise de aflatoxina. “As cargas de amendoim, após amostragem, são liberadas para transporte até o destino, com medida cautelar de apreensão de mercadoria”, disse Gusmão. Na prática, isso significa que a empresa importadora precisa aguardar os resultados da classificação para poder utilizar o produto para processamento. Caso o resultado aponte índice de aflatoxina superior ao limite máximo permitido, a carga é considerada desclassificada e o detentor da mercadoria tem a opção de destinar o produto para alguma finalidade que não implique em consumo humano, ou devolvê-lo para a origem. O Brasil não tem propriedades certificadas para produção de amendoim orgânico, por isso a necessidade de importação deste tipo de produto. O Paraguai é o principal exportador de amendoim orgânico para o Brasil. Desde 2017 já foram devolvidas para a origem 390 toneladas de amendoim orgânico. Essas devoluções foram acompanhadas por auditores fiscais do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa em São Paulo (Sipov-SP). Os servidores do ministério fazem a conferência da identificação do lote, carregamento, inserção de lacres nos veículos de transporte e emissão de documentos fiscais a serem apresentados nas unidades do Vigiagro, nas fronteiras com o Paraguai. Todo esse sistema de controle tem a finalidade de assegurar alimentos seguros para a população brasileira.

Operação prende 775 suspeitos de exploração sexual de contra crianças e adolescentes

Operação prende 775 suspeitos de exploração sexual de contra crianças e adolescentes
Foto: Reprodução/MDH

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) desempenhou um papel crucial na recente Operação Caminhos Seguros, que visa combater e prevenir a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes. Em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação foi encerrada nesta semana, resultando na prisão de 775 suspeitos e no resgate de 197 crianças e adolescentes. Lançada em 2 de maio, a operação coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do MJSP, com o apoio do MDHC, por meio da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH/MDHC) e da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA/MDHC), envolveu mais de 26 mil agentes de segurança em 676 municípios. A ação faz parte da campanha 18M – em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do MDHC, Cláudio Augusto Vieira, enfatizou o papel vital da operação no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. “Além das ações de repressão à prática dos crimes, a Operação promove a conscientização da sociedade sobre a importância da denúncia, por meio de campanhas e outras ações educativas. Esta atuação se completará pela formação de todos os atores do Sistema de Garantia de Direitos no Marajó e em outros estados, por meio das Escolas de Conselhos", explicou o secretário. Na avaliação da ouvidora Nacional de Direitos Humanos, Luzia Cantal, o Disque 100 foi fundamental para o sucesso da operação. “Através do importante instrumento de denúncia, colocamos um efetivo muito maior, com mais 60 pessoas preparadas para receberem essas denúncias e repassá-las de forma rápida e efetiva aos órgãos da região, com o propósito de salvar essas crianças em perigo”, informou. Segundo ela, o fim da operação não encerra o trabalho de vigilância e conscientização que cabe a todos da sociedade. Por isso, fez um apelo: “Se você tomar conhecimento de alguma violação contra criança e adolescente, disque 100, um canal seguro e completamente gratuito, que funciona 24 horas por dia. Discando 100, você estará salvando vidas!”, frisou Luzia Cantal. O impacto das ações educativas alcançou aproximadamente 4,7 milhões de pessoas, e a operação apurou 2.108 denúncias, atendeu mais de 8 mil vítimas e fiscalizou cerca de 28 mil veículos. Foram apreendidas 137 armas de fogo, 10,4 toneladas de drogas e 16,4 mil materiais com alusão à pornografia infantojuvenil. O diretor de Operações Integradas e de Inteligência, Rodney da Silva, destacou a importância da avaliação e do debate dos resultados da operação com as forças de segurança estaduais, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o MDHC, visando ao aprimoramento contínuo das operações. "Concluída a operação, será realizada uma reunião com a participação de todos os envolvidos diretamente, objetivando uma avaliação coletiva na busca de aprimorar a elaboração da próxima proposta de operação no ano de 2025, por meio da Diopi, da Senasp, com apoio da PRF e do MDHC, e em parceria com as secretarias de segurança pública dos 26 estados e do Distrito Federal", afirmou Rodney. Essa foi a quarta edição da Caminhos Seguros, uma operação desenhada para promover ações de segurança pública de alcance nacional e com impactos positivos. A operação integra intervenções policiais com órgãos de segurança pública federais, estaduais, distritais e municipais.

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação
Foto: Reprodução/ADAB

Com o fim da última imunização contra febre aftosa para 12 unidades da Federação e parte do estado do Amazonas, o Brasil avança no Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PE-PNEFA) e se tornou totalmente livre da doença sem vacinação. O anúncio auto-declaratório da evolução da situação sanitária do país foi feito pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ao lado do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, no anexo II do Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (2). A ação, que é parte do processo para o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), representa o fim do ciclo de vacinação, iniciado há mais de 50 anos e o reconhecimento da qualidade da produção pecuária nacional e da qualidade do Serviço Veterinário Oficial. “É o início de um processo em que o Brasil troca de patamar com um grupo de elite sanitária mundial, que é muito mais difícil se manter nessa elite. Com toda a dedicação, com os estados, todo o sistema, envolvidos, vamos atingir mercados muito exigentes, mas muito recompensadores.Vamos poder vender pra Japão, Coreia do Sul, que são mais remuneradores e poucos países podem acessar. Ao se declarar livre da Febre Aftosa sem Vacinação, o Brasil dá um passo importante”, destacou o ministro Fávaro. Ao todo, mais de 244 milhões de bovinos e bubalinos em cerca de 3,2 milhões de propriedades deixarão de ser vacinados contra a doença, trazendo uma redução de custo direta, com a aplicação da vacina, de mais de R$ 500 milhões. “Hoje é um dia histórico, porque sempre o Brasil sonhou em ser um país livre de febre aftosa sem vacinação, que é um estágio extremamente elevado de sanidade animal e de boa defesa agropecuária", pontuou o vice-presidente Alckmin. “Isso vai nos abrir novos mercados, elevar o preço das exportações e acessar mercados mais exigentes. Agora vamos trabalhar para ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal”, completou. A última ocorrência da doença em território nacional foi em 2006, seguida da implementação de zonas livres, que deram sustentação ao desataque do país como líder mundial no comércio de proteína animal, em bases sustentáveis. Ao erradicar a febre aftosa e se consolidar como país livre da doença sem vacinação, o Brasil fortalece sua posição no mercado internacional, aumentando a confiança dos consumidores e dos parceiros comerciais na qualidade e na segurança dos produtos de origem animal brasileiros. “Essa jornada histórica reflete a determinação e a capacidade do país em proteger sua pecuária e garantir a qualidade e segurança dos produtos de origem animal para o mercado nacional e internacional”, reforçou o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.

Açudes levam esperança e segurança hídrica ao semiárido nordestino

Açudes levam esperança e segurança hídrica ao semiárido nordestino
Foto: Sudoeste Total

Os açudes construídos e monitorados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) ganham visibilidade sempre que se inicia a quadra chuvosa. Isso porque quando começam as chuvas o povo que mora no sertão espera com otimismo, orações e festas a sangria dos açudes, como se costuma dizer quando uma barragem verte após as precipitações chuvosas. Os primeiros meses do ano, são sempre os que mais trazem esperança à população que vive no semiárido brasileiro. Com as recentes chuvas das últimas semanas, 49 açudes monitorados pelo DNOCS sangraram nos estados do Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Na última semana, por exemplo, divulgamos os 23 açudes que verteram no Ceará e hoje vamos falar um pouco da esperança que chega aos demais Estados. As informações são do Serviço de Operações Agrícolas, por meio do Serviço de Monitoramento Hidrológico (DI/DEP/MH) do DNOCS. Na Bahia, 12 açudes alcançaram nível de sangria, já na Paraíba foram 02, em Pernambuco 01, no Piauí 05 e no Rio Grande do Norte 06, até a última data do monitoramento. Entre os açudes que atingiram nível máximo na Bahia, destacam-se o Açude Anagé, com capacidade de 255.630.00m³, construído pelo DNOCS em 1988, no sudoeste do Estado, e a Barragem de Cocorobó, no município de Canudos, com capacidade máxima de 245.375.950m³. As outras barragens que sangraram no Estado foram Pinhões, Juraci Magalhães, Quicé, Morrinhos, Cariacá, Monteiro, Tapera, Riacho da Onça, Genipapo e Laginha.

Flagrou algo? Envie para nós

(77) 99131-7943

Você acredita no Hexa da Seleção Brasileira em 2026?

Esse site usa cookies

Nós usamos cookies para tornar sua experiência melhor, seguindo a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições e também com os Termos de Uso desse website.