Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 12/11/2025 - 17:00
O concurso 2939 da Mega-Sena, realizado na noite de terça-feira, 11 de novembro de 2025, não teve acertadores das seis dezenas e acumulou mais uma vez. Os números sorteados foram 22, 31, 33, 37, 42 e 49. Setenta e sete apostas acertaram cinco dezenas e cada uma vai receber R$ 34.767,00. Outras 4.159 apostas fizeram quatro acertos, garantindo R$ 1.061,00 cada. Com o novo acúmulo, a Caixa Econômica Federal estima que o prêmio do próximo sorteio, marcado para quinta-feira, 13 de novembro de 2025, chegue a R$ 100 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas ou pelo portal oficial das Loterias Caixa. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6,00.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 12/11/2025 - 16:00
Durante a sessão plenária desta terça-feira (11), o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) emitiu parecer prévio recomendando a aprovação, com ressalvas, das contas anuais de duas prefeituras baianas. As contas de 2023, sob a gestão de Gilberto Martins Brito, em Paramirim, e as de 2024, administradas por Pedro Dias da Silva, em Caculé, foram analisadas e aprovadas pelos conselheiros, que apontaram falhas e irregularidades de menor gravidade. Em decorrência dos apontamentos técnicos feitos pelos auditores, o colegiado aplicou multas de R$ 2,5 mil ao gestor de Paramirim e de R$ 1 mil ao prefeito de Caculé. Os pareceres seguem agora para apreciação das respectivas câmaras municipais, responsáveis pelo julgamento final das contas. As decisões do TCM-BA ainda cabem recurso.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 12/11/2025 - 15:00
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) considerou procedente a denúncia movida contra o ex-prefeito de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira, em processo relatado pelo conselheiro Paulo Rangel. A decisão resultou na aplicação de multa de R$ 1.000,00 e na determinação de ressarcimento aos cofres públicos municipais no valor de R$ 2.295,00. A denúncia foi apresentada por Thiago Carneiro Vilasboas Gutemberg, que apontou irregularidades na administração do ex-gestor. Além das sanções, o Tribunal determinou que o atual prefeito adote as medidas necessárias para corrigir as falhas identificadas. O voto do relator foi acompanhado pelos conselheiros Plínio Carneiro Filho, Ronaldo Sant’Anna e pelo conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva. O conselheiro Nelson Pellegrino esteve ausente no momento da votação. A sessão contou com a presença do Ministério Público de Contas, representado pelo procurador-geral Dr. Danilo Diamantino Gomes da Silva. A decisão foi formalizada por meio do Acórdão nº 23115e22APR.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 12/11/2025 - 14:00
Na madrugada desta terça-feira (11), um grave acidente entre duas carretas deixou uma pessoa morta na BR-324, nas proximidades do povoado de São João, zona rural de Tanquinho, a cerca de 40 quilômetros de Feira de Santana. De acordo com o 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), com sede em Feira de Santana, a vítima era o condutor de um dos veículos e ficou presa às ferragens após a colisão. Os bombeiros utilizaram técnicas de desencarceramento e equipamentos específicos para realizar a remoção. Apesar do resgate, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou o óbito ainda no local. As circunstâncias do acidente não foram detalhadas. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 12/11/2025 - 13:00
Uma ação da Polícia Militar resultou na recuperação de uma motocicleta com restrição de furto e roubo na noite desta terça-feira (11), em Caculé. Por volta das 18h30, durante rondas na Rua Senhor do Bonfim, uma guarnição do 2º Pelotão localizou uma Yamaha Lander estacionada em frente a uma residência, apresentando sinais de adulteração. Durante a abordagem, o condutor informou aos policiais que havia adquirido o veículo recentemente na localidade de Tatuapé, distrito de Licínio de Almeida. Diante das suspeitas, a motocicleta foi removida para uma análise mais detalhada. Após consulta ao sistema, foi confirmado que o veículo tinha registro de furto e roubo no estado de São Paulo. A motocicleta será apresentada na Delegacia de Caculé no próximo plantão policial, onde serão adotadas as medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 12/11/2025 - 12:00
A Polícia Civil da Bahia realizou, na manhã desta quarta-feira (12), uma ação de busca e apreensão em uma empresa de Vitória da Conquista suspeita de envolvimento na receptação de fios de cobre furtados em Minas Gerais e no sudoeste baiano. A operação faz parte da “Cyprium”, conduzida pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos do município, vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC). As investigações, classificadas como de alta complexidade, começaram na 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Juiz de Fora (MG) e revelaram a atuação de uma organização criminosa interestadual dedicada ao furto e receptação de cabos pertencentes a concessionárias de energia e telecomunicações. Segundo a apuração, o grupo operava com estrutura organizada e divisão de funções, desviando semanalmente toneladas de cobre e movimentando altos valores no mercado ilegal, o que tem causado prejuízos milionários às empresas de serviços públicos. A operação resultou na expedição de nove mandados de prisão e vinte e quatro de busca e apreensão, cumpridos simultaneamente na Bahia, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. O principal objetivo da ação é desmantelar o núcleo financeiro e logístico da quadrilha, interrompendo o ciclo de receptação, reciclagem e revenda do cobre furtado. Em Vitória da Conquista, a Polícia Civil apreendeu celulares, computadores e documentos que serão submetidos à perícia. De acordo com as investigações, a empresa local teria adquirido grandes quantidades de cobre de origem suspeita, atuando como elo estratégico na legalização do material e na lavagem de dinheiro proveniente do crime.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 12/11/2025 - 11:00
Durante uma operação conjunta na tarde desta terça-feira (11), duas guarnições da CIPE Sudoeste, com apoio da 92ª CIPM, prenderam um homem suspeito de liderar uma facção criminosa em Itapetinga. A ação ocorreu na localidade de Lagoa das Flores, em Vitória da Conquista, após denúncia feita por um transeunte por volta das 16h40. Segundo informações da polícia, a equipe recebeu a informação sobre a presença de homens armados em uma área conhecida como Fazenda Paixão. Ao chegar ao local, os policiais abordaram um indivíduo portando uma pistola Taurus 24/7 Pro, calibre .40. Após identificação, constatou-se que o suspeito seria uma das lideranças do Comando Vermelho (CV) em Itapetinga e apontado como autor de diversos homicídios na região, todos ligados às ações da facção. O material apreendido inclui uma pistola Taurus calibre .40 customizada com as cores e letras da facção, um carregador e seis munições intactas da marca CBC. O homem e o armamento foram apresentados no Plantão Central do DISEP, onde foram adotadas as medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 12/11/2025 - 01:00
Por volta das 23h da última segunda-feira (10), uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar apreendeu uma motocicleta com sinais de adulteração no bairro Santo Antônio, em Guanambi. Durante rondas pela Avenida Deolinda Martins, os policiais realizaram uma consulta no aplicativo AUTUA sobre uma moto estacionada no local. Ao verificar o veículo, foi constatada adulteração na numeração do chassi e na placa policial. Através do número do motor, a equipe identificou que se tratava de uma Honda CG 160 Titan, de cor azul, com registro de furto ou roubo. A motocicleta foi encaminhada e apresentada na Delegacia Territorial de Guanambi, onde foram adotadas as medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 12/11/2025 - 00:00
A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulgou a atualização do Info Câncer de Próstata, estudo que reforça a gravidade da doença entre os homens baianos. O levantamento mostra que o câncer de próstata segue como a principal causa de morte por neoplasias malignas na população masculina, tanto no Brasil quanto na Região Nordeste e na Bahia. A divulgação ocorre durante o Novembro Azul, campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o risco aumenta significativamente a partir dos 50 anos, sendo agravado pelo envelhecimento populacional. Outros fatores de risco incluem histórico familiar, obesidade e exposição a substâncias químicas como aminas aromáticas — presentes em corantes, pesticidas, fármacos e explosivos —, além do contato com arsênio e produtos derivados do petróleo, comum em determinadas atividades profissionais. Na Bahia, o ano de 2024 registrou 1,6 mil óbitos por câncer de próstata, o equivalente a 18,7% de todas as mortes por neoplasias entre homens no estado. Embora o número absoluto de casos tenha apresentado ligeira redução, a taxa de mortalidade passou de 14,6 para 21,9 por 100 mil habitantes em um intervalo de 25 anos. A análise histórica evidencia um aumento tanto na incidência quanto na mortalidade, o que reforça a necessidade de ações contínuas de prevenção, diagnóstico precoce e promoção da saúde masculina.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 11/11/2025 - 23:00
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta terça-feira (11), a Operação Beraht, com o objetivo de coibir o tráfico de drogas e crimes violentos na cidade de Seabra, região da Chapada Diamantina. A ação foi executada pelo Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Diamantina), unidade vinculada à 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra). Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços ligados a investigados, as equipes localizaram um homem de 27 anos, apontado como braço direito de uma liderança criminosa que cumpre pena no Presídio de Irecê. As diligências ocorreram nos bairros Boa Vista, Santa Luíza, Centro e no povoado Alto das Laranjeiras, na zona rural do município. No imóvel situado no bairro Santa Luíza, os policiais apreenderam 27 invólucros de cocaína e dois aparelhos celulares, resultando na prisão em flagrante do suspeito pelo crime de tráfico de drogas. Os aparelhos apreendidos serão analisados para identificar outros integrantes do grupo criminoso. O homem foi submetido a exame de lesões corporais e permanece custodiado, à disposição da Justiça.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 11/11/2025 - 22:00
Por volta das 20h50 da última segunda-feira (10), uma guarnição da Polícia Militar flagrou um motociclista realizando manobra perigosa na Avenida Santos Dumont, no Centro de Guanambi. O condutor empinava a motocicleta enquanto transportava três passageiros. Durante a ação, o veículo perdeu o equilíbrio e caiu, mas nenhum dos ocupantes sofreu ferimentos. Ao ser abordado, foi constatado que o motorista não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e também não portava o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Diante das infrações, a motocicleta Honda/CG 150 Titan, de cor prata, foi removida ao pátio do Detran por meio de guincho, e as autuações cabíveis foram lavradas.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 11/11/2025 - 21:00
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta segunda-feira (10) a situação de emergência nos municípios baianos de Riacho de Santana e Rio do Antônio, em razão da estiagem que atinge a região. Em Riacho de Santana, o decreto municipal foi publicado em 29 de agosto, enquanto em Rio do Antônio a medida foi decretada em 24 de outubro. As portarias com os reconhecimentos federais foram publicadas no Diário Oficial da União. Com o reconhecimento, os municípios passam a poder solicitar recursos ao MIDR para ações de defesa civil, como abastecimento emergencial de água, assistência à população afetada e recuperação de áreas atingidas. As solicitações devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após o envio dos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa as propostas e, em caso de aprovação, publica no Diário Oficial da União a portaria com o valor a ser liberado.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 11/11/2025 - 20:00
Na noite de segunda-feira (10), por volta das 23h, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma grande apreensão de drogas durante fiscalização no Km 429 da BR-116, em Feira de Santana. A ação fez parte da Operação Cão de Faro e contou com o apoio dos cães farejadores K9 Umbro e K9 Zion. Durante a abordagem a um ônibus interestadual que seguia de São Paulo (SP) para Mossoró (RN), os policiais inspecionaram o compartimento de bagagens com auxílio dos cães, que indicaram positivamente para uma mala de tecido azul escuro e vermelha. Na vistoria, foram encontrados 2 kg de cocaína e 16,35 kg de maconha. O passageiro responsável pela mala assumiu a propriedade e informou que havia mais entorpecentes em outra bagagem sob sua poltrona. Na nova verificação, os agentes localizaram mais 3 kg de cocaína e 13,5 kg de maconha. Ao todo, foram apreendidos 5 kg de cocaína e 29,85 kg de maconha, totalizando mais de 34 kg de drogas. O homem relatou ter recebido as malas na zona leste de São Paulo e que faria a entrega na rodoviária de Pau dos Ferros (RN), mediante pagamento em dinheiro. Segundo ele, desconhecia tanto o remetente quanto o destinatário. As drogas foram pesadas na unidade operacional da PRF em Feira de Santana e, juntamente com o suspeito, encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil da cidade, onde foram adotadas as medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 11/11/2025 - 19:00
Na tarde de domingo (9), por volta das 16h20, policiais do PETO, da 4ª CIPM, prenderam um homem por tráfico de drogas na Estrada Pé do Morro, zona rural de Macaúbas, no sudoeste baiano. Durante patrulhamento na região, os militares avistaram o suspeito deixando uma sacola na base de uma cerca. Ao notar a presença da viatura, ele tentou fugir a cavalo, entrando por uma cancela aberta, mas foi alcançado logo em seguida pela guarnição. Na abordagem, os policiais encontraram na sacola 70 papelotes de substância análoga à cocaína. Com o homem, também foram apreendidos R$ 294,00 em espécie, sendo uma cédula de R$ 200,00, uma de R$ 50,00, duas de R$ 20,00 e duas de R$ 2,00. O suspeito recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido à Delegacia Territorial de Macaúbas, juntamente com o material apreendido, para a adoção das medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 11/11/2025 - 18:00
Na manhã desta segunda-feira (10), uma guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), vinculada à Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), realizou a abordagem de um ônibus interestadual durante uma operação de fiscalização na BR-030, no município de Guanambi, no sudoeste baiano. Durante a vistoria no compartimento de cargas, os policiais localizaram um volume contendo diversos aparelhos e acessórios para celulares, todos sem nota fiscal. Entre o material apreendido estavam 10 celulares iPhone, 15 telas para celulares, 12 baterias, 18 películas, 2 carcaças de iPhone e 4 malhas (componentes internos de iPhone). A carga foi encaminhada à Delegacia de Guanambi, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 11/11/2025 - 17:00
A rápida atuação da Polícia Militar de Barra da Estiva evitou uma possível tragédia na tarde do último domingo (09), após uma grave denúncia de violência doméstica no Bairro Alto México. Conforme informações do 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM), a guarnição foi acionada pelo CICOM depois que moradores relataram que um homem estaria ameaçando sua companheira e filhos, portando um facão e um machado durante as agressões verbais. Ao chegar ao local, os policiais entraram em contato com as vítimas, que confirmaram as ameaças relatadas. O suspeito, por sua vez, negou as acusações, alegando não ter cometido qualquer ato de violência. Diante da gravidade da situação e da confirmação dos relatos, os policiais conduziram o homem e sua companheira à sede da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN), em Brumado, para os procedimentos legais e adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 11/11/2025 - 16:00
Um homem de 40 anos foi preso nesta segunda-feira (10), em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano, acusado de tráfico de drogas. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido pelo Poder Judiciário e cumprido por equipes do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Sudoeste). O suspeito já possuía passagens pela polícia, com registros de crimes praticados na cidade de Jequié, e teria se mudado para continuar na atividade ilícita.A equipe localizou o homem em Vitória da Conquista após trabalho de investigação que monitorou sua movimentação nos últimos dias. Durante a abordagem, ele portava uma pequena bolsa contendo três papelotes de uma substância análoga à cocaína. Questionado sobre a origem e a existência de mais entorpecentes, indicou a presença de drogas em seu apartamento.No local, os investigadores encontraram mais 122 papelotes da mesma substância, prontos para comercialização. Também foram apreendidos embalagens plásticas, selos autocolantes, comprimidos de “arrebite”, uma balança de precisão de pequeno porte, uma porção de erva análoga à maconha e um aparelho celular. Diante dos fatos, o homem também recebeu voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas, sendo conduzido e apresentado ao Plantão Central da Coordenadoria para a adoção das medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 11/11/2025 - 15:00
Na manhã desta segunda-feira (10), por volta das 11h30, a Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão durante patrulhamento de rotina no bairro Pimentas, em Tanque Novo, sudoeste da Bahia. De acordo com informações da 94ª CIPM, a guarnição do 4º Pelotão percebeu um homem em atitude suspeita dentro de um veículo Renault Megane e realizou a abordagem. Durante a verificação, o suspeito afirmou ter antecedentes criminais e relatou que estava na cidade após uma suposta tentativa de homicídio sofrida em Goiás. Após consulta aos sistemas policiais, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele, expedido pela Justiça de Goiânia (GO), pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de drogas. O homem foi conduzido à Delegacia Territorial de Tanque Novo, onde ficou à disposição da Justiça para as providências legais cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 11/11/2025 - 14:00
Uma ocorrência de violência doméstica mobilizou uma guarnição do 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM) na manhã desta segunda-feira (10), no Bairro Brisas, em Brumado, resultando na prisão de um homem que possuía um mandado de prisão em aberto. De acordo com a PM, a equipe foi acionada pelo CICOM para atender a uma denúncia de agressão. Ao chegar ao endereço informado, os policiais constataram que o suspeito havia fugido, enquanto a vítima relatou ter sido agredida fisicamente dentro da residência, na presença de dois menores. Durante as buscas, o homem foi localizado em um bairro próximo e conduzido à Delegacia Territorial de Brumado. No local, ele negou as acusações, afirmando ter sido agredido pela ex-companheira e apresentando ferimentos que, segundo ele, comprovariam sua versão dos fatos. Durante a verificação de rotina, a polícia descobriu que o suspeito possuía um mandado de prisão em aberto. Diante da situação, ele permaneceu detido e ficou à disposição da Justiça para as medidas cabíveis.
Por: Redação - Sudoeste Total
Publicado em 11/11/2025 - 13:00
Por volta das 13h desta segunda-feira (10), uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar foi acionada para verificar uma ocorrência de invasão de domicílio e ameaça em uma residência de Guanambi. No local, os policiais encontraram o suspeito sentado próximo ao portão, apresentando sinais de entorpecimento e sem portar documentos. Perto dele, foram apreendidos uma faca tipo peixeira e um chapéu camuflado. De acordo com a vítima, uma mulher de 31 anos, o homem acompanhou sua tia e seu filho ao entrar pelo portão, portando a arma branca e questionando a tia sobre sua identidade, enquanto se dirigia em direção à casa. Assustadas, as vítimas se trancaram no interior do imóvel e acionaram a Polícia Militar. O suspeito foi contido e conduzido à Delegacia Territorial de Guanambi. Segundo a PM, foi necessário o uso de algemas devido ao comportamento agressivo e imprevisível do homem. A ocorrência foi registrada pela autoridade policial competente.